Coluna de Fogo Ken Follett

Resenhas - Editora Arqueiro

Cdmm 30/03/2022

Engenhoso
Ficção histórica repleta de personagens, fictícios e reais, em vários países da Europa que são envolvidos em alguns dos principais eventos do reinado da Rainha Elizabeth Tudor. Muito engenhosa a forma como o autor envolve os seus personagens nas tramas históricas de forma curiosa. Só tenho uma pequena crítica a um anticlímax no final muito conveniente para os dois personagens principais.
Fora isso. Muito legal.

Lilian.Inoue 02/04/2022

Final de uma trilogia!!
Trilogia sensacional!! Para quem ama história com personagens reais e fictícias, super recomendo, aquele livro que vc não consegue parar de ler!!!??

Pedro 23/04/2022

Excelente romance histórico!
É difícil decidir qual dos 4 livros da saga Kingsbridge é o melhor, mas é certo que Coluna de Fogo é tão bom quanto Pilares da Terra, e deve-se dizer, também, que é mais fluído que do que seus companheiros de saga.

Mari 26/04/2022

As portas da catedral se fecham
O último livro da trilogia iniciada em ?Os Pilares da Terra? é o mais dinâmico. Follett apresenta ao leitor uma gama muito maior de personagens e consequentemente várias subtramas se desenvolvem. Esse fato nos afasta da cidade de Kingsbridge, o centro da história dos livros anteriores, mas esse fato não me incomodou tanto.
Gostei muito de estar nos bastidores da política inglesa e também de conhecer outras cidades europeias. Apesar do Follett reutilizar várias formas já usadas nos outros dois livros como a moça a frente do seu tempo e o protagonista masculino extremamente inteligente, o dinamismo da história faz com que esse detalhe quase passe despercebido.
Vale muito a pena pra quem gosta de história afinal você acaba se sentindo dentro dos bastidores de acontecimentos históricos e também é uma leitura fácil apesar de ser um calhamaço.
?Numa crise, as pessoas assustadas obedeciam a qualquer um que parecesse seguro do que fazer.?
?? 4/5

Acácio 03/12/2023

Ótimo livro, mas não se compara com os outros Kingsbridge
Ken Follet segue na minha lista de escritores favoritos, criando ótimos personagens e um excelente romance no conturbado período do reinado da rainha Elizabeth e sua luta para a manutenção do trono em um período conturbado da história europeia.
A história explora batalhas navais, pirataria, execuções de hereges, o surgimento do protestantismo, entre outros eventos marcantes naquele período. Os personagens são ótimos, no entanto senti que este livro me prendeu bem menos do que os dois anteriores.

Igor Izard // @igorizard 21/10/2017

Será que chegaria o dia em que pessoas de fés distintas não iriam matar umas às outras?
Tudo começa em 1558.

Ned Willard é protestante. Margery Fitzgerald é católica. Eles se amam, mas Margery acaba se casando com outra pessoa.

Então Ned vai embora de Kingsbridge para servir a princesa Elizabeth da Inglaterra.

Durante as décadas seguintes, o conflito entre católicos e protestantes cresce por toda a Europa, assim como a distância entre Ned e Margery.

Quando Elizabeth é coroada rainha, conspirações para assassiná-la surgem de todos os cantos.

Com o apoio de valentes espiões como Ned, ela tenta se manter no trono e continuar fiel a seus valores.

O futuro poderá juntar Ned e Mergery novamente?
Até quando Elizabeth será rainha?

Coluna de Fogo é um sincero e impactante relato histórico. Do século XVI até o início do século XVII, vemos como amor, amizade e harmonia podem se transformar em crueldade, guerras banhadas à sangue que se unem ao poder político e ambição.

No centro de tudo isso, o extremismo religioso. Sem respeito, não se pode existir paz. É o que acontece aqui. Ódio que gera ódio que gera mortes.

São muitos personagens e tramas que vão se entrelaçando, mas o leitor não se perde. Me senti revoltado durante cenas de extrema crueldade e refleti, pensando até que ponto vale lutar pelas coisas que acreditamos.

Além de Ned e Margery, Coluna de Fogo traz outros importantes e inesquecíveis personagens, como a corajosa Sylvie Palot, o cruel Pierre Aumande, a rainha Maria da Escócia, entre outros. Cada um com suas lutas, medos, segredos, dilemas e ambições.

As consequências e mudanças geradas na europa com o extremismo religioso e a incessante busca por poder. As tantas vidas perdidas. A esperança em cada olhar.

Até onde vai a crueldade do ser humano? Como se ter liberdade quando o poder e a violência reinam?

Na vida, é preciso ser corajoso.

O final do livro me causou tristeza, quase me arrancando lágrimas. Mas também me deixou com uma reconfortante sensação de paz.

