Dezesseis

Dezesseis Rachel Vincent

Resenhas - Dezesseis

Maria Laura 13/06/2022

Simplesmente incrível
Muito incrível, é uma história ficcional com uma inteligência absurda no que se passa em toda a trama. Eu amo ficção e essa me surpreendeu

Julia 09/06/2022

Terceira vez que leio esse livro.

Diferente das outras vezes, achei meio bobo os primeiros capítulos.

Porém o final foi igual das outras vezes, com 85 surtos diferentes implorando por uma continuação que existe e que provavelmente nunca chegará no Brasil ?

Trigger e Dahlia.... Um casal tão lindo, um romance leve e gostoso de ler.

Muito cadelinha deles ??

@Mihleituras 01/06/2022

Está claro que tenho um defeito. E o mundo não tem lugar para defeitos."

Achei que você estivesse preparado para morrer.- Estou. Mas não estou preparado para ver você morrer."

Leonardo.Rodrigues 31/05/2022

É inovador e revolucionário? Nao, de forma alguma!
Uma opinião para esse livro é algo difícil de se fazer, pois, se formos considerar sua história em comparação com outras distopias jovens (como Jogos Vorazes, jovem mas com muita substância, e até mesmo Divergente, que ainda assim tem um que de original e de marcante), Dezesseis poderia ser considerada uma prima muito inferior dessas narrativas citadas: a história não tem originalidade nenhuma, as personagens são rasas e as motivações, mais rasas ainda. A Dahlia 16 aqui não se compara, de forma alguma, com a força Katniss Everdeen ou, ainda, com a dedicação talvez um pouco imprudente de Beatrice Prior. Da mesma forma, as outras personagens, em maior ou menor grau, não têm nenhuma profundidade. O par romântico da protagonista é um questionador genérico; os vilões da narrativa não têm substância.
Mas.
E existe um mas.
A leitura não me cansou, pois a narração da escritora e a rapidez com que as coisas acontecem (e talvez isso seja o cerne dos problemas desse livro) fazem com que, nas palavras de Isabela Boscov, aquela meia horinha em que estamos lendo, seja de certo prazer e conforto. Então, no fim das contas, criticar (no sentido de escrever uma crítica) esse livro encontra esses dois pontos: de um lado, o livro não tem nada ou quase nada de substância própria; de outro, porém, para quem quer uma história simples e água com açúcar, esse livro é uma boa escolha.
Enfim, feitas tais considerações, o consenso, no final, é de que é uma leitura agradável, mas absurdamente esquecivel.

vih 27/05/2022

Nunca vi ninguém falando sobre esse livro, mesmo ele merecendo muito mais hype do que alguns livros super hypados.
Descobri ele, fuxicando o kindle unlimited e só pelo título já me chamou a atenção. Foi meu primeiro contato com a autora, mas me apaixonei pela escrita e pelo enredo. Acho que essa foi a melhor distopia que já li, amei demais os peronagens - Trigger 17 tem meu coração - e o enredo!! Em julho, quero começar a continuacão, por ser em inglês precisa mais de atenção mas com toda certeza esse livro vale muitooo a leitura ?

MaryP 14/05/2022

Dezesseis
Só fui descobri que tinha continuação (em inglês) já quase terminando o livro. Ainda bem que encontrei o segundo livro, senão tudo de bom que li no primeiro seria anulado por um final cheio de espectativas.

Eduarda 14/05/2022

Prometeu nada e entregou tudo. Eu particularmente adorei a história. O leitor acaba descobrindo os mistérios que envolvem a sociedade fordista junto com os protagonistas, tal sociedade que parece ser muito mais complexa do que parece, espero ter mais informações na continuação.
A trama possui a ação das fugas e uma crítica social que vai se desenvolvendo até o final do livro. Pra ser uma distopia adolescente, acho que funcionou bem.
Porém, nem tudo é perfeito. Ressalvas para as coisas acontecerem coincidentemente no momento em que os protagonistas precisam. Precisamos atravessar a cidade em pouco tempo? Opa, olha um carro ali, de onde surgiu?
Enfim, acredito que o romance entre os protagonistas não foi tão bem desenvolvido, em pouco tempo já estavam apaixonados e não existe nenhum motivo para o Trigger abandonar toda a sua criação por uma garota que ele viu poucas vezes. Isso pode incomodar alguns leitores, mas pra mim que estava mais interessada na ficção científica não fez tanta diferença.

