Sempre vivemos no castelo

Sempre vivemos no castelo Shirley Jackson

Resenhas - Sempre Vivemos No Castelo

Lena e Seus Mil Hobbies 18/10/2021

Todos os sinônimos para esquisito
Comecei esse livro sem muita expectativa, apenas tendo em mente que me disseram pra aceitar a estranheza dele e foi o melhor conselho possível.
Sempre vivemos no castelo me fez ter pensamentos esquisitos sobre a trama e seus poucos mistérios, já que tudo é tratado com uma normalidade que causa repulsa nos personagens que não estão no círculo sobrevivente do jantar ocorrido anos antes.
O primo Charles me deixou um pouco ansiosa em alguns momentos e também acompanhar os pensamentos de Mary, o desejo de ver ele morto me consumiu durante a leitura.
O ambiente é todo de uma estranheza e atmosfera enevoada, a situação, as personagens e até a normalidade delas é esquisita, é tudo muito excêntrico e anormal.
A leitura me levou à um nível tão gostoso de "terror" que precisei dar 4? para essa obra.

Babica 19/10/2021

Shirley É Obrigatório
A mulher sabe escrever uma história misteriosamente cativante e linda.
Ela foi tão detalhista com comida que sempre que eu lia me dava fome.
O suspense construído em cima da Merricat e a Constance faz dessa obra magnífica.

E a forma de como ela nos faz enxergar através da ótica de Merricat é simplesmente incrível.

Livro maravilhoso! ??

Lucas Leones 20/10/2021

as maiores do brasil
gente é exatamente o terror que eu gosto, dessa linhagem meio esquisito, bem "algo de errado não está certo" que é incrível

tem um mistério principal e tudo mas a autora foca BEM mais na relação das irmãs mesmo que é apaixonante eu amo essas 2 esquisitonas e me sinto mais uma irmã blackwood morando naquele casarão

o que me deixou bem surpreso foi que a história foi pra uma linha bem diferente do que eu imaginava, o que tornou o meio do livro meio cansativo pra mim

mas essa construção da atmosfera estranha ao redor de tudo naquela casa e sobre o evento principal são mostrados da maneira perfeita, Shirley fãs vamos amigar

Haruka 27/10/2021

Uma vibe bem Halloween
Estranho, peculiar, nada faz sentido, mas de alguma forma faz... Só sei que nada sei kkklkl
É algo fora do que estou acostumada a ler, mas como fui sem expectativas e aberta a uma leitura diferente e creio que me dei bem? Kkklkl não sei dizer
Só queria q as motivações de certas coisas fossem deixadas mais claras, senti falta de um pouquinho de razão ali no meio, apesar do livro ter essa coisa de irmãs esquisitas, pessoas com suas individualidades bem doidas, queria um pouquinho de algo a mais dentro da cabeça delas, um pedacinho que fizesse um sentido, só pra eu dormir mais tranquila

Lali 03/11/2021

Condução excelente. Uma história cercada de incertezas, com uma constante tensão. É inevitável criar mil teorias na mente e ignorar a simplicidade da história? as vezes as coisas apenas são o que são?

Geovanna.Cookie 04/11/2021

Não é um livro de terror
Acho que está mais para suspense dramático. Acabei lendo esse livro muito rápido, curiosa para ter a resposta do mistério, mas as respostas vieram sem alarde em um diálogo simples.
E é bem triste, revolte até a forma como elas são tratadas pelo vilarejo. O que só torna o final mais paradoxal.
Me esforçando para não dar spoiler vou parar por aqui. Por fim, não foi o livro que eu esperava.

Olivia 05/11/2021

Livro leve que te envolve gradativamente. Com personagens muito peculiares em uma casa estranha num vilarejo pacata cheio de gente chata.
Tudo pra mim. Me trouxe conforto, me arrancou risadas, me abraçou enquanto eu estava só.
Recomendo!

Bia 06/11/2021

Peculiar
É uma livro estranho e esquisito com o um ambiente fantasmagórico, só que não ter nada de sobrenatural. É só uma história de duas irmãs esquisitas e que no final terminar sem nenhuma explicação.

Mesmo assim gostei fazia tempo que um livro não me prendia tanto .

Louie 12/11/2021

Gostei muito, foi uma leitura muito prazerosa.
Li A Assombração da Casa da Colina recentemente e achei muito chato. Resolvi dar mais uma chance pra Shirley Jackson porque entrei num clube de leitura e essa foi a leitura do mês. Ainda bem que dei essa chance, porque foi uma experiência ótima.
Apesar da narrativa ser um pouco lenta, existe um mistério que te prende até final. As personagens principais não são muito carismáticas, mas tio Julian e o gato Jonas compensam.

Heloisa 15/11/2021

Foi uma leitura confusa, oscilei entre o "não estou gostando" e o "estou adorando", várias vezes.
A complexidade de Marricat é ao mesmo tempo irritante, por se tratar de uma mulher de 18 anos com comportamento de uma criança, e intrigante, pois querer saber o porquê desse comportamento foi uma das coisas que mais me moveu no livro.
Não há terror convencional, mas ele está presente na bizarrice dos diálogos e das atitudes de todos na família, transtornos mentais, abusos psicológicos, demência, são alguns dos temas que podem ser encontrados na narrativa.
A leitura é fácil e fluida, mas o conteúdo é daqueles que te fazem pensar por dias, te confunde e surpreende com as diversas possibilidades de interpretação.

Ludymilla6 17/11/2021

Não consigo definir se gostei ou não do livro. Ele é muito bizarro, os diálogos, as personagens, os eventos... me parece que essa bizarrice do livro é intencional.
Sobre os personagens:
Fiquei confusa com a Marricat, ela é uma criança ou já é adulta?? Porque ela age como se fosse uma criança, mas da a entender que ela já é mais velha. Além disso, ela parece controlar a Constance o tempo todo, de um jeito de ter a Constance só para ela.
O primo Charles é um insuportável e babaca.

Bruna Lima 18/11/2021

Estranhamento, macabro, mas leve, cumplicidade e um pouco de humor ácido, são palavras que resumem esse livro.

Gostei da história, achei a leitura bem delícia e super fluida. Shirley escreve de uma maneira que te conduz fácil à história.

Adorei a construção de como surgem algumas lendas típicas de cidades pequenas.

Talvez esse é um livro que pode gerar um misto de "gostei" e "não gostei", devido ao estranhamente que gira em torno da história (o que particularmente gostei) e outras questões que não são tão exploradas.

Uma leitura que vale a pena!

andreiaflores 18/11/2021

Um livro perfeito, leitura maravilhosa, um assunto perturbante que é a psicologia humana . Tão maravilhoso.