Ensaios George Orwell

Resenhas - O Que é Fascismo? E Outros Ensaios

Magnólia 28/10/2021

Caramba..
Esses ensaios me tocaram muito, embora eu não tenha vivido naquela época e nem consiga verdadeiramente entender como é passar por uma ditadura e guerrar e tudo mais, caramba.. principalmente "como morrem os pobres" e "atirando num elefante". Acho que nunca me esquecerei desses ensaios

Fernanda 20/10/2021

Ensaios
Ensaio é uma coletânea de texto, de temáticas diversas, publicados em vários anos distintos. O primeiro é sobre o termo fascismo e seu significado. O segundo "Arthur Koestler", descreve na década de 40, como a literatura da Inglaterra era carente de autores de obras com valor histórico, apenas literaturas políticas. Memórias da livraria, de 1936, conta a história de um livreiro de sebo, em suas alegrias e tristezas na profissão. Em " Como morrem os pobres", chega a ser tão atual a forma como é descrito os hospitais públicos, a precariedade da saúde pública é tocante. Em "Dentro de uma baleia", são feitas várias analogias entre livros de época e os tempos vividos, guerras, e alguns bem regionais, sobre campo ou fazenda por exemplo. Em "Atirando num elefante", um policial tolo, uma população tosca e um pobre elefante fazem parte do contexto da estória. Achei vários textos bem interessante e alguns muito cansativos.

Bruna Ermida 22/09/2021

Bom, porém
O livro é muito bom. São opiniões do autor sobre vários outros textos de outros autores, porém, aí vem o que seria "ruim". Pra compreensão de cada texto, seria bem necessário ter lido o texto que ele leu e opinou. Ler sem ter essa primeira leitura faz com que você viaje em vários momentos pq além de ser um tema não tão fácil, também não leu o que originou a opinião. Enfim, recomendo, mas se puder ler todos os outros antes, seria mais fácil compreender.

Renba 18/09/2021

Ensaios!
Vários ensaios e observações interessantes vividas pelo Sir Blair. Fora todas as indicações do autor sobre diversos trabalhos e livros.

Sabrina758 05/09/2021

Histórico
Esse livro é uma coletânea de textos de George Orwell.

É um livro com vários fatos políticos históricos sobre os quais Orwell escreveu em algumas colunas.

Tiffany 21/08/2021

Orwell
Os comentários muito muito interessantes sobre leitura foram o que deu o glow up que o livro precisava...
Mas confesso que o final é perturbador

Natalia756 15/08/2021

Um livro extremamente essencial para pessoas que tem interesse em se aprofundar no final da segunda guerra e seus pensamentos. Perfeito, não fala apenas do fascismo mas de diversos livros e autores e seus pensamentos de acordo com a época e suas condições.

Daniella.DAfonseca 29/07/2021

Ensaios...
Assim como o nome no livro "Ensaios", é um livro com a opinião de George Orwell, expondo suas ideias e impressões pessoais sobre determinados temas, incluindo "o que é fascismo?"
Mas confesso que achei difícil a leitura em muitos momentos por não ter completo conhecimento sobre política ou mesmo por nunca ter lido alguns dos livros citados por ele em sua narrativa. Porém, quando falava sobre algum livro ou escritor que já li ficava mais fácil o entendimento , claro.
A parte que mais gostei do livro foi o capitulo:
"Atirando Num Elefante"

Ale 21/07/2021

Neste livro com ensaios publicados na imprensa entre as décadas de 1930 e 40, Orwell aborda diversas obras publicadas no período e argumenta seu ponto de vista a partir de um viés político.

Gui Mendes 16/07/2021

Atual até os dias de hoje
Livro bem curtinho com alguns dos ensaios mais famosos de Orwell. Críticas políticas, sociais, literárias, etc, qualquer assunto que Orwell toca, consegue fazer com maestria.

"O pecado de todos os esquerdistas de 1933 rm diante é que queriam ser antifascistas sem ser anti-totalitaristas." Orwell é atual demais.

Czuchraj 14/07/2021

Ensaios
Muito bom, aqui aprendemos um pouco da escrita do George Orwell. E também sua opinião sobre alguns temas do cotidiano. Tem uma parte que é "o que é fascismo?" que todos deveriam ler, antes de usar a expressão em algo

Manu 14/07/2021

Não vale rir, mas preciso dizer que aos 24 anos ainda não tenho a carga intelectual para compreender esses ensaios mais plenamente. Reconheço a maestria do Orwell ao escrever sobre as próprias experiências e sobre os acontecimentos na sociedade, mas é aquilo: não entendi nem metade hahaha

Gostei de 3 ensaios, pois foram os que entendi. Os outros devem ser bons, mas não sou eu que vou poder afirmar isso. Hahaha Um dia vou reler.

ernestina.engel 07/07/2021

O Que é Fascismo? E Outros Ensaios
Ensaios muito interessantes, discutindo temas e trazendo referências importantes. Recomendo a leitura!