Recomendo, uma leitura gostosinha que cativa sobre os mistérios acerca da cidade de Lakeview.

Mari1851 12/05/2022

casal 3,5/5
Não acho justo falar que faltou certo detalhamento quando esse é apenas um livro de uma trilogia (acho) ? que infelizmente não foi traduzida ?, mas pra mim, o desenvolvimento do casal deixou a desejar. Nem vou comentar sobre a questão do funcionamento do mundo da personagem, porque pode ser algo mais trabalhado nos outros livros. De qualquer forma, os personagens principais são bem desenvolvidos individualmente, a escrita é leve e a história entretém, recomendo! Leiam porque eu preciso da continuação traduzida!

Larissa 12/05/2022

Eu amei!! A história me prendeu bastante e eu só consegui parar quando terminei tudo. Pena que não tem o próximo no Brasil ainda ?

Isabella 08/05/2022

Livro meia boca
Tem muitos erros, personagens começam com uma característica e terminam com outra, achei o enredo fraco também...

Fabiana476 27/04/2022

Bom porém esperava mais
Pra ser sincera eu esperava muito mais desse livro e só comecei a ler ele pq pensei que era livro único, não posso falar que é um livro ruim pois não é (Apesar de ter demorado mais de 4 meses pra ler), o ""romance"" é bom porém acho q não foi bem desenvolvido, ficou muita coisa pra um só livro e pra ser sincera esperava mais, eu sei que tem um segundo livro porém ele só tem em inglês, e acho q por a autora por ter públicado um segundo livro poderia colocar muitas coisas que aconteceram no primeiro livro no segundo.

_pamsabrina 26/04/2022

Impecável
Simplesmente amei esse livro, acho que é o primeiro que leio desse tipo. A narração em primeira pessoa nos faz entrar de uma no cérebro da Dahlia que conseguimos imaginar melhor o universo. No começo o livro é bem parado, mas com o tempo vai deixando mais eletrizante. Pena que o final ficou aberto e o livro 2 não veio para o Brasil.
Luchi 26/04/2022minha estante
Aaaahh, finalmente achei alguém q leu esse livro, ele é um dos meus fav, mas nunca encontro ninguém q começa, qria saber ler em inglês só pra poder ler a continuação ??

Luchi 26/04/2022minha estante
Conheça*

Elisiane 25/04/2022

Dezesseis - uma das distopias favoritas da vida
Uma distopia maravilhosa. Dahlia 16 é mais uma na multidão com uma função a cumprir pelo bem da cidade, onde tudo é meticulosamente planejado e organizado, mas ao conhecer o soldado Trigger 17 as coisas começam a mudar, regras começam a ser quebradas. Serão eles defeituosos entre seus idênticos? No final, um fantástico, plot twist. Quero muito ler a continuação dessa história.

Estersinha 17/04/2022

acho que não existe mais ninguém como eu
Cara eu amo livros que nos tiram da nossa zona de conforto e nos fazem pensar! Muito boa as inúmeras reflexões que a gente pode fazer, trabalhar desde tecnologia até sociologia e política, um livro extremamente rico e detalhado sobre as maravilhas da sociedade e do ser humano como um todo.

Mel Rodrigues 16/04/2022

A Distopia YA Perdida
Dezesseis (ou, no original, Brave New Girls) é uma distopia lançada em 2017 na língua original e em 2019 em português e sofre consequências por isso. O livro, inspirado no clássico Brave New World, claramente não ganho destaque pelo declínio de popularidade após as distopias predecessoras dos anos anteriores.

Porém, em Brave New Girl, a autora nos leva a uma nova visão do mundo Fordista de Huxley, um mundo aparentemente perfeito de divisão genética (que me faz questionar se não era isso o que Veronica Roth - Divergente - tentou e falhou em fazer). É uma releitura muito interessante do original, movida por um romance leve e bem confortável de ler.

O ponto tirado desse primeiro volume se deve a tradução para português - ela afasta o livro de suas raizes e tira dele a parte mais interessante de seu marketing. Até o momento, a editora não se pronunciou sobre publicar a continuação.