A Estrutura da Bolha de Sabão

A Estrutura da Bolha de Sabão Lygia Fagundes Telles

Resenhas - A Estrutura da Bolha de Sabão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Dilalilac 21/04/2024

Contos com estrutura similar a da bolha de sabão
Após Antes do Baile Verde e Seminário dos Ratos, esse é o mais ""fraco"" que li da autora, mas está há milênios de distância de ser ruim.
A questão é que nesse há uma abordagem mais branda, enquanto os contos dos dois livros anteriores se fincavam mais na identidade particular.
É como uma caixa de bombons, por exemplo, e aí os outros livros possuem trufas com uma enorme variedade de recheios, e alguns com trufa simples de chocolate. Os de trufa simples são uma delícia, mas não são uma surpresa. E isso não é algo ruim.
São como a bolha de sabão, doces mágicos, que nos enchem de sensações, como é típico da Lygia, porém efêmeros.

01. A Medalha: 4?
02. A Testemunha: 3?
03. O Espartilho 4?
04. A Fuga 2?
05. A Confissão de Leontina 5?
06. Missa do Galo 4?
07. Gaby 4?
08. A Estrutura da Bolha de Sabão 4?

Toni 18/04/2024

Leituras de 2023

A estrutura da bolha de sabão [1991]
Lygia Fagundes Telles (SP, 1918-2022)
Cia. das Letras, 2010, 184 p.

Apesar de já conhecer o conto “A estrutura da bolha de sabão” (presente em vários volumes paradidáticos, acho que o li umas 2 ou 3 vezes durante meus anos colegiais), não imaginava que ele fosse apenas uma breve amostra das tensões sociais e psicológicas que iriam caracterizar as demais narrativas presentes neste livro. Dando mais uma vez provas de sua incrível versatilidade, Telles apresenta aqui contos que vão do registro realista ao surreal, das vozes de uma burguesia paulista falida ao depoimento de uma migrante vivendo à margem da sociedade, do crime inadvertido (quiçá premeditado) à profunda mágoa de personagens presas a um cotidiano inescapável.

Diferente de outros livros da escritora, este título reúne apenas 8 contos (em quase 170 páginas), 3 deles (os melhores) quase da extensão de novelas: “O espartilho”, “A confissão de Leontina” e “Gaby”. Nessas narrativas mais longas, o aprofundamento psicológico das personagens evidencia-se pelo vai-e-vem da memória em embate constante com o que se desenrola no presente diegético (ainda que o mesmo possa ser dito das narrativas mais curtas, em menor escala e com outros dispositivos, evidentemente). Em “O espartilho”, por exemplo, que começa com “Tudo era harmonioso, sólido, verdadeiro” logo se transforma em um rosário de revelações desconcertantes de uma família tradicional (daquelas… vocês sabem) cheia de segredos. Ainda que se possa argumentar que a imagem do espartilho seja metáfora fácil de “sufocamento”, Lygia não decepciona na elegância crua de seu uso: “Quer que eu tire o espartilho”, pergunta a narradora à avó que passa mal. “Não filha, eu me sentiria pior sem ele.”

De tudo que li da escritora (neste projeto de ler cronologicamente sua obra — há uma aba aqui no perfil com todas as leituras já feitas), este talvez tenha sido seu livro que menos me impactou. Guardo, claro, imensa paixão por Leontina e pelo primeiro conto (bem curto, “A medalha”), mas para quem nunca leu Lygia e quiser começar por suas narrativas breves, reitero a recomendação de “Antes do baile verde”.

Miriam_Santos 31/03/2024

O único contato que eu tive com a obra de Lygia Fagundes Telles foi com o conto " Venha ver o pôr do sol", depois não li mais nada dela até agora.

?"A estrutura da bolha de sabão" é um livro  que reuni 8 contos com personagens envolvidos em segredos, mentiras e manipulações e muito mais.

?Eu confesso que contos não são meu tipo de leitura favorita, não me envolve muito.

Dos oitos contos eu gostei no máximo 3, sei que o livro é aclamado, mas pra mim não funcionou, porém tudo bem, a leitura não é unânime.

carlistar 31/03/2024

?Um por um, fugiram todos.?
Tenho buscado cada vez mais me aventurar por novos autores e pra iniciar minha leitura dos trabalhos de Lygia Fagundes Telles escolhi este aqui. Com destaque para ?O espartilho? e ?A confissão de Leontina? - que fisgaram meu coração, me deparei com histórias e protagonistas muito singulares no geral e gostei da experiência. Estou ansiosa pra ler mais obras da autora!

