Dezesseis Rachel Vincent

Resenhas - Dezesseis

TainA473 22/10/2023

Dahlia 16 vive em Lakeview, uma cidade onde tudo é completamente planejado, desde as pessoas até suas funções e o que podem fazer, com quem e como falar. Todas as pessoas são criadas em laboratório, especificamente para uma função. Não existem indivíduos, todos são iguais e fazem parte de um todo. A estrutura da cidade divide-se em cinco departamentos: Departamento de Força de trabalho, Departamento de Artes, Departamento de Especialistas (saúde, ciência e engenharia), Departamento de Defesa e Departamento de Administração.

Trigger é destemido, inteligente, sagaz, confiante e não hesita em tentar se aproximar de Dahlia. Confesso que, à princípio, fiquei um pouco desconfiada dele, mas a desconfiança logo passou, principalmente quando ele ficou ao lado de Dahlia, apesar de todos os riscos. Trigger me conquistou aos poucos, e suas atitudes ao longo da história fizeram com que no final eu estivesse encantada por ele.

O envolvimento entre Dahlia e Trigger acontece de maneira intensa e arriscada. O mais interessante foi a maneira como um se encantou com o outro, entre tantos outros rostos iguais.

Dezesseis foi um livro que superou todas as minhas expectativas, tanto pela história, quanto pelos personagens e pelas críticas sociais muito bem embasadas.

Peterrsm 16/10/2023

Não era o que eu esperava
Comecei este livro após ler "Eu, robô" esperando um tipo de narrativa. Logo percebi que eu estava em meio a um ambiente bem diferente e inesperadamente né prendi.

Essa história tem o potencial de se tornar uma saga tal qual Harry Potter, me atrevo a dizer.

Recomendo a leitura, até porque é uma leitura rápida e fluida.

Gigi.the.reader 01/09/2023

Romance distópico lotado de reviravoltas
Cara, fazia muito tempo que eu não me animava assim com esse gênero.

Cheguei bem atrasada, pois esse livro foi publicado um tempão atrás (2017), e eu bem lembro dele nessa época. Mas essa capa me afugentou kkkk eu achei que seria um romance meio ruim e mal escrito. Isso serve para a gente não julgar o livro pela capa?

Dahlia e Trigger são cativantes e movimentam muito a história, coisa que me lembra a saga "Feios". Aliás, ambos são muito bem escritos, embora eu tenha gostado mais desse aqui.

A história assemelha-se em alguns pontos com A-LII, livro lido por mim esse ano. Também trata da exploração da clonagem, da alienação de massas, de fuga, e muitos aspectos os quais ambos possuem.

Entretanto, embora sejam diferentes em enredo, reviravoltas, personagens, construção de mundo, etc., etc., afirmo sem delongas que A-LII não chega aos pés de Dezesseis em termos de qualidade de escrita e de construção de personagens. A-LII parecia ter sido escrito com preguiça ou por alguém muito inexperiente. Já Dezesseis cumpre muito bem esses quesitos.

Além do fato de que trata da genética sem evasão, pontuando aspectos importantes para entender como tudo funciona e por que as coisas se desenrolaram daquele modo. Eu AMO genética, e quem também ama vai adorar.

Não sei por quem estou mais apaixonada, se pela Dahlia ou pelo Trigger!

Enfim, amei demais, recomendo esta leitura e já quero ler o próximo volume!

nini 28/08/2023

????
Esse livro é um romance quase do início ao fim, o que destruiu muito a experiência de leitura pra mim (não que romance seja necessariamente ruim, mas não era o que eu estava querendo que tivesse tanto foco em um livro distópico).

Mas de forma geral é uma história boa, o mundo bem pensado e construído, o ritmo não é tão cansativo (tirando quando começam a falar um do outro com uma romantização insuportável).

Agora o que realmente me deixou possessa: NÃO É LIVRO ÚNICO. Simplesmente é o único publicado, mas o final é em um cliffhanger e eu não faço ideia de quando o resto será lançado.
LaAsa13 30/09/2023minha estante
Você consegue baixar o segundo traduzido pela internet

Carolina1818 17/08/2023

Dezesseis
Dhalia 16 descobre um mundo sem suas iguais ao descobrir que pode e que quer conversar com um garoto, mas isso pode ter consequências.

Sabrina758 14/08/2023

A rachel foi muito cirúrgica nesse livro, abordou diversos assuntos importantíssimos no mundo jovem, questionando muitos padrões, esperando a tradução do segundo livro para ler.

