Em Águas Sombrias

Em Águas Sombrias Paula Hawkins

Resenhas - Em Águas Sombrias

Fernando Lafaiete 04/07/2017

Em águas Sombrias: Um livro que eu detestei ter lido!

Devo admitir que ler este livro foi um processo torturante que me gerou uma dor de cabeça gigantesca e me deixou bastante irritado.

Paula Hawkins foi muito infeliz em escrever esta história. A autora mistura atividades paranormais, história policial e muitos conflitos familiares e paralelos. Em Águas Sombrias a autora decide narrar o livro através da perspectiva de 10 personagens. São eles: A Jules (irmã da mulher que é encontrada morta no poço no começo do livro), o Sean (o detetive-inspetor), a Erin (a detetive-sargento), a Lena (a filha da mulher encontrada no poço), o Patrick (pai do detetive-inspetor), a Nickie (uma médium que se comunica com as mulheres que já morreram no bendito poço), a Louise (mãe de Katie, jovem que supostamente se matou no mesmo poço meses antes do inicio do livro), o Josh (irmãozinho de Katie que tem entre 6 e 7 anos), a Helen (esposa do detetive-inspetor) e o Mark (professor da escola da cidade).

Devo dizer que o suspense construído pela autora é péssimo e toda a investigação é fraquíssima e consequentemente pouco envolvente. O foco do livro é a relação entre os personagens que se odeiam e passam o livro inteiro acusando um ao outro não só sobre coisas relacionadas aos crimes. Mas sim sobre coisas que aconteceram anos atrás. Os personagens guardam mágoas um dos outros, e toda vez que surge uma oportunidade ficam jogando indiretas ou se ofendendo a todo momento.

Aliás, sobre as agressões do livro, as personagens femininas são constantemente chamadas de vadias, putas e por aí vai. Inclusive a detetive-sargento é constantemente chamada de vadia filha da puta; mas não toma nenhuma atitude. Existem cenas de agressões físicas também.

O livro gira em torno de diálogos e situações que não chegam à lugar nenhum. Você lê diálogos que se repetem o tempo inteiro, onde os personagens falam, falam e não falam nada. Os detetives surgem do nada para questionarem os outros personagens e tudo que eles conseguem por pura incompetência é receberem respostas que não são respostas, além de serem ofendidos.

E pra quê tantos pontos de vistas? Qual a necessidade desta escolha infeliz? Pra quê colocar a perspectiva de um garotinho de 6/7 anos de idade que não acrescenta em nada e presta apenas para fazer uma revelação que poderia ter sido feito de maneira bem mais interessante por outro personagem? Pra quê colocar uma médium no livro que presta apenas para ficar aparecendo do nada, além de ser tratada como louca pelos demais? Esta personagem faz revelações insignificantes, que são descobertas por outros personagens sem a sua ajuda. Ou seja, esta personagem, assim como a parte sobrenatural do livro são descartáveis. Personagens como a Louise, o Mark e a Helen não precisavam de capítulos narrados por eles, e estão ali apenas para encherem o saco e para a autora ter a oportunidade de abordar temas os quais eu já estou cansado de encontrar em outros livros.

Os motivos que a autora escolheu para justificar o porquê dos personagens ficarem escondendo o que sabem, é ridículo e bem juvenil. As revelações são patéticas e anti-climáticas. E os suspenses (como os personagens ficarem cochichando dizendo que os detetives não podem descobrir que estão mentindo), não possuem peso narrativo e algumas destas situações são esquecidas pela autora que os coloca na história apenas como uma tentativa mais do que falha para aguçar a curiosidade do leitor.

A autora apresenta através da personagem Jules, uma visão bem negativa e real sobre sua irmã (que nem lembro mais o nome) que é encontrada morta. Esta personagem na juventude era uma escrota, que praticava bulliyng com a própria irmã. Depois Hawkins tenta humanizar esta personagem detestável. Qual o motivo desta humanização? Fazer com que eu sinta pena desta imbecil e lamente o fato dela ter morrido? Me poupe!!

Paula Hawkins arrasta a história o máximo que ela pode. A narrativa é repetitiva, cansativa e irritante. Pra quem leu este lixo e gostou, que bom pra você! Eu bem que queria ter gostado, mas o meu nível de exigência é bem grande e este livro passou longe de me proporcionar uma boa leitura.

Não posso esquecer de dizer o seguinte: Terminei de ler este livro e não consegui me decidir quem é mais inteligente, uma porta ou os detetives criados pela autora.

E você vai ler, ler e ler e só vai descobrir o que de fato aconteceu com a desprezível da irmã da Jules, no último parágrafo. Boa sorte pra quem for ler este livro!

"Pontos positivos":

É inegável que Paula Hawkins melhorou bastante sua escrita. Fica evidente que ela está mais madura, e diferente de "A garota no trem", eu não senti nenhuma superficialidade em sua narrativa. Os personagens são bem construídos (mas mal utilizados e inseridos) e o aspecto psicológico dos mesmos são bem interessantes. Os diálogos são bem escritos; só falta a autora aprender a não ficar se repetindo, apresentando conversas que mais parecem a cópia uma da outra. E o final é bacana e eu não consegui adivinhar a grande revelação. Pena que eu já estava tão de saco cheio do livro que não aproveitei tal final. Apenas dei graças a Deus do livro ter terminado.

