Todos Contra Todos

Todos Contra Todos Leandro Karnal

Resenhas - Todos Contra Todos

Victor Costa 30/07/2020

Um 2017 dentro de 2020
É incrível pensar que esse livro foi escrito em 2017 sendo que ele é tão absurdamente atual , falando sobre a incitação e distribuição de ódio gratuito não tem muito nem o que falar .

? O cristão é aquele que superou o ódio e, quanto mais você me insulta, mais devo amá-lo. Por isso Nietzsche afirma que o último cristãos morreu na cruz.?

Bru 24/08/2020

O ódio possui também um elemento de crescimento, no entanto, necessário para isso olhar pra dentro de si e descobrir ali qual sua fraqueza.

sbaldavira 24/01/2022

Coerção & Consenso
O livro é muito bom, trás uma temática necessária e imparcial, exposta de forma inteligentíssima, desmistifica a visão de um país pacifista, apresenta diversos exemplos do ódio nosso de cada dia, e finaliza com uma proposta para interromper o fluxo de ódio entre as pessoas.

Recomendo, porém não se trata de uma leitura fácil é necessário disposição para a leitura.

Letícia 05/08/2022

A verdade sobre o Brasil
Karnal consegue dissecar o comportamento brasileiro de se posicionar como um povo receptivo, alegre e sem problemas, mas que, na verdade, é preconceituoso e violento. Temos inúmeros pontos a melhorar como nação e esse livro é muito necessário para abrir os olhos e, de fato, colocar o assunto em pauta.

Henggo 17/11/2022

Triste e real
Ler esse livro me deixou ainda mais desesperançosa, confesso. É incrível o mergulho analítico, navegando entre passado e presente, Foucalt e Platão. Precisamos deste livro como espelho-tapa para nos fazer acordar. Contudo, lê-lo, sair da rua e ver a realidade me angustiou bastante. Meus tetranetos, talvez, verão essa mudança. Eu já me conscientizei que não terei vida para tanto.

Luciano 30/11/2022

Uma reflexão necessária
Karnal fala sobre esse sentimento que todos sentem e ninguém admite. Uma leitura obrigatória para todo cidadão que deseja conhecer a si mesmo pelo menos um pouco.
Karnal faz uma análise bem-humorada e precisa sobre o comportamento do brasileiro com relação ao ódio que vivenciamos veladamente todos os dias.
Leitura super recomendada!

Julia1945 18/01/2023

Esplêndido. Lindo. Sensacional. Sem palavras. Um tapa na cara da sociedade brasileira, seja ela tradicional ou não, não importa. Leandro fala com todos, da forma mais simples e mais chocante possível e isso é maravilhoso.

Todos Contra Todos me apresentou um autor que faço questão de ler até a lista de compras.

Canoff 14/04/2023

Acredito que um dos melhores livros do Karnal seja este.
O livro "Todos Contra Todos: O Ódio Nosso de Cada Dia" é escrito por Leandro Karnal, historiador e filósofo brasileiro, e publicado em 2017. O livro aborda diversos aspectos da sociedade brasileira, especialmente o ódio que tem suas raízes nas colonizações e persiste até hoje. O autor argumenta que a sociedade brasileira não é pacífica, com cada indivíduo defendendo avidamente sua opinião, levando à polarização e conflito. O livro também aborda temas como feminismo, machismo, direita, esquerda e fanatismo, todos conectados ao ódio. A leitura é altamente recomendada, com capítulos bem divididos e uma conexão clara entre os assuntos. Karnal tenta evidenciar os problemas do Brasil e abrir os olhos do governo e da população para o mal que persiste desde a colonização. O ódio é fácil, enquanto o pensamento é árduo, e Karnal aponta que todo ódio fala mais sobre a pessoa que odeia do que sobre o objeto do ódio. O livro é extremamente necessário para entender a sociedade brasileira atual.

- Resenha revisada por IA. - Foi necessário resumir, pois não coube no Skoob

Salim 01/12/2023

Ótima análise
Gostei e recomendo. Segue, abaixo, pequena amostra da obra:

"É manchete de jornal a violência que atinge grupos de elite, mas nunca aquela que atinge grupos sociais específicos, como negros, pobres, homossexuais e transexuais."

"O nazismo funciona do mesmo modo que a escravidão: uma parte se aproveita de um sistema, uma maioria é conivente e uma minoria constitui o grupo de resistência."

"Os números de mortes no trânsito no Brasil são de fazer inveja a muita guerra. E aparentemente isso não nos choca. Temos um dos trânsito mais violentos do planeta."

"Quanto mais frágil a sociedade julga ser uma pessoa, mais a atacará. As mulheres negras sofrem ainda mais que as brancas. Misoginia e racismo são um cruzamento desastroso."

"Os males imperam porque a natureza humana é regida pelo egoísmo e pela autopreservação. O homem não possui uma disposição natural para a vida em sociedade."

"As "pessoas de bem" são capazes de matar, agredir e cercear em nome da virtude. O mal com fins e metas virtuosas talvez seja o pior de todos, porque é mais difícil de combater."

"Raras foram as agressões históricas assumidas como exercício puro de poder ou de maldade. Quase todas foram para melhorar a sociedade, tirar o mal dela."

"A internet não criou os idiotas, mas o ataque anônimo nas redes deu ao ódio do covarde uma energia muito grande. Deu-lhe a proteção da distância física e do anonimato."

"É um mistério que alguns governantes, com casos julgados, não tenham contra si o mesmo ódio destinado a outros acusados, mas sem comprovação ou julgamento."

Tresault 03/03/2024

Temos muito ódio
Karnal avalia a sociedade brasileira em seu aspecto mais histórico, da violência, da escravidão, da misoginia e das desigualdades sociais. Nós, brasileiros, somos seres que odeiam?

O não aceitar o diferente marca esse livro, que é uma análise realista de nossa sociedade.

Mi Abrahão 29/04/2024

Adoro o Karnal
Com a marca envolvente e de fala fácil que o transformou no historiador mais pop do Brasil, Karnal não só disseca a natureza do ódio, da violência e do preconceito brasileiro, como explora as origens de um sentimento universal que negamos e odiamos sentir.

Eliezer 01/06/2024

Uma das principais teses de "Todos Contra Todos" é a ideia de que a polarização e o conflito são inerentes à condição humana, refletindo padrões recorrentes ao longo da história. Karnal argumenta que, apesar dos avanços tecnológicos e sociais, as mesmas questões fundamentais continuam a desafiar a humanidade, alimentando divisões e rivalidades que muitas vezes levam ao confronto e à violência.