Quando Tudo Faz Sentido

Quando Tudo Faz Sentido Amy Zhang

Resenhas - Quando Tudo Faz Sentido

Bia 02/11/2022

Inspirador ??
Às vezes parece impossível explicar o que a gente está sentindo. Parece que não existe ninguém no mundo inteirinho que vai conseguir entender o verdadeiro significado das palavras vagas que a gente pronuncia, ou o motivo do nosso comportamento distante.
Às vezes olho para as pessoas e vejo precipícios profundos e vazios. Às vezes me aproximo e ignoro minhas próprias angústias, porque quero ajudar. Mas, às vezes, não faço nada, simplesmente parece impossível catar todos os cacos espalhados pelo chão e consertar uma sociedade que não sabe mais o que é ser inteiro.
A verdade é que existe uma certa beleza em estar quebrado, em observar tudo e perceber que no meio de tantas lágrimas e arranhões, somos todos iguais. Perceber que uma autora do outro lado do mundo consegue descrever tão bem a nossa realidade e que no final, bem na última página, somos todos humanos e teremos o mesmo fim.
Falar sobre esse livro envolve muito mais do que somente análises e palavras, falar sobre esse livro é descrever perfeitamente todas as angústias e todas as loucuras que se pode viver durante uma leitura.
É sobre sentir o coração apertado, enviar textos enormes e áudios chorando para alguém que você quer que te escute. É sobre esquecer da ficção e, ao mesmo tempo, perceber o cuidado e a genialidade da autora ao montar cada frase, cada palavra.
É sobre sentir seu coração se quebrar em cada virada de página e em cada fim de capítulo.
É sobre o que é real.
É sobre esperança.
Então, se cuide minha pequena Liz, se olhe no espelho e veja quem você realmente é, peça ajuda e segure minha mão. Às vezes eu parecerei cansada demais, distante demais para ajudar, mas por você eu mudo o mundo. Por você eu aprendo a voar.
bruna3810 02/11/2022minha estante
das resenhas que você já fez, essa, sem dúvidas, é uma das minhas favoritas :')

Bia 02/11/2022minha estante
Ohhh!!! ???
Obrigada por ler, Bru!!!! ??

Luaa_ 02/11/2022minha estante
Eu tô muito apaixonada por essa resenha!!! ?

Luaa_ 02/11/2022minha estante
INCRÍVELMENTE PERFEITA!!!!

Bia 02/11/2022minha estante
Obrigada, Lua!!!! ??

Alê 10/11/2022minha estante
Vou comprar esse livro, só por conta dessa resenha ?

Bia 10/11/2022minha estante
Ohhh!! ?
Obrigada!!! ???

Luaa_ 05/10/2022

Surpreendente! ??
Menos de 12 horas foram suficientes para eu terminar essa leitura de tão rápida e ipnotizante que ela é.
"Quando tudo faz sentido" foi, sem dúvidas, uma surpresa literária enorme. Eu não esperava a profundidade e crueldade transmitidas por essa história e nem como ela ia me tocar de uma forma tão sensível.

Eu não chorei, essa é, definitivamente, uma coisa que eu preciso declarar, porque esse livro me paralisou, me deixando atônita e aflita. Enquanto passava as páginas eu não conseguia externar a confusão de sentimentos que estavam dentro de mim, só conseguia senti o aperto forte no peito que me impulsionou a continuar cada vez mais rápido ao final.
"Quando tudo faz sentido" é uma mistura de "Quem é você, Alasca" e "Por Lugares Incríveis", só que, ao contrário do livro de John Green, ele não tem piedade ao deixar bem claro os problemas e angústias da protagonista. É cruel, tocante e sensível ao mesmo tempo.
A narração é incrível e, assim como em "A menina que roubava livros", é feita por um narrador nada óbvio e que torna tudo ainda mais singular, o que, claro, me fez gostar ainda mais desse livro.
É por isso que, assim como sempre acontece quando a gente lê muito rápido, eu quero voltar e reviver essa história de novo, para que ela tenha a chance de penetrar com mais profundidade em minha mente.

Eu não posso julgar se a Liz era a heroína, a vilã ou a vítima dessa história, porque esse livro me mostrou que, muito além de um papel, as pessoas são humanas.
"Quando tudo faz sentido" é a prova de que existem muitos livros que mereciam muito mais reconhecimento do que eles têm.
alinetiemi 05/10/2022minha estante
amo muitooo

Luaa_ 05/10/2022minha estante
??????

Bia 05/10/2022minha estante
Nossa, que resenha incrível!!!!! Colocando esse livro como prioridade nesse momento!!! ?