***************************************************************

Ler este livro serviu pelo menos para eu me decidir de vez que não quero e não vou ler mais nada desta autora (apesar de ter achado A garota no trem um livro regular/bom). Ela entra na minha lista de autores que passo longe. Talvez eu mude de ideia? talvez. Mas por enquanto não tenho mais interesse na Paula Hawkins. Este livro me traumatizou!
Tami 04/07/2017minha estante
Que pena que não gostou. Eu achei maravilhoso, principalmente pelas críticas sociais escondidas nas entrelinhas como só Paula consegue fazer. Na verdade são catorze narradores! ; )

Fernando Lafaiete 04/07/2017minha estante
Então Tami... Eu fui anotando as críticas sociais porque ia citá-las na minha resenha. Mas eu achei a narrativa mais do que maçante, e mesmo com as críticas; o livro realmente não me agradou, só me cansou. E sobre os narradores, eu acabei não contando os capítulos das mortas. Valeu por citar tal informação! Se 10 eu já acho desnecessário, 14 eu achei que a autora extrapolou! :(

Rafa Ferrante 04/07/2017minha estante
Jà não estava com vontade de ler, agora piorou.

Mel 04/07/2017minha estante
Hahahaha só vi críticas negativas quanto a esse livro... que pena.

Andréia 04/07/2017minha estante
Kkkkkkkkkkk obrigada pela dica

Esdras 04/07/2017minha estante
Já tinha ouvido falar mal de A garota do Trem. E agora, com sua resenha negativa para este outro, fico inclinado a não querer conhecer a autora. Rs

Fernando Lafaiete 04/07/2017minha estante
Então gente, se vocês forem checar as outras resenhas deste livro, perceberão que a minha resenha é a única resenha negativa postada até agora. Muita gente amou. Talvez vocês também acabem gostando se decidirem lê-lo. Pra mim não funcionou e é um dos piores livros que li este ano com certeza. Já A garota no trem não é sensacional, mas é um bom livro, na medida do possível; e eu o indico ao contrário desta bomba chamada Em águas Sombrias!

Tami 04/07/2017minha estante
Entendi seu ponto de vista, Fernando. E isso é o que eu mais amo na literatura. .. a forma como uma mesma história toca pessoas diferentes, não é maravilhoso? :D Espero que dê mais uma chance para a autora no futuro, não desista dela! ;)

Fernando Lafaiete 04/07/2017minha estante
Penso o mesmo que você Tami. Quando amo muito um livro, corro procurar resenhas negativas. Gosto de saber o que as pessoas não gostaram de um livro que amei. Faço isso quando acontece o contrário também. Literatura é algo de fato maravilhoso!

Claudia Cordeiro 04/07/2017minha estante
Desanimei com esse livro. Ponto de vista de um garotinho de 6 ou 7 anos? que me interessa?? e outras coisas tb... foi pro fim da fila, rssssss

Fernando Lafaiete 04/07/2017minha estante
Rsrs... Espero que quando o ler goste pelo menos um pouco mais do que eu Cláudia! :/

Chris 16/08/2017minha estante
Eu comecei gostando do livro. A primeira parte realmente me prendeu. A segunda achei um saco e as outras não melhoraram mto.
O motivo que Jules não falava com a Irma era fraco. Não havia diálogo entre as irmãs? Sem contar que tb achei podre a humanização de Nel. Mulher arrogante além de vazia. Qual foi o final do Mark? Acho que cochilei nessa parte. Rs Achei o final previsível e
ridículo.
Ah! Acho q o menino já tinha uns 10 anos, 12 talvez.

Fernando Lafaiete 16/08/2017minha estante
Rsrs.. Pois é Chris... Eu achei este livro tão decepcionante. Queria tanto ter gostado. E eu devo ter dormido quando citaram que ele tinha entre 10 / 12 anos de idade (rsrs). Eu achei ele tão infantilizado, com comportamentos de 7 anos. Eu achei esses pontos de vista tão desnecessários!! Enfim... Livro Ruinzinho!!

Chris 16/08/2017minha estante
É... Eu gostei bem mais de a garota no trem.

Claudia Cordeiro 16/08/2017minha estante
Estava em oferta na Saraiva... deve ser por isso, não está fazendo sucesso suponho.

Fernando Lafaiete 16/08/2017minha estante
Ai Claudia... eu espero que você goste quando o ler. Eu assim como a Chris gostei BEM mais de A garota no trem. Este livro não rolou!! Outros amigos meus também leram e detestaram. A história é boa mas o ritmo do livro é péssimo e chega a dar sono. E algumas explicações são muito fracas além desses pontos de vista. Enfim... Boa sorte pra quem ainda vai lê-lo!

Claudia Cordeiro 16/08/2017minha estante
Bom, tem tantos outros livros para ler, hj mesmo chegaram 2 que estou louca p/ ler, e to lendo outros 2 que estão indo mto bem! Vou atrás desse não....!

