Sempre vivemos no castelo

Sempre vivemos no castelo Shirley Jackson

Resenhas - Sempre Vivemos No Castelo

jfs_ 22/05/2021

Vale a pena conhecer
Leitura obrigatória para os amantes do horror. Shirley Jackson deveria ser conhecida por todos que gostam do gênero. Um livro que me pegou de surpresa. Recomendo.

Kel 25/05/2021

Muito legal mesmo!
Minha estreia como leitora de Shirley Jackson foi arrebatadora! Que livro interessante e intrigante. Aqui acompanhamos a narradora Merricat e sua irmã Constante que vivem com seu tio Julian no chamado "castelo" uma mansão um tanto afastada da cidade que o pai delas construiu. Amenina de 18 anos tem pensamentos, falas e atitudes de criança, é
desconfiada, está sempre em posição de ataque e não gosta de ninguém que venha a se aproximar de sua irmã mais velha. Constance por sua vez é doce, leva a vida um tanto assustada e devido a tragédia ocorrida na família não sai de casa, mesmo porque elas sofrem represália dos demais habitantes. É cruel o modo como quando Merricat vai as compras o resto da cidade a trata, a deixam acuada, assustada e até mesmo ameaçada,
querem que elas vão embora como se fossem uma semente ruim. Aos poucos vamos vendo que a mente de Merricat é realmente psicótica e obsessiva, seja com a irmã, com as coisas que gosta de enterrar e até mesmo com o gato Jonas que ela acredita falar. E isso é a graça do livro, porque mesmo não tendo grandes acontecimentos (exceto o clímax do livro em relação ao "castelo") é divertido acompanhar as falas e pensamentos um tanto sombrios de Merricat e observar suas ações peculiares. Ao mesmo tempo, mesmo de modo torto é bonito ver o amor e carinho entre irmãs, independentemente das circunstâncias. É um livro do qual gostei muito, uma leitura diferente e bem prazerosa, vale muito a pena. Existe também
um filme desse livro, de 2019, estrelando Taissa Farmiga como Merricat que também vale a pena conferir.

Tha 26/05/2021

Deliciosamente perturbadora.
Se você já leu ?A assombração da Casa da colina?, deverá estar familiarizado com o tipo de personagem que Shirley Jackson tem o dom de criar. Pessoas que possuem uma inocência exagerada e perturbadora, uma peculiaridade cativante e desconcertante.

A história de ?Sempre vivemos no castelo?, no entanto, nada tem a ver com o outro livro da autora. Aqui, temos uma narrativa quase juvenil, mas de um jeito absolutamente incomum e, eu diria, até subversivo.

Por mais que a trama não traga uma grande revelação final (logo se desconfia acertadamente sobre o que se trata o mistério), a escrita de Jackson é envolvente, fascinante e estranha o suficiente para, junto de sua criatividade latente, tornar o desenrolar da história surpreendente.

Se eu já me considerava grande fã da autora antes, agora posso me firmar nessa categoria com ainda mais convicção! A grande Shirley Jackson merece mais livros traduzidos para o Brasil!

Luana.Carrilho 30/05/2021

Enterrando coisas por aí
Achei o livro um pouco cansativo, apesar de ele não ser grande, mas do meio pro final a história engrena. A personagem principal Merricat é irritante muitas vezes, com atitudes infantis para uma mulher/moça de 18 anos. Não é explicado porque ela é desse jeito, mas acredito que seja por conta do acontecimento com a família dela, não sei.

Li várias resenhas positivas sobre o livro e foi isso que me fez me interessar por ele.
Não sei o que esperava da história, mas esse livro fez com que, pelo menos por enquanto, eu não busque outras obras da autora.

rafa 02/07/2021

A palavra que eu acho que descreve bem esse livro é: estranho.
A narrativa é estranha, os diálogos são estranhos, os personagens são estranhos.
O modo como a autora desenvolve o enredo é bem peculiar e nos deixa com uma sensação de incômodo por não ter ideia do que pode acontecer e também por não saber quem são aquelas pessoas realmente.
O foco principal acaba não sendo quem envenenou a família (e esta é uma revelação óbvia), mas sim como a relação ali acontece - a relação entre as irmãs, as relações com as outras pessoas, com o meio e, principalmente, com a casa.
O livro é narrado em primeira pessoa pela Mary Katherine e ela com certeza é bem singular. Ela tem alguns tiques bem particulares e sua linha de pensamento é bem ímpar.
As relações interpessoais podem ser vistas como até caricatas de tão teatrais e isso faz com que a história carregue até mesmo um tom sombrio.
Apesar de ser um livro pequeno não consegui ler tão rápido, principalmente porque a maior parte é narração e com certeza esse é um ponto forte - o modo como tudo é construído e narrado nos envolve bastante.

ninah 05/07/2021

sempre vivemos no castelo
O livro fala sobre uma menina chamada Marricat, cuja a família é um tanto esquisita. Ela tem uma irmã chamada Constance e um tio chamado Julian. Todo o resto de sua família morreu envenenada, não se sabe como. É muito legal o fato de ter esse suspense de o leitor descobrir quem matou a família.
É muito interessante ler sobre a relação entre a Constance e a Marricat porque elas são muito diferentes e mesmo assim se amam muito. A relação de Constance com tio Julian também é muito bonita, dá pra ver que ela sente prazer em cuidar dele. A história do personagem do tio Julian poderia ter sido mais aprofundado.
O final foi muito previsível, era quase óbvio que quem tinha assassinado. Gostei muito do livro e de como a autora descreve todas as cenas, mas por acharmos a narrativa do livro algumas vezes repetitivo não tivemos uma leitura prazerosa e sim cansativa.

Thai 20/07/2021

Razoável
Razoável quase que não termino a leitura o livro é muito parado muito chato nada de legal acontece narrativa parada e lenta enfim não funcionou pra mim.

julota 25/08/2021

O que é esse livro? ??????
Mulheres estranhas que vivem com um velho tio e gato. Bizarro eu diria. E uma das minhas leituras favoritas do ano. Merricat me ganhou com sua estranheza e Constance com certeza me ganharia pela barriga ?. Aconteceram coisas que eu fiquei "OQUEEEE??" e que me fizeram passar raiva. Eu acertei o plot/mistério enfim, foi uma leitura muito gostosa.

dmartinsc 08/09/2021

Peculiar
Esse é o meu segundo livro da escritora e portanto estava preparada para esse tipo de história. Não me decepcionei. O livro tem aquela aura peculiar e que me agrada muito. Eu que sou muito introvertida curti bastante o estilo de vida das irmãs, o que é meio doido.
A única ressalva é que a autora poderia ter abordado mais o motivo dos assassinatos. Mas é uma leitura que vale o tempo.

Robledo.Milani 24/09/2021

Shirley does best
Shirley Jackson não é considerada uma referência no gênero por acaso. Li motivado pelo lançamento do filme baseado na obra, e mais uma vez a fonte é superior!

Laíssa 03/10/2021

Gosto quando o livro para e fala: então bora abandonar toda a lógica? Então vamo.
Basicamente isso kk
Mas falando sério eu entendo que tenha a sua lógica própria, é só que você tem que largar um pouquinho a realidade e o bom senso pra ir fluindo legal com os personagens nesse livro.
Eu gostei dele desde a primeira frase, sabia que era um livro que conseguiria ler rápido. Acho que é questão de ser em primeira pessoa mas também porque desde o início me afeiçoei a Mary. Acho que principalmente por saber a dificuldade de lidar com uma ansiedade as vezes paralisante.
Mas apesar de tudo senti que faltou alguma coisa... Mas recomendo.