Dezesseis

Dezesseis Rachel Vincent

Resenhas - Dezesseis

ylorranna 16/03/2023

Releitura
Continuo achando o plot principal interessante mas sinto que a autora não conseguiu desenvolvê-lo tão bem, mas tirando isso é uma leitura fluída e gosto mt do gancho no final para o segundo livro que finalmente vou conseguir ler dps de achar traduzido

Mari 10/03/2023

Distopia boa demais!
Eu sou apaixonada por distopias. Mesmo que esse não seja o melhor dos que li nesse gênero, eu me apaixonei. Achei o casal muito fofo, estilo um romance proibido, fora tudo o que acontece e como termina. É uma pena que não trouxeram o segundo livro dele para o Brasil, quero ver como vou fazer para ler sua sequência! #chateada

Alexandre Carvalho 26/02/2023

Razoável
Comecei "Dezesseis" tendo vislumbres da vontade que senti em ler quando ele surgiu a anos atrás para mim, já sabia que a continuação não tinha sido lançada por aqui, sendo esse um dos motivos que acabou prejudicando minha vontade em ler o quanto antes

Foi uma leitura bem razoável para começar, o enredo é muito interessante e criativo (e me fez lembrar muitas vezes de divergente, no quesito "inovação"), mas as explicações na construção de sistema criado são limitadas, elas fornecem o básico para ninguém ficar perdido, mas senti a falta de capítulos que mostrassem como o todo funcionava a fundo, "entendo" até certo ponto que por ser "o primeiro livro" não seria entregue um grande aprofundamento, mas oque mais me causou problema foi a falta no desenvolvimento dos protagonistas, não houve vontade em expandir motivações e definir personalidades

Os capítulos não me despertavam a curiosidade necessária para acelerar a leitura, pois toda a trama se concentrou em seguir uma linha reta, sem grandes pontos de destaque, e os acontecimentos que seriam justamente para chamar essa atenção não funcionaram como um gancho forte para o próximo capítulo

Devo destacar que gostei muito de como tudo terminou, do final mais especificamente, mesmo tudo sendo muito rápido, o acontecimento final me deixou muito curioso e ansioso para descobrir como tudo vai se encaminhar

Mirian 20/02/2023

Leitura rápida, bom para sair da ressaca literária. Entrega o que promete e nada mais. Me surpreendi com o final pois achei que era um livro único.

C. Aguiar 20/02/2023

Dahlia 16 não tem nada de especial, ela é só mais uma entre as 4.999 garotas iguais a ela, atualmente todas as pessoas são criadas em laboratório para desempenhar uma atividade especifica e tudo isso visando o bem da sua cidade. A garota acaba ficando presa em um elevador com Trigger 17 e após a interação entre eles (que é definitivamente proibida para Dahlia 16), um sentimento começa a aflorar.

A garota acredita que talvez isso possa ser uma falha genética, pois ela não está agindo conforme a programação do seu genoma. O problema é: se ela está com uma falha, logo seu genoma está comprometido, as outras garotas iguais a ela já começaram a falhar? Se alguém descobrir que ela está defeituosa seu genoma será recolhido e todas as garotas serão exterminadas.
Com uma narrativa em primeira pessoa e cheia de segredos, vemos Dahlia 16 tentar descobrir o que há de errado com ela! Enquanto Dahlia 16 foi criada para cultivar e produzir comida, Trigger 17 é um soldado, ele é incentivado a interagir com as garotas de seu regimento e fica curioso com a reação de Dahlia 16 que foge completamente do seu protocolo.

Em diversos momentos achei Trigger 17 egoísta por forçar Dahlia 16 a se encontrar com ele e quebrar as regras, não senti que o relacionamento deles foi devidamente trabalhado e talvez seja porque apenas Dahlia 16 o vê como único enquanto Trigger 17 pensa nela com curiosidade porque ela foge do padrão, então ele quer ver até onde ela é diferente das outras.