Luaa_ 05/10/2022minha estante
Obrigadaaaa!!? Certeza que vc vai amar!!! @Bia

bruna3810 06/10/2022minha estante
que resenha luaaaa!!! nem li a sinopse mas fiquei curiosa para ler o livro após essas palavras!

Luaa_ 06/10/2022minha estante
Aaaaaa, obrigada @Bruna!!! Tomara que vc goste!! Eu tb fui para ele sem nem saber a resenha kkkkk, ainda bem que me surprendi positivamente.

Clara 20/07/2023

Achei esse livro muito ruim, protagonista insuportável, torci muito pra ela morrer pq teria sido um final muito melhor.
Alessandra 15/01/2024minha estante
Ahhahahaha ainda não cheguei no ponto de desejar a morte dela, mas ela foi bem detestável. Acho que se ela tivesse ido a terapia, ela seria melhor. Kjkjjk mas esse livro é decepcionante, e eu nem terminei de ler ainda ?

Clara 15/01/2024minha estante
Esperava mais desse livro kkkk

Eu tbm!

Doarda 14/01/2024

Esse livro me decepcionou mais do que meu ex. Botei muita fé nele, mas achei a história parada e apelona pra c@r@lho. Liz ermeson era uma 🤬 #$%!& ...
Alessandra 15/01/2024minha estante
Aí Mds, achei que o problema era eu. Esse livro é péssimo haha e2 eu nem terminei ?

Doarda 15/01/2024minha estante
Eu também não terminei amg kkkkkkjkkkkkkkkk

Hahahahahahahah

Flavio Lima 28/04/2017

Livro Necessário!
Quando tudo faz sentido é o tipo de livro necessário na vida das pessoas,
digo isso pelo fato do seu diferencial não é apenas mais um livro sobre
suicídio adolescente, onde há uma pobre vítima que sofre bullying e
resolve se matar. Estamos falando de alguém, uma garota ''Liz Emmerson''.
Em meio a esse BOOM onde todos estão refletindo sobre bullying
graças a série Os treze porquês ''Quando tudo faz sentido''se torna
um livro extremamente necessário por mostrar o outro lado, Liz não sofre bullying como Hannah baker, mas ela foi condicionada pela sociedade
ao seu redor a praticar esse mal, e quando percebe que se tornou uma pessoa horrível ela acha que não tem mais volta.
Ela resolve se matar mas não do jeito que deixarão as pessoas com incognitas na cabeça, se perguntando o que havia de errado com ela, ou o que não notaram.Liz faz tudo parecer um acidente, ela joga o carro de um penhasco, porém o que não esperava era ser salva exatamente por alguém que teve sua vida destruída por sua causa. "Liam" o garoto que é apaixonado por ela.
O livro segue essa narrativa mostrando os flashbacks das atitudes de Liz,as vidas que atrapalhou, as vidas que destruiu, e sua estadia atualmente no hospital, onde você acompanha se ela irá sobreviver ou morrer, somente no final do livro você descobre. Que é narrado por uma pessoa muito especial para ela que só é revelado também no final.
Amy Zhang está de parabéns por nos mostrar sem nenhum tipo de ''pena'' os problemas adolescente entre eles, bullying, distúrbios alimentares, aborto nos fazendo refletir do começo até o fim nossas atitudes e o impacto na vida das outras pessoas
Parabéns a editora Rocco pela publicação necessária desse livro.
PS: Vamos prestar atenção nas pessoas as vezes um olhar revela muita coisa, uma palavra , as vezes um pedido de socorro está ali bem visível e não conseguimos enxergar. Apoie a vida!
Renata1004 04/07/2020minha estante
Deu vontade de ler

Flavio Lima 04/07/2020minha estante
Eu gostei bastante :D

Jana 30/12/2021

Formato diferente, alternando presente e passado, em alguns momentos parece uma contagem regressiva. A narrativa prende, estava curiosa desde o começo pra saber quem era o narrador... pra mim a história passou o que eu sempre achei: que é dificílimo pedir ajuda. A Liz se colocou em tantas situações difíceis porque não conseguiu pedir... Muito triste.
lloren 21/01/2022minha estante
Minha primeira maior alegria foi o fato de eu ter conseguido acertar quem que narrava.
A segunda coisa, é o fato dela ter sobrevivido

Jana 21/01/2022minha estante
Eu tive uma suspeita, mas saber mesmo, só quando foi revelado.

