Coluna de Fogo

Coluna de Fogo Ken Follett

Resenhas - Editora Arqueiro

ThainAh.Ferreira 17/01/2022

Emocionante
Eu tinha adquirido esse livro com o intuito de ser o meu primeiro contato com a obra do Ken Follet, no entanto já li outros e por isso já o considero um dos meu autores favoritos.
Coluna de fogo não foge do estilo do autor, te prende já nas primeiras páginas e você simplesmente não consegue largar a leitura.
Possui muitos personagens, alguns muito carismáticos e outros detestáveis.
Por vezes te faz refletir sobre questões morais impostas, principalmente por causa da sangrenta perseguição religiosa que é retratada.
Concluo mais uma vez com profunda admiração pela sua escrita.
Alessander.Oliveira 18/01/2022minha estante
????????

MellNavarro 27/10/2022

"Mas você nunca quis que fosse assim! Você queria que pessoas com crenças diferentes pudessem viver no mesmo lugar de forma harmoniosa."

Voltando a Kingsbridge, mas dessa vez o foco da narrativa é outro
Ao invés de focar na cidade, esse livro ele aplia os mundos e somos convidados a ler sobre espionagem, traições, intolerância religiosa ocorridas na Europa durante o século XVI e início de XVII
E de uma forma muito pessoal e corajosa
Como sempre a mescla perfeita entre a história contada nos livros de História, seus bastidores e personagens criados por esse gênio Ken Follet, que parecem tão reais, tão humanos, que também parecem ter saído desses livros.

Cecilia 26/09/2020

Não prendeu tanto
Achei o menos interessante da série, os personagens não são tão cativantes quanto os dos outros 2 livros.
O contexto histórico é bem aqui, mais que as histórias fictícias que se entremeiam. Pra quem curte história, é um prato cheio.
Mas por alguns momentos fiquei algo entediada com a leitura, tanto que demorei bem mais a finalizar esse volume em relação aos outros.

Gabi Baschirotto 13/09/2021

Depois da euforia causada por ?Pilares da Terra?, seguido do eletrizante ?Mundo sem fim?, o último livro da trilogia foi o mais ?morno?. Não senti aquela frenética vontade de ficar lendo, mas Ken Follet que é, sempre bem escrito e uma aula de história a cada página. Confirma a cada livro o porquê é disparado meu autor favorito!

Priscila Thaís Lalico 13/10/2020

Nunca aprendi tanta história como nos livros de Ken Follett, e desta vez não foi diferente. Podemos entender claramente como aconteceu a expansão do protestantismo e os acontecimentos violentos que marcaram essa época, além de muitas disputas políticas.

Revisitar a nossa querida cidade de Kingsbridge é sempre bom, mas para mim faltou algo neste livro, que não me cativou como o primeiro e segundo da saga. Eu gostei dos personagens, mas para o meu gosto faltou aquela pegada mais emocional, mais sentimentos e intimidade. Achei que os anos passaram muito rápido e os personagens demoravam muito para aparecer.
O suposto romance entre Ned e Margery não chegou nem aos pés de Jack e Aliena e Caris e Merthin, não gostei muito da maneira que se desenvolveram alguns acontecimentos neste livro.

Maaas apesar deste ponto de vista tenho que enaltecer o período histórico que é muito interessante e a construção dos vilões, que nos deixam enlouquecidos de raiva, principalmente por sabermos que realmente existiram pessoas assim.
Para quem já assistiu a série Reign o livro também é muito interessante, pois mostra algumas partes e personagens da série (muito mais realista é claro).

Me perdoe tio Ken por não dar as 5 estrelas, foi o que meu coração sentiu.
Para quem busca um primeiro contato com Ken Follett indico começar por Pilares da Terra ou Queda de Gigantes, os melhores.

Aline 21/03/2023

Longo, mas não é cansativo
Os livros do Ken Follet sempre entram pra a minha lista de "favoritos". Apesar de serem muito grandes e eu demorar um tempo para finalizar a leitura, a história não fica desinteressante. Pelo contrário, eu gosto muito da forma como os acontecimentos reais do mundo são contados: personagens fictícios são inseridos em fatos e acontecimentos históricos, que influenciam suas vidas. Inclusive, o tema mais abordado do livro é a perseguição religiosa entre protestantes e católicos, e a busca por uma Inglaterra tolerante, numa época em que cada grupo luta para ter supremacia.

Coluna de fogo é um fechamento excelente para o ciclo "Kingsbridge" de livros.