Beatriz.Andrade 10/12/2017minha estante
como vc viu acabei de ler este livro e concordo plenamente com sua opinião ,lachei a personagem medium e o josh completamente desnecessários ,achei os diálogos maçantes e sem fim algum ,e principalmente achei o suspense bem desinteressante ,enfim também é o segundo livro da autora que não me desce bem

Fernando Lafaiete 17/12/2017minha estante
Pois é Beatriz... Bem vinda ao clube. Achei este livro tão ruim. Ele tem algumas questões interessantes, mas no geral não funcionou comigo. :/

Lis 19/07/2020minha estante
Estou lendo e ja nao aguento mais. Vou abandonar, concordo com tudo que disse na resenha e olha que li até o começo da parte 2. Chato demais.

Fernando Lafaiete 22/07/2020minha estante
kkkkk... Eu detesto esse livro até hoje Lis. Lê-lo foi uma tortura!!

Fabiana 25/07/2021minha estante
Fernando tive a mesma impressão ruim sobre esse livro!

Fernando Lafaiete 13/02/2022minha estante
Fabiana... esse livro é péssimo. Até hoje o coloco na lista de piores que já li.

Naty__ 04/07/2017

Em águas sombrias é o segundo livro da autora Paula Hawkins. Sua obra de estréia, A garota no trem, fez o maior sucesso e ganhou 20 milhões de cópias. Preciso iniciar a resenha dizendo que não farei comparações, até porque não li o primeiro livro da autora e tampouco gosto de ficar comparando, já que nem sempre um sucesso desenfreado é sinônimo de qualidade ilimitada.

O local escolhido é Beckford e nessa cidade inglesa, cercada por um rio, algo estranho está acontecendo com certa frequência: mulheres são encontradas afogadas. Nel, mãe de Lena, é a nossa personagem principal. Ela decide escrever um livro sobre esse pequeno lugar, sobre essas mulheres, até que algo surpreendente acontece: ela é encontrada morta.

Os dois primeiros casos são considerados como suicídios, até porque não havia lesão corporal, não havia nenhum indício de que pudessem ser assassinatos. Então embarcamos na história em busca de respostas. O que encontramos? Um livro dividido em 4 partes e narrado por 10 pessoas com diferentes visões, alguns desses narram a história em primeira pessoa e ora em segunda.

Logo no início do capítulo sabemos quem é que vai contar o seu ponto de vista e, ainda que muitos tenham achado isso ruim, até que ficou bom justamente para nos passar visões distintas. Porém, é necessária atenção redobrada para sabermos lidar com esse novelo narrativo.

Outro ponto positivo de tantos personagens narrando a história é que parece que estamos vendo um filme e contemplando vários pontos de vista. É bom, interessante, mas acredito que isso deixou alguns detalhes sem serem explorados. Em alguns (poucos) momentos fiquei cansada disso, em outros a velocidade da leitura era tão abrupta que sequer percebia que as páginas passavam. Quando percebi, já estava no final.

Esse cansaço se deu pelo fato de a autora colocar muitos elementos no livro, ela quis encher a história de coisas e não soube sustentá-las de forma veemente. Por vários momentos a leitura fica solta, justamente por haver buracos, brechas que não são preenchidas.

Todos os personagens parecem que foram bem pensados e encaixados ao seu modo, com seus problemas pessoais, suas dificuldades, seus medos e limitações. Além da história principal, muitas outras se cruzam e não torna a história maçante e desestimulante.

A capa conta com detalhes bem feitos. A diagramação é simples, mas muito confortável. Além dos capítulos curtos, a estética proporciona uma leitura fluida. Para quem gosta do gênero, certamente vai amar embarcar nesse enredo. Ouço sempre dizer que neste livro é 8 ou 80, ou o leitor ama ou detesta. Não é bem assim, até porque não amei e nem tampouco detestei. Gostei do que li e me surpreendi, já que vi muitas pessoas criticando de forma negativa.

A verdade é que precisamos conhecer; é necessário ler para termos nosso ponto de vista sobre tudo. Por isso primo por dizer que é sempre melhor embarcarmos numa história antes de virar os olhos para determinado livro só porque alguém não gostou e não recomendou. Existem diversos gostos e o fato de eu ter gostado não quer dizer que você vá sentir a mesma sensação. Pode ser que você odeie ou ame, ou pode ser que apenas enxergue da mesma forma que eu.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2017/07/resenha-em-aguas-sombrias.html
Isabela | @sentencaliteraria 05/07/2017minha estante
Oi Naty ;)
Estou com muita vontade de ler Águas Sombrias, de tanto ouvir falar bem da autora. Mas me desmotivei por causa desse tanto de narradores... a narrativa parece ficar meio confusa com isso!
Mas pelo fato de a autora trazer um suspense bom ao livro, ainda me interesso em ler o livro!
Bjos

Lana Wesley 05/07/2017minha estante
Primeiramente julgar um livro, por outras leituras decepcionantes da autora e bem difícil, pois crescemos e amadurecemos, e por isso e meio que impossível comparar está obra, com A garota do Trem, inclusive não li este livro. Quero muito adquirir este livro, porque a sinopse me chamou a atenção, após ler sua resenha percebi que a trama e bem construída, e que por isso acaba não ficando tão massante e flui de maneira bem positiva. Espero poder ler este livro logo, e tirar minha próprias conclusões.

