Só os Animais Salvam

Só os Animais Salvam Ceridwen Dovey




Resenhas - Só os Animais Salvam


285 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Sat 22/12/2020

Desceu queimando
Levei 8 meses para terminar a leitura, nunca imaginei que demoraria tanto para ler uma antologia; Ceridwen Dovey me complicou. A definição de sua obra é simples: pesada, difícil de digerir e, principalmente, necessária.
comentários(0)comente



Bianca 06/12/2020

Demorei para gostar
Demorei um tempo para começar a apreciar o livro mas depois peguei gosto e achei a proposta bem legal.
comentários(0)comente



Evy 28/11/2020

"Só os animais podem nos dizer o que é ser humano"
Eu não sei nem por onde começar a falar sobre esse livro lindo e triste na mesma medida. Foi para os favoritos por muitos motivos que vou tentar explicar aqui. Primeiro deles é que se trata de um livro sobre animais e todo mundo já sabe que é uma causa que eu defendo de coração e alma. Depois que não somente é sobre animais, como é escrito pela visão deles. Os animais são os narradores dos contos que vamos ler nesse livro fantástico.

São dez no total, cada um pela visão de um animal diferente e todos eles estão narrando um pouco do que foi sua vida, mas essencialmente sua morte. O nome dos contos começam com "Alma de...' e embaixo a data em que o animal desencarnou. Os contos são ambientados durante as diversas guerras e conflitos que aconteceram na história do nosso planeta ao longo do último século, dentre elas a primeira e a segunda grande guerra, a guerra fria, a guerra do golfo, o afeganistão, e cada animal conta o seu ponto de vista de sua história e dos acontecimentos ao seu redor.

Além disso somos presenteados com um contexto bastante literário. Encontramos ao longo da narrativa, trechos e indicações de livros e personagens, autores famosos como é o caso do conto "Alma de Tartaruga" que ela foge de casa porque queria ser a tartaruga de Tolstoi, acaba vivendo com Virgínia Woolf e George Orwell; no conto "Alma de Golfinho" ele conta sua história através de uma carta que escreve à Sylvia Plath e assim vai...

A princípio fiquei um pouco perdida na dinâmica da narrativa, mas quando peguei o jeito foi impossível parar de ler. Ao longo da leitura, a história vai tomando uma grandeza e profundidade impressionantes e você começa entender a finalidade central dela: o que estamos fazendo com nosso mundo? Através dessas fábulas modernas, totalmente emocionais e cheias de pontos a refletir, somos apresentados a essas almas cheias de esperança, inspiração e compaixão que muitas vezes não encontramos em nós, seres humanos.

Gostaria de destacar dois contos que me arrancaram lágrimas e que são de uma beleza inenarrável: "Alma de Elefante" e "Alma de Papagaio" e dois contos que são extraordinários na construção, geniais: "Alma de Tartaruga" e "Alma de Mexilhão". Mas, deixando claro que todos os contos são fantásticos à sua forma. Esse livro é uma construção inusitada com uma narrativa cativante e histórias de despedaçar o coração, mas extremamente necessárias.

Recomendo muitíssimo a leitura.
comentários(0)comente



Deza 23/11/2020

"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana."
Ao contrário do que o visual do livro indica, o conteúdo não é nada fofo.
Dividido por contos, cada animal narra como atos humanos os atingiram diretamente. Acho válida a ideia de ler pela perspectiva do animal, porém achei a narrativa enrolada, maçante... Senti que alguns contos ficaram dando voltas desnecessárias até chegar ao seu final. Ainda assim as histórias, quando analisadas num todo (sem toda a enrolação contida na narrativa), são bonitas, tristes... É um livro que te fará pensar além do que estamos habituados.
comentários(0)comente



Rosana Miyata 20/11/2020

Eu não sei muito bem o que pensar sobre este livro. A proposta foi muito boa, mas achei que alguns elementos fantasiosos demais fizeram alguns contos perderem o encanto.
comentários(0)comente



Gabi 26/10/2020

Reflexivo
É uma leitura até difícil, os contos podem ser considerados fofos mas são bem tristes. Me vi apegada a todos os animais que contaram suas histórias. Mostra diversos lados dos humanos que podem amar os animais mas também usá-los e abandoná-los.
comentários(0)comente



Ray 19/10/2020

Diferente do que eu imaginava
Quando vi esse livro, imaginei que fosse uma história linda, fofa, que exaltasse a superioridade dos animais em relação a nós, humanos.