Ana Luiza 22/07/2017

Intrigante, fofo e crítico
A HISTÓRIA
Após uma aula de física sobre as leis de Newton, Liz Emmerson pega sua Mercedes, vai para a estrada e se envolve em um acidente de carro. Por sorte, um colega da escola, Liam, estava passando por ali e chamou uma ambulância. E agora Liz está em coma, passando por intermináveis cirurgias, à beira da morte. O acidente é um choque para todos: por que justamente Liz Emmerson, a garota mais popular da escola, que têm tudo o que um jovem poderia querer: muitos amigos, riqueza, beleza e inteligência, corre o risco de morrer tão jovem? Contudo, o que ninguém sabe é que o acidente de carro não foi um acidente e sim uma tentativa de suicídio.

“Deitada na grama com a janela estilhaçada emaranhada ao cabelo e seu próprio sangue ao redor, Liz olha para cima e vê o céu de novo. Começa a chorar, porque é muito azul, o céu. Muito, muito azul. Isso a enche de uma estranha tristeza, porque ela tinha se esquecido. Tinha se esquecido do azul do céu, e agora é tarde demais.” Pág. 9

Liz planejou por um mês. Ela queria que acontecesse longe de casa e que parecesse um acidente. Ela encontrou a curva certa para perder o controle do carro, esperou para que a pista estivesse coberta de gelo… Ela contou com as leis de Newton e a gravidade para tirar sua vida instantaneamente. Liz Emmerson queria morrer, queria apagar todos os seus erros, deixar para trás a pessoa miserável que tinha se tornado. Porque, debaixo da máscara da popularidade, Liz via uma pessoa horrível: que gosta de machucar os outros, incapaz de ajudar os amigos e a si mesma. Liz via uma pessoa assombrada pela solidão, tomada pela tristeza. E ela decidiu que essa pessoa deveria morrer.

Entretanto, as coisas não saíram como o planejado e Liz ainda têm uma chance de sobreviver. Os médicos dizem que, se ela for forte, viverá. E todos contam e rezam por isso. Sua mãe, Mônica, que nunca soube como criar a filha; suas melhores amigas, Julia, que é viciada em drogas, e Kennie, que se ressente por ter sido convencida por Liz a fazer um aborto; e, claro, Liam, que é secretamente apaixonada por Liz a anos. Todos eles têm seus motivos para odiar e amar Liz Emmerson, e não conseguem imaginar um mundo sem ela. E todos eles estão envolvidos com os maiores arrependimentos de Liz, que a fizeram cogitar o suicídio. Mas, tudo isso é passado e agora a única questão que importa é: será que Liz vai permanecer viva?

A LEITURA, TEMÁTICAS E CRÍTICAS DO LIVRO
Eu estava curiosa para ler Quando Tudo Faz Sentido. Por causa da sinopse (oficial) misteriosa da obra, eu não sabia bem o que esperar. Contudo, fui cativada logo nas primeiras páginas e devorei o livro em algumas horas. Para começar, a escrita da Amy Zhang é incrível. Pouco descritiva, a narrativa em primeira pessoa poética e bastante reflexiva combina com as temáticas da história. Contudo, o mais fascinante é o narrador da trama: uma amiga imaginária da Liz, que a acompanhou a vida inteira, mesmo quando Liz se esqueceu dela, o que foi bem interessante.

A história de Quando Tudo Faz Sentido se divide entre o antes e o depois da batida de carro de Liz. Eu adorei como a autora entrelaçou trajetória da Liz com as três leis da física de Newton, o que reforça bem o caráter adolescente da obra ao mesmo tempo em que dá um ar intrigante para ela. A trama não se organiza de forma cronológica, ela vai e volta no tempo, o que não foi confuso de maneira alguma, já que os nomes dos capítulos, como “Cinquenta e oito minutos antes de Liz Emerson bater o carro”, indicavam quando aquilo estava acontecendo. E eu gostei bastante que a história não tenha sido narrada de forma linear, isso tornou a leitura mais intrigante e rápida, além de ter sido uma boa maneira de equilibrar as cenas mais tensas com acontecimentos mais leves.

Mas não se enganem, Quando Tudo Faz Sentido tem bastante cenas pesadas e emocionantes. Não consegui segurar as lágrimas em vários momentos, especialmente quando a autora narra a batida de carro de Liz e as visitas que sua mãe e amigos fazem no hospital. Contudo, as cenas mais fortes são aquelas que mostra o lado “negro” de Liz, em que ela maltrata colegas ou se engaja em comportamentos autodestrutivos. A autora demonstra bem que para uma pessoa chegar ao ponto de planejar a sua própria morte, como Liz fez, ela provavelmente está em grande sofrimento, como a Liz estava.