O livro não é cansativo, mas demorei para pegar o ritmo da história, contudo depois que me acostumei li o livro rápido e quando percebi já estava finalizando a leitura.
O final é muito bom, tem um reviravolta excelente e termina na melhor parte fazendo o leitor ficar desesperado para ler a continuação, mas infelizmente a editora nunca lançou o segundo livro no Brasil então terei que ler em inglês para conseguir as respostas que ficaram faltando no primeiro livro.
Um enorme segredo é revelado quando Dahlia 16 descobre a verdade com seu geneticista, ela e Trigger 17 entram em uma fuga frenética e acabam vendo seu mundo inteiro desmoronar diante de seus olhos.

Resolvi fazer essa leitura despretensiosamente e não me arrependi nenhum pouco. Terminei o livro com o questionamento: afinal até onde o ser humano é capaz de ir para se aproveitar dos outros? Espero que a autora melhore um pouco a trama e trabalhe melhor nos personagens, apesar da nota alta ela peca um pouco nesse quesito e como tudo começa a acontecer rápido demais fica a sensação de uma história superficial.

Leitura feita através do Kindle Unlimited.

moonchildsz 19/02/2023

Caraca que loucura, jurava que era livro único e tava muito confusa com esse final kkkkkk
bom é um livro legal mas acho que eu gostaria mais de ver um filme dele do que ter lido a história, ou talvez se eu tivesse lido em uma outra época tivesse gostado mais...
acho que o segundo vai ser mais interessante né por responder as milhões de dúvidas que esse deixa

Ana 16/02/2023

Gostei, mas ainda tenho reclamações
É aquele tipo de livro que é ruim, mas ao mesmo tempo é bom, me tirou da minha ressaca literária, mas tenho várias críticas também. Amei a história, mas os personagens parecem muito rasos, acredito que muitos deles tinham mais potencial e foram mal aproveitados ou "descartados" de forma irresponsável, de forma que eu nem consegui sentir uma verdadeira tristeza quando aconteceu, a relação entre Trigger e Dahlia parece superficial, enquanto ela parece se importar mais com ele, eu acabo sentindo um certo egoísmo da parte dele, para ela, ele é único, o primeiro amor dela, para ele, ela parece ser só mais uma garota que chamou a atenção dele. As garotas da história que não são as idênticas parecem todas alimentarem uma rivalidade feminina, todas "fúteis", seguindo o padrão clássico de "garota que gosta de maquiagem, que não pode ver outra garota com a mesma roupa que ela que passa mal". Eu posso resumir a história expondo o simples fato de que eu achei que as garotas eram escritas por um homem bem mais velho que nunca viu uma adolescente, fiquei surpresa ao ver que a autora é uma mulher. Sinto uma leve sensação de misoginia internalizada

Gabriela 05/02/2023

CARA MINHA CABEÇA EXPLODIU COM O FINAL
Cacete eu tava com saudade de um livro que me fizesse ficar fixada

04/02/2023

só queria que tivesse mais reconhecimento.
o romance é bem construído e desenvolvido, a proposta do livro tbm é incrível

Glayce 31/01/2023

Distopia bem 2010
O livro é bom, nada cansativo,mas está com uma fórmula pronta de distopia lançada em 2010, não é tão inovador

jmpearl 26/01/2023

Farofinha boa, coerente, cumpre o que promete ser (uma distopia ya, nada mais), só não dei mais estrelas porque não tem qualquer traço marcante

Aninha 18/01/2023

* SURTOS *
PORQUE NÃO FALAM SOBRE ESSE LIVRO, É MUITO LEGAL

Esse é um apelo pra editora traduzir o segundo livro e lançar no K.U., pq é viciante (li em 2 dias praticamente) e preciso do final.

Gabriel1994 17/01/2023

Dezesseis
*Livro lido em 2021*

Dezesseis é uma Distopia Jovem escrita por Rachel Vincent que peguei gratuitamente no Kindle quando foi distribuído pela Amazon e que gostei quando li.

Como Distopia Jovem trás um Romancezinho, todo um drama perante a um regime totalitário e autoritário.

Neste universo cada setor dessa espécime de distrito gera clones designados a tarefas específicas. Tem clones militares, clones que trabalham em determinadas funções, etc.

E nesse mundo os clones não podem apresentar pensamentos destoantes dos demais, pois apresentam um risco para o processo totalitário do governo.

Mas a personagem principal é justamente o pensamento destoante que o governo teme! E ela está faminta por se livre...