Todos Contra Todos

Todos Contra Todos Leandro Karnal

Resenhas - Todos Contra Todos

Daitoros 21/02/2022

Tem o tom de uma conversa agradável com um históriador
Excelente no que se propõe, Karnal é provavelmente um dos melhores no quesito de tornar o diálogo científico mais acessível.

Qualquer cidadão leigo entende facilmente a linguagem do livro e ao mesmo tempo não deixa de ter um caráter científico e estimular maior aprofundamento histórico do leitor ao referenciar situações históricas.

Rita 03/02/2020

História por trás da história
Esse livro vem para desmontar a ideia de passividade e gentileza que ainda permeia o imaginário coletivo quando se pensa em Brasil e brasileiros. É um livro que mostra que sim, somos um povo violento, que expressa tal violência de diversas formas e que mesmo assim só reconhece a violência do outro e nunca de si mesmo. O livro me fez pensar, aprendi coisas que não sabia. Considero uma leitura obrigatória a todos que querem refletir sobre nosso país, especialmente nos dias atuais.

Costa.Orlandi 09/06/2022

Um livro maravilhoso que me fez rever conceitos e reforçar ideias. Eu não diria que esse livro é uma crítica social, mas ele apresenta soluções contra o ódio e uma forma pacífica de se viver em sociedade.

Silvana Sabino 13/01/2021

Este livro deveria ser item da cesta básica
Crescemos ouvindo que como brasileiros somos um povo cordial. Sera? mesmo verdade? Minha escolha para a primeira leitura do ano foi este livro muito bem escrito pelo professor Leandro Karnal.

A leitura foi extremamente agrada?vel e parecia que eu estava OUVINDO Karnal falar. A sua escrita tambe?m segue o tom sarca?stico e dina?mico de sua fala, bem como tambe?m e? forte a presenc?a de citac?o?es e refere?ncias que engrandecem ainda mais o texto. O autor percorre estudos histo?ricos, filoso?ficos, sociolo?gicos, psicanali?ticos, entre outros, para revelar o que ja? nos deveria ser o?bvio: somos uma sociedade absurdamente violenta, mas sem dece?ncia para admitir isso.

Sobre o conteu?do do livro, o professor na?o tem pressa e cerimo?nia para nos mostrar toda a nossa face preconceituosa, estu?pida e violenta. Por vezes, na?o so? ignoramos a marginalizac?a?o vivenciada por grupos de minorias, como tambe?m tentamos justifica?-la a partir de um discurso meritocra?tico falacioso.

Uma parte que me chamou bastante a atenc?a?o foi a explanac?a?o de como o nosso o?dio e? narcisista. Ate? no momento de odiarmos o outro, assim o fazemos como uma tentativa de declararmos amor e admirac?a?o por no?s, por quem somos, por nos acharmos superiores.

Qual a soluc?a?o para diminuir o o?dio em um pai?s ta?o racista, sexista, homofo?bico e transfo?bico como o nosso? Karnal e? ciru?rgico ao apontar que, para ele, o caminho seria a COERC?A?O e o CONSENSO. Coerc?a?o para punir e inibir, consenso, a partir da educac?a?o, para desconstruir.

Finalizei a leitura refletindo sobre como EU posso diminuir a cultura do o?dio. O caminho e? a?rduo porque odiar parece um caminho muito fa?cil, ao qual nenhum de no?s foge, mas precisamos urgentemente contribuir para um mundo mais empa?tico e compreensivo.

Thaísa 15/06/2021

Esclarecedor
Com linguagem fácil e acessível, o autor nos leva a refletir sobre as raízes e responsabilidades do ódio no Brasil. Apesar de curto, o livro é bastante abrangente e traz diversas citações interessantes.

Valdo.Alencar 08/10/2021

Apesar de o conhecer há um bom tempo, este é o primeiro livro do Karnal que leio, e posso dizer que gostei do conteúdo. De forma clara e sucinta, o autor apresenta uma argumentação que mostra, de forma inequívoca, que o ódio e o preconceito são males enraizados e institucionalizados em nossa cultura, e que infelizmente se intensificou ao longo dos anos devido a crescente polarização moral e política da sociedade.
É uma obra de considerável importância para esclarecer um pouco o momento conturbado e difuso que estamos passando.

Arthur.Moreira 17/01/2022

Excelentes reflexões. Legal a forma que o Leandro mostra como o ódio é inerente ao ser humano, e como isso não traz nada de bom. Uma parte muito interessante é a análise do preconceito entranhado na cultura brasileira e na dificuldade que temos de reconhecer e nos libertar dele.

Renan.Mourao 06/07/2020

Que o Ódio não seja combustível para o nosso medo.
Um livro que nos leva a refletir sobre o medo que temos, da insegurança, do diferente. Traz a tona a liberdade para digerirmos os conceitos do preconceito, para que consigamos romper essa barreira, que segrega as sociedades.

Aretha Rocha 10/07/2020

O livro nos convida a refletir sobre diversas questões políticas e sociais presentes na sociedade atual. Com uma linguagem acessível, fugindo do tom academicista (mesmo fazendo muitas referências a autores do meio acadêmico), Karnal consegue nos provocar e dar aquele choque de realidade durante toda a leitura.

Júlia 25/12/2020

Ótimo livro! As análises e os paralelos que Karnal faz são sempre muito didáticos, trazendo as lições para o leitor de forma fácil e clara. A temática não poderia ser mais atual, o ódio e o extremismo, e para combatê-los é preciso que entendamos os seus processos, coisa que o livro nos guia com maestria.

Zezinho 23/07/2020

Todos contra todos é um livro desmistificador sobre o jeito de ser do brasileiro.
Talvez o que mais julgamos pode ser o que mais nos aflige internamente segundo Karnal. Todo medo que temos do diferente se manifesta no ódio que temos no dia a dia. Justificamos nossos erros em cima do passado, como se eles fossem incorrigíveis.
Karnal fala sobre o mito do brasileiro pacífico, mostrando dados que comprovam sua tese. Ele descreve o dia a dia de várias pessoas e perpassa por várias situações que não nos percebemos egoístas, odiosos e intolerantes.
Este livro é uma boa pedida pra quem ainda tem a ingenuidade de perceber o brasileiro com um povo somente festivo alegre e tolerante, embora corrigível

Karina 23/07/2020

Necessário
O livro fala sobre o ódio e as diversas situações em que ele tão fortemente se apresenta, difícil não relacionar tantos fatos mencionados pelo livro com nossa experiência pessoal, porque acredito que todo mundo, sem exceção, tem contato com o ódio.

"Todo ódio tem um traço do nosso narciso infantil. O mundo deve concordar conosco e, quando discorda, ele está errado."

"O caráter fugaz da felicidade é o que torna a flor natural melhor que a de plástico, porque morre."

"Tácito, na Roma clássica, dizia que os homens se apressam mais a retribuir um dano do que retribuir um benefício. A gratidão é um peso, a vingança é um prazer."

"Coerção e consenso são complementares. É preciso ter leis contra o racismo, e ao mesmo tempo é necessário ter uma educação que combata o racismo. Havendo fracasso da coerção, é preciso aumentar o consenso. Não sou tão romântico a ponto de acreditar que bons livros vão acabar com o racismo. É preciso ter bons livros e prender, inafiançavelmente, quem é racista de verdade."