Marlene C. 05/07/2017minha estante
Oi Naty.
Eu estou louca para ler esse livro, essa premissa é demais e o fato de que a narração da a impressão de que estamos assistindo um filme é bem diferente e interessante, uma pena que a leitura tornou-se um tanto que cansativa, infelizmente isso acontece né.
Bjs.

Jady.Santos 06/07/2017minha estante
Nunca li nada da autora, e é a primeira vez que vejo este livro. Pra falar a verdade não curti muito, não faz o tipo de leitura que gosto de ler, não curto livros que falam sobre assassinato ou morte. Alem de que pelos comentários e pela resenha a historia parece confusa. Este n é um livro que pretendo ler, mas a quem goste.

Gabi 07/07/2017minha estante
Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, e já adorei a proposta!
Uma pena que o livro possui brechas que não são preenchidas, mas que bom que o fato de ter vários personagens narrando o livro tem pontos positivos. To louca pra pegar o livro e descobrir a causa de tantas mortes! Beijoss

Micheli 12/07/2017minha estante
Oi Naty,
Quero muito conhecer a escrita dessa autora, ainda não tive a oportunidade de ler A garota no trem :/
Adoro um bom thriller, com um suspense de tirar o fôlego, mas não vou criar muitas expectativas com esse livro aí, pois já vi tantos comentários dizendo que o potencial do enredo não foi bem desenvolvido. Então, estou bem intrigada para ver o que vou achar desse livro, quem sabe acabo me surpreendendo com a narrativa da autora.
Beijos

Maria 12/07/2017minha estante
Quero ler, pois adoro mistérios e esse envolvido nessas mortes despertou meu interesse além da minha curiosidade me saber porque as vítimas são mulheres.

Fabiana 13/07/2017minha estante
Adorei tua resenha, pena ter lido ela depois de já ter lido o livro. Vou me ligar para as proximas vezes ;)

Michelli Prado 18/08/2017minha estante
Que incrível tua resenha e a proposta de narração do livro, confesso que nunca li um livro com tantos narradores, ainda mais pelo gênero do livro, fiquei muito intrigada com a historia, e adoro livros com esta temática, já fiquei querendo saber como se desenvolverá esta trama. Esta capa é muito linda. Ainda não tive a oportunidade de ler nada da autora, então mais um motivo para ele para minha lista de desejados!

Fabiana 04/09/2017minha estante
Vi que a nota não foi das melhores e concordo com o argumento. Realmente os inúmeros personagens e fatos atrapalham a leitura. Mas como tenho deficit de atenção e esse tipo de "confusão" me força a concentração, eu me obriguei a anotar os personagens e ler com calma. Me ajudou e eu adorei!

Franciele 09/09/2017minha estante
Primeiro de tudo devo dizer que me apaixonei pela capa, muito linda!
Parece ser um historia bem cativante, aquelas que realmente prendem o leitor. Fiquei curiosa pra saber o que aconteceu com Nel e o qual o segredo a cidade e poço têm. Ainda não li o livro A Garota do Trem, mas tenho muita curiosidade para lê-lo.
Preciso muito ler esses livros e vou procurar um para compra-los.
Adorei tudo, beijos.

Angela Cunha 06/05/2020minha estante
Li este livro tem tanto tempo que confesso que muitos detalhes foram perdidos na memória. Mas me lembro que não curti tanto assim..rs
Acho que pela falta de explicação em muitos momentos. Dava uns perdidos no enredo.Eu já não tinha curtido muito A Garota no Trem e talvez tenha sido essa a motivação para ficar já meio pé atrás.
Beijo

Yara 12/05/2020

nem eu sei o q senti
ok recentemente eu descobri q meu plano de celular oferecia assinatura no skeelo (app de leitura) e dai me surge esse livro como uma surpresa. surpresa justamente pq não estava na minha lista e eu imagino q não o leria se ele não tivesse aparecido na minha cara de forma gratuita e legal hahaha Inicialmente a única coisa q me chamou a atenção foi ?mesma escritora de a garota no trem? por algum motivo isso criou uma expectativa muito grande em mim q infelizmente n foi sustentado até o fim. Tem uma premissa interessante e de fato o suspense chama muito a atenção, mas uma coisa a escritora pecou demais foi o fato de ter 62816282 personagens e cara um narrar um capítulo. Sério. Lendo algumas resenhas dei graças a Deus q nao fui a única a ficar completamente perdidinha na leitura, juro q tive q fazer uma colinha no bloco de notas pra lembrar quem era cada personagem. O final não foi muito surpreendente eeeee apesar de parecer q só falei coisas ruins nessa review esse livro eh bom! se tá na sua lista de leitura, leia. Se não tá, finge q não conhece e vida q segue.
Fabricio 12/05/2020minha estante
Estou lendo nesse momento e amando que tem vários pontos de vista kkkk

Yara 12/05/2020minha estante
Entaaaoo eh interessante mas até a metade do livro eu pensava ?pera, quem é lousie mesmo? é casada com o mark ou é mulher do policial?? kkkkkk aí eu tinha q voltar pra achar ela.. eu q lute

Elaine 22/05/2020minha estante
Mesma coisa q eu achei. A nossa resenha tá parecida! Hahahah

Elaine 06/06/2020minha estante
Estou lendo e tendo a mesma sensação q vc teve

Vanêssa 16/07/2020minha estante
Tb fiz essa colinha no bloco de notas hahaha

Milena 06/10/2021minha estante
Ai amg,ele não tava na minha lista mais acabei de pegar na biblioteca da minha cidade por causa que era a mesma escritora de a garota no trem,espero que eu goste

Ana Lucia F. Silva 10/10/2021minha estante
Gostei bastante desse livro, e o final foi uma surpresa pra mim. Só acho que a escrita da autora precisava ser mais dinâmica

Karla 04/06/2022minha estante
tbm tô achando cansativo, são muitos personagens,ora é um ora é outro, acaba confundindo

Gleice 29/01/2023minha estante
Ganhei no skeelo também, acabei de começar.

