Crepúsculo dos Ídolos

Crepúsculo dos Ídolos Friedrich Nietzsche

Resenhas - Crepúsculo dos Ídolos

Ellen.Soares 29/01/2021

Obra introdutória à filosofia de Nietzsche
O filósofo que anseia sem medo de ser compreendido, que ataca, defende, impõe. Nietzsche defende uma forma emocional, porém desprovida de romantismo, e instintiva da razão que contradiz os filósofos antigos, tidos como ídolos na perspectiva dele. Nesse livro você encontra verdades que ninguém tem coragem de dizer, que te abrem a mente para ver a filosofia e a moral de uma maneira diferente. É uma obra curta, porém rica para quem gosta de filosofia. Vale os esforços e as reflexões.

Laureen.Scarelli 16/01/2021

Eu deveria ter começado a ler Nietzsche antes. Sim, ele revolucionou minha vida. Recomendo muito para quem quer olhar a vida com os olhos seguros de quem procura e sabe que às vezes encontra umas respostas. Esse livro é a resposta, mas as perguntas são ressignificadas após a sua leitura.

John 31/12/2020

Ácido e "espinhosamente" belo
Uma obra inquietante e de não fácil acesso,apesar de ter sido escrita com intuito de servir como uma introdução,uma síntese ao pensamento desse "filósofo da suspeita",desse filósofo-poeta.Aqui Nietzsche reúne suas críticas altamente inteligentes e sua capacidade elevada de introspecção pra trazer um panorama geral do seu pensamento.Pensamento esse que se mostra insidioso, irreverente e crítico a tudo aquilo que nega a vida(como ele mesmo dizia),que nega a multiplicidade e a "fisiologia do homem".Aqui Nietzsche irá com o seu martelo desferir golpes em várias direções,na cultura Ocidental,na tradição filosófica,na modernidade e, principalmente,na moral Cristã,esta chamada por ele de "moral da domesticação",de "antinatural" que promete um "porvir fantasioso" dos ressentidos que nada mais faz(segundo ele)do que negar esta vida,esta realidade que os "sentidos dão testemunho".Seria, portanto,preciso repudiar esse ressentimento e se livrar das "muletas metafísicas" para ir-se em direção aos "espíritos livres",à afirmação da vida e à transvaloração de todos os valores digno de um "além-homem".Bom,pra finalizar é uma leitura que me instigou bastante,me tirando da zona de conforto de forma até dura e apesar de eu não concordar com tudo o que o autor apresenta e propõe, considero um livro gigante pelo que é, simplesmente.Farei outras leituras,pois, é uma obra daquelas que uma única apenas passa longe de ser suficiente.

Paulo Freitas 19/11/2020

Um livro curto e percussivo, que resume as posições mais detidas do último Nietsche.

Kit 12/11/2020

Se o livro que dizem ser o mais fácil de ler eu demorei tanto pra concluir não quero nem pensar no Zaratustra kkkkk tem muita coisa nesse livro que mesmo lendo e relendo e consultando as notas eu ainda fiquei boiando, mas também teve muita coisa boa e que deu para pegar um pouco das ideias de Nietzsche. Recomendo para quem já tem uma carga boa de filosofia, pois cita diversos filósofos e se a pessoa não tem noção nenhuma de filosofia (e vejo muita gente que nem sabe quem é Sócrates ou Aristoteles querendo ler Nietzsche pq o bigodudo praticamente virou uma figura da cultura pop), certamente não é por aqui que ela deve começar.

Wagner.Altafin 12/09/2020

Primeira obra indicada para começar a ler Nietzsche
Com seu jeito questionador Nietzsche faz dessa uma excelente obra, aconselho começar pelo posfácio para ter uma boa noção da intenção da obra.
Os capítulos são curtos, a linguagem e simples, porém densa, não é para leitores iniciantes, ainda assim se aproveita muito da obra como um todo

Ruby 02/09/2020

O questionador...
Comprei esse livro em 2012, mas so agora voltei meu olhar para os filósofos que tenho em minha estante. Achei a leitura difícil e muito interessante ao mesmo tempo, pois me fez ter vontade de conhecer mais sobre os filósofos que ele questiona. Buscando outros títulos de Nietzsche agora mesmo.

Ed Carvalho 20/02/2021

Chato e cansativo
Se isto é Nietzsche, não quero mais ler nada dele. Uma eterna reclamação, péssima críticas sobre arte e um ego ao mesmo tempo inflado e superestimado. Entendo o conceito de niilismo e tal, mas sinceramente, sair descendo a lenha em tudo e todos se achando um deus...bom, há quem curta e admire, mas já li infinitos livros mais aproveitáveis (obviamente é uma opinião pessoal).

Kev 19/07/2020

Incrível.
Um daqueles livros que você sabe que irá ler novamente.

Acho que este trecho resume bem como foi a experiência:

"Criar coisas em que o tempo crave suas garras em vão; buscar uma pequena imortalidade na forma, na substância - jamais fui modesto o bastante para exigir menos de mim. O aforismo, a sentença, nós quais sou o primeiro a ser mestre entre os alemães, são as formas de "eternidade"; minha ambição é dizer em dez frases o que qualquer outro diz em um livro - o que qualquer outro não diz em um livro..."

Foi uma das leituras mais enriquecedoras que tive, sem dúvidas!

antonio.mms 09/07/2020

O livro promete ser, nas palavras do próprio autor, "uma grande declaração de guerra" e, enquanto obra de críticas, cumpre com essa expectativa. Contudo, vai se mostrando, no decorrer da leitura, só um compilado de ressentimento contra a Igreja, a moral de seu tempo e o mundo. Nietzsche destila esse ódio de maneira poética e metafórica, com uma escrita cheia de ironia e aforismos. Dessa maneira, consegue ser tão mordaz quanto birrento com a tradição da história da Filosofia: Kant e Platão são os alvos favoritos do ranço de Nietzsche. No mais, não se quebra ídolos com palpites e adjetivos eruditos.

Luiz 06/07/2020

É uma síntese e introdução a filosofia dele. Recomendo assistir aulas sobre ele antes de ler os livros.

MRZA98 19/06/2020

Serve como introdução para o pensamento de Nietzsche.