Coluna de Fogo

Coluna de Fogo Ken Follett

Resenhas - Editora Arqueiro

Saga Literária 25/09/2018

Ken Follett: Um dos grandes mestres da Ficção Histórica
Resenha: Ken Follett nos leva para o passado, a trama começa no ano de 1558, final do reinado de Maria Tudor, ela é uma católica fervorosa e não aceita que os protestantes mantenham seus templos ou cultos ativos. Para Maria Tudor aquele que não demonstrasse ser da fé católica era perseguido e condenado por traição. Apesar do clima tenso em Kingsbridge, o local se tornou uma cidade de extrema importância na Inglaterra desde a construção da grande Catedral. O comércio local é um dos grandes destaques da cidade e muitos prosperaram por meio deste.

É nesse cenário de incertezas que estoura uma guerra religiosa entre católicos e protestantes. Em meio ao clima de guerra e a luta pelo poder, acompanhamos Ned Willard, ele é filho de Alice, uma próspera e famosa comerciante na cidade de Kingsbridge. Junto com a sua família ele conseguiu fazer o negócio da família prosperar. Ned é apaixonado por Margery Fitzgerald e sonha em casar-se com ela, porém isso é algo distante, Sir Reginald e Rollo, pai e irmão de Margery desprezavam e repudiavam Ned por sua criação como protestante, mas na verdade ambos querem que Margery conseguisse se casar com alguém da nobreza. Outra grande dificuldade para Ned e Margery é que suas famílias estão em lados opostos nessa luta pelo poder e para piorar a situação, Margery já está prometida a outro homem.

A família Willard em secreto pratica o protestantismo, algo que fora sumariamente banido para atual rainha Maria Tudor, já os Fitzgerald são católicos fervorosos. Porém, tudo muda com a morte prematura de Maria Tudor ocorre ascensão de sua meia-irmã Elizabeth ao poder (filha de Henrique VIII com Ana Bolena), com isso grande parte da Europa se volta contra a Inglaterra e o perigo contra a vida da nova rainha torna-se algo real. Planos de rebelião e complôs contra a vida da rainha são arquitetados. Contudo, inteligente, esperta e decidida a manter-se no trono, a jovem rainha cria o primeiro serviço secreto no país com o objetivo de saber sobre possíveis ameaças com antecedência. Elizabeth também decreta que o seu país está livre das influências e garra da Igreja Católica, se declarando protestante.

É nesse cenário turbulento que Ned passa a servir a rainha e acaba fazendo parte do serviço secreto do seu país, este tem por objetivo defender a rainha de qualquer ameaça. Com o passar do tempo, o amor entre Ned e Margery não diminui, porém parece fadado ao fracasso total. Em paralelo à isso, o extremismo religioso só aumenta, o que gera diversas ondas de violência que se alastra por vários locais, inclusive de Edimburgo até Genebra. Diante de todos os problemas, Elizabeth tenta de todas às formas continuar fiel aos seus princípios.

Opinião: Coluna de Fogo é o terceiro livro da série Os Pilares da Terra que tem início com o livro homônimo, depois passa por Mundo sem Fim até chegar no atual volume. O mais legal é que Ken Follett ambienta suas histórias em séculos distintos, utilizando é claro de personagens também distintos, porém todos descendem dos personagens de Os Pilares da Terra. Outro fato interessante é que as histórias dos três livros são ambientadas na cidade de Kingsbridge. Ken Follet novamente nos apresenta uma trama incrível, repleta de conspirações, guerras, assassinatos e traições, sem deixar de lado um grande romance.

O autor abre espaço para realizar uma crítica sobre a intolerância religiosa, algo antigo e ao mesmo tempo é atual, pois atos cruéis e sanguinários são cometidos em nome da religião há séculos. Ken Follett é magistral ao criar inúmeros personagens fictícios e trazer de volta à vida personagens históricos que ele espalha por diversos países da Europa. Follett é impecável ao recriar com os mínimos detalhes o cotidiano de pessoas comuns, pessoas essas que eram peões nos jogos da nobreza. Outro aspecto ímpar de Follett é a sua capacidade fenomenal de criar e recriar ambientes, pois ele nos transporta para as ruas, casas e catedrais, tudo parece ser muito real, a sensação que fica é de estarmos assistindo um filme ou seriado.

