Ensaios

Ensaios George Orwell

Resenhas - O Que é Fascismo? E Outros Ensaios

Gabriel.Debastiani 28/01/2022

Perda de tempo
Seria melhor ter ido o filme do Pelé. O livro é extremamente chato e eu precisei fazer muito esforço para não desistir da leitura. Só não desisti porque achei um capítulo interessante e me questionei se talvez não tivesse mais nenhum bom perdido pelo livro. Não recomendo.

Esther 25/01/2022

Decepcionada!
As expectativas para esse livro estavam super altas, porque já conhecia esse autor e já havia lido outros livros dele e amada, mas esse foi diferente(acredito que isso aconteceu porque não foi um livro de ?história? ou distopia como a revolução dos bichos ou 1984, era como se ele desse a opinião dele sobre fatos históricos reais da época dele, no próprio livro ele fala de outros autores e livros, fiquei bem confusa).
Por mais que o livro seja pequeno, foi uma leitura muuuito longa e cansativa, sem contar que eu não entendi praticamente nada para ser sincera.
Não acredito se seja um livro ruim, porém eu não tenho ainda uma boa bagagem cultural e política para entendê-lo!
Quero dar outra chance para ele daqui a algum tempo!

Alan.Felipe 23/01/2022

É uma mistura de bom e ruim.

Ensaios como "Memórias da Livraria" , "Como Morrem os Pobres" e "Atirando num Elefante" me surpreenderam bastante (principalmente este último), os demais eu não gostei.

Alex.Santos 12/01/2022

Confesso que em alguns dos ensaios eu fiquei sem entender talvez por falta de bagagem , conhecimento sobre o assunto abordado.
O livro é bom gostei bastante dos ensaios o que é fascismo, memórias da livraria e dentro da baleia que fala sobre alguns escritores focando mais no escritor Henry Miller.

cardangreenbriar 27/12/2021

hm
achei que seria um tipo de ficção igual revolução dos bichos mas e só relatos dele principalmente na época do fascismo e o último capítulo que fala sobre a morte do elefante achei tão . me lembrou um pouco do dass em hacksaw ridge

Lindenberg 24/12/2021

Uma mistura de bom e ruim.
Alguns contos trazem curiosidades interessantes sobre a guerra e a época vivida pelo autor, outros não fazem muito sentido, só para quem tem todos as referências necessárias.

Fernandes83 21/12/2021

Eita
É muito interessante a percepção de Orwell sobre algo que ele mesmo defendeu e percebeu que tudo foi para um outro rumo. Suas críticas ferrenhas ao socialismo e comunismo que se tornaram regimes totalitários, sua visão sobre diversas faces do fascismo e os rumos do Naz*smo que colocaram a civilização em rumos bizarros.
Outro ponto interessante é sobre a resenha de vários livros que são clássicos atualmente e muitos estão na minha própria lista (é um caminho inspirador perceber que você de alguma forma, está seguindo Orwell, "A LOKAAA", hahahaha)
Não é um livro para todxs, fiquei boiando em vários tópicos, mas espero relê-lo um dia, de forma que me faça mais sentido.

Thibu 12/12/2021

Achei bem mais ou menos
Bem mais ou menos, ou não tenho cultura para isso ainda, que pode ser, claro, achei confuso e um leitura bem confusa !

Michele Soares 12/12/2021

"Memórias da livraria", "Como morrem os pobres" e "Atirando num elefante" (com grande destaque pra esse último) são especialmente bons. "Dentro da Baleia" arma um bom panorama da poesia inglesa e do romance inglês das primeiras décadas do XX, fora o fato de ter terminado os ensaios com muita vontade de ler Koestler, Eliot e Henry Miller. O único que me decepcionou mesmo foi "O que é fascismo?", em que a problematização não desemboca na tentativa de resposta.

Um adendo pra quem for ler nessa edição que li: cuidado com a revisão! Você vai pegando alguns errinhos no caminho, mas nada muito absurdo. Não sei como estão os ensaios em língua inglesa, depois vou tentar um cotejo. De todo modo, pra uma primeira aproximação acho que está valendo.

