Na Escuridão da Mente

Na Escuridão da Mente Paul Tremblay

Resenhas - Na Escuridão da Mente

Roberta 09/07/2020

Terror clássico
História no estilo O exorcista. Porém com uma pegada psicológica bem forte. Ponto ruim: excesso de clichês.

Nathalia 31/08/2022

Esperava mais?
Começamos por uma garotinha de 14 anos, com
um diagnóstico de esquizofrenia, sendo
cercada por entidades religiosas pela crença de
que ela se encontra possuída.

O livro é mais tranquilo do que imaginei, paradão, não me assustou e nem me surpreendeu.

Fiquei meio decepcionada com o final aberto porque eu procurava uma confirmação. Tudo indica que era realmente esquizofrenia, mas não teve confirmação direta, deixou um ?talvez? no ar.

É um livro bom mas pra quem tá esperando um
terror pesado não vai gostar.
Nathalia 09/09/2022minha estante
O livro é só pra tu acompanhar a família sendo afetada e destruída por causa de uma doença.

Vica 28/07/2023

Na escuridão da mente
Esse livro é diferente de tudo que você já leu. É surpreendente e imprevisível... No final você terá um emaranhado de questionamentos e dúvidas, e talvez seja isso que o torne único. Ele instiga o leitor a questionar o porquê de tudo, se foi realmente isso que aconteceu, ou se de fato devemos confiar nas lembranças de Merry, ele desperta em você o "thauma" , a capacidade do espanto. Esse livro me trouxe arrepios, (apartir daqui será spoiler, pare de ler se você ainda não conhece a obra) teve cenas que me deixaram enojada principalmente a que descreve Marjorie, estando possuída ou não, se masturbando com o crucifixo com tanta violência à ponto de sangrar, e em seguida correndo para o corredor , deixando marcas de sangue nas paredes e defecando e caindo em cima das próprias fezes.Essa cena ficou em minha cabeça por muito tempo.

guiaffini 04/06/2020

Um bom livro, assustador em alguns pontos, enigmático em outros. Ainda assim, acho que esperava mais. Recomendo a leitura, mas não tanto quanto gostaria.

Sumotinho 08/02/2021

Fiquei esperando a parte que dava medo mas não chegou. ?
Esperava bem mais desse livro...
Cripta Da Leitura 09/02/2021minha estante
Nem me fala rs... achei um porre isso sim! Só o final ainda foi legalzinho, mas não compensou o livro todo kkk

Rebeca 28/09/2020

Na Escuridão da Mente
Livro excelente. Um dos melhores thrillers que li esse ano. A história se passa em três momentos, o ponto de vista de uma criança que está vivenciando os acontecimentos, uma narrativa em um blog e uma entrevista para uma escritora.
Tem tudo que um bom thriller tem: suspense bem construído, personagens problemáticos, e é claro - reviravoltas! A leitura levanta muitos pontos importantes sobre a gravidade de doenças mentais e o quanto o fanatismo religioso atrapalha essas (e TODAS) situações.

Davi Lima 05/10/2020

Existem sempre 3 lados
Esse livro me fez pensar muito na seguinte frase: "Para todo fato, existem três lados. O meu, o seu, e a verdade."

Narrado pelo ponto de vista da irmã mais nova, Escuridão da Mente sabe trabalhar esse aspecto muito bem. Durante todo o livro oscilamos entre opiniões. É possessão? É esquizofrenia? É outra coisa?
Ficamos (ou eu pelo menos fiquei) horrorizados com as decisões que os pais tomam, submetendo toda a família à situações revoltantes e inacreditáveis. Eu senti muita dó da filha mais velha e tudo o que ela teve que absorver enquanto vivia um terror interno inimaginável.
Com o tempo vamos percebendo que nem tudo é preto ou branco, que existem várias nuances de cinza no meio.

Vi algumas resenhas negativas dizendo que o livro tenta se fazer uma cópia mal feita de "O Exorcismo", mas como eu nunca li não percebi. Outro senso comum negativo é a falta de terror na história, e com esse eu concordo porque realmente é mais sobre um drama familiar com um plano de fundo de exorcismo?/esquizofrenia? Não vá ler querendo se assustar.