Vale lembrar que vários personagens de Coluna de Fogo de fato existiram.

site: @igorizard no instagram

Jansen 23/10/2017

Um bom livro. Tem por início os fatos anteriores contados em Pilares da Terra, que considero o melhor de todos, e Mundo sem Fim. Apesar de terem se passado cerca de 500 anos ainda conseguem se encontrar lugares comuns e descendentes também. Mostra como a Espanha era rica no século XVI, apesar de não falar em Portugal, que naquela época era do mesmo nível da Espanha por suas conquistas no Novo Mundo.

O centro da história são as várias sucessões dos monarcas na Inglaterra e França. Uma luta estranha que nós não estamos acostumados e que muito nos atrai. Irmã mata irmã, bispos torturam e têm filhos etc. Uma delícia.

No entanto não é o melhor de Ken Follett. Dá a impressão que sua inesgotável fonte de inspiração está se atenuando. Mas ele pode, pois já nos deu muito!
anna v. 19/11/2017minha estante
Concordo. Ele é sempre bom, mas de fato não dá pra dizer que é seu melhor livro.

Thalia | @proximocapitulo 03/12/2017

Em 1558, os católicos e protestantes lutavam pelo poder em uma conflitante disputa religiosa capaz de dilacerar cidades.
Em meio a tudo isso estão Ned Willard e Margery Fitzgerald, eles se amam, mas nunca poderão ficar juntos já que estão em lados opostos do conflito.
Isso se torna ainda mais impossível quando Margery aceita se casar com outro homem; um que é aceito por sua devota família católica. Ao mesmo tempo em que Ned aceita partir de Kingsbridge com o propósito de servir a princesa Elizabeth da Inglaterra.

Elizabeth prometeu um reinado de paz e tolerância, onde ninguém seria executado por sua fé e por aquilo que acreditava, mas acontece que muitas pessoas a consideravam legítima e acreditavam que ela não tinha direito ao reinado, ainda mais por ser protestante.
E como era se esperar, assim que ela ascende ao trono, toda a Europa se volta contra a Inglaterra em conspirações para assassiná-la, rebeliões e tentativas de invasão.
Para descobrir ameaças com a maior antecedência possível, Elizabeth monta o primeiro serviço secreto do país, formado por um pequeno grupo de dedicados e corajosos homens, entre eles está Ned Willard.
Com a ajuda deles, Elizabeth tenta se manter no trono e continuar a fiel a seus princípios.

Eu não conhecia o trabalho de Follett e fico feliz em dizer que minha primeira experiência com sua escrita foi pra lá de positiva, não encontrei um só fato que tenha me incomodado durante essa leitura.
Com uma escrita maravilhosamente boa e rica em detalhes, mas nem um pouco cansativa, Ken Follett consegue manter o leitor envolvido durante oitocentas páginas, sem perder o ritmo em nenhum momento.

Acompanhamos não somente todo o reinado de Elizabeth l, como também a dilacerante guerra religiosa entre os católicos e protestantes que ocasionou em muitas mortes e perdas para ambos os lados do conflito durante a época. Um tempo em que a intolerância religiosa, a injustiça e a luta por poder andavam lado a lado mostrando o pior do ser humano.
Durante a leitura eu fiquei me perguntando; nossa atualidade está assim tão diferente desde o século dezesseis?

Coluna de fogo foi o livro mais bem construído que tive a oportunidade de ler este ano, que mistura figuras históricas a personagens fictícios, com ambientação em uma época em que não se podia expressar abertamente suas ideias e aquilo que se acreditava.

Volnei 19/12/2017

Coluna de Fogo
Este é um romance ambientado no século XVI e que tem como pano de fundo a disputa pelo tono Inglês entre Maria e Elizabeth Tudor. Outro detalhe bem marcante é a briga entre católicos e protestantes e que tem como marco principal um evento que ficou conhecido como a noite de são Bartolomeu, onde muitos protestantes foram mortos em Paris por católicos fanáticos. Aqui fica bem claro também a falta de escrúpulos de ambas as partes até mesmo de membros do mais alto Clero. Para aqueles que gostam de obras que misturam ficção e realidade esta é uma ótima opção

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Saga Literária 25/09/2018

Ken Follett: Um dos grandes mestres da Ficção Histórica
Resenha: Ken Follett nos leva para o passado, a trama começa no ano de 1558, final do reinado de Maria Tudor, ela é uma católica fervorosa e não aceita que os protestantes mantenham seus templos ou cultos ativos. Para Maria Tudor aquele que não demonstrasse ser da fé católica era perseguido e condenado por traição. Apesar do clima tenso em Kingsbridge, o local se tornou uma cidade de extrema importância na Inglaterra desde a construção da grande Catedral. O comércio local é um dos grandes destaques da cidade e muitos prosperaram por meio deste.

É nesse cenário de incertezas que estoura uma guerra religiosa entre católicos e protestantes. Em meio ao clima de guerra e a luta pelo poder, acompanhamos Ned Willard, ele é filho de Alice, uma próspera e famosa comerciante na cidade de Kingsbridge. Junto com a sua família ele conseguiu fazer o negócio da família prosperar. Ned é apaixonado por Margery Fitzgerald e sonha em casar-se com ela, porