O Nariz (eBook)

O Nariz (eBook) Nikolai Gógol

Resenhas - O Nariz

hemily 22/05/2024

Um nariz que se mete onde não é chamado
Imagine acordar, não encontrar o próprio nariz no espelho e descobrir que o mesmo se tornou um conselheiro de estado? Parece um sonho estranho, daqueles que você conta em gargalhadas, mas é o enredo desse absurdo em forma de parágrafos.

Desde que comecei a me aventurar pelo universo da literatura russa, a sinopse desse livro me deixa intrigada.
Usando e abusando do realismo fantástico (onde elementos da realidade lógica convivem com elementos mágicos) Gogol traça uma narrativa cómica e interessante. Você a todo momento da leitura se pergunta ?Por quê?? não existe explicação, não existe metáfora nem analogia, o livro é exatamente o que ele é.

Mesmo com algumas críticas à realidade de São Petersburgo e talvez a vaidade, é mais um conto para passar o tempo do quê para ter um grande aproveito de sua leitura.

Fernanda Coelho 22/05/2024

Um bom livro
Uma leitura rápida e interessante sobre os conflitos de um funcionário público que certo dia acordou sem o seu nariz!
Quero ler outros de Gógol.
Fabio 22/05/2024minha estante
Tô ensaiando para ler há tempos, Fer!
Vice me animou

Fernanda Coelho 22/05/2024minha estante
É bem rápido, Fábio! Em um dia da pra ler ?

Renan Alves 22/05/2024

Leia, inspire e expire
Gosto de entrar numa história sem tem a mínima ideia do que estou prestes a encontrar. Isso me permite encarnar o detetive, averiguando cada detalhe da capa e esmiuçando o título para supor, com essa escassez de elementos, do que se trata a trama. E, quem sabe, como acabará a narrativa. Um desses estranhos jogos pessoais que brincamos conosco.

Porém, nem em meus mais delirantes delírios eu acertaria do que de fato se trata esse livro. Todos os meus palpites foram, surpreendentemente, por água abaixo. O que foi ótimo. Não vou trazer spoilers aqui para tentar preservar a experiência daqueles que ainda não leram esse peculiar conto de Nikolai Gógol.

O que posso garantir é que, apesar de curto como um espirro, o livro se estende em nossa consciência como uma eterna coriza. Ficamos pensando, criando teorias, rascunhando sentidos e, principalmente, vivendo a obra. Ou seja, tudo que um ótimo livro se propõe a fazer.

Leia. Apenas isso.

RaquelSales17 21/05/2024

Bizarro
O que dizer ?
É a história de um conceituado cidadão de São Petersburgo que perdeu o nariz, que primeiramente, apareceu em um pão, passou por muitas aventuras e acontecem várias coisas inusitadas.

Fabi 20/05/2024

Gostei da experiência
Confesso que estava com uma expectativa maior, pois sempre ouvi e li muitos comentários sobre esse conto. Bem interessante, mas não achei tão divertido como falam. Achei interessante a naturalidade como o episódio é tratado, o contraponto entre o todo e a parte, a crítica à burocracia, status e vaidade. O uso do recurso fantástico deixou a leitura mais prazerosa.

pescemariana 20/05/2024

Embarquei nessa muito por curiosidade e um interesse recém-nascido em literatura russa. A história é bem breve e bastante absurda (não que isso seja um defeito). Não me causou muita coisa além de algum divertimento na primeira parte. Acho que o mais legal de tudo é que nessa edição da Antofágica tem uns textos no final sobre o autor e o contexto da obra que são sempre interessantes. Pra época esse conto realmente deve ter sido um grande mousse.

sarahlopws 20/05/2024

Andar sem nariz, convenhamos, é indecente.
Honestamente a narrativa me cativou bastante, isso por ser cômica. Foi a primeira vez que li um trabalho de Gógol, e devo dizer que gostei bastante, foi uma leitura rápida e proveitosa.

amanda3565 16/05/2024

São Petesburgo é lugar de loucuras mesmo
Ótimo livro! Essa edição da Antofágica é linda!
Leitura rápida e dinâmica, os temas abordados são interessantes, fica bem ?implicitamente explícito? as queixas do autor sobre a sociedade russa da época.
Muito boa a ideia de envolver um nariz ambulante, um funcionário público babaca e um barbeiro bêbado, e ainda dá super certo!

Recomendo a todos. A literatura russa tem me surpreendido muito!

Gabes_jpg11 15/05/2024

Um livro surrealista de fato
foi uma leitura leve, apesar da crítica do livro, me senti lendo uma fábula na escola

Kácio 14/05/2024

O orgulho amenizado pelo cômico?
Este é um livro de ler de uma vez, mas desde que tenha com quem comentar sobre.

O Nariz é fantástico e cômico, não sei bem se a sátira é sobre o orgulho ou uma crítica ao narcisismo ou ambos. Em todo caso, vale uma releitura futura.

livia.lanzoni 07/05/2024

O nariz
?Mas no mundo não há nada que dure muito, e, por isso, até mesmo a alegria, logo no minuto seguinte, já não é mais tão vívida; no terceiro minuto, ela se torna ainda mais fraca e, por fim, dilui-se, de maneira imperceptível, num estado de espírito comum, como um círculo na água, gerado pela queda de uma pedrinha, que finalmente se dissolve na superfície plana.?

Isa 04/05/2024

Um livro divertido!
Fantasia e realidade se encontram

O autor é bem bom
O livro é curtinho

Maneiro

Poc Leitora 04/05/2024

Ele era apenas um nariz
Eu poderia começar dizendo o quanto essa obra é o ápice da literatura e como a mensagem escondida é impressionante mas eu estaria mentindo. Eu não entendi bulhufas da história.
A escrita é coesa e de fácil entendimento apesar da épica em que foi escrito mas eu tenho que me desculpar com Gógol pois apesar de ser uma leitura gostosinha eu não vi sentido.

Clara 30/04/2024

MUITO BOM
CR foi muito boa essa leitura para mim, me surpreendeu. Não esperava que fosse ter uma pegada que eu achasse tão cômico, mas concerteza esse cara tinha usado coisas ao escrever isso, mas muito bom!

Dilalilac 29/04/2024

Peculiar, engraçado e sem sentido
Era exatamente o que eu esperava dele, e ler exatamente o que você espera de um livro o torna digno de suas expectativas.
Eu precisava rir, ele me fez rir, e eu amo coisas sem sentido. Um nariz que saiu da cara da pessoa e a cara ficou lisa, sem machucado nem nada, isso é incrível kkkkkk
E gosto muito de nariz, afinal tenho uma nareba de respeito, então me sinto representada.
E aliás, que edição bonita. Os desenhos em tonalidades de branco, preto e rosa, abstrato, ficou muito linda, e o livro é pequenininho, capa dura, um amor de edição. Fico feliz de ter esbarrado com ela no sebo.