Realmente não é nada do que eu esperava, o que me desanimou um pouco, de cara, mas ainda assim continuei lendo pq sempre gosto de conhecer novas histórias e novos temas.

Acabou sendo uma leitura até interessante e reflexiva em sua maioria, porém mais lenta e cansativa.

São 10 contos que narram, sob o ponto de vista dos animais, histórias que, até então, só tínhamos ouvido pelo ponto de vista humano. É interessante acompanhar e revoltante perceber a tristeza delas.
comentários(0)comente



Thalitla 18/10/2020

Este não é um livro fofo, com histórias bonitinhas, já vou logo avisando
comentários(0)comente



Larissa Destro 13/10/2020

Para fãs de clássicos
Esse livro contém 10 contos sobre animais envolvidos em guerras e conflitos.
Eles contam como foram suas próprias vidas até a sua morte.
Eu achei que ia chorar, mas só derramei uma lágrima bem no começo e depois não mais, os animais narram tudo de uma forma bem madura, então foi difícil se emocionar.
São histórias interessantes e muitas vezes engraçadas, e citam muitos clássicos da literatura.
Talvez uma pessoa que seja fã dos clássicos aproveite a leitura desse livro mais que eu!
comentários(0)comente



Avalon 07/10/2020

Não é pra mim...
Não gostei do livro...
Não gostei da forma como os contos são escritos...
Não gostei dos personagens (nem da "alma de cachorro", que eu achei que amaria)...

Pra mim, "Só os Animais Salvam" é um livro totalmente dispensável. Ele tenta ter uma profundidade (que às vezes até aparece), mas descritos de uma forma arrastada.

Nenhum dos 10 contos presentes no livro me prendeu... Nenhum dos contos me emocionou (como vejo que emocionou a maioria dos que leram)...

Apesar do excelente trabalho da Darkside (convenhamos, "puta livro lindo", visualmente falando), é um livro que eu sei que não é pra mim.
comentários(0)comente



Déia Madden 29/09/2020

Um livro que nos faz pensar
É bem diferente do que eu imaginava que seria, mas isso não foi ruim. As histórias são interessantes e todas elas nos ensinam algo, está nos detalhes da leitura de cada texto. É necessário compreender. À mim particularmente me fez pensar e repensar alguns valores.
Mas não posso negar que é um livro que acaba deixando o coração apertadinho.
comentários(0)comente



Yas Camargo 24/09/2020

Só os animais salvam
?Só os Animais Salvam -Ceridwen Dovey
?235 páginas
São 10 contos que nos apresentam almas de diferentes animais, nos mostrando a forma como morreram; O livro apresenta citações de autores e suas presenças propriamente ditas.
Em um primeiro olhar sobre o livro, pensamos que será algo leve e ingênuo devido o tema ser animais, porém se engana quem pensa que este é um livro tranquilo: A autora nos traz a visão de animais que viveram em períodos conflitantes de guerras e nos mostra o que aconteceu com eles, apresentando um tema que poucos trazem a tona, o direito a vida dos animais.
Normalmente as histórias de guerras são contadas através do ponto de vista de humanos, porém neste caso ela nos mostra a perspectiva dos animais, que se envolvem com humanos, os amando, adorando e também se decepcionando. O livro nos conta histórias que vão desde adoção envolvendo profundo amor à abandono com tremendo descaso.
Os contos decorrem em ordem cronológica, o que vai ficando claro também no modo como a autora passa de uma linguagem rebuscada para uma mais moderna.
Houveram alguns contos que me chamaram a atenção: O primeiro é Alma de Tartaruga, que se passa na guerra fria e tem varias referencias a escritores como Tolstói, Virginia Wolf e George Owen, esse conto mostra como foi a convivência de uma tartaruga com cada um dos escritores até sua vigem ao espaço; O segundo é Alma de Cachorro, que mostra a lealdade do protagonista ao dono, infelizmente o sentimento não foi recíproco, o cachorro acaba sendo abandonado após seu dono pensar que estivesse sendo traído.
O livro tem histórias bem tristes, nos mostrando como os animais eram usados para experimentos nas guerras, e como a sociedade os trata diante da falta de alimento. Por outro lado conta também mensagens felizes, de donos que fariam de tudo para proteger seus amados animais.
A cada conto foi necessário que eu fizesse uma pausa para digerir o conteúdo, são histórias marcantes que nos levam a analisar o modo como tratamos os animais. Nos traz o valor da empatia, não só com os bichinhos, mas com os seres humanos também.
A edição da DarkSide além de ter uma diagramação agradável, conta com uma capa linda.
comentários(0)comente



