Dezesseis

Dezesseis Rachel Vincent

Resenhas - Dezesseis

nabia.mm 12/07/2023

MUITO DIFERENTE DE TUDO QUE EU LI
No início eu tava meio confusa até entender como a sociedade do livro funcionava

curiosamente combinou perfeitamente com a matéria que eu estou estudando na escola, então várias vezes eu quis citar esse livro como repertório

é um livro muito bom
uma distopia muito inteligente bem pensada e construída
além da gnt se apegar aos personagens principais e sentir as emoções nos momentos de tensão

as sensações novas de Dahlia
o companheirismo do Trigger

tudo me conquistou

MAS PQP!! CADÊ A CONTINUAÇÃOOOOO???
eu vi que esse livro não teve uma graaande repercussão no Brasil (leiam gente), por isso provavelmente a editora não vai trazer ele traduzido

mais um motivo pra eu aprender inglês pq eu PRECISO DE SABER O DESFECHO DESSA HISTÓRIA!

??SPOILER
eu queria que o "erro" de Dahlia não tivesse a explicação que teve

eu acho q ia ser mto mais profundo e reflexivo se todos fossem iguais, e que em nenhum momento houvesse esse erro na fabricação de Dahlia. Pq aí poderia mostrar que TODOS ali eram humanos, e estavam sujeitos a qualquer tipo de sentimento, só precisavam de um gatilho (triggerrrr). Mas como todos viviam como máquinas, sentiam-se também como máquinas

acho q ia ser mais profundo
??????

É ISSO S2
LaAsa13 30/09/2023minha estante
Se você ler o segundo vai enteder kKKKk, a propósito tem um site q da pra baixar ele traduzido

vivicruz29 10/07/2023

Uma boa distopia, fiquei curiosa do início ao fim, valeu cada minuto de leitura. Super recomendo. Ótimo!

Laryssa48 06/07/2023

Eu achei a história bem envolvente e tranquila de ler. Não tem muitas páginas, mas dá pra entender bem a sociedade e como ela funciona.

O livro me fez refletir muito sobre questões de classe e trabalho.

Ainda tem um romance tão leve e adolescente, muito gostoso de ler. Achei Dahlia e Trigger fofos que só.

Lucyclenia 27/06/2023

Mais um que quero ler a continuação pra ontem.
Gente, como assim??

Inumeros clones de mim, determinados para a mesma função. No caso de Dalila, a agricultura. Devido a um "erro" em seu genoma, ela descobriu que não é apenas mais uma, ela é a MATRIZ, de todas as outras. PASSADAAAA

Fiquei esperando uma coisa bem diferente, do nada o livro acabou...

Stela75 29/05/2023

Nem tudo é o que parece
Dahlia viveu sua vida toda achando que seu propósito é ser uma ótima agricultora para Lakeview, mas um erro em suas atitudes a fará descobrir que existe um mundo muito diferente fora de sua cidade. Não tive como não ler até o final após ela e Trigger se beijarem pela primeira vez.

NatAlia1064 23/05/2023

Seu título original é Brave new Girl e lançado em maio de 2017.
Chegando ao Brasil com o título de Dezesseis em meados de julho do mesmo ano.
Além disso a autora é formada em letras o que dá uma dimensão da sua bela escrita.
Este livro apresenta uma temática de aventura, e um universo de distopia, além de tudo o que é belo, um romance, mas segue a resenha!!

O livro conta a história de Dhalia 16 que vive na cidade de Lakeview, uma cidade administrada por uma Administradora, parece repetitivo mas vocês entenderão, e separada em departamentos, os quais controlam a cidade.

Por se tratar de uma distopia, quase automaticamente precisa ter uma fato incômodo e nesse caso é dado quando Dhalia diz que todas recebem os mesmos nomes, e são IGUAIS.

O conflito/ início do livro apresenta personagem principal que tem seu papel na sociedade como agricultora, que também é apresentada como a melhor da turma ou talvez até mesmo de seu ano.

Ela é uma garota forte e especial, apenas de se olhar pode saber o ph das plantas que cultiva assim se destaca ainda mais, e é chamada para o prédio da administração para a possível vaga de instrutora, ela por um minuto deseja este naquela posição, gosta de se sentir especial e boa, coisa que não deveria e sentir seguindo as regras de todos ali.

Quando estava saindo, há uma pane no elevador onde um soldado, lindo e maravilhoso, diga-se de passagem, a ajuda a não sufocar quebrando as regras de distanciamento, por um minuto eu achei se tratar de um daqueles colégios internos femininos onde nenhuma presença masculina é permitida, mas não, eu estava totalmente errada.

Nossa bela Dhalia começa a se sentir ansiosa e realmente espera a todos os momentos para vê-lo nos corredores e presta atenção a cada guarda que passa na esperança de que ele esteja ali, mesmo sabendo que quebraria as regras que a vida toda teve de respeitar, e que esteja quebrando principal dela, a de sentir.

E as aventuras só estão começando....

Gabriela 17/05/2023

Pronta para mais!
Eu devorei esse livro é fiquei encantada com o universo que foi criado nele. Toda essa questão de clones com funções específicas para cada setor e a falta de individualidade? BIZARRO!

