Ensaios George Orwell

Resenhas - O Que é Fascismo? E Outros Ensaios

_Wesley_ 13/10/2022

Reflexões de Orwell
Ensaios é um livro que revela muito do pensamento de George Orwell sobre questões políticas, literárias e mundanas. Composto por sete ensaios ou reflexões, Orwell mostra debate o significado do fascismo, faz uma crítica a Koestler, rememora sua época trabalhando em uma livraria, critica a opinião de Wells sobre Hitler, faz uma reflexão sobre seus momentos em um hospital público na França e a indiferença dos profissionais, faz uma crítica a literatura que se omite dos acontecimentos de sua época e por fim, conta como matou um elefante. Cada um desses ensaios se descobre mais da vida do autor e da época em que ele viveu.

gabi 20/09/2022

o livro tem umas ideias bem interessantes, mas exige uma bagagem cultural e histórica que eu ainda não tenho e, por isso, acabei não entendendo algumas referências que ele fazia

Ramon 04/09/2022

...
"Quase certamente estamos nos movendo para uma era das ditaduras totalitárias - uma época em que a liberdade de pensamento será a princípio um pecado mortal e, mais tarde, uma abstração sem sentido"

Laurex 10/08/2022

Críticas
O livro apresenta vários ensaios do autor em forma de resenhas e histórias.
As críticas feitas são bastantes robustas.
Me marcou que como alguém que de fato viu e viveu guerra e diferentes sistemas de governo/economia, faz comentários relevantes e cheios de críticas sobre os autores dos movimentos literários dos anos 20 e 30, uma crítica bastante áspera também com relação ao apoio a movimentos políticos extremos que não são de fato vividos.
Apesar de discordar em alguns pontos, acho que a vivência e a escrita de Orwell são muito enriquecedoras para quem tem vontade de aprender e ler as coisas de perspectivas diferentes.

Alice 08/08/2022

Ensaios
Livro bom? Sim. Interessante? Sim, mas n tenho tanto raciocínio p acompanhar tudo isso, alem disso, achei um ligro meio repetitivo em alguns momentos

marie 06/08/2022

ensaios de banda? ensaios de teatro? não, ensaios críticos
?eu me perguntava frequentemente se alguém percebeu que eu tinha feito isso apenas para evitar parecer um tolo.?

sinto como se eu tivesse lido as resenhas do skoob do george orwell, e mesmo não sabendo muito (nada) sobre os autores/livros que ele comenta, graças a maneira como ele explica detalhadamente seu pensamento, me senti super engajada na leitura, mal percebia e já tinha lido dez páginas de uma vez, e assim fui seguindo.

uma escrita simples e de fácil entendimento mas que não abre mão da sofisticação e intelectualidade crítica de pensamento.

mal posso esperar para ler mais obras dele.

ca ;) 01/08/2022

?Revoluções sempre dão errado?
Achava que o livro seria uma explicação bem complexa do fascismo, mas no fim eram apenas trechos de críticas/resenhas/pensamentos de Orwell que possuem alguma relação direta ou indireta com o fascismo. Achei o livro bem sem graça, mas é perceptível que Orwell já pensava sobre como escreveria 1984 enquanto falava sobre o fascismo.
Jalex 30/10/2022minha estante
Também achei bem fraco.

A melhor explicação sobre o fascismo que já vi é um apanhado de vários textos. Na minha cabeça tem uma divisão entre ?Partido Fascista?, ?Movimento Fascista? e ?Regime Fascista?.

Acho que o que a galera sempre tem dúvida é sobre movimento fascista, que eu digo que é:

Um movimento de massas de extrema-direta, terrorista(considerando que eles cooptam pelo pânico) e é mantido por um patriotismo alucinatório(chauvinismo).

Polly 28/07/2022

Ensaios George Orwell: amei o Orwell ensaísta (#176)
Já conhecia o Orwell escritor e, a despeito de ser um destroçador de mentes, ele é um dos melhores autores de ficção científica que já conheci. Mas, o Orwell ensaísta/jornalista me surpreendeu positivamente, pois ele é simplesmente fabuloso.

Gostei de todos os textos, aparentemente o criador do Grande Irmão domina muito bem um grande gama de assuntos, porém o que mais gostei foram os textos sobre literatura. Minha impressão é ter terminado a leitura com a minha lista de leituras um tanto mais longa.

Indico a leitura.

Dani 22/07/2022

Visões, opiniões e vivências de um grande autor
Os Ensaios escritos por George Orwell são como editoriais acerca de diferentes temas vividos ou visualizados pelo autor nas décadas de 30 e 40. Ele traz reflexões sobre essas temáticas de um ponto de vista artístico e político sempre com muita sensibilidade e propriedade. Alguns temas não consegui acompanhar inteiramente por falta de familiaridade, mas ainda assim é possível sentir toda a argumentação feita pelo autor de modo muito bem apresentada.

Keka 27/06/2022

Eu não gostei
Pra mim foi uma leitura muito maçante. Em alguns momentos até trás algumas reflexões boas, mas como fala de muitos autores de meados de 1930, pra mim não foi muito interessante.

Patricia Peres 12/06/2022

Bom livro, mas?
O livro é composto, basicamente, de resenhas feitas por Orwell sobre outros livros e autores, dentre os anos de 1938 a 1948. As resenhas críticas falam de diversos assuntos, não só de fascismo. Como o autor se refere a livros e autores de sua época, cuja maior parte não conheço, acabou que a leitura não foi proveitosa pra mim. Confesso que me senti até um pouco limitada para entender muitos dos assuntos!

Amanda.Carolyne 20/05/2022

Com certeza é um livro incrível, no entanto talvez por falta de conhecimento achei de difícil compreensão.

Aly 15/05/2022

Nada tão bom quanto os mais famosos do George, porém esse é bom! Eu gostei de como foi tudo abordado, e é um livro rapidinho de ler.

Marina Costa 13/05/2022

Ensaios
Eu quase não li esse livro, veio no box e eu pensei em ignorar, mas fico feliz de ter lido.
Meus conhecimentos históricos e literários são rasos, no mínimo, e muitas vezes ficava perdida. Porém têm vários momentos q me levaram a refletir sobre a nossa realidade atual e tbm terminei com vontade de ler alguns clássicos.
Nesse livro GO se classifica como autor passageiro, oq será q ele teria a dizer se soubesse q suas obras sobreviveram ao teste do tempo?
Eu acho bem triste, pq percebo q como sociedade mudados muito pouco ou quase nada.

Alice.Figueiredo 06/05/2022

Leitura extremamente cansativa, histórias sem base, demorei o dobro do que demoraria em um livro de 500 páginas.