Coluna de Fogo

Coluna de Fogo Ken Follett

Resenhas - Editora Arqueiro

Gabriel 11/02/2021

Arrebatador, instigante... e INCRÍVEL!
Melhor livro do Ken Follett que li até hoje... inclusive, a melhor ficção histórica que já li! Esse livro é de tirar o fôlego. Várias vezes você vai se pegar com o coração na boca, outras vezes rindo. Ken Follett escreveu uma obra primorosa. Um dos melhores livros que já li.

Gus 25/02/2021

Frases Reflexivas
"Visitantes sempre traziam novidades. Sempre ensinara aos filhos que a informação certa podia garantir a fortuna de um homem, ou evitar sua ruina."

"A essência da religião era a submissão à autoridade."

"Nada é permanente a não ser a mudança."

"Era assim que mulheres como Catarina exerciam seu poder. Agiam de forma astuta, mas invisível, operando por trás dos panos, gerenciando os acontecimentos enquanto os homens imaginavam ter total controle."

"É isso que acontece quando se permite que tolos ignorantes leiam a Bíblia: eles citam a palavra de Deus para justificar seus crimes"."

"Quando fazemos um inimigo, deve haver algum benefício. Casos contrário, os únicos prejudicados somos nós mesmos."

"As pessoas eram burras, e a liberdade era algo extremamente perigoso."

"Os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más."

"Eu acredito que todos nós devemos venerar a Deus da forma que julgamos correta, sem nos preocuparmos com o que os outros fazem."

"Nenhuma das duas é santa. Tem uma coisa que você precisa entender. Na politica não existem santos. Mas pessoas imperfeitas também podem mudar o mundo para melhor.

"Aprendi a expressão "alegria triste", o gosto ácido da perda e o mel da esperança misturados no mesmo fruto."

"Os homens sempre veneram o sol nascente mais do que o poente."

Karina.Carvalho 07/03/2021

Fechamento da trilogia
O terceiro e último livro da trilogia que conta a história da cidade e da catedral de kingsbridge é mais um livro cativante de Ken Follet.
Depois de ler os Pilares da terra não consegui parar e li a trilogia em menos de 40 dias. Fiquei fascinada e recomendo fortemente os 3 livros, que podem facilmente ser lidos em seus antecessores já que o intervalo de tempo é grande e os personagens não se repetem.

AnaLaura 29/03/2021

Coluna de fogo
Assim como os demais a Coluna de Fogo é envolvente! Os personagens de ficção e os históricos muito relatados. Mais uma bela obra.

Madson 03/04/2021

Conclusão da épica trilogia Kingsbridge
Sempre bastante didático em suas ficções históricas. O confronto entre católicos vs protestantes na Europa e vários outros acontecimentos que se desenrolaram por conta desta polarização religiosa é muito bem contado por Follet.

"É isso que acontece quando se permite que tolos ignorantes leiam a bíblia: eles citam a palavra de Deus para justificar seus crimes."

Sabri 23/06/2021

Finalmente o fim
Que saudade vou sentir dessas histórias, desses personagens tão amados e alguns tão odiados. Eu que nem gosto de religião me vi roendo as unhas a cada final de capítulo ou batalhas, me vi admirando alguns religiosos e odiando outros e aprendendo muita história com Ken Follet. Que dom pra escrita! Já estou louca pra ler a trilogia ? o século?

Ameliak 03/12/2021

Recomendando Obra
Boa Tarde e Ótimo Fim de Semana para Todos.

Livro: Coluna de Fogo vol. 3: Trilogia Kingsbridge de Ken Follett.

Recomendando Obra.

"Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite." - Êxodo 13:21.

Aqui chegamos ao fim da Trilogia de Kingsbridge, aquele final que deixou um gosto de quero mais, mesmo o final perfeito.

Vemos a luta por um amor que durou anos e anos, a luta pelo poder de uma família e a fé em Deus.

Leitura fluída e cenários deslumbrantes de um mundo dominado pela igreja católica e protestante.

Vemos Reis e Rainhas, Condes e pessoas importante a do governo de uma época já esquecida.

Eu amei demais e super recomendo sua leitura e releitura desta obra fantástica. Com personagens bem descritos e desenvolvidos. 💒🌹🌷

Wagner 09/05/2022

Boa ficção histórica
O Secretário de Estado da rainha Elizabeth I da Inglaterra, William Cecil, contrata o ex comerciante falido, Ned Willard para formar um serviço secreto de espionagem para proteger a vida da soberana protestante. Elizabeth era a inimiga número um do papa e consequentemente dos reis católicos da Europa. Metade dos seus súditos tb professam a fé católica e queriam que sua distante prima, Maria Stuart, rainha da Escócia e ex rainha da França fosse colocada no trono. O livro é uma ficção histórica, misturando personagens históricos e fictícios. A história se desenrola em meio a evebtos históricos como a noite de São Bartolomeu, execução de Maria Stuart e o atentado ao parlamento britânico. Muitos personagens, alguns deles abandonados sem que saibamos o que aconteceu com eles.