Manu 18/09/2020

Não é um livro fofo
Acho que muita gente, como eu, achou que seria um livro fofo. Não é. É lindo, bem escrito, comovente, mas não é fofo. Não leiam se estiverem deprimidos (meu erro), porque tem muito abuso, tristeza e injustiça (até xinguei em voz alta quando terminei a última história). É interessante porque cada história é tão diferente da outra em estilo que até esquecemos que são todas da mesma autora. Não gostei igualmente de todas, mas minhas favoritas foram a da tartaruga e a dos elefantes. Ela se inspirou em animais reais para recontar eventos históricos sob o ponto de vista do que aconteceu com eles, usando muitas referências literárias (se você não tem uma boa base de literatura, ela coloca todas as referências ao final do livro). Não entendi a escolha da editora ao acrescentar o "salvam" no título original do livro (que era "só os animais") e não achei que fez muito sentido.
comentários(0)comente



luananunes.s 16/09/2020

Só os humanos destroem
Ter lido esse livro num momento tão desesperador para os animais (caso do Pantanal) me trouxe uma empatia ainda maior por esses bichinhos que sim, tiveram uma vida extraordinária.
Só os animais salvam conta as histórias de 10 animais, narradas pelas "almas" deles porque infelizmente, todos em algum momento, falecem.
O que torna o livro tão bom quanto triste é a necessidade de ver a vida pelos olhos de seres vivos que sofreram em meio a guerras, guerras reais como 2? guerra mundial, escassez de comida e água, crises... O livro trás participações excelentes como Sylvia Plath, George Orwell, Tim Burton, Virginia Wolf, fazendo do livro algo mais real ainda.
comentários(0)comente



Annalisa 06/09/2020

Só os Animais Salvam
É um livro arrebatador, sério, a gente termina a leitura e precisa de alguns minutos para conseguir absorver o impacto que ele causa.

Cada um de seus dez contos é sob o ponto de vista de um animal. São histórias simples, algumas curtas outras um pouco maiores, que tratam sobre amor, respeito, lealdade, cumplicidade, família, perdas, guerras e tantos outros assuntos, e como os animais se relacionam com os temas. E como de acordo com seus instintos e modos conseguem sobreviver a esse mundo caótico.
É altamente emocional, eles apresentam seus pontos de vista sobre a crueldade do mundo, sem perder sua inocência e esperança. Apresenta muito mais humanidade do que certos humanos.

"Ouvirei Colette dizer que ela e eu devemos ser curiosas até o último instante da vida, devemos ter a determinação de observar todas as coisas a nosso redor, que "Veja" deve ser a nossa última palavra e pensamento..." - Alma de Gata, pág. 45.

Não há mocinhos ou vilões na história, todas elas já iniciam apresentando a data da morte do animal em foco, de forma que não há um "final feliz" em nenhuma delas. Em todas há um misto de alegria e sofrimento, apresentando vidas tão distantes e situações que jamais imaginei poder compreender sob o ponto de vista de um animal, é um tipo de sabedoria que eles já nascem possuindo, que nós humanos demoramos uma vida inteira parar apreender.

"O que significa ser Humano? Talvez só os animais saibam" - Alma de Urso, pág. 167.

O que fica claro é como nós, humanos, interferimos na vida desses animais, todos morreram ou foram mortos por conta da influência do ser humano direta ou indiretamente. Se não me engano, todos tiveram seu trágico destino por conta das guerras. Desde a explosão de um navio bombardeado até a inanição pela falta de suprimentos de uma cidade sitiada.

Algumas me marcaram de uma forma que é difícil explicar, preciso deixar uma menção ao "Alma de Tartaruga", simplesmente espetacular. É um livro que traz homenagem para alguns autores que já escreveram sobre animais, mas acima de tudo, é um livro que faz uma homenagem aos animais.
Achei o livro muito bem escrito e estruturado, é possível perceber a quantidade de pesquisa e dedicação que foram feitas.

Ao terminar a leitura, é como se fosse uma troca de almas, você como leitor entrega um pouco da sua ao virar de cada página, e o livro lhe apresenta sua, em forma de cada um dos animais.
comentários(0)comente



285 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR