Um sopro de vida Clarice Lispector

Resenhas - Um Sopro de Vida

Andressa Beatriz 03/01/2024

Para ser sentido, antes de qualquer coisa
Os livros de Clarice são para serem sentidos, não necessariamente entendidos, e esse em específico mexeu demais com espaços da minha mente que nem eu conhecia.
Traz uma reflexão profunda sobre a percepção do tempo, sobre a passagem da vida, sobre autoconhecimento e a busca por si (quem sou, quem aparento ser e quem querem que eu seja?) tudo isso de forma complexa e profunda formam essa que é uma leitura linda e marcante.

sarahoqueiroz 01/01/2024

A Clarice é sempre um acalento no coração daqueles que possuem uma dificuldade geral de lidar com a vida. É um livro de divagações desconexas entre si, porém intimamente conectadas com a psique e a solidão humana.

" Que eu tenha coragem de me enfrentar. Que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo."

"Eu me tornei intolerável para mim mesma. Vivo numa dualidade dilacerante. Eu tenho uma aparente liberdade mas estou presa dentro de mim."

" De repente as coisas não precisam mais fazer sentido. Satisfaço-me em ser. Tu és?"

Kelly tirelli 31/12/2023

Um sopro de vida
Um livro póstumo de Clarice Lispector, onde acompanhamos o processo do narrador e de sua personagem Ângela Pralini. Inicialmente o autor diz não se identificar com sua criação, ela sendo seu oposto. Mas aos poucos ele vai se reconhecendo e se apaixonando, até sentir cada movimento existencial de Angela. Ângela é complexa, ela é tudo e é nada. Ela é vida e é morte. Ela é todos nós.

?Não sou relativo, sou infinito. Por isso, em cada ser me reflito, em cada ser me encontro?.

anafieg 31/12/2023

Isto não é um lamento, é um grito de ave de rapina
"vivo em êxtases provisórios. vivo dos dejetos de naufrágio que o mar rejeita para a praia"

livro perfeito para nós que nunca fomos livres nossas vidas inteiras. nós que por dentro sempre nos perseguimos. nós que nos tornamos intoleráveis para si mesmos.

Juliana 31/12/2023

Interessante e complicado
Esse livro é bem complicado e por várias vezes achei que não iria finalizá-lo. Há trechos que me pegaram profundamente e marquei diversas passagens do livro, mas também houveram muitos momentos de desconexão e até tédio. É apenas meu segundo contato com a obra da Clarice e creio que acabei lendo no momento errado. Porém, ainda acho que esse é um livro interessante, embora tenha sido uma leitura bem puxada.

Lili Gomes 30/12/2023

Clarice sendo Clarice

Gostei bastante da leitura, não li tantos livros dela mas acho que esse é o melhor? não sei kkkk

Maria 28/12/2023

Esse aqui foi difícil de engolir
gastei tanto neurônio pra ler esse livro que terminei ele ate cansada
eu só descobri depois, mas o livro foi publicado depois do falecimento dela, e foi escrito durante a doenca ja em estado grave, e isso explica MUITA coisa (apesar de eu ter achado o livro ruim)
me aprece mais que isso era um diário, uma construção de uma futura ideia que ela não conseguiu concluir, onde ela só escrevia e escrevia sem parar, sem pensar, sem fazer sentido, sem criar contexto e sem tentar vincular uma coisa na outra
ela mesma escreve ?deus me perdoa creio que estou divagando sobre o nada?, e a historia é exatamente assim
apesar das frases lindisssssimas que tem no começo, não recomendo MESMO, principalmente se esse for seu primeiro contato com ela! é um livro pra fans, estudantes da vida dela/literatura/historia

nohardfeelings 28/12/2023

?eu tenho tanto medo de ser eu.?
?fiquei sozinha um domingo inteiro. não telefonei para ninguém e ninguém me telefonou. estava totalmente só. fiquei sentada num sofá com o pensamento livre. mas no decorrer desse dia até a hora de dormir tive umas três vezes um súbito reconhecimento de mim mesma e do mundo que me assombrou e me fez mergulhar em profundezas obscuras de onde saí para uma luz de ouro. era o encontro do eu com o eu. a solidão é um luxo.?

meu segundo livro da clarice. uma leitura demorada, cansativa. estar dentro da cabeça dela, com a forma que ela escreve me deixa um pouco exausta.
eu gostaria de ter tido oportunidade de ficar dentro da cabeça da clarice por um dia e ver como era.
talvez eu não esteja tão pronta. ainda assim, valeu a leitura.

Camila 26/12/2023

"Eu sou um abismo de mim mesmo"
Será uma resenha breve, pois o livro já é profundo o suficiente. Clarice Lispector não se rende às palavras, mas são elas que se curvam a sua soberania literária. "Um Sopro de Vida" consiste em uma série de observações, aparentemente, desassociadas e avulsas sobre a existência humana. Contudo, essas observações não se materializam em si mesmas. Grande parte delas se mantêm no campo metafórico e alcançam conceitos abstratos e assertivos que definem divagações diante da possibilidade da morte e da inevitabilidade da vida. A cada momento que se é desagregado diante do olhar atônito do leitor, o narrador e sua criação - Ângela - destilam percepções viscerais sobre o ser e como a enunciação de viver é capaz de dilacerar alguém de dentro para fora.