LaAsa13 12/08/2023

Dezesseis
Adorei o livro, muito bom e fofo. Quase morri por saber q o segundo livro n tinha traduzido! Mas consegui baixar uma versão traduzida em um site na internet. Não tem como acabar naquele desfecho.

Jéssica 06/08/2023

A premissa é boa, o livro é bom, mas não achei bem desenvolvido. Terminei a leitura com a sensação de que estava faltando algo, e várias coisas ficaram sem explicação. Eu sei que o livro tem uma continuação, mesmo assim acho que dava para desenvolvê-lo melhor.

@vcdisselivros 02/08/2023

É sobre isso
Comentário - Dezesseis

Decepção define o leitor que vos fala!

Quem acompanha as resenhas sabe que não costumo fugir do meu formato de texto, mas hoje a avaliação será resumida.

Dezesseis não é ruim, mas deixa a sensação de reciclar obras como O doador de memórias, Divergente, Jogos Vorazes, e outros do gênero.

Até então tudo bem, a autora consegue dar um novo tom ao casal principal, mas é pouco para sustentar a premissa. Ainda que tudo aconteça bem lentamente, o livro convence, o universo criado não é difícil de compreender e você quer saber onde vai acabar, então a parte chata é descobrir que no auge ele acaba!

Descobrir você dedicou tempo a um livro que é interrompido assim, sem mais nem menos, é decepcionante, principalmente por no fim ver que no Brasil a trilogia se encerra no primeiro livro.

Dificilmente uma obra publicada em 2017 terá continuação por aqui, então caso queira saber o final, será necessário ter conhecimento em inglês, de modo contrário passe batido e não perca seu tempo com ele, conheça outras obras que estejam "completas" ou pegue para ler aquele livro que está fazendo aniversário na estante.

Ane 31/07/2023

Doido
Achei bem louco, no começo é meio parado assim e você fica pensando pra onde que vai o rolê, mas o final é realmente doido e você quer saber da continuação, gostei bastante!!

Maria.Luiza 28/07/2023

Uma entre várias
É tudo muito empolgante. A história é bem contada, a escrita é boa, a ideia é super interessante. Porém achei que teve algumas coisas sem resposta, talvez seja abordado no próximo livro, mas acho que não.

LetAcia.StApp 21/07/2023

Quero a continuação
Gostei muito, a história e escrita fluem bem. Amei os personagens e os acontecimentos.
Mas o final acabou comigo, preciso saber o que acontece e não tem a tradução da continuação ?

nabia.mm 12/07/2023

MUITO DIFERENTE DE TUDO QUE EU LI
No início eu tava meio confusa até entender como a sociedade do livro funcionava

curiosamente combinou perfeitamente com a matéria que eu estou estudando na escola, então várias vezes eu quis citar esse livro como repertório

é um livro muito bom
uma distopia muito inteligente bem pensada e construída
além da gnt se apegar aos personagens principais e sentir as emoções nos momentos de tensão

as sensações novas de Dahlia
o companheirismo do Trigger

tudo me conquistou

MAS PQP!! CADÊ A CONTINUAÇÃOOOOO???
eu vi que esse livro não teve uma graaande repercussão no Brasil (leiam gente), por isso provavelmente a editora não vai trazer ele traduzido

mais um motivo pra eu aprender inglês pq eu PRECISO DE SABER O DESFECHO DESSA HISTÓRIA!

??SPOILER
eu queria que o "erro" de Dahlia não tivesse a explicação que teve

eu acho q ia ser mto mais profundo e reflexivo se todos fossem iguais, e que em nenhum momento houvesse esse erro na fabricação de Dahlia. Pq aí poderia mostrar que TODOS ali eram humanos, e estavam sujeitos a qualquer tipo de sentimento, só precisavam de um gatilho (triggerrrr). Mas como todos viviam como máquinas, sentiam-se também como máquinas

acho q ia ser mais profundo
??????

É ISSO S2
LaAsa13 30/09/2023minha estante
Se você ler o segundo vai enteder kKKKk, a propósito tem um site q da pra baixar ele traduzido

vivicruz29 10/07/2023

Uma boa distopia, fiquei curiosa do início ao fim, valeu cada minuto de leitura. Super recomendo. Ótimo!

Laryssa48 06/07/2023

Eu achei a história bem envolvente e tranquila de ler. Não tem muitas páginas, mas dá pra entender bem a sociedade e como ela funciona.

O livro me fez refletir muito sobre questões de classe e trabalho.

Ainda tem um romance tão leve e adolescente, muito gostoso de ler. Achei Dahlia e Trigger fofos que só.