Na Escuridão da Mente

Na Escuridão da Mente Paul Tremblay

Resenhas - Na Escuridão da Mente

@PattySantos11 13/01/2022

Perdi meu dinheiro nesse livro!
Olha, essa leitura foi uma total perda de tempo e só terminei de ler o livro porque paguei caro e não gosto de deixar nada pela metade.
Não foi falar muito porque a história é muito ruim, tinha potencial, mas vira uma coisa confusa e desconexa. Primeiro ponto que não gostei é ser escrito em primeira pessoa, levanto em conta que a história deveria ser contada do ponto de vista de uma menina de 8 anos, as falas e os pensamentos são da jovem de 23 anos e não dá menina de 8.
Os personagens são confusos e os livro não é perturbador, só te faz ficar com raiva porque trata de um assunto sério que é a esquizofrenia de uma forma precária. Parece que todo mundo dessa família é doente, e em grande parte do livro só senti irritação dos pais e da narradora. Entendo a Marjorie, pessoas com este tipo de doença tendem a mudar rapidamente de humor e ouvir vozes, mas no final o autor cagou aqui.
Só sei que este é o primeiro livro péssimo do ano, uma grande perda de tempo e dinheiro.

Apaixuraa 18/09/2020

MANO
Livro muuuito bom,de verdade,tem que ter uma boa coragem pra ler ele.Ele é muito bom e intrigante.Vale super a pena (Resenha do livro completa e detalhada no meu Instagram @apaixura

@PamBooksPorto 19/08/2023

Bom, mas não tão bom assim
O livro eh dividido em 3 acontecimentos, e fica meio embolado no começo, mas depois vc entende o que está acontecendo. A parte do blog, pra quem leu, eu acho muito chata, o que eu gostei mesmo foram dos acontecimentos de criança. Eh bem agoniante essa parte e te deixa com os nervos a flor da pele. Mas eu dei uma nota meio baixa pq não tem explicação, tem muitos pontos soltos. Tipo, cadê a equipe de filmagem depois de ter feito o seriado? Cadê a igreja católica? E outra questão é, a menina estava possuída? Estava doente? Estava mentindo? Fica a questão que vc precisa tirar da sua cabeça e ter sua interpretação. Achei um livro ok, mas fui com muita cede ao pote.

Andrea 27/10/2022

A reflexão que o livro deixa no final, junto com a dúvida do que aconteceu é algo do tipo "ame ou odeie". Fiquei surpresa com aquele final, foi plot atras de plot e tenho minhas desconfianças do que aconteceu. Enfim, um fim aberto, quem vai ter que deduzir o que realmente aconteceu é o leitor.

yasmin 20/04/2024

Na Escuridão da Mente
Sinceramente não sei o que aconteceu com a minha experiência lendo esse livro. Uma palavra para definir um pouco seria morno. Uma leitura morna. Uma história que, ao meu ver, fala mais sobre uma família que entrou em crise e virou uma bola de neve do que sobre possessao e demônios. As vezes, problemas humanos podem se infiltrar e envenenar uma família tanto quanto um espírito maligno.

Nesse livro temos a personagem Merry contando sua versão sobre os acontecimentos vividos pela sua família quando sua irmã, Marjorie de 14 anos, estava supostamente possuída e tudo foi televisionado por um programa de tv/documentário. Na própria capa do livro temos um comentário de Stephen King (um escritor de milhares de livros de terror, caso você não o conheça) falando sobre o quão assustador e traumático é o livro.... tô até agora procurando a parte assustadora (e olha que sou medrosa!!!) Não tem suspense, não tem susto, não tem terror.... não sei o que fiz de errado enquanto lia, mas não encontrei nada disso na leitura. Apesar disso, não achei chato, acho que a escrita do autor me prendeu até o final, algumas poucas cenas podem ser consideradas chocantes (nada de novo, como a própria Merry comenta ahaha) e o grande plot twist do final não achei tão grandioso assim, apenas um plot ok. As partes do blog achei chatíssimas, porém não nego que foram importantes para formar opniao sobre alguns pontos da história. Quanto a possessão de Marjorie....bom, tenho minha opniao sobre ser real ou não e você também terá a sua.

Tícia 26/07/2020

Livro pesado e tenso: ok
Dormir com luz acesa: ok
Olhar embaixo da cama pra ver se tem capeta: ok
Pernilongo do voo rasante possuído: ok
Pernilongo exorcizado com Raid: ok

Sabe um livro que tinha tudo pra ser supimpa, mas né não?
Sei lá se tô mais chiliquenta que o normal, mas o fato é que essa história escangalhou minhas vastas expectativas.

Foi um tal de repetir cena inútil que só pode ser cacoete. Qual é o objetivo de contar a mesma coisa duas vezes? Emputecer o leitor?
Deu certo.

Não que a história seja uma completa bosta... tem um suspense bom em algumas partes e é até bem bolada, já que ainda estou na dúvida se a praga da menina estava realmente possuída ou se era só doidera de cabeça mesmo.
Ou se tudo não se resolveria com uma coça de vara, mas descartei essa possibilidade lá nas últimas páginas quando aquela desgraceira toda aconteceu.