Chocante, magnânimo e irreverente. Assim como Clarice sempre será.

Leonardo1121 20/12/2023

Sobre Um Sopro de Vida
Simplesmente Clarice, completo e complexo.
Muitas vezes confuso e sem sentido (propositadamente), como a própria Clarice disse, um livro que não precisa ser entendido, mas sim, sentido. E eu senti com prazer.

Jeo 19/12/2023

Um sopro de vida
"Hoje matei um mosquito. Com a mais bruta das delicadezas. Por quê? Por que matar o que vive? Sinto-me uma assassina e uma culpada E nunca mais vou esquecer desse mosquito. Cujo destino eu tracei. A grande matadora. Eu, como um guindaste, a lidar com um delicadíssimo átomo. Me perdoe, mosquitinho, me perdoe, não faço mais isso." (Um sopro de vida, p.69).

Esse foi o primeiro livro que li da Clarice Lispector, confesso que eu me surpreendi com a forma que ela escreve. Eu não esperava, foi uma surpresa para mim.

É um livro onde a Clarice cria um personagem chamado "Ângela" e o outro personagem é o "Autor". É como se fosse uma conversa, eles tentam se entender, o "Autor" tenta explicar a Ângela e é incrível. É tudo como se fosse um diálogo. No posfácio do livro na p.183 é dito: "Para se encontrar consigo mesmo, ele precisa de se libertar do "luxo da alma" que tomou conta de Ângela e é por isso que tanto se aproxima como se afasta da personagem a quem dá vida".

Clarice diz: "Quero que cada frase desse deste livro seja um clímax" p.15. Isso realmente acontece, é por isso que meu livro tem muitas marcações.

Ele fala sobre a vida e a solidão, fala sobre amor próprio, sobre Deus, o Desconhecido, o tédio. Clarice se expressa da forma que está naquele momento, ela escreve sobre o que quer, sobre o que dá na telha, sobre o que está sentindo.

Não é um livro fácil, Clarice também diz que não é preciso entender o livro, é preciso sentir. Com isso em mente, a leitura fica fluída, fica mais fácil digerir a complexibilidade. Claro que, a personagem Ângela, as vezes escreve algumas coisas sem conexão uma com as outras (principalmente em seu livro) mas é preciso saber que isso é característico dela.

É meu primeiro livro de Clarice e fico muito curiosa para conhecer as suas outras obras. A partir disso, digo que eu recomendo ao menos conhecer Clarice, eu me surpreendi e agora entendo o motivo pelo qual a Clarice é grande. Ela apresentou um estilo muito diferente e cativante.

luscasthur 16/12/2023

Meu livro favorito da Clarice até aqui.
A introspectiva, a dualidade e a maneira como ela fez um laço entre ambos. Acho que também seja o mais intimista dela, posso estar errado, dado que não terminei de ler os 19 da coleção dela.

Gosto desse livro porque você consegue sentir o que a Autor tenta argumentar, a guerra que vive entre os dois personagens que são completamente opostos, mas que o autor sempre ressalta o quão grato e feliz ele é por ter Angela consigo.
Parece ser uma junção entre o complemento da ideia de um ou a contradição do que o outro fielmente acredita durante o livro inteiro.

Um dos personagens, a Angela, essa que se não me falha a memória, estava presente em um dos contos do livro; "Uma aprendizagem ou livro dos prazeres", mas que ganhou um destaque maior neste.

AnajuVitorino 15/12/2023

Clarice, apenas
O que dizer sobre este livro? Ele diz tanto que fico sem palavras para descrevê-lo. Ler isso aqui é mergulhar em um oceano sem fim, tudo é muito tocante, tudo diz algo sobre qualquer coisa. Clarice é A escritora, e isso é incontestável. Fascinante, visceral, hipnótico... isso aqui é literatura!!

vanillapeony 14/12/2023

Livro excepcional, o final é surpreendente, todos os parágrafos são lindos como sempre são com a Clarice e me manteve acordada por várias noites. O sentimento de ler é indescritível.

sofiaforster 13/12/2023

Um sopro de vida
Amo ler Clarice. Quanto mais eu leio dela mais eu tenho certeza de que ela foi uma mulher extraordinária e que continua sendo através de seus livros. A sensação de ler Clarice é inexplicável. Apesar de serem densos, seus livros fluem com muita leveza pra mim, entro fundo nos livros dela e não tenho vontade de sair. Acho linda a maneira em que ela se coloca vulnerável, expondo para todos os seus leitores suas inseguranças e dúvidas. Nesse livro a personagem Ângela tem vida e pensamentos próprios e o autor só a ajuda a escrever por si só. Acho incrível a maneira como ela cria um diálogo entre a personagem e o autor (que também pode ser considerado um personagem). As vezes sinto que os livros me chamam, porque diversas vezes li livros que se encaixaram perfeitamente no meu momento presente, e esse foi um deles. É incrível poder acompanhar a evolução dos personagens e evoluir junto com eles, sempre aprendo com a Clarice e por isso so tenho a agradecer. Com certeza um dos melhores livros que li esse ano.