Graceelima 02/12/2021

Atual
Incrível a leitura, a escrita.
Apesar de ser escrito há algum tempo, os relatos do escritor são atuais, e isso assusta e ao meus tempo nos faz questionar em que melhoramos como sociedade.
O texto sobre "como morrem os pobres", é fantástico e muito assustador.
"Atirando no elefante" me emocionou, a forma como ele expõe o sentimento dele.
Recomendo a leitura ?

Mr. Jonas 04/11/2021

Ensaios
Sarcástico, engraçado e implacável: a inteligência e o charme de Orwell são excepcionalmente incríveis neste livro. Em nove ensaios o autor usa a veracidade como sua única estrela. Sua contribuição literária veio durante uma era desesperadora e nos ajudou a navegar nos anos sem trilhas do pós-guerra. Entre eles, Dentro da baleia é um ensaio em três partes escrito por George Orwell em 1940, em que se vê um discurso amplo sobre a literatura inglesa nas décadas de 1920 e 1930. A história bíblica de Jonas e a baleia é usada como uma metáfora para aceitar a experiência sem procurar mudá-la.

Nos Ensaios, é possível ter contato com as ideias e com o pensamento do autor. Seus diversos textos publicados apresentam um olhar crítico sobre temas diversos, da literatura à política. Orwell é muito conhecido também por dois romances célebres, 1984 e Revolução dos Bichos.

Mauricio101 02/11/2021

O que é fascismo?
É boa leitura. Gostei dos textos "Como morrem os pobres" e "Atirando no Elefante", são também os mais fáceis de entender, já que não exige conhecimento prévio. Já que o autor em outros textos dar várias opiniões sobre trabalhos de outros autores, nesse caso, seria melhor conhecer os autores citados, ou até mesmo ter lido as obras mencionadas.

Mauricio101 02/11/2021

O que é fascismo?

gabriel 30/10/2021

O que é George Orwell? e outros ensaios
Nessa coleção abrangente temos a chance de entrar em contanto com ensaios redigidos pelo autor inglês e, não necessariamente tendo a ver com o conflito, acompanharemos seus manuscritos no período da segunda Grande Guerra. Não obstante um dos maiores pontos tocados por Orwell é justamente a reflexão a respeito do Fascismo, embora, não o faça de maneira direta ou histórico-acadêmica no sentido de estudar minunciosamente os fatos políticos da época e, em geral, se restringe a discutir sobre obras ou escritores, tópicos avulsos e acontecimentos históricos -como quando desenvolve um ensaio a partir dos expurgos literários ocorridos na Iugoslávia e na finada URSS. Entretanto, oportunamente conduz o debate para uma reflexão sobre a ideologia fascista na maioria dos casos e também faz outras considerações como a reflexão a respeito da ideia "de que o mundo estaria mais entrosado no aspecto social" que, astuciosamente, é repudiada pelo britânico que visualiza o contraponto entre a sofisticação de mecanismos de comunicação como rádio e a intensificação de fronteiras, sejam elas físicas ou culturais.

Além disso, é notável os traços ideológicos e, de certo modo, estilísticos que viriam compor as suas obras principais, como no ensaio "Histórias e mentiras" no qual George propõe como a verdade e a moralidade são manipuláveis, o que viria a se tornar traço marcante do duplipensamento visto em "1984". Ademais, caso o leitor apure sua leitura de um ponto de visto mais técnico irá notar uma destreza admirável de Orwell em partir do que seria uma simples resenha sobre algum autor contemporâneo a ele, que provavelmente é desconhecido por nós brasileiros do século XXI, e embasar uma discussão apuradíssimo, principalmente, sobre política. Por fim, devido a esse elemento recorrente, não conhecer todos os possíveis autores da década de 40 não chega a ser extremamente prejudicial no entendimento da mensagem, mas certamente não reflete a experiência completa que as palavras de George Orwell podem criar.