Num vou falar do que se trata porque sou linguaruda e acabo soltando spoiler.
Se recomendo?
Até que vai...
;)

Aline Obnesorg 22/10/2020

Prende, mas não surpreende.
O livro tem uma premissa bem interessante, mas ao meu ver ficou tudo muito solto e mal desenvolvido.
A história é sobre uma menina que começa a agir de uma maneira peculiar, e aí simplesmente concluem que ela tá possuída.
De verdade, não entendi muito bem isso, porque não teve nenhuma atitude da parte da personagem que de fato passasse a convicção da possessão.
O tema foi tratado de uma maneira bem rasa, mas eu até entendo, porque no caso desse livro o foco principal não era a possessão, mas sim as diferentes interpretações que nossa mente pode fazer em relação a algo, ou alguém. E principalmente, a relação entre as duas irmãs, de confiança, amor e medo.
Gostei da parte que fazem um reality show dentro da casa da família, mas também não teve grandes emoções aí.
No final tem um "Tam tammmm", mas não foi o suficiente pra me convencer.
O que posso dizer é que esse é um livro que prende, mas não surpreende.

Azev 18/01/2020

Dececionante
Devido ao título apelativo, comecei lendo o livro com grandes esperanças, sempre gostei muito da abordagem à loucura e a conceitos do bem e do mal nos livros, no entanto este livro não superou minhas expectativas, antes pelo contrário.
Primeiro, achei o enredo tedioso e confuso, não entendi o porquê dos capítulos do blog ou de inserirem um programa de TV no drama familiar.
A narrativa também não foi cativante, talvez o problema tenha sido o facto de ter sido narrada na 1ª pessoa, houve capítulos demasiado focados no programa de TV e na sua organização.
Enfim, sem me querer alongar demasiado, a estória em si teria potencial se o autor não se tivesse focado tanto em detalhes sem importância alguma e se dedicasse mais à ação e ao macabro, nem os capítulos finais conseguiram salvar uma narrativa com tanto potencial mas que falhou escabrosamente.
Ricardo Coutins 20/01/2020minha estante
Concordo completamente contigo. Acho que a narrativa em primeira pessoa (e através de uma criança) limitou demais o livro. Eu queria saber mais, tentar entender melhor, mas o foco era sempre desviados para outros problemas, como as filmagens do programa de TV. E eu estava com TANTA expectativa, quebrei a cara.

Pepe12 19/02/2023

Livro super hypado. Foi elogiado pelo King. Fiquei curioso demais pra ler. É bom, poderia ser melhor, ou talvez tenha sido eu que fui com muita sede ao pote. Os trechos com o blogue eu achei meio cansativos e sei lá, até datadas de ler, acabavam quebrando o ritmo. A questão da crítica sobre o que queremos que os outros saibam sobre nós e o que nós acabamos sacrificando no processo, acho válida. No final você se envolveu bastante, mas ainda fica um pouco sem saber o que acabou de ler, meio boiando e isso não achei muito positivo, mas no final acho que vale muito a leitura. É um dos nomes mais famosos no gênero atualmente e eu estava afim de ler algo mais recente.

Bonnie | @bonnielendo 16/02/2022

falam mal dele pq ele toca na ferida!
livrinho bom demais que me divertiu, me assustou e me fez refletir na mesma intensidade!

é muito sobre fanatismo religioso e acho que é exatamente por isso que o bichinho é tão odiado? uma pena, porque é incrível! ??

e é +18, galerinha, tem cena pesada!!!
Yasmin.Fontes 29/06/2022minha estante
O fanatismo religioso é muitooooo bem atacado nesse livro. Paul Tremblay foi um mestre aqui

Nathalia 30/08/2022minha estante
Infelizmente o livro não me empolgou igual cm vc ? kkkkkk

Racestari 20/07/2020

Bem legal!
Não seria terror, mas perturbador. O livro prende bastante a atenção e é muito bem escrito. A perspectiva de uma menina de oito anos é realmente sensacional. A gente fica pensando que um parafuso solto, uma placa queimada pode levar o homem a desatinos, e de repente não.

Rayssa 10/08/2022

Fraco
Faltou muita força pra ser um livro bom. Falta clareza no que o autor quis passar. Os personagens são rasos, assim como as supostas cenas aterrorizantes.
Há diversas referências à cultura pop de terror, mas parece que elas existem ali só para o autor tentar provar que sabe muito sobre o assunto.
Por outro lado, o final tem seu valor, a ideia é boa, apenas não é suficiente pra sustentar uma narrativa tão fracamente construída.
A impressão que fica é que é apenas um livro juvenil de suspense, passando longe de ser o super terror que muitos falam por aí.
Alan kleber 16/08/2022minha estante
Já ouvir que esse livro era espetacular. Um claro exagero.

Nathalia 30/08/2022minha estante
Tô nos últimos capítulos e não to vendo nada demais realmente kkkkkk não acontece absolutamente NADA empolgante, leitura arrastada, vou ver se nos últimos capítulos acontece algo

Sumotinho 08/02/2021

Fiquei esperando a parte que dava medo mas não chegou. ?
Esperava bem mais desse livro...
Cripta Da Leitura 09/02/2021minha estante
Nem me fala rs... achei um porre isso sim! Só o final ainda foi legalzinho, mas não compensou o livro todo kkk

guiaffini 04/06/2020

Um bom livro, assustador em alguns pontos, enigmático em outros. Ainda assim, acho que esperava mais. Recomendo a leitura, mas não tanto quanto gostaria.

Roberta 09/07/2020

Terror clássico
História no estilo O exorcista. Porém com uma pegada psicológica bem forte. Ponto ruim: excesso de clichês.