Denise.Pereira 08/12/2018

Esperava mais
Comecei a ler a história empolgada com o plot , mas a coisa foi se arrastando e acabou da forma que imaginei...
Claudio.Simonetti 08/12/2018minha estante
Olá , quando quiser entrar no detetives ainda tem sua vaga. Valeu.

Denise.Pereira 08/12/2018minha estante
Muito obrigada Cláudio. Mas continuo com problemas que impedem minha dedicação a esse projeto. De qq forma, muito obrigada mesmo.

Vanessa Barros 09/12/2018minha estante
Concordo com você, minha maior decepção com esse livro foi ele ser previsível demais. Amo o jeito que Paula Hawkins escreve ? é gostoso de ler ? entretanto, ela matou esse livro ao fazer com que você consiga prever o final sem nem ter chegado a página 50.

Vanessa Barros 09/12/2018minha estante
Corcordo com você, o livro tem um final muito previsível. Amo a forma como Paula Hawkings escreve (é gostoso de ler), entretanto, o que matou esse livro foi o fato de você conseguir prever o final sem nem ter chegado a página 50. O livro tem potencial, mas acho que ela errou um pouco na forma que conduziu a história, podia ter tido um pouco mais suspense ou um final mais surpreendente. Sem dúvidas "a garota no trem" supera muito esse aí.

Denise.Pereira 11/12/2018minha estante
Verdade Vavá

Poliana Lira 29/10/2017

Em Águas Sombrias
Acho que se tivesse lido o livro em mãos teria desistido dele , mas como foi em audiobook, resolvi ir até o fim. Achei a narrativa bem cansativa , a história não me cativou em momento algum, confesso que queria terminar logo... rss Agora o final foi uma surpresa, não esperava!
Tava doido nesse livro!

Poliana Lira 30/10/2017minha estante
A capa é linda, continue doido rss ,de repente cai no seu gosto. :)

Adriana.Alexandrin 30/10/2017minha estante
Se for do tipo Em um bosque muito escuro,vou pôr ele lá prá baixo na listinha!

Poliana Lira 30/10/2017minha estante
Não é!

Adriana.Alexandrin 30/10/2017minha estante
Pq do Bosque não gostei muito não!

Elida Malheiros 11/09/2017

Beckford não é um local de suicídios. Beckford é um local para se livrar de mulheres encrenqueiras.
Sentiu o drama? Tremeu? E se eu te contar que desde que li essa história, to remoendo cada detalhe e cada personagem na minha cabeça? Essa vai ser uma resenha bem difícil de fazer, porque qualquer coisa, qualquer pista, qualquer diálogo ... é spoiler! Então vou tentar me equilibrar nessa tênue linha e falar um pouco das minhas impressões aqui.
Nel Abbout está morta. Ela se jogou no poço dos afogamentos, e Jules sua irmã mais nova está sendo obrigada a voltar para a pequena cidade de Beckfort para enfrentar a velha casa do moinho - onde Nel morava com sua filha de 15 anos, Lena - e enfrentar segredos do passado, um passado que ela verdadeiramente prefere não lembrar.
Infelizmente, Nel não é a primeira e nem a ultima mulher a ser assassinada ou a se suicidar no rio, e existem vários motivos fortes que indicam que talvez existam muitos segredos por trás de cada morte e que qualquer pessoa pode ser culpada, afinal, o que Nel e tantas outras mulheres escondiam?

Eu devorei absurdamente rápido esse livro (e olha que li “devagar” pra não deixar escapar nenhuma pista), em 2 dias já tinha terminado a leitura e estava com os olhos estatelados de surpresa. Não vou dizer a vocês que o final foi surpreendente e que não era uma das minhas linhas de raciocínio, mas o que me chocou foi a forma em que ele foi escrito, o jeito como tudo acabou, os pensamentos das pessoas e o real sentimento que TODO mundo é capaz de qualquer coisa pelos motivos mais banais. A #PaulaHawkins trás de início uma série de personagens que podem confundir sua cabeça, pois cada um se interliga a outros casos e pra não me confundi, confesso que fui anotando os nomes de acordo com que cada um aparecia, isso ajudou bastante.
Pra quem gosta de um bom thriller psicológico, essa é uma ÓTIMA leitura. A Paula tem esse poder sobre a gente, de mexer com nossas convicções, assim como ela fez comigo em #Agarotanotrem (resenha em breve). Já leu #Emaguassombrias? Vem conversar comigo.

site: @Falandodoqueli
Nayara - @nay.e.os.livros 11/09/2017minha estante
não vejo a hora dessa autora lançar + livro kkk fiquei viciada depois desse rs

