Ensaios

Ensaios George Orwell

Resenhas - O Que é Fascismo? E Outros Ensaios

Gabriel 19/04/2022

Orwell perfeitamente incisivo em suas observações
- Após ler as duas obras "obrigatórias" de Orwell (1984 e Revolução dos Bichos) decidi explorar melhor seus trabalhos, e para iniciar escolhi essa curta - mas no geral excelente - coletânea de colunas, críticas e afins dos anos 30 e 40, com o tema central que as une sendo (quase sempre) o Fascismo.

- Quem já leu os dois clássicos citados acima vai encontrar uma coerência perfeita entre as temáticas que ele aborda neles com os textos apresentados nessa compilação, nada para Orwell é preto no branco, ou seja, nada é esquerda ou direita, mocinhos e vilões, e assim por diante. Embora o autor seja notadamente apoiador de uma ideologia socialista ele por diversas vezes critica "falsos apoiadores", aqueles que apoiam esse ou aquele regime por mera conveniência por exemplo, ou ainda, repudia aqueles que denigrem a imagem de um certo escritor pelo simples fato dele ser de um regime político oposto, dentre diversas outras conclusões que me deixaram pensando "Isso faz sentido".

- Isso é uma das coisas que mais gosto em Orwell, a possibilidade de que um livro dele possa ser ao mesmo tempo uma crítica ferrenha aos horrores do Fascismo, mas também do Comunismo, essa dualidade de opressão em regimes que cometeram diversas atrocidades, a pauta principal dessa obra em questão pode até ter a ver com os horrores que os regimes de Hitler e Mussolini causavam na época, mas Orwell não deixa de falar de Stalin e da própria sociedade britânica da época (o trecho em que ele cita diversas personalidades influentes, incluindo o próprio Churchill elogiando Mussolini antes de estourar a 2ª Guerra é ótimo para refletirmos exatamente o tipo de mentalidade que boa parte dos políticos possuem) por exemplo.

- Salvo alguns poucos textos que possuem uma circunstância mais específica sobre determinado autor ou assunto, que não são tão relevantes atualmente, a maioria dos trechos ainda pode nos dizer muito, não só sobre a situação política e social vivida na época mas também aplicam-se com toda certeza em nossa atualidade.

4.0/5
Pedro 19/04/2022minha estante
Excelente resenha, Gabriel. As obras de Orwell são geniais, de fato.
Sobre o fascismo e o comunismo, eles são irmãos briguentos. Ambos são regimes socialistas com algumas pequenas diferenças. Eu compreendi isso melhor lendo livros de economia e ciência política.
A diferença básica entre o fascismo e o comunismo é que no fascismo, o Estado controla a população através de leis altamente restritivas e opressoras, enquanto que no comunismo o domínio é total. O fascismo é um comunismo envergonhado, enquanto que o comunismo é o fascismo em seu Estado de plenitude. São duas desgraças para a humanidade. Comunismo, fascismo e nazismo são apenas vertentes socialistas, onde cada um tem suas peculiaridades. Mas são todos regimes que escravizam as pessoas.

Gabriel 20/04/2022minha estante
Muito obrigado pelo comentário e elogio Pedro! Muito interessante mesmo essa visão de que fascismo e comunismo tem muito mais em comum do que as pessoas acham, ainda não tenho essa bagagem toda em relação aos detalhes de cada uma, mas sem dúvidas os exemplos que a história nos deu é de que esses regimes podem ser terrivelmente cruéis! Já estou ansioso para ler mais um livro do Orwell ?

Pedro 20/04/2022minha estante
De nada, amigo:)
Ler Orwell nunca é demais. O cara era um visionário.

SraLisStark 04/04/2022

120 Páginas Complexas
George Orwell encanta com a sua escrita, mesmo a tradução para o português que foi muito bem feita, transmite a intensidade de seus ensaios e a qualidade de uma boa escrita.

Claro que os ensaios apresentam uma certa diferença de escrita de suas obras literárias, aqui vemos mais a sua acidez crítica, comparações e de certa forma resenhas de obras lançadas em sua época.

Orwell é bastante detalhista e até os seus ensaios, trazem pérolas que merecem atenção.

Analice.Comassetto 01/04/2022

Livro chato para quem esperava as mesmas emoções de 1984, A revolução dos bichos e Na pior em Paris em Londres. Talvez seja interessante para quem curte literatura em sua raíz, em seus ensaios ele fala de algumas obras e seus autores de forma bem descritiva.
O último ensaio, "Atirando num elefante" foi o único que me causou algo, é angustiante e crítico.

Bia 18/03/2022

Não pude aproveitar por completo, pois alguns dos ensaios são sobre a visão de Orwell sobre determinados livros, os quais eu não li, então não pude aproveitar 100% do livro por conta disso.
Falando dos ensaios que eu pude aproveitar são bons e principalmente o entitulado "O que é facismo?" parece muito que ele está falando dos tempos atuais, me fez pensar que a humanidade não evoluiu tanto desde 1944. ?