Fred Zanitti 20/05/2022

O menos empolgante da série
A leitura as vezes é bem arrastada, os dois primeiros eu li bem rápido, já esse levei quase um mês.

A luta pelo poder é o foco central da história destacando a insana guerra entre católicos e protestantes. Pensando em como vivemos hoje, é uma bizarrice ler sobre mortes estapafúrdias pelo simples fato de uma pessoa optar por seguir uma religião diferente da sua!

Vale a leitura para fechar a série Kingsbridge, mas não espere um livro tão bom quanto os primeiros.

Tatiane.Gatto 17/06/2022

Livro bom, mas esperava mais dele. Os outros dois primeiros dessa trilogia foram excelentes, porém o último a leitura chega a ser um pouco arrastada. É excelente pelo fato de mostrar toda a intriga entre católicos e protestantes.

Fabiana 13/09/2022

Incrível
Todos os livros que li da série até agora foram muito bons, todos do autor que conheci diga se de passagem, mas para mim esse conseguiu se destacar ainda mais, toda essa conspiração constante a guerra sem fim de católicos e protestantes a crueldade e a intolerância de ambos os lados enfim, foi incrível viajar pelas palavras de Ken Follett nessa trama com tantos personagens singulares.

Tiago 21/12/2022

Em Kigsbridge mais uma vez...
Quase não acreditei quando o Follett anunciou o terceiro livro, eu anseio sempre por um novo volume da série, sua escrita arrebata qualquer um. Em Coluna de Fogo as coisas não poderiam estar mais sombrias, vemos um momento significativo da história mundial, a guerra sangrenta entre católicos e protestantes, um limiar de uma nova aurora sobre a humanidade. O século XVI é marcado pelos constantes ataques ao protestantismo, somos apresentados a corte de Elizabeth I que vinha enfrentado a conspiração de Maria Stuart, enquanto tenta estabelecer uma Inglaterra em que todos pudessem professar sua fé. Um dos pontos mais altos e terríveis aqui está na descrição do massacre do dia de São Bartolomeu em Paris, a conspiração da pólvora e o surgimento de James que nos presentearia no futuro com a primeira tradução das escrituras para o inglês. Em meio as turbulências, revoluções, decisões difíceis e determinantes, retornamos a glória de Kignsbridge...

Erick Macedo Pinto 05/07/2023

Uma aventura de Kingsbridge fora de Kingsbridge
Tags de recomendação: ficção; ficção histórica; romance; romance histórico; idade média;

O quarto livro da série Kingsbridge, em ordem cronológica, sendo o terceiro volume lançado, expande a história do condado e leva a narrativa para outros lugares da Europa como a França, a Espanha, os Países Baixos e a Escócia.
A trama não é tão centrada em Kingsbridge e os personagens que têm sua origem no condado se espalham pela Europa para mostrar o conflito entre católicos e protestantes ao longo do período conhecido como Reforma Protestante, que marca o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.
Muitos personagens históricos aparecem com mais destaque aqui do que nos livros anteriores e os personagens criados pelo autor são antagônicos entre si: um católico fervoroso que não mede esforços para atingir seus objetivos e um protestante que, com seus valores, não se difere tanto ao perseguir e espionar católicos; uma católica e uma protestante que fazem de tudo para manter viva a sua fé vivendo em países que são governados por monarcas de outra religião.
Com esses pontos de vista, é interessante observar que pessoas em nome da fé, independente de qual seja, são capazes de fazer tanto o bem quanto o mal (subvertido como se um bem aos olhos da fé).
Além de personagens históricos reais, o livro é recheado de momentos históricos e, diferente dos livros anteriores, o afastamento da trama muito concentrada em Kingsbridge foi boa. As intrigas, traições, espionagem, jogo político e personagens históricos mais próximos ao ponto de sabermos o que estão pensando foram os pontos altos desse ótimo livro.

Adri.RMonteiro 16/10/2023

Não sei se é porque não estava na "vibe" desse livro que não consegui me sintonizar com ele. Vi muitos comentários que era o melhor da trilogia e que tinha muita emoção, entretanto não conseguiu despertar em mim o desejo de ficar grudada, como os outros livros do Ken Follett. Não gostei de nenhum personagem, não me senti dentro da história. Li todo para não desistir, pois gostei muito dos livros anteriores. Enfim, pode ser coisa minha, pois tem muitos elogios para ele.

Matheus1028 13/12/2023

Muito bom, mas com falhas
Um livro muito bom que tem como foco principal a religião cristã, o embate entre protestantes e católicos. O que vemos não é um mundo muito diferente do atual, onde extremistas matam pelo simples fato de outros terem crenças diferentes das suas.

Como sempre, Ken Follett se mostra um mestre da ficção histórica e traz uma ótima história. Para mim, alguns pontos falhos foram: os personagens, que não foram muito marcantes, principalmente se comparados a de volumes anteriores como mundo sem fim e pilares da terra. Algumas decisões de desenvolvimento da história, como morte de certos personagens. E o final foi também meio que "simplório" demais. É isso.