Entretanto, me preocupa um pouco que Quando Tudo Faz Sentido chega perto de romantizar o suicídio. Na minha opinião, a autora tentou retratar, através de Liz e seus amigos, que não existe vida perfeita, que uma garota pode ter tudo – juventude, beleza, popularidade, inteligência, riqueza – e ainda assim ser infeliz, ter problemas e dores. Mas, ao mesmo tempo em que mostra que Liz não é perfeita (como ninguém é), Amy Zhang também demonstra que Liz Emerson nem sempre era uma pessoa boa e que ela encontrou no suicídio uma forma de “pagar pelos seus pegados”. É preciso, claro, dizer que a ideia de “se redimir” através do suicídio vem da personagem, e não da autora, e que isso exemplifica ainda mais o quanto a personagem estava sofrendo.

“É nesse momento, quando ela se liberta da necessidade de entender, que tudo passa a fazer sentido. As coisas não são tão simples.” Pág. 10

Em determinado momento do livro, é dito que “todas as coisas terríveis, cruéis e escotas que Liz já fizera tinham voltado para ela”, mas a história não mostra exatamente como, e eu senti falta disso, especialmente porque esses momentos seriam justamente os que rebateriam e desconstruiriam a ideia de que a Liz precisava tentar se matar como forma de compensar o seu erro. Mas, tirando esse detalhe, Quando Tudo Faz Sentido desenvolve bem os temas que se propõe abordar. Comportamentos autodestrutivos, bullying, depressão, suicídio, bulimia, drogas, aborto, relacionamentos e pressões sociais são alguns dos assuntos que a história trata e com a sensibilidade necessária. Mesmo sendo um livro sobre e para jovens, Quando Tudo Faz Sentido não diminui a importância ou suaviza nenhum dos problemas que retrata, algo que merece elogio, já que abordar assuntos tão pesados, mas de maneira real e impactante é uma boa maneira de conscientizar as pessoas sobre eles.

(...)

CONCLUSÕES FINAIS
Um livro sobre jovens e para jovens, mas que pode agradar também os mais velhos. Mesmo sendo um pouco difícil me identificar com os personagens clichês, típicos de histórias adolescentes, Quando Tudo Faz Sentido me conquistou profundamente ao abordar temáticas carregadas de tensão e preconceitos, mas de grande importância e que devem ser discutidos, como comportamentos autodestrutivos, bullying, depressão, suicídio, bulimia, drogas, aborto, relacionamentos e pressões sociais.

Com uma escrita envolvente, poética e intrigante, já que o narrador é uma amiga imaginária da protagonista, esse livro traz a trajetória triste e impactante de uma jovem e sua tentativa de suicídio. A obra nos fazer pensar sobre o tema, sobre como lidamos com os nossos problemas e perceber que o sofrimento pode vir de muitas maneiras, para qualquer pessoa, e que todas as dores devem ser respeitadas. Contudo, mesmo abordando assuntos pesados, Quando Tudo Faz Sentido foi uma leitura rápida e leve, além de muito emocionante. Apesar de não ser tão marcante, a obra vale a pena ser lida e discutida, especialmente pelos adolescentes.

LEIA A RESENHA COMPLETA E VEJA FOTOS DO LIVRO NO BLOG:

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2017/07/resenha-quando-tudo-faz-sentido-amy-zhang.html
Lucineide 22/07/2017minha estante
Louca pra ler

Ana Luiza 23/07/2017minha estante
É uma leitura bem legal! Espero que curta tanto quanto eu!

binhanca 30/05/2021

newton, o virgem.
se o livro tivesse sido escrito de qualquer outra maneira, eu não acho que teria conseguido terminá-lo.
todavia, os saltos pra frente e pra trás na linha do tempo tornam a leitura mais fluída.
o anseio para finalmente compreender por quem a história é narrada foi o que me fez lê-lo em praticamente um dia só, não o enredo.
Melzinha 19/11/2021minha estante
Os comentarios dela sobre newton sao os melhoreskKKKKkK

Sky101 05/02/2023minha estante
O que mais ta me dando forças pra continuar lendo é exatamente descobrir quem narra o livro

Marcos.Detanico 25/12/2020

Uma leitura rápida com uma trama melancólica, construída de forma arrastada e instável, a escrita é fluida e satisfatória, mas os capítulos são curtos e algumas vezes repetitivos. Alguns pontos são interessantes e até certo ponto reflexivos. Algo que gostei foi a narrativa, pois em muitos momentos fiquei pensando em quem estava narrando os eventos do livro.
Melzinha 19/11/2021minha estante
Simm eu fiquei o tempo todo pensando quem tava narrando, o livro faz refletir sobre muitas coisas, eu particularmente amei mt, eu adoro essas narrativas melancólicas, mas esperava um fina q pelo menos ela visse o liam como ela sempre quis ver mas foi lindo?