Coluna de Fogo é um livro imenso, tem um pouco mais de 816 páginas, contudo é uma leitura extremamente envolvente, o autor conseguiu prender a minha atenção do início ao fim, é um livro bem construído, contém personagens fortes de ambos os sexos, tem a sua dose de violência, algo inerente ao período histórico. Fica claro que Ken Follett realizou extensas pesquisas históricas para levar ao leitor e principalmente aos amantes de ficção histórica esse livro magistral. Detalhe, o livro cobre um grande período histórico que vai de 1558 até 1606. Super recomendo para todos a leitura de Coluna de Fogo!

site: http://www.sagaliteraria.com.br/2018/01/resenha-408-coluna-de-fogo-ken-follett.html

Rosana 26/10/2018

Em Cortina de Fogo - terceiro livro da saga que começou com Os Pilares da terra e teve sequência com Mundo sem Fim - Ken Follet vem nos trazer a história da terceira geração da família de Tom Builder. Mais uma vez a narrativa se desenrola à sombra da Catedral de Kingsbridge e compreende fatos ocorridos durante 62 anos da vida dos personagens. Desta vez, o "passeio histórico" que contextualiza o romance é centrado na disputa entre Elizabeth e Maria Tudor pelo trono inglês, com a principal motivação de defender suas crenças religiosas: protestantismos e catolicismo, respectivamente. Como sempre, é livro pra pegar a não largar!Leitura imperdível para os fãs da saga e do autor!E o final deixa um sutil "talvez" para uma continuação.

@rmendes29 17/12/2018

Melhor de três
Dentre os três livros da série, este ao meu ver, foi o melhor deles. O conteúdo histórico do livro é excelente.
Nivia.Oliveira 29/05/2019minha estante
Ainda não terminei de ler mas acho difícil superar pilares da terra.

Bia 27/01/2019

Coluna de Fogo
Eu senti falta dos protagonistas. Parecia que eles estavam ali pra narrar fatos. É uma ótima leitura, Ken Follet manteve seu nível mas com certeza não ganhou do primeiro livro dele que li e que tbm é o primeiro dessa série - Pilares da Terra.
Nos livros anteriores os personagens viviam em meio ao caos histórico mas nesse ela estavam mais pra observadores. Não sei sequer identificar o clímax da trama, sem falar do final arrastado e previsível. Levou 3.5 estrelas pelo meu amor pela época é pelo autor.

Joelma.Vogado 26/02/2019

Indescritível
Um dos livros mais lindos que já li na vida. Aqui Ken Follet se supera em história, romance, aventura, com poucos deslizes, muito amor, intriga, armação e um amor maravilhoso chamado NERD. Um dos meus Crush favoritos!!!!!!!!!!!!!!!

Fábio Valeta 22/03/2020

Mais uma continuação da história da fictícia cidade de Kingsbridge na Inglaterra, tendo sido precedida por “Os Pilares da Terra” e “Mundo sem Fim”. Enquanto o primeiro livro se passa no século XII: durante uma guerra civil de sucessão do trono inglês e o segundo no Século XIV: período da Guerra dos Cem anos e da Peste Negra, essa terceira parte é sobre o século XVI, período da Reforma Protestante e, mais importante, o período que transformou a Inglaterra em uma grande potencia mundial: o Reinado de Elizabeth I.

Follet, aficionado tanto pela história inglesa quanto por “estórias” de espionagem, aqui une suas duas paixões, mostrando um jogo de espiões em meio aos conflitos religiosos devido ao surgimento de uma nova vertente do catolicismo. De um lado, os protestantes sob a liderança da Rainha Elizabeth com um discurso de tolerância religiosa ao mesmo tempo que tenta promover a dominância protestante no país e no resto da Europa, enquanto do outro, vários grupos católicos determinados a destruir a nova crença a ferro e fogo.

“Coluna de Fogo” difere muito dos livros anteriores da saga. Em primeiro lugar, o foco deixa de ser a cidade de Kingsbridge, que pouca relevância tem na história. Sua Catedral, tão importante para o primeiro e segundo livros, é uma mera sombra, usada como referência dos livros anteriores. A História se expandiu tanto que não cabe mais apena na Inglaterra, tendo cenas na Espanha, França, Países Baixos e até mesmo no Novo Mundo. E devido à complexidade da história, dezenas de figuras históricas reais se misturam com os personagens criados pelo autor. Há também vários momentos bem conhecidos que são narrados no livro, como a Noite de São Bartolomeu, a derrota da “Invencível Armada” Espanhola e a Conspiração da Pólvora que quase explodiu o Parlamento Inglês em 05 de novembro de 1605 ("Remember, remember, the 5th of November / The gunpowder, treason and plot; / I know of no reason, why the gunpowder treason / Should ever be forgot."). Ao todo o livro narra mais de 60 anos de história inglesa em suas 800 páginas.

