Dali 07/06/2020SPRINTA proposta do autor é apresentar o método sprint desenvolvido e testado na Google. Em cinco dias é possível resolver questões críticas por meio de protótipos e testes de ideias com clientes. A principal vantagem desse processo em relação a tantas outras metodologias que existem por aí é que ele pega um atalho bastante vantajoso: ao invés de esperar para lançar um MVP (Minimum Viable Product) para descobrir se a ideia é boa ou não, processo esse que pode tomar vários meses, o Design Sprint foca especificamente na validação da ideia com usuários e encurta o processo para 40 horas de trabalho.
A metodologia é dividida pelos dias da semana em uma linguagem clara e objetiva, o autor se preocupou em utilizar diversos exemplos para que não haja dúvidas na sua aplicabilidade e no final do livro é apresentado um check list com todos os itens para que você possa conduzir seus próprio SPRINT!
Alguns pontos principais apresentado no livro:
- Em vez de pular direto para soluções, mapeie com calma o problema e defina um alvo inicial com a equipe. Comece devagar para ir rápido.
- Em vez de girar ideias na multidão, trabalhe de forma independente para criar esboços detalhados de possíveis soluções. O brainstorming é problemático, e há um caminho melhor.
- Em vez de debates abstratos e reuniões intermináveis, use a votação e eleja um Definidor para tomar decisões rápidas que reflitam as prioridades da equipe. É a sabedoria do grupo sem os perigos do groupthink.
- Em vez de definir todos os detalhes antes de testar sua solução, crie uma fachada (conceito de criar uma protótipo como se fosse a solução real).
- E, em vez de supor e esperar que esteja no caminho certo, teste o protótipo elaborado no Design Sprint com clientes de seu público-alvo e registre as opiniões sinceras deles. Não vale entrevistar amigos e familiares, mesmo que se enquadrem no perfil do seu público.
**Lembre-se: oito editores tiveram a suposição, sem entrevistar o usuário final, de que o manuscrito de Harry Potter não faria sucesso com as crianças.**