Sempre vivemos no castelo

Sempre vivemos no castelo Shirley Jackson

Resenhas - Sempre Vivemos No Castelo

Victoria (Vic) 01/12/2021

meu Deus eu AMEI esse livro!!! Pra mim o plot twist era meio ?obvio? desde o início e gostaria de mais algumas explicações, mas eu adorei o clima de mistério, os personagens, a tensão! É exatamente o tipo de livro que eu gosto. Virei fã da Shirley Jackson!!

Mari 01/12/2021

no mínimo... estranho
Toda forma da autora narrar a história e as características dos personagens são bastante peculiares. Com um início meio lento, a história só foi andar pra mim quando surge um outro personagem que vira a rotina das duas irmãs de cabeça pra baixo. Consegui imaginar todo cenário e a relação das irmãs é muito bem construída. Esperava mais do plot e esperava que algumas perguntas fossem respondidas (principalmente sobre o passado da família e a motivação). Meu primeiro contato com a autora, pretendo dar outras chances, mas não foi uma leitura memorável ou impactante, mas sim um bom passatempo.

Maya 05/12/2021

20 de dez
Que livro deliciosoooooo. Leiam ele, não importa se foge da sua zona de leitura. Já estou com vontade de reler e faz um mês que terminei sabe?
Zero defeitos, Shirley é perfeita.

Arthur Sanches 18/12/2021

Uma ótima leitura e ambientação da história, me senti naquela casa convivendo com aquelas pessoas, a todo momento me pareceu uma fantasia, porém, sem qualquer elemento fantástico na história.

Curi 24/12/2021

Mary Katherine Blackwood, ou, simplesmente, Merricat. É a jovem de 18 anos que nos conta, com espantosa naturalidade, sobre a tragédia que atingiu sua família: há seis anos, seus pais, seu irmão caçula e uma tia morreram envenenados durante um jantar. Além de Merricat, os únicos que sobreviveram foram Constance (sua irmã mais velha, que era a principal suspeita do crime, mas acabou inocentada) e o Tio Julian, que ficou com sequelas físicas e mentais.
O trio vive isolado na mansão da família e apenas Merricat sai uma vez por semana para fazer compras e pegar livros na biblioteca no vilarejo mais próximo.
A ?paz? da família, porém, é ameaçada com a chegada de Charles, um primo distante que vai passar uns dias na mansão. Ele afeta a rotina da casa e entra em conflito imediatamente com a protagonista

Let 25/12/2021

Falta algo
A história do filme é muito boa e interessante, conseguiu prender minha atenção bastante. Mas terminei o livro sentindo que faltava algo, não sei explicar, é como se faltasse "a cereja do bolo"

Everton.Paulo 31/12/2021

As relações e suas psicoses
Mary Katherine e Constance são duas irmãs que moram praticamente reclusas no casarão da família. Julian, o tio delas, doente, também mora na casa.
Os três são assombrados por uma tragédia familiar ocorrida no passado que se intensifica com a chegada de um primo das meninas.
A história se desenvolve de uma maneira muito sombria. Os personagens têm características distintas e os personagens vivenciam os traumas passados à sua maneira.
O romance traz temas como agorafobia, depressão, esquizofrenia, toc, entre vários outros transtornos psiquiátricos para discussão. O desfecho é melancólico, mas coerente com a ideia da obra.
Logo em seguida assisti ao filme e confesso que gostei da adaptação. O final é um pouco diferente, mas acredito que conseguiram traduzir a mesma tensão do livro para a tela da TV.

saritah 31/12/2021

foi uma leitura interessante nunca tinha lido nenhum livro do gênero terror e gostei até.
o plot é bem legal hehe

lálálálá 05/01/2022

Comecei a leitura sem expectativa nenhuma e me surpreendi bastante! Adorei a ambientação sombria o humor macabro, uma ótima surpresa.

Barbara857 12/01/2022

Estranho...
...e inquietante, com personagens igualmente estranhos e inquietantes, todos eles. Até o gato.
Marycat e Constance claramente tem transtornos psicológicos, embora não seja possível saber se eles surgiram somente após o assassinato da família ou se elas já eram peculiares assim antes disso. Os habitantes do vilarejo são perversos. Marycat também é, mas não demonstra em público. O livro prende porque, embora tenha uma certa monotonia, faz crescer página após página uma curiosidade enorme saber o que houve de fato, o porquê de essa família ser tão peculiar, o que motivou o crime e quem foi o responsável. Mais para o fim, você nota que, na verdade, revelar essas coisas ao leitor não é relevante, não é o foco, tanto que pouquíssimas informações dão dadas, deixa muito para a especulação mesmo
Por fim, o que mais intriga ao final da história, é como as duas irmãs optam, pela segunda vez em suas vidas, em varrer toda a sua ruína para debaixo do tapete (agora quase que literalmente) e "criar" uma realidade ilusória de perfeita felicidade (e os paralelos que isso nos permite traçar...) num cenário completamente melancólico e desolador.
A parte final do livro mostra claramente como se dá o surgimento das "lendas urbanas", o que gostei bastante.
Eu não diria que é um livro de terror, mas sim um drama com suspense.

Ny 14/01/2022

Sempre vivemos no Castelo
"Isso parece um hospício"
Ri dessa frase na hora que estava lendo, porque eu também me senti em um hospício quando estava lendo o livro. Tal premissa, é porque é narrado pela personagem Mary, não dá para decifrar se tem problemas psicológicos(Eu particularmente acho que sim), ela fala coisas fora de contexto, e por um instante no livro eu esqueci que ela tinha 18 anos.
Em geral, não consegui parar de ler o livro, pois estava tentando entender o que estava acontecendo. A história me deixou com muitas dúvidas e sem respostas sobre algumas coisas.

J_Piexak 15/01/2022

Esse é aquele tipo de livro que a gente lê em uma sentada. Curto mas envolvente e profundo. Devorei as páginas pra descobrir os segredos da família Blackwood.
O plot é previsível e sem muita explicação, deixando em aberto o final (que não curti nada).

Leh.viosa 17/01/2022

Maravilhoso
Esse livro é maravilhoso, como todos os livros da autora tem uma linguagem e uma leitura diferente do meu costume, mas me surpreendeu positivamente embora tivesse horas que eu não entendesse nada ? gostei muito e recomendo a leitura

rafa 18/01/2022

Como você é boba, Marricat.
Primeiro livro que leio da Shirley Jackson e eu simplesmente amei a escrita dela, além da história que ela escreveu em si.?

Nós Sempre Vivemos no Castelo vai contar a história de duas irmãs vivendo juntas em sua casa, e junto do seu tio doente, após um acidente matar todos os seus outros familiares, e também sobre o gato chamado Jonas.

O livro é peculiar, é esquisito, igual os seus personagens, mas tudo de uma forma única. Ele tem uma vibe muito Tim Burton, pela personagem principal, o ambiente e o gato.

Cheio de personagens esquisitas, coisas esquisitas, o livro ganhou muito o meu coração. O plot eu já esperava e o final me deixou um pouco brava, dava pra ser um pouco mais explorado, mas mesmo assim o livro é incrível.

Carlos Tourinho 21/01/2022

São as peças criadas e colocadas em falas aleatórias que permitem decifrar minimamente até onde Merricat e Constance quer que vejamos