Ensaios

Ensaios George Orwell

Resenhas - O Que é Fascismo? E Outros Ensaios

João Luiz Ramos 27/01/2023

Um livro sobre outros livros mas com uma opinião inteligente
Neste livro de ensaios, o George Orwell constrói, com um ótimo embasamento, suas opiniões sobre livros e filmes com o contexto político-social da época (final da década de 1930 até o finalzinho da década de 1940). Fiquei com muita vontade de ler os livros que ele comentou aqui. Excelente, recomendo demais!

Damaris.Monteiro 22/01/2023

Ensaios
Não é um livro água com açúcar para que qualquer pessoa leia num fim de tarde. Confesso que houve momentos em demasia em que li, reli e não entendi.
Ainda assim, os ensaios que mais me perderam, e eu com certeza vou reler, foram: o que é fascismo?; memórias da livraria; como morrem os pobres; dentro da baleia (última parte) e atirando num elefante.
Recomendo.

Ludmila88 19/01/2023

É um livro muito interessante que faz você refletir sobre muitos aspectos da guerra e de questões políticas também, te faz pensar sobre alguns conceitos em relação às crianças políticas e como elas eram em sua ideia inicial e o que foram se tornando aos poucos, não sei como explicar o livro sobre muito além disso porque é muito mais uma questão de reflexão sobre os assuntos com interferência do próprio ponto de vista mas é um livro que vale a pena ser lido

Igor.Banin 12/01/2023

Boa coletânea de ensaios que versam em geral sobre cultura, política e literatura. Gostei de ver as impressões de alguém no pré guerra .

jojo 03/01/2023

ENSAIOS
foi minha segunda obra do george (a primeira foi revolução dos bichos) e eu não sei qual eu gostei mais
ensaios me prendeu MUITO e prestei muita atenção na maioria das partes (oq que é difícil)
meu capítulo favorito foi ?como morrem os pobres? vai ficar muito na minha cabeça
super recomendo a leitura desse livro, impossível se arrepender, é tudo muito bem explicadinho

1 leitura do ano

Michel.Nascimento 02/01/2023

George Orwell faz breves comentários sobre quando trabalhou em uma biblioteca de segunda linha, sobre ditadores como Hitler e Stalin, momento vivido entre as décadas de 1930 e 1940 na Inglaterra em função da segunda guerra mundial e sobre alguns autores deste período. Por eu não conhecer sobre algumas partes comentadas no livro, a leitura se tornou um pouco enfadonha. Mas ainda assim vale a pena a leitura.

QUEIJO460 23/12/2022

Excelente
Um autor que nos mostra como o mundo realmente é, sem ufanismo e sem rabo preso com alguma corrente política. Mesmo sendo abertamente de esquerda, não economiza palavras para criticar políticos que pertencem a mesma, sem dúvidas um autor raro na época em que viveu e em que vivemos. Infelizmente tal autor foi nos tirado tão cedo, uma grande lástima!
Não importa se você é de direita ou esquerda, contanto que não seja um defensor de causas cego, esse é o autor certo para você ler!

Elizangela 14/12/2022

Faz pensar!!
Sabe aquela frase: Os livros são perigosos pq te fazem pensar? Pois bem. Nos ensaios deste livro, George Orwell, escritor popularizado por 1984 e A Revolução dos Bichos, nos traz inúmeros pontos para pensar as relações políticas e, de quebra, traz resenhas muito realistas de obras essenciais para compreendermos a evolução (?) do ser humano. Orwell escreve suas colunas para um jornal da imprensa britânica. O momento é o período crítico da Segunda Guerra Mundial e do início da Guerra Fria. Nos ensaios ele fala sobre fronteiras, esquerdistas e direitistas (e todas as contradições de se autoproclamar nestes conceitos). As perguntas são muitas e as reflexões ampliam nossa visão (de mundo?).

Gybz 11/12/2022

Leitura densa
Nossa, sofri pra ler este livro, leitura muito densa e pesada.

Gostei muito dos ensaios: Memórias da Livraria e Como Morrem os Pobres, mas Dentro da Baleia foi um sacrifício para terminar e Atirando Num Elefante me fez me sentir muito mal.

Entretanto acredito que faz parte, mas fica a sugestão, leiam algo leve depois.