O livro nos leva a seguir em um ponto de vista único, e somos influenciados por essa narrativa... porém até que ponto podemos confiar no que está sendo narrado? O quanto memórias podem ser confiáveis?

E, sendo assim, qual é a verdade? O que realmente aconteceu com a família Barret?
ferdinand4ro 05/10/2020minha estante
Já quero ler!

Davi Lima 05/10/2020minha estante
Eu recomendo!!

Rose 17/05/2020

A família Barret passa por maus bocados após o pai de Marjorie e Merry perder o emprego. Mas nada comparado aos problemas que surgem após Marjorie adoecer.

Aos 14 anos, Marjorie começa a apresentar sinais de esquizofrenia aguda, e seus tratamentos não surtem efeito. A jovem tem crises fortes e frequentes.

Desesperado, o pai acaba procurando ajuda do padre da região, que encara o fato como possessão demoníaca.

Para resolver o problema, ele sugere o exorcismo. Mas não é só isso. Ciente dos problemas financeiros da família e da repercussão que o caso teria, ele consegue fechar um contrato entre a família e uma produtora, criando um reality show: A Possessão. O programa mostraria o dia a dia da família e como eles enfrentam o drama de Marjorie até sua cura.

Quinze anos depois do sucesso do programa, Merry, que na época tinha 8 anos, volta a contar sobre esta época de sua vida. Suas percepções e recordações são narradas para uma autora que deseja escrever sobre a história da família.

O livro é narrado justamente por estar entrevistas, e o leitor conhece o medo e o terror psicológicos vividos pela família, principalmente por Merry.

Também é possível notar o duelo entre ciência x religião e realidade x imaginação.

O livro foi tido como um dos mais assustadores de 2017. No meu ponto de vista, não vi todo este terror. Em algumas partes a leitura foi um pouco enfadonha. Não vou dizer chato, mas ficou longe de ser aquele livro que me fez parar tudo, mas acredito que muitos gostarão da forma em que o livro foi construído.

Brasil Vermelho 02/06/2020

Não é terror
Não é terror

É tipo DragonBall Z. Você acha que vai ter algo no capítulo e não tem nada.

Aí tem gancho pro capítulo seguinte de novo não tem nada.

E quando achar que vai ter algo, não vai ter nada.
Karina 27/07/2020minha estante
A única resenha que me representa ?

Ely 23/05/2020

O que foi isso?!
Pqp que livro bom!! Te carrega pela história como se você fosse um dos operadores de câmera que acompanha a família.

É assustador, irônico, e pesado, na medida certa! Você não sabe se a garota está doente ou se realmente está possuída, e o enredo te confronta com essa dúvida diversas vezes, enquanto te faz questionar se é certo toda aquela exposição que a família tem na mídia e o tanto que isso afeta cada um deles.

As personagens Merry e Marjorie, são muito bem construídas, do tipo que você logo se apega.

Os pais são charopes, a mãe nem tanto mas o pai!!! O blog da Merry, também é muito chato! se prepara para ter raiva ou pelo menos revirar os olhos de vez enquando.

Recomendo demais! É uma leitura que flui super bem, estou contente por ter lido.
Elias189 10/10/2020minha estante
yuuuuuhuuuuullll!!!

Laíssa 21/11/2021

faz um tempo que não pego um thriller pra ler que não perca um pouco o fôlego no meio, esse aqui foi assim também. Maaaasss como outras pessoas disseram foi uma experiência interessante ser manipulado por esse narrador e esse gosto que o final deixa fez a leitura valer a pena.

Amanda 20/08/2021

Sem palavras
Esse livro realmente não é aterrorizante, talvez nem te deixe com medo ou algo do tipo, mas de fato é um livro pesado com momentos que vão te deixar tenso.
Tu se sente na cabeça de uma garotinha de 8 anos lidando com tudo que acontece com a irmã.
Terminei o livro sem acreditar no final, me tirou o sono ficar imaginando o ocorrido.
É um livro sensacional que pretendo reler daqui a um tempo!