Milton 27/02/2024

Um dos melhores livros de contos nacionais já publicados
Lygia escreve como ninguém, ela SIM entendeu como a estrutura de um conto funciona.

meses depois de ter lido, o conto "a confissão de leontina" ainda grita na minha cabeça, eu leria centenas de páginas sobre essa história e não me conformo que sejam pouquissimas páginas (porém o suficiente pra te fazer nunca mais se esquecer do que leu)

carlineeeee 02/02/2024

Triste, mas só gostei de metade dos contos, são eles:
a medalha
o espartilho
a fuga
a confissão de leontina

Xuneor 30/12/2023

Lygia ?
Mais uma experiência gostosa lendo Lygia. Alguns constos fantásticos, outros nem tanto. Mas mesmo assim, é sempre incrível ver o que a Lygia faz com as palavras e também o modo como ela te prende, te envolve na microtrama que ela cria.

Babih Bolseiro 24/11/2023

Há prós e contras
Primeiro contato com a escrita da autora (que eu me lembre) e confesso que continuo não sendo muito fã de contos. Porém, nessa obra gostei muito dos contos: A testemunha, A fuga e O espartilho. Para ser sincera, alguns contos achei bem chatos, um tanto confusos e não gostei do famoso fluxo de consciência. Por outro lado, gostei das temáticas abordadas pela autora e fiquei um tanto admirada pela coragem dela de dizer certas coisas na lata. Em março, vou ler outra obra da autora e vamos ver no que vai dar.

Thami 22/11/2023

Lygia contista difícil não virar favorito! Livrão! Muita genialidade! Os contos O espartilho, a missa do Galo e A Confissão de Leontina foram os meus favoritos ?

.geo. 16/11/2023

Meu primeiro contato com a autora. Amei a escrita dela. Não curti muito alguns contos, por isso 4 estrelas e não 5, todavia recomendo.

Gabyfranhan 14/11/2023

Bons contos
Achei bem legal os contos presentes neste livro. Lygia sempre muito delicada em sua escrita, fazendo com que o leitor se envolva.
A leitura acaba sendo rápida, por conta disso.
Recomendo!

Vicky 05/10/2023

Intrigante
Eu já tinha lido Lygia na escola, mas nada que me preparasse para estes contos. Cada um aborda um tema diferente, mas nenhum entrega sobre o que é logo no começo. Aliás, achei a leitura de vários contos difícil, não entendia o andamento da história e estava quase pensando que tinha virado filosofia. Mas no final consegui depreender algo da maioria. Não gostei muito, porém talvez eu ainda não tenha muita... maturidade? para o apreciar como se deve.

HonorLu 03/10/2023

A Estrutura Familiar Burguesa
A Estrutura da Bolha de Sabão tem consideravelmente menos contos que os demais livros da autora, mas aqui alguns aparecem com um desenvolvimento maior. O Espartilho, A Confissão de Leontina, Gaby são exemplos de contos de "longo fôlego".

O que os contos compartilham em comum, talvez, é a ironia ácida da disfunção familiar pequeno burguesa. Aqui as personagens vivenciam ou sofrem as consequências de uma estrutura familiar hipócrita, de bases corruptas e por vezes fascistas.

A Confissão de Leontina é uma exceção, já que não se trata de uma família burguesa, mas aqui percebemos a lente do narrador sobre o processo da urbanização desenfreada e para onde está se encaminhando as grandes capitais e as problemáticas que surgem desse crescimento mal planejado: a guerra às drogas, a violência urbana, a prostituição, a desigualdade social e a pobreza extrema (enquanto alguns poucos lucram em extremo).

Laysa1997 29/09/2023

A exatidão e as inconstâncias
A Estrutura da Bolha de Sabão foi o quarto livro de contos que li da Lygia e, definitivamente, foi o que menos gostei. Não que o livro seja ruim - não consigo conceber a Lygia escrevendo um livro ruim - mas é um livro inconstante na qualidade. É curioso o livro tratar das inconstâncias da vida ao passo que os próprios contos são inconstantes entre si. Dos oitos contos, eu diria que O Espartilho e A Confissão de Leontina são excepcionais; A Testemunha, A Fuga e Gaby são bons; e A Medalha, Missa do Galo e A Estrutura da Bolha de Sabão são regulares. De maneira geral foi uma leitura muito proveitosa. Quase todos os contos apresentam uma perspectiva bem dolorosa e crua da vida, especialmente os meus dois contos preferidos da coletânea. Talvez um trecho bem apropriado para finalizar a resenha seria "E agora essa inconstância. Efêmera nas frases, ideias. E eterna na essência como a noite."

Luiza3234 02/09/2023

Que perfeição meu Deus do céu
Um livro que me fez ter emoções boas, emoções ruins, foi uma montanha russa de emoções. O jeito que a Lygia escreve me encanta sempre!! Poderia passar minha vida inteira só lendo os livros dela, as histórias dos contos estão impecáveis, a escrita está perfeita, está tudo maravilhoso. Recomendo muito pra quem adora emoções fortes, altos e baixos durante a leitura e quem também ama a literatura brasileira.

1 | 2 | 3 | 4 | 5