O conflito religioso também é retratado na figura do casal de protagonistas. Ned Willard é um protestante moderado, que acredita acima de tudo na tolerância religiosa, embora seu trabalho como espião do governo inglês o faça levar várias pessoas a serem condenada à morte devido a suas crenças. Já Margery, embora católica fervorosa, também acredita na tolerância, mas passa a maior parte de sua vida dominada pelos homens ao seu redor. O pai, o irmão mais velho e o marido que escolheram para ela contra a sua vontade.

Novamente, Follet entrega um trabalho magistral. E já está previsto o lançamento de uma nova continuação, dessa vez retroagindo ao século X. “The Evening and The Morning”, que pela sinopse trata das invasões Vikings, está previsto ainda para 2020. Se o Coronavírus deixar.

Larissa 02/10/2020

Como sempre mais um livro maravilhoso de Ken Follett. Descrição com detalhes que te faz viajar e vivenciar a cenas!!

Dedeia.Bueno 05/01/2021

Histórico
É muito incrível ler uma História com tantos personagens, muitos deles reais , que te faz viajar no tempo e na História . Uma verdadeira aula de História !
Muito bom !!

Gabriel 11/02/2021

Arrebatador, instigante... e INCRÍVEL!
Melhor livro do Ken Follett que li até hoje... inclusive, a melhor ficção histórica que já li! Esse livro é de tirar o fôlego. Várias vezes você vai se pegar com o coração na boca, outras vezes rindo. Ken Follett escreveu uma obra primorosa. Um dos melhores livros que já li.

Arthur.CAsar 17/05/2024

Finalizando a trilogia
Talvez o melhor da saga Pilares da Terra!!
A forma como Ken Follet mistura os personagens e fatos reais com os fictícios é pra mim sua maior característica!!
E esse livro evidencia muito bem isso.
Sua história envolvida no meio da Reforma Protestante é muito envolvente!!!
Os personagens são muito profundos e muito ricos em detalhes.

Ameliak 03/12/2021

Recomendando Obra
Boa Tarde e Ótimo Fim de Semana para Todos.

Livro: Coluna de Fogo vol. 3: Trilogia Kingsbridge de Ken Follett.

Recomendando Obra.

"Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite." - Êxodo 13:21.

Aqui chegamos ao fim da Trilogia de Kingsbridge, aquele final que deixou um gosto de quero mais, mesmo o final perfeito.

Vemos a luta por um amor que durou anos e anos, a luta pelo poder de uma família e a fé em Deus.

Leitura fluída e cenários deslumbrantes de um mundo dominado pela igreja católica e protestante.

Vemos Reis e Rainhas, Condes e pessoas importante a do governo de uma época já esquecida.

Eu amei demais e super recomendo sua leitura e releitura desta obra fantástica. Com personagens bem descritos e desenvolvidos. 💒🌹🌷

Wagner 09/05/2022

Boa ficção histórica
O Secretário de Estado da rainha Elizabeth I da Inglaterra, William Cecil, contrata o ex comerciante falido, Ned Willard para formar um serviço secreto de espionagem para proteger a vida da soberana protestante. Elizabeth era a inimiga número um do papa e consequentemente dos reis católicos da Europa. Metade dos seus súditos tb professam a fé católica e queriam que sua distante prima, Maria Stuart, rainha da Escócia e ex rainha da França fosse colocada no trono. O livro é uma ficção histórica, misturando personagens históricos e fictícios. A história se desenrola em meio a evebtos históricos como a noite de São Bartolomeu, execução de Maria Stuart e o atentado ao parlamento britânico. Muitos personagens, alguns deles abandonados sem que saibamos o que aconteceu com eles.

Fred Zanitti 20/05/2022

O menos empolgante da série
A leitura as vezes é bem arrastada, os dois primeiros eu li bem rápido, já esse levei quase um mês.

A luta pelo poder é o foco central da história destacando a insana guerra entre católicos e protestantes. Pensando em como vivemos hoje, é uma bizarrice ler sobre mortes estapafúrdias pelo simples fato de uma pessoa optar por seguir uma religião diferente da sua!

Vale a leitura para fechar a série Kingsbridge, mas não espere um livro tão bom quanto os primeiros.

Tatiane.Gatto 17/06/2022

Livro bom, mas esperava mais dele. Os outros dois primeiros dessa trilogia foram excelentes, porém o último a leitura chega a ser um pouco arrastada. É excelente pelo fato de mostrar toda a intriga entre católicos e protestantes.

Fabiana 13/09/2022

Incrível
Todos os livros que li da série até agora foram muito bons, todos do autor que conheci diga se de passagem, mas para mim esse conseguiu se destacar ainda mais, toda essa conspiração constante a guerra sem fim de católicos e protestantes a crueldade e a intolerância de ambos os lados enfim, foi incrível viajar pelas palavras de Ken Follett nessa trama com tantos personagens singulares.