Juju 25/07/2022minha estante
Hahahah até hoje não sei quem fez a narrativa, mas eh amei a leitura

Rise 20/04/2021

Ok, eu realmente gostei
Eu estava bem apreensiva para ler esse livro pois tinha lido algumas resenhas negativas, mas decidi dar uma chance já q ele estava na minha estante. E gente... eu gostei kkkk
Como vi muitas pessoas falarem que não aprofundou muito nos problemas dos personagens como o vício, bulimia e o aborto achei que seria uma coisa ruim, mas na minha opinião foi o suficiente o que foi falado sobre, acho q se a autora tentasse aprofundar mais a história poderia ter se perdido.
E no final eu realmente gostei, eu jurava que não ia chorar, mas quem eu quero enganar? Eu tenho o choro frouxo kkkkkk
Mas é isso, acho q vale sim a pena ler esse livro.
Choramos igual a kennie?

4sy4n 29/11/2023minha estante
Tbm fiquei assim, não sei quem é o narrador

Ruan Mattia 20/10/2023

Belíssimo
A escritora merece parabéns, pois sabe escrever de forma poética e envolvente. Amy me fisgou quando li seu outro livro (O Fim do Mundo é Aqui), então corri comprar esse e confesso que prefiro o outro, mas digo com folga que amei ler "Quando Tudo Faz Sentido". Li rapidamente e amei muito ele todo com uma exceção: o final. Acredito que ficou confuso e estou com a seguinte dúvida: eu realmente entendi ou acho que entendi?

De toda forma, belíssimo, me apaixonei.

Leiam...
4sy4n 29/11/2023minha estante
Fiquei meio ????? com o final tbm

mikele | @respiropalavras 01/05/2018

Liz Emerson tentou se matar.

Ninguém sabe, é claro. Ela fez com que parecesse um acidente. Só não contava que seu plano perfeito desse errado e ela fosse parar no hospital.

Enquanto está em coma, vamos acompanhar os desdobramentos das atitudes de Liz na vida das pessoas a sua volta. No meio de uma mãe negligente, duas amigas com muitos arrependimentos e um garoto que nutre uma paixão secreta por Liz, a história de uma garota é contada.

"Quando Tudo Faz Sentido" foi uma leitura que me fez refletir sobre o impacto que nós temos na vida do outro, mesmo que inconscientemente. O quanto somos efêmeros e pequenos diante do universo e suas leis que jamais entenderemos.

A narrativa certamente é singular. Não sabemos quem a faz, e isso me deixou com uma pulga atrás da orelha durante a leitura, aonde eu me perguntava: "quem está contando isso?", e quando descobri foi surpreendente. Esse fator adicionou um "quê" de mistério a história, que já possui sua própria dose ao nos deixar no escuro quanto ao estado de Liz. Ela morre ou não? Só lendo para saber.

Os capítulos, alternados entre antes de Liz sofrer o acidente, e depois, deixam o leitor a par dos desdobramentos enquanto discorre sobre a vida da garota, seu círculo de amizades, a convivência em casa e na escola.

Tratando dos conflitos da adolescência, da necessidade de se encaixar e ser aceito, bem como de drogas, aborto e depressão, Amy constrói uma boa história.

O livro pode não possuir grandes surpresas, porém, suas características resultaram em uma história sensível e marcante.

Você já parou para pensar no quanto a vida é frágil?
Bruna 01/06/2018minha estante
undefined

Ana 02/09/2020

Eu sabia que seria bom, mas não achei que seria tão bom assim.
Hillary.Jeen 14/09/2020minha estante
Eu amo muito esse livro?

May 23/01/2019

Decepcionante
Decepcionante... essa é a palavra que resume esse livro para mim. Estava com expectativas boas sobre essa história, mas detestei ela do começo ao fim.

Durante a narrativa, me vi pensando no livro Antes que eu vá e Os 13 Porquês e esse livro parece uma mistura dos dois, mas muito piorada.

Simplesmente não dá para gostar de ninguém. Todo mundo é ridículo, age de forma mesquinha e cruel e esquece que temos o livre arbítrio a nossa disposição.

Só terminei mesmo de ler porque detesto abandonar livro, mas perdi tempo precioso lendo uma história rasa, de pessoas abusivas e clichês do high school.
Evelin.Pinheiro 01/08/2019minha estante
Senti a mesma coisa lendo. Perdi tempo.