Elida Malheiros 11/09/2017minha estante
Fala nãoooo

Nayara - @nay.e.os.livros 11/09/2017minha estante

José Carlos 10/10/2017minha estante
Acabei de terminar! Muito bom o livro! Mas até agora não entendi a história da pulseira! Vc disse que prestou bastante atenção nas pistas! Se der, Me explique, por favor :(

Elida Malheiros 11/10/2017minha estante
Kkkkkk essa história ficou mal explicada mesmo kkkk mas pelo que entendi a pulseira tinha ficado na cabana e foi encontrada pelo pai do Sean (Patrick) que por sua vez deixou no carro da nora (Helen). A Helen soube na hora de quem era a pulseira quando viu e decidiu guardar no seu escritório na escola, que era um local "seguro". Assim um desconfiava do outro, mas queriam "encobrir" o verdadeiro assassino.

Rodolfo Baldassi 30/08/2022

Achei extremamente chato

Começa muito confuso e demora a engatar. As histórias da mulheres mais antigas que é a coisa mais legal não é muita abordado.

Lento e chato, e quando finamente chega num ápice, o problema se resolve de forma tão simples, que se torna indiferente. A reviravolta final, totalmente esperada.
Igor Del Rey 31/08/2022minha estante
Estou lendo esse também. Passei da metade agora. Não estou achando confuso. Mas me parece que há mais pontos de vistas do que o necessário. E, convenhamos, é difícil empatizar com alguém ali..
Paula Hawkins parece que só escreve personagem detestável de proposito. Em todo livro! -.-
Não estou esperando nenhuma reviravolta grandiosa. Apenas quero que acabe. Rs

Rodolfo Baldassi 31/08/2022minha estante
Hahahaha esperando que acabe kkkkk. Talvez eu que fui com expectativa .. por que li antes ?em fogo lento ? e adorei

Igor Del Rey 31/08/2022minha estante
Com este livro, eu já terei lido os 3 livros da autora. E acho que os 3 terão a mesma nota: 3 estrelas. Rs
E acho que meu preferido continuará sendo aquela da racha no trem. Pelo menos ali há menos personagens. Kkkk

Yasmin 03/11/2022minha estante
Alguém poderia me explicar o final desse livro?

Tatiana Andrade 11/08/2019

Um porre
Sinceramente, eu detestei esse livro!
Foi uma leitura muito arrastada, personagens chatos, na verdade, tantos personagens que você até se perde.
Nada surpreendente quanto ao final! Entediante!
Nati Lìma 19/08/2019minha estante
Me sentindo da mesmo forma... e olha que nem terminei o livro ainda ?

Tatiana Andrade 01/09/2019minha estante
Kkkkk muito obrigada @louca_porlivrosss !!! Caso vc consiga prosseguir com a leitura...me conta o que vc achou! ;)

Nati Lìma 01/09/2019minha estante
Ahhh eu terminei e realmente não curti! Triste porque a premissa é muito boa! Tinha tudo pra ser um bom livro!

Tatiana Andrade 01/09/2019minha estante
De fato, concordo totalmente com você !!

Raiza 04/09/2017

Nada de interessante.
Um livro com uma narração de dez personagens foi coisa demais, sim, ver o ponto de vista de cada um foi interessante, mas alguns são desnecessários. A leitura me lembrou bastante a obra anterior da autora, a garota no trem, que pra mim foi uma leitura devagar mas esse se superou, um suspense fraco e sem muitos pontos altos. Gostei realmente do final, a última página onde o segredo foi revelado e por uma pessoa totalmente livre de suspeitas.
Manuka 05/09/2017minha estante
Eu também achei confuso. A forma como ela escreve não comporta tantos personagens assim, errou a mão. Sem falar que não consegui de jeito nenhum comprar a ideia da autora de colocar a Nel como uma pobre vítima injustiçada por todos. Eu achei a personagem displicente e irritante, por mim poderia ter morrido duas vezes, se possível. Achei boa parte dos indivíduos bem irritantes, na verdade, mas a tal Nel é insuperável.

Raiza 07/09/2017minha estante
De fato não há nenhum personagem cativante nesse livro.

jojo 10/01/2018minha estante
Concordo com você . Muita narrativa de personagens e você não se identifica com nenhum. Achei muito confuso. Até q o final valeu a pena.
Porém deixou a desejar

Hellohell 29/03/2021

Funciona em partes.
Esse é um livro que divide muitas opiniões. Vou levantar aqui dois pontos que a maioria das pessoas reclamaram, mas que funcionaram pra mim.

1 - MUITOS PONTOS DE VISTA.
O fato do livro ser contado do ponto de vista dos personagens, pra mim é o que faz a história ser mais intrigante, pois cada um tem sua versão... Ninguém quer se comprometer, todos querem ser safar. E assim conseguimos ver como as mortes afetaram cada um.

2 - IDENTIFICAÇÃO COM OS PERSONAGENS.
Todos os personagens são chatos, não me conectei com nenhum. Mas isso me fez refletir em o quão são humanos. Todos cometeram erros, assim como nós todos os dias né? Mas as vezes a gente espera encontrar o personagem perfeito, que é aquele que tem atitudes que nós gostaríamos de ter, mas não temos.