Só achei que o final foi muito brusco. Fiquei esperando que ia acontecer alguma coisa quando do nada acabou.
Carolina.Pertille 17/05/2023minha estante
Procura o segundooooo, é muito bom

Dyana 30/04/2023

Foi meio complicado engatar na leitura, porque tava bem desinteressada em ler esse livro
Eu tinha pegado ele na amazon gratuitamente. Eu procrastinei bastante pra começar a ler ele

Assim, é um livro interessante e eu achei ele bom
pelo que vi a história tem continuação tipo uma trilogia e não tem português ainda
Então fiquei triste porque nem sei quando que vou conseguir ler a continuação e o livro acabou em um ponto que deixa a pessoa curiosa pra saber o que vai acontecer depois

Cristiane 29/04/2023

SIMPLESMENTE EM CHOQUE
Precisei ficar um certo tempo olhando para o teto e assimilando tudo o que eu li. Simplesmente chocada. A autora criou uma sociedade nova, com regras e tudo mais, em menos de 300 páginas.
Adorei a história, extremamente cativante. Só não gostei do final porque vou ter que ler o próximo livro e ele não foi lançado no Brasil. Mas fora isso, gostei de tudo e acho que esse livro devia ter mais reconhecimento. Nunca vi ninguém recomendando.

Um pouco sobre a história pra quem tbm nunca viu uma recomendação desse livro:
Dahlia é uma menina de 16 anos moradora da cidade de Lakeview. Nessa cidade, as pessoas não nascem, mas são criadas em massa por geneticistas com o único propósito de manter o funcionamento e eficiência da cidade. Dahlia é uma agricultora e nunca se viu fazendo outra coisa além do que foi criada para fazer. Ela e suas idênticas vivem uma vida simples e regrada. No entanto, em um acidente, Dahlia acaba conhecendo Trigger, um cadete com quem não deveria conversar e muito menos se encontrar, mas a ligação dos dois é inegável, e sentir isso provavelmente significa que Dahlia tem um defeito, e se a Administração descobrir todo o seu genoma será recolhido.
Para salvar a si mesma e suas idênticas, Dahlia precisará esconder todos os seus sentimentos e encontros com Trigger.

Ruth99 26/04/2023

Que livro, mis amigos!
Simplesmente leiam.
Um mundo de iguais, todos com o mesmo pensamento: "Servir a cidade." Tudo ia bem com agricultora hidropônica Dahlia 16 até ela conhecer Trigger 17, cadete do Departamento de Defesa. Nada será igual.
Os ganchos, os personagens, o mundo tão bem construído que cabe em 21 curtos capítulos, e o final?
Ressalva para a discussão entre linhas sobre individualismo - e como algumas culturas a sufocam e outras não valorizam a liberdade de exercê-la.
Acredito que a autora quisesse justamente evidenciar a necessidade de um ponto de EQUILÍBRIO.
Preciso da continuação urgente, produção.
Amei a escrita da Rachel e já quero ver o que mais vem por aí.

(P. S.: A editora Universo dos Livros não publicou a continuação ???)

VANESSA 26/04/2023

Gostei muito da história, mas achei bem chato do livro acabar sem fim, não sei se vai ter continuação.
Resumidamente a história conta sobre um mundo avançado no que se refere a criação humana. Esse mundo se passa depois do nosso, onde não se cria mais seres humanos através de relações sexuais, onde existe pai, mãe, irmaos etc. Basicamente esse mundo tem milhares de clones, e são divididos em 'departamentos' e 'diferenças genéticas' com um único propósito, servir apenas para o "bem" da cidade.
Acontece um caso a parte com a personagem principal Dahlia 16 em que, a personagem começa a questionar tanto sua existência quanto de suas iguais.

Gostei bastante da história, me prendeu super e não conseguia parar de ler.

Erika436 13/04/2023

O livro acaba na introdução.
E pior não achei continuação.
Fui ler umas resenhas e descobri que e uma trilogia que não tem em português ainda.
Bem legal.
ttborges 13/04/2023minha estante
Também cai nessa cilada

Pietra 28/06/2023minha estante
também achei que acaba na introdução ? no final fiquei foi com raiva

Laroca 31/03/2023

Eu fiquei muito chocada com esse final.
"meu pai comprou um novo lote"...

o livro é muito bom e me prendeu bastante, não vejo a hora de ler o segundo (quanto mais eu tento fugir de trilogia/saga mais elas me perseguem).

quero saber como funciona fora de lakeview, apesar de já ter uma noção, mas fiquei curiosa o suficiente para querer ler o 2. recomendo bastante.

Blue 30/03/2023

Li em um dia só e foi maravilhoso
Livro relativamente curto e rápido, a história é envolvente e o casal principal tem tanta química que eu já amei desde as primeiras interações. Você realmente deseja que eles fiquem juntos e cada momento é um quentinho no coração misturados com ansiedade.
O plot de milhões e universo muito bem desenvolvido, doida pra ler os próximos.
Única coisa "ruim" é o final brusco e sem solução, mas não me incomodou, já que eu me senti bem satisfeita com todos os acontecimentos.

Karen.Rodrigues 20/03/2023

Parece que já li antes
O fato de não saber nada sobre o livro me ajudou a fluir a leitura.
Confesso que achei o fim um pouco acelerado em comparação ao desenrolar da história.
YA e distopia pode ser meio datado, mas até que gostei do plot da história.
Apesar de gostar de alguns elementos, fiquei com uma sensação de que já tinha lido aquilo em algum lugar e no fim me pareceu um emaranhado de colagens de outras distopias, como Admirável Mundo Novo e o filme A Ilha (2005).