Joao.Davi 02/03/2022

Thy Walls are of chalcedony
Eric Blair (George Orwell) traz novamente diversos pontos para serem debatidos e analisados. O livro contém resenhas de outras obras, como Mein Kampf, de Hitler, e A Guerra Civil na Espanha, de Frank Jellinek , pela visão do autor. As opiniões e fatos históricos apresentados no livro, nos levam a tona que certo problemas, por mais antigos que possam ser, continuam atuais. Velhas discussões sobre certo e errado, continuam em alta nos dias de hoje. Portanto, o livro é altamente aconselhável para formar uma opinião sobre o conceito do fascismo, entre outros fatos que discorre dessa questão. É irônico, ver tantas semelhanças da obra com a realidade atual, como a Guerra entre Ucrânia e Rússia. Mesmo escrito um século atrás, nota-se a constante visão do presente.

Miguel 01/03/2022

Um pouco de vida
O livro parece fazer um caminho pela personalidade de George Orwell. Pode-se encontrar momentos seus em que se percebe impaciência, solidariedade, deboche, admiração, tristeza, desilusão, esperança e visão de futuro, além de tantas outras características.

O sentimento que tive foi de entrar em um mento de intimidade com ele e me vi numa das situações que mais gosto quando se trata de um livro assim: me vi em crise sobre o mundo e sobre mim.

O Palantír 28/02/2022

Livro de ensaios e comentários
Trata-se de vários comentários do autor sobre diversas obras e autores, relacionando-os com o contexto político-social de suas épocas.
Em geral é um bom livro, mas não se trata de uma linha de pensamento única nem sobre algum grande conto como são seus livros mais conhecidos. Este está mais próximo a opiniões acerca de outras literaturas e perspectivas como leitor.

urbickrobin 20/02/2022

Li meio que despretenciosamente e acabou sendo bem interessante. Não sou mto acoatumada a ler textos técnicos mas gostei

Jessica858 20/02/2022

Os textos de Orwell sempre com seu olhar crítico sobre os regimes totalitários e a política em geral.

Miller 1746 18/02/2022

Livro Pesado
Mais uma vez eu fui ler Orwell e me surpreendi com o alto nível dessa leitura. Esse é um livro bem pesadinho, capaz de confundir até mesmo quem tem uma boa bagagem literária.
Como sempre, Orwell deu um show na escrita e achei muito interessante a forma como ele desce o cacete nos facistas, nos socialistas e em outros escritores durante seus ensaios. É bem interessante ver que ele tem um senso crítico e não aceita qualquer coisa que acontece ou lhe é oferecida.
Outro detalhe são as palavras muito cultas utilizadas na tradução para o pt-br que eu aprendi durante a leitura, como "debacle" e "esquálida". Sério, eu vou passar a usar essas palavras e vou me achar muito chique e culto usando isso.
Enfim, um livro que eu recomendo bastante, principalmente para quem gosta de política.

Lane 17/02/2022

o que eu achei:
Gostei mais do que 1984, nesse livro George Orwell fala mais sobre algumas comparações e críticas para alguns livros da época, o que eu sinceramente gosto, já que ele mostra o lado crítico dele comparando com a situação que ele tava vivendo. Ele se parece com a sistemática de Revolução dos Bichos. Gostei bastante, recomendo!

Gabriel 16/02/2022

Esperava outra coisa
Criei expectativas erradas nesse livro. Esperava uma coletânea de várias observações perspicazes sobre a realidade que o Orwell teve, mas no fim é uma junção de vários comentários que ele fez a determinados assuntos datados (como comentar um livro que ele leu em 1930, o trabalho em uma livraria e etc). Esperava algo mais impactante, mas não é ruim.
Bruna.Portoghese 16/02/2022minha estante
Tmb tive a mesma impressão

Geraldo Marçal 18/02/2022minha estante
Quando li "Um pouco de ar por favor" e "Na pior em Londres e Paris" do mesmo autor, foi exatamente essa a minha sensação.

Elaine Messias 29/01/2022

Leitura reflexiva
Após reler engenheiros do caos, e considerando que 2022 é um ano de eleições, tive interesse em mais leitura reflexiva sobre propaganda, influência e manipulação de sistemas políticos de governo. Com isso fui ler esta antologia de ensaios. Foi um ótimo exercício. Mesmo quando faz resenha de livros os mais variados, George Orwell avalia as lições políticas ali expostas.

Juliana 28/01/2022

Cansativo
O livro reúne vários textos do George Orwell, são resenhas de livros, artigos que ele escrevia para colunas, entre outros.

O livro pode até ser bom para conhecer um pouco mais de George Orwell, mas a leitura é bem cansativa, maior parte dos textos são de leitura bem complicada, alguns são difíceis de entender.

Sinceramente, não recomendo. Leia só se tiver tempo e curiosidade sobre as opiniões do autor.