?? Atenção: o livro pode despertar gatilhos. Assuntos como violência, abuso sexual, pedofilia... Estão presentes na trama e se vc fica incomodado com isso, esteja avisado.
@PamBooksPorto 29/03/2021minha estante
Estou com esse livro pra ler. Tô com medo de não gostar kkkk. Mas eu amei a garota do trem

Hellohell 29/03/2021minha estante
Vc vai gostar com certeza haha. Ele é melhor que A Garota do trem.

@PamBooksPorto 29/03/2021minha estante
Eitaaaaaaa, já quero ler ??

Mari 09/05/2017

"Nel Abott já vinha brincando com fogo - era obcecada pelo rio e seus segredos, e esse tipo de obsessão nunca acaba bem."
A Garota no Trem foi um livro que me envolveu demais. Por isso, quando Em Águas Sombrias foi anunciado, Ansiedade passou a ser meu nome do meio. Graças ao Grupo Editorial Record - que me enviou um exemplar do livro de surpresa - pude ler o livro antes do lançamento mundial e ele conseguiu me deixar acordada durante toda uma madrugada, me fez sonhar com a trama e ainda deixou frases marcadas na minha memória. Acho que, só por isso, já dei para perceber como foi uma ótima leitura, não?

"Há quem diga que essas mulheres deixaram algo de si na água, outros, que a água retém parte do poder de cada uma, pois desde então tem atraído para suas margens as desventuradas, as desesperadas, as infelizes, as perdidas. Elas vêm aqui para nadar com suas irmãs." p. 45

Beckford é uma cidade na Inglaterra cercada por um extenso rio. Um trecho dele, em especial, sempre despertou o interesse de Danielle Abott e o receio de grande parte da população. Isso porque o local, que fica logo abaixo de um penhasco, é chamado de Poço dos Afogamentos, uma vez que muitas mulheres foram encontradas mortas ali ao longo dos séculos. Nel então passa sua curiosidade para o papel e começa a escrever um livro sobre o rio, a cidade e seus habitantes, até que ela se torna uma das mulheres do rio.

"O rio pode voltar ao passado, trazer coisas à tona e cuspi-las na margem diante dos olhos de todos, mas as pessoas não podem." p. 95

Paula Hawkins é uma autora e tanto. A Garota no Trem possui uma premissa intrigante, porém ela consegue ir muito além. Já em seu novo lançamento, Em Águas Sombrias, ela já deixa claro na curta sinopse que algo simples pode ser uma coisa muito grandiosa e vai ainda mais além. Sua escrita parece ainda mais madura e sua narrativa, seja em primeira ou terceira pessoa, se mostra ainda mais envolvente. Os capítulos são curtos, te fazem querer virar mais e mais páginas e os 14 pontos de vista diferentes tornam a história ainda mais interessante.

"— Não há momento melhor que o presente — disse ele." p. 145

Alguns personagens se abrem mais facilmente para os leitores, enquanto outros nos farão analisar as barreiras que os cercam antes de tentar quebrá-las. A autora faz de tudo para que você não confie em ninguém, principalmente porque acabamos nos dando conta de que nenhum personagem é apenas o que mostra ou o que outra pessoa vê dele. A dúvida é inevitável, mas o envolvimento é certo. Cada um dos personagens, da sua maneira, irá acrescentar algo para o enredo e se verá envolvido com pelo menos um dos mistérios que surgem ao longo da trama. Sem falar que suas vidas acabam sendo ligadas de uma forma ou de outra, então é impossível não se ver empolgado com todo o vinculo.

Entre os personagens que se destacam estão Jules, Lena, Louise, Erin, Sean, Josh e Nickie. Jules é uma mulher receosa e confusa, Lena é uma jovem rebelde, forte e leal, Erin é uma policial relaxada porém atenta, Sean é um homem estranho e cheio de segredos e fraquesas, Josh é um menino que parece mais novo por conta do medo e Nickie é uma mulher especial e poderosa que traz toda uma novidade e curiosidade para a trama. Isso porque ela é uma médium. Nickie conversa com mortos, escuta o rio e acaba reprimida, sem tanta oportunidade de se mostrar. Ou, talvez, ela mesma não queira isso por ter seus próprios motivos...

"Às vezes, mulheres encrenqueiras cuidam umas das outras." p. 170

A dedicatória do livro vai "para todas as encrenqueiras". Os desejos e as motivações das mulheres ao longo dos séculos acabam sendo abordador por Paula Hawkins. A questão de serem apenas mulheres que aparecem no rio, que são assassinadas ali ou se suicidam naquele local... o que será que todas elas – com vidas, idades e atitudes diferentes – poderiam ter em comum? A autora nos leva até o século XVII, nos faz pensar sobre os avanços e as dificuldades das mulheres que querem se impor, que querem seguir seus desejos e alcançar um lugar de destaque. Talvez muitas pessoas não entendam o diferencial disso ou o propósito de Hawkins, contudo espero que isso não aconteça tanto. Ela vai desde esposas maltradas pelos maridos até mulheres determinadas que causam medo por serem exatamente quem elas gostariam de ser, passando por mulheres que se relacionam com homens mais velhos, mulheres traídas que não culpam seus maridos por seus atos, amantes que se sentem bem com suas posições e etc.