Racestari 06/01/2021

Ken Follet
Bernard Cornwell põe u personagem orbitando à volta do histórico. Con Iggulden é o personagem histórico. Ken Follet põe personagens assessorando e influenciando o personagem histórico a fazer o que realmente ele fez. Que é o melhor? Os três, cada um no seu quadrado! Ótimo livro, fechando a triloqia. Agora vou pro prequel...
Rodrigo 28/09/2021minha estante
Nunca tinha visto por esse prisma, mas vc está certíssimo!

Elaine | Livroglota 30/12/2020

O melhor livro da trilogia
A trilogia de Os Pilates da Terra foi para mim um misto de sensações. Amo livros históricos, tramas diversos com personagens marcantes e também gostei muito da escrita do Ken Follett.

Porém, o que me incomodou muito, foram os contínuos estupros e tratamento com as mulheres, narrado de forma rotineira. Foi meu único ponto negativo. Apesar de muitas vezes subjugadas, as personagens femininas dos três livros, foram mulheres fortes, marcantes e decididas.

Dos três livros, meu preferido foi de lavada esse, Coluna de 🔥. Narrando fatos conhecidos da história que particularmente eu gosto muito, como a disputa do trono inglês pela rainha Elizabeth I e Maria Stuart da Escócia; a perseguição da igreja católica aos protestantes, logo após a reforma iniciada por Calvino, numa sucessão de esquemas e reviravoltas que não deixam nada a desejar. Uma guerra de poder, religião e uma pitada de romance, fecha com chave de ouro essa trama de vários séculos.

Se você curte livros históricos, ficção misturado com fatos reais, Ken Follett é o cara pra você, sem dúvida.

📚806 páginas

Mari 26/04/2022

As portas da catedral se fecham
O último livro da trilogia iniciada em ?Os Pilares da Terra? é o mais dinâmico. Follett apresenta ao leitor uma gama muito maior de personagens e consequentemente várias subtramas se desenvolvem. Esse fato nos afasta da cidade de Kingsbridge, o centro da história dos livros anteriores, mas esse fato não me incomodou tanto.
Gostei muito de estar nos bastidores da política inglesa e também de conhecer outras cidades europeias. Apesar do Follett reutilizar várias formas já usadas nos outros dois livros como a moça a frente do seu tempo e o protagonista masculino extremamente inteligente, o dinamismo da história faz com que esse detalhe quase passe despercebido.
Vale muito a pena pra quem gosta de história afinal você acaba se sentindo dentro dos bastidores de acontecimentos históricos e também é uma leitura fácil apesar de ser um calhamaço.
?Numa crise, as pessoas assustadas obedeciam a qualquer um que parecesse seguro do que fazer.?
?? 4/5

Lilian.Inoue 02/04/2022

Final de uma trilogia!!
Trilogia sensacional!! Para quem ama história com personagens reais e fictícias, super recomendo, aquele livro que vc não consegue parar de ler!!!??

Sah 03/09/2022

Triologia deixará saudades
Impressionante como o autor Ken Follet consegue misturar os personagens reais com os de ficção.
História que encerra Triologia Pilares da terra, com guerra de poder religioso e seis reais e rainhas desafiando suas tolerâncias e crenças.
Adorei...

Cdmm 30/03/2022

Engenhoso
Ficção histórica repleta de personagens, fictícios e reais, em vários países da Europa que são envolvidos em alguns dos principais eventos do reinado da Rainha Elizabeth Tudor. Muito engenhosa a forma como o autor envolve os seus personagens nas tramas históricas de forma curiosa. Só tenho uma pequena crítica a um anticlímax no final muito conveniente para os dois personagens principais.
Fora isso. Muito legal.

Cláudio Dantas 18/07/2019

O mais fraco dos 3, mas ainda muito bom
De todos da trilogia, este é o livro onde o contexto histórico tem mais presença na narrativa, no sentido de que ele não é apenas um plano de fundo, mas sim parte integrante da história, e isso foi bem legal. Poréeeeem, não consegui me afeiçoar tanto aos personagens logo de cara. Claro que com o andar da história é impossível não se importar com cada um deles, mas essa dificuldade inicial de me relacionar dificultou um pouco a leitura da primeira metade.

No mais, a escrita de Ken Follet continua uma delicinha, bem direta, as intrigas políticas são bem empolgantes, as descrições das batalhas navais são de tirar o fôlego, e toda a abordagem da reforma protestante e da contrarreforma é muito interessante...e, assim como nos outros livros, não há lentidão, apesar do tamanho.

Mais uma vez Ken Follet entrega um romance histórico fascinante.

Letícia 07/10/2020

Em uma disputa religiosa, quem será que está com a razão? Será mesmo que isso deveria ser questionado? Intrigas e conspirações fazem parte desta narrativa incrivelmente rica em detalhes, como desfecho desta trilogia apaixonante não poderia esperar menos.