Bruno.Porto 24/11/2022

Impressões sobre O que é fascismo e outro ensaios, uma coletânea de textos de George Orwell.
É natural para o gênero humano colocar-se ao lado daquele que tem razão (ou, pelo menos, aparenta tê-la). Terminando de ler agora um compêndio de ensaios de Orwell, passo a entender melhor as motivações que fizeram o governo americano transformar suas principais obras em panfletos políticos anticomunistas. Tive a mesma tentação de extrair do autor apenas as críticas que coadunem com o meu modo de pensar. Existe muita munição nos seus escritos para estraçalhar o autoritarismo soviético e a hipocrisia socialista que, ao mesmo tempo que criticava o Fascismo, aceitava expurgos literários na Iugoslávia, por exemplo.

O problema de usar Orwell como justificador de um pensamento mais conservador é que Orwell também é um poço de críticas a este espectro politico. Na verdade, com o tempo, descobre-se que o autor tinha um arcabouço moral muito duro, e, embora, como bem dito por Peter Kreeft, não estivesse alheio a correntes de pensamento, não deixava-se dominar pelas paixões politicas a ponto de abandonar seus princípios.

Acredito que Orwell tem muita a nos ensinar sobre a arte de ser fiel a si mesmo e aquilo em que se acredita, e sobre como não defender meios escusos para o alcance de uma sociedade melhor independente da ideologia confessante.

O livro tem excelentes resenhas e criticas sobre o cenário literário da época e uma maravilhosa conversa sobre como floresce o gênio em meio a realidade da guerra e a supressão da liberdade (explode em minha mente o Em busca de sentido de Viktor E. Frankl). Há ainda uma extensa explicação que perpassa a maioria dos textos acerca da impossibilidade do nascimento de obras universais, no quesito estética e profundidade, quando o escritor está sufocado pelas amarras ideológicas de cunho materialistas (vide fascismo e marxismo).

Contudo, esta leitura educou-me no sentido de manter o espírito realmente critico, inclusive e principalmente acerca do que eu acredito e confesso (sobretudo quando trata-se de politica contemporânea). É importante ressaltar para fins de observação futura que a critica contida no livro acerca da obra Nós de Zamiatin aumentou minha expectativa para lê-la. Com o conhecimento prévio da história, pareceu-me estranho notar um certo menosprezo por parte de Orwell acerca da obra russa, quando é nítido que 1984 bebe muito do enredo de Zamiatin inclusive na construção do personagem principal.

Isabellecavalcanti 13/11/2022

Alguns dos ensaios presente nesse livro, eu já tinha lido em outros compilados. Mas gostei muito do ensaio que ele fala como foi trabalhar em um sebo em Londres, marquei até o endereço que ele diz para quem sabe um dia visitar. Mas o que mais gostei foi sobre o que fascismo, um tema super atual e que na visão de Orwell, estava sendo tirado o sentido da palavra, pois era usado de forma "leviana"(palavra minha), apenas como fruto de um xingamento sem mais sentido. O autor discorre vários regimes políticos diferentes e de diversas nacionalidades que foram denominados de fascistas por grupos diferentes. Vale muito a pena a leitura. Recomendo!

Felipe 08/11/2022

Fraco
O autor é muito confuso em varias partes relacionadas ao fascismo. Nos outros ensaios ele da spoiler de outros livros. Não recomendo.

Jader Selleri 31/10/2022

Suas observações das resenhas e conteúdos diversos mostram o quanto se interessava por política e com precisão ímpar.

Cristiane 27/10/2022

Um bom livro!
O livro consta vários ensaios escritos por George Orwell, onde ele expressa suas opiniões sobre diversos temas, mostrando o modo como o autoritarismo prevalece em muitos dos casos apresentados.
Ele também expõe algumas opiniões sobre as escritas de alguns autores e arrisca os motivos pelos quais elas são do jeito que são.
É sóbre política, sobre posicionamento, sobre a ignorância de seguidores cegos perante as leis de seus governantes, são reflexões de uma mente pensante insatisfeita com o seguimento de certas situações que o mundo vive na época.
Ele é um livro que exige mais atenção e concentração, mas acredito que vale muito a pena, para que assim a leitura possa vir a ser de grande proveito.
Não é o melhor livro que li do autor, mas tem seu respeito e seu valor.
Sigo na expectativa de ler mais obras de Orwell, pois acredito que ele tem muito a nos ensinar através de suas obras.

Mily_alpes 24/10/2022

Eu leria um livro dele inteiro sobre como é trabalhar em uma livraria e não somente um ensaio!Fiz muitas marcações quando ele fala sobre a guerra e a relação dos escritores com ela e o último eu achei um absurdo que nem sei o que expressar.