Temos também toda a questão da investigação da morte de Nel. Jules, sua irmã, está segura de que ela não se jogou, ao mesmo tempo em que sua filha afirma que o desejo da mãe foi realizado e Nickie vai contra tudo e contra todos afirmando que tudo isso é muito mais complexo do que as pessoas se permitem acreditar. Acabamos sendo envolvidos na morte de Katie – uma jovem que teve o mesmo destino de Nel anterorimente – também e, de repente, é como se fizéssemos parte do elenco, como se fossemos moradores de Beckford. Será que eles teriam motivos para acabar com seu projeto, com sua vida? Será que ela estava desvendando segredos demais?

Pensei em dar 4,5 estrelas para o livro porque acredito que a autora poderia ter se aprofundado um pouquinho mais na realidade de Nickie (falando sobre seu dom, sua irmã, seus conhecimentos...) e nas verdades de Erin e Hellen – duas personagens que, apesar de tudo, ainda parecem incógnitas para mim. Também seria ótimo poder encontrar mais de Libby no início da história, assim como conhecer os motivos para que Nel não desistisse de sua irmã, que tanto quis evitá-la durante tantos anos. Mantive as 5 estrelas porque não é como se esses pontos fazessem falta ou atrapalhasse o desenrolar, pelo contrário, são assuntos/personagens que charam minha atenção e eu gostaria de saber mais.

Em Águas Sombrias é um thriller repleto de personagens bem construídos, de desconfiança e de sofrimento. Paula Hawkins te faz ficar acordado sem querer parar a leitura e lembra do perigo de guardar sentimentos e palavras apenas para si. A vontade que tenho agora é de visitar Beckford, procurar a casa do moinho, passar pela casa dos Ward, pisar na lama do rio e até nadar nele. Sem dúvidas uma leitura eletrizante, misteriosa e viciante.

site: http://www.magialiteraria.net/2017/05/resenha-em-aguas-sombrias-paula-hawkins.html
Grace 10/05/2017minha estante
Ler sua resenha me fez querer ler o livro !!

Grace 10/05/2017minha estante
Sua resenha me fez querer ler o livro!

Vitor.Leal 21/05/2017minha estante
Melhor resenha que li sobre o livro. Parabéns !

Cayo.Fellype 22/10/2023

Uma das piores leituras que já fiz na vida. Misericórdia, a história tinha potencial pra ser interessante, mas o livro simplesmente não vai pra lugar nenhum, não acontece nada, não tem graça.

A narração é feita por vários personagens que nem precisavam aparecer na história, você fica confuso muitas vezes.

A única coisa que salva é o plot no último parágrafo do livro.
caspaeletrica 23/10/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKKJURO, esse livro é tortura. Eu quase nunca larguei livro em vida mas esse foi tipo impossível. A querida literalmente botou todos os cidadãos do mundo possíveis na história seriokkkk.

Cayo.Fellype 25/10/2023minha estante
Não deu, eu terminei pq realmente não gosto de abandonar livro. Mas li na força do ódio. A querida achou que tinha msm q contar a narrativa de cada morador da cidade kkkkkkk

caspaeletrica 26/10/2023minha estante
Nem eu gosto de deixar de lado, principalmente pelo prazer de poder falar mal aqui depois. Mas esse foi realmente impossível. Até doei, coisa que nunca faço mesmo. Você deveria ganhar uma medalha juro

Angelucia.Souza 25/07/2021

O livro retrata um suspense psicológico que gira em torno da existência de uma curva de rio que é conhecida como "poço dos afogamentos", e onde muitas mulheres perdem a vida. Mas será que todos os casos são mesmo suicídios?
Thais645 25/07/2021minha estante
Parece um livro interessante.

Angelucia.Souza 25/07/2021minha estante
É muito bom, super recomendo

Fabiana 25/07/2021minha estante
Achei bem razoável?

Narah 25/01/2023

Gosto muito da escrita da Paula. Não acho as descrições exaustivas nem uma enrolação, acho que tudo que ela descreve dos personagens deixa muito claro pra gente imagina-los. O enredo é bom com muitos suspeitos e eu amei sobre as passagens das bruxas. Trágico, é claro, mas achei muito boa pra desenvolver a estória em torno do rio. Em A garota do trem ela fala um pouco de gordofobia e nesse ela desenvolve um pouco mais, trás bullying como tema principal,estupro, violência doméstica e assassinato. Então, se tiver algum gatilho EVITE.
Theo 01/07/2023minha estante
Amg, esse livro é mto mais pesado q A Garota no Trem? E outra coisa, é tão bom tanto? Prende tanto quanto? Tem um plot bom?

Theo 01/07/2023minha estante
Desculpa a quantidade de perguntas KKKK

Narah 02/07/2023minha estante
Ele é tão bom quanto, achei até melhor. Tem alguns gatilhos e me prendeu. Até o momento é meu preferido dela.

Nati Lìma 20/08/2019

Confuso...
Um livro confuso, cheio de personagens, o leitor acaba de perdendo e não consegue absorver quem é quem até 60% do livro!!! ?
Liana 02/10/2019minha estante
Estou lendo e gostando do livro, mas me senti assim também... até metade do livro ficava pensando, quem é esse mesmo? Hahaha...

Mariana 15/10/2019minha estante
Achei a mesma coisa!