Crepúsculo dos Ídolos

Crepúsculo dos Ídolos Friedrich Nietzsche

Resenhas - Crepúsculo dos Ídolos

Vinicius39 03/02/2024

Crepúsculo dos idolos
Crepúsculo dos Ídolos é um livro interessante, mas acredito que no fundo eu vou ter que ler ele novamente no futuro, talvez a maturidade me ajuda a entender mais sobre Nietzche.

esquadroz 28/02/2024

Nietzsche critica e analisa diversos ídolos e ideias que ele considerava prejudiciais à humanidade, como a moralidade tradicional, a religião e o nacionalismo.

Mariana113 09/03/2024

Apreensão da mente: não pertencer a nada.
Uma obra intensa, bem como é o próprio autor. Numa ânsia de captar todo o sentido e progredi-lo: a sua essência prolifera-se, estreita e aguda. A consequência da sua sensação surge, estende-se, arranca-nos do estatismo, a nos levar ao seu pensamento, uma íngreme parede destrutiva: a necrose, para a psique que sucumbir dentre os lampejos do crepúsculo; e a isquemia, para quem não suportá-lo.

Gustavo666x 11/03/2024

Crepúsculo dos ídolos
Essa obra, bem definida pelo próprio Nietzsche em seu prólogo, é abertamente uma "grande declaração de guerra". E seu título, que não só ironiza a peça de seu ex-amigo Wagner, também é uma introdução e definição excelente do que está por vir.
Crepúsculo é o momento entre o pôr do sol e a noite, o momento onde a claridade está de saída para a entrada da escuridão. Assimilando essa ideia ao título, é saber que se um dia esses ídolos nos iluminaram, os mesmos já não estariam mais nos iluminando. Seria a chegada do fim dos tempos onde eles já não nos servem mais.
É ainda melhor compreendido com seu subtítulo: "como se filosofa com o martelo". O martelo é usado aqui não só como um instrumento de destruição, mas antes disso é usado como um diapasão, é ao efetuar um simples toque a uma escultura que você consegue analisar se há realmente alguma consistência por dentro ou se é apenas oca, se for, merece ser destruída.

E é fantástico como Nietzsche consegue destruir e desmembrar cada ídolo aqui com sua forma de escrita apaixonante! Traz aquele ar de rebeldia ao questionar e cutuca aqueles que até então eram endeusados. Conversa com o leitor e o mantém conectado em torno de todo o raciocínio que é criado, transmitindo uma raiva intensa juntamente com ataques ferozes muito bem formulados, que não só trazem os problemas à tona, mas também entregam as possíveis soluções para resolvê-los. Tudo isso atrelado a um sarcasmo e a falas esnobes que arrancam boas risadas, ao mesmo tempo em que faz com que você reflita bastante sobre si mesmo e o mundo ao redor.

No mais, uma bela obra que com certeza irei ler novamente.

marcinvsc 15/03/2024

Absolutamente Disruptivo
Nietzsche: Obrigado, mano.

O livro é um pouco confuso. Não existe um pensamento sistêmico e com certeza o autor não estava preocupado com o entendimento do leitor.
Dito isso: livro necessário.

Nietzsche é literalmente contra Deus e o mundo.
Desde Sócrates a Kant. Como alguém que fora convencido da existência de Deus pela razão e posteriormente convertido ao cristianismo, acredito que seria de grande valor se todos nós pudessemos lidar com a fé de forma racional e questioná-la ao máximo.

Certamente existem muitas perguntas sem respostas. O ser humano é finito. Trazendo uma citação do próprio Nietzsche:
?Há muitas coisas que, de uma vez por todas, não quero saber. ? A sabedoria traça limites também para o conhecimento.?

Embora finitos, a fé não pode ser sustentada por falas como ?Porque sim. Deus quis assim?. Quando suas próprias convicções são colocadas contra a parede, existem duas possibilidades:
1- Sua fé morrerá.
2- Sua fé ficará mais forte, madura e sustentável.

Nas palavras de Jesus, um homem constrói sua casa na areia, outro homem, na rocha. Existe uma onda a caminho. Ela pode fortalecer ou pode destruir a casa. Nietzsche é como essa onda. Se a
fé morrer, o problema não está nele, está na casa.

Nas palavras de Nietzsche:
?O que não me mata, me fortalece?.
Quão bom é ler um livro que diz que Deus é um erro humano, que a moral é antinatural, que Sócrates era um idiota e sair vivo.

Escritor 21/03/2024

"Os homens mais espirituais supondo que sejam os mais corajosos, também vivem, de longe, as tragédias mais dolorosas, mas justamente por isso, eles honram a vida por lhes oferecer a maior oposição".

Raquel.Furchinetti 07/04/2024

Tiro para todo lado
Achei um livro bem díficil de ser lido e entendido. Mas do que entendi existiu dentro do Nietzsche uma revolta contra a situação do mundo e contra quase todos, especialmente Deus. É uma pena porque é muito claro o tanto que ele era inteligente e culto. Algumas poucas ideias concordei com ele, mas acho que de forma geral é uma viagem. O livro ajudou a conhecê-lo um pouco, mas me arrastei lendo o livro.

Lisboa Richthofen 29/04/2024

Como se filosofa com o martelo
Crepúsculo dos Ídolos foi lançado no último ano lúcido de Nietzsche, e pelo que tudo indica, é um apanhado geral de algumas de suas principais ideias. Em suma, ele vai criticar a acepção que valoriza o ideal (os ídolos) em detrimento do real: desde a metafísica de Platão, com seu mundo das ideias, até o conceito cristão de pós-vida. Ele expõe também sua percepção de como a moral humana é deturpada por esses ídolos, que a tornam antinatural quando vetam os prazeres que são inerentes à vida como ela é. Nietzsche ainda vai falar mal de muita gente ao longo do texto -- como um usuário do twitter no séc. 19 --, mas não vou me prolongar.

É um livro de escrita bastante clara, mas de conteúdo extremamente denso; o texto se desenvolve entre nuânces de uma ironia ácida e da seriedade que alguns dos temas demandam. Apesar disso devo dizer que, salvo durante algumas poucas passagens (como quando Nietzsche cita seu grande apreço por Dostoiévski), eu achei o cap. IX extremamente enfadonho. Mas num geral é uma leitura fluida.