Ensaios

Ensaios George Orwell

Resenhas - O Que é Fascismo? E Outros Ensaios

Juzu 17/07/2023

É bom mas nem tanto
Não é um livro ruim, mas de longe não é o melhor oferecido do,autor ainda sim acredito que vala a pena a leitura

Rafael1548 09/07/2023

É..
Maneirinho, não me agradou muito não.

Comprei essa obra porque gostei muita de "A Revolução dos Bichos", mas não entregou muito. Esperava mais.

Fabricio.Macedo 25/06/2023

Aristocracia como caminho, ódio à democracia, a modernidade, a ciência, ao progresso, à ideia de igualdade humana, aceitação do autoritarismo, violência e tirania, tudo de cima para baixo, nada pode vir das massas, sociedade hierárquica, masculina, rígida, riqueza em poucas mãos, desigualdade como lei... Alguns artigos mais interessantes que outros. O livro não atendeu ao que eu esperava, mas me trouxe aprendizagens interessantes!

romancejunkie 01/05/2023

Ensaios de opinião
Eu gostei muito do texto "como morrem os pobres " é incrívelmente triste o quanto é um texto atual e realista, assim como a maioria dos outros presentes nessa coletânea de ensaios. A história do elefante é triste também.

trizisreading 30/04/2023

O que é fascismo, afinal?
Sempre que leio um livro, sinto que existe uma comunicação autor-leitor, e no caso desse livro, em diversos capítulos, essa comunicação simplesmente não existiu.
Muito contrário ao que eu acreditava, o livro, na verdade, trás uma coletânea de publicações que Orwell fez ao longo de sua vida que tiveram alguma relação com o fascismo e não necessariamente o autor discorre sobre o que é fascismo.
A maioria das publicações são resenhas de livros ou autores que, em algum momento de suas vidas, abordaram sobre fascismo, ou, de alguma forma, tinha relação com o fascismo.
Mas afinal, eu achei o livro é ruim? Na verdade, não. As três estrelas foi porque, a maioria das resenhas são sobre pessoas que eu não faço ideia de quem são, e por isso a maioria dos capítulos eu não senti a "comunicação" que eu falei no ínicio. Eu não tinha conhecimento sobre o que o autor estava falando pra poder refletir se eu concordava ou discordava e, sinceramente, eu não me sinto inclinada a ler todos esses livros que ele citou pra ver se realmente concordo.
Enfim, o livro não é ruim, só me chamou de burra em mil línguas diferentes.

Isa409 12/04/2023

Alguns ensaios são muito bons, outros o autor se arrasta muito em política e literatura inglesa, algumas vezes com muitos detalhes que para mim, que não entendo do assunto, foram de difícil compreensão

Paulo Augusto 02/04/2023

Ler uma análise de um escritor a respeito de outros
O livro traz temáticas diferentes, mas boa parte é dominada pela análise literária de autores ingleses. Para mim valeu para despertar a curiosidade para algumas obras que ele fala.
Por fim penso que é uma obra que não me agradou muito. Talvez só o ensaio sobre o elefante merece uma relevância maior.

Regiane.Consulin 21/03/2023

Não gostei, achei alguns textos arrastados e que não me prenderam.
Na minha visão o autor descreve algumas situações com muita crítica.

Francisco240 13/03/2023

Um livro bem interessante com ensaios referentes a literatura e coisas contemporâneas como segmentos históricos que culminaram na grande guerra.

cattess 01/03/2023

Pelo o título eu achei que seria uma leitura mais autoexplicativa e não foi. Gostei de poucos ensaios e foi uma luta para ler, isso parte culpa minha, não tenho tanta experiência nesse tipo de leitura.

xLeoSaraiva 26/02/2023

"[...] é impossível definir satisfatoriamente fascismo sem admitir coisas que nem os próprios fascistas, nem os conservadores, nem socialistas querem admitir".
O livro "O que é fascismo?", de George Orwell, reúne uma série de resenhas do autor sobre livros, autores e fatos de sua época. Da obra escrita pelo próprio Adolf Hitler, "Mein Kampf", ao sucesso de "O Grande Ditador", de Charles Chaplin, Orwell soube utilizar com muito êxito seu o papel de comentarista em uma coluna de jornal ao problematizar questões que conturbavam a Europa do século XX.
Sem papas na língua, o autor é categórico ao criticar a ascensão do fascismo acompanhada pela indiferença dos países centrais que, mais tarde, se oporiam às potências do Eixo no contexto da Segunda Guerra Mundial. Além disso, Orwell é igualmente crítico em suas queixas ao autoritarismo soviético enquanto produto da corrupção pelo poder advindo de uma revolução. Sua dureza com os conservadores também não é diferente, sobretudo ao criticar o tradicionalismo, a ortodoxia propagada pela Igreja e a alienação do proletariado fomentada pelo sistema capitalista.
Se quiser conhecer alguns dos motivos pelos quais George Orwell é odiado tanto pela esquerda quanto pela direita, "O que é fascismo?" pode ser um bom começo. Recomendo!

SARAIVA, L.

mari 16/02/2023

Mediano
Falta constância na escrita de Orwell. Alguns de seus ensaios são fruto da pura inteligência e capacidade de leitura social do autor, outros, são propagandas anticomumistas regados a desinformação.

pilar_santos 10/02/2023

A visão de Orwell é de poucas palavras
É um livro de contos, mas devia chamar de "Contos e Ensaios". Nele fala sobre o f4c1sm0 e a Democr4acia, que nem mesmo o Orwell conseguia explicar com muitas palavras, mas ele conseguiu explicar muito bem em poucas palavras como é a realidade que todas as pessoas distorcem, o problema não é os dois lados da moeda, mas sim as pessoas que distorcem a ideologia de cada membro de alguns grupos ideológicos, isso que Orwell decidiu compartilhar o seu conhecimento junto de Aldous Huxley, aquele autor que se inspirou em 1984 (que segundo algumas das minhas pesquisas, era professor dele, se eu tiver errada, me corrijam).

Em alguns dos seus contos, ele cita bastante o Arthur Kroeztler e H.G Wells, ambos jornalistas, contando sobre a época, falando a realidade do que acontecia.
Se for interpretar e entender bastante, dá para perceber que tem referência ou cenário de 1984, A Fazenda dos Bichos, A Flor da Inglaterra ou O Sistema Mantém, por causa das livrarias e locais de convivência que tiveram. Em resumo, referências.

Eliza.Beth 06/02/2023

Sempre bom ler Orwell
Nesse livro temos vários textos do Orwell. De resenhas de livros até suas análises políticas.
São textos bons, mas a maioria não chamou muito a minha atenção.
Destaco aqui 2 resenhas q ele fez: Mein Kampf do Hitler e Nós do Zamyantin. Ambos textos incríveis. Orwell até me convenceu a ler Nós um dia pois sua resenha foi primorosa. Quanto ao primeiro texto citado, não leio nem me pagando.

Destaco também o texto ?História e mentiras?. Texto curto e poderoso que conversa bastante com nosso período atual onde a verdade não tem lugar.
?Há, portanto, alguma esperança de que o hábito mental liberal, de pensar que a verdade é algo exterior a você, algo a ser descoberto e não algo que você pode inventar ao longo do caminho, sobreviverá.?

Outro texto interessante é ?O que é o fascismo??. Ele não chega a uma conclusão, uma definição, mas deixa claro características como ?cruel, inescrupuloso, arrogante, obscurantista, antiliberal e anticlasse trabalhadora.?
Sentiu o vento frio daí? Pois é.
Quão perto estivemos!

Orwell me fez lembrar que isso não existe de agora, são sempre os mesmos moldes. Estejamos sempre atentos!

Ton 31/01/2023

Tantas crônicas que poderiam ficar em outro livro...
O livro conta com 24 crônicas.
As crônicas referente aos movimentos de esquerda na Inglaterra são muito boas.
Porém... quando Orwell passa a fazer a resenha das obras de alguns atores (que são as crônicas mais longas), o livro tem uma quebra de ritmo muito abrupta.
Fora que, por ser algo muito marcado pelo tempo, acaba sendo uma resenha até mesmo ultrapassada.
No fim, pouco se fala do fascismo e muito se fala sobre a obra de outros escritores e do seu papel na sociedade britânica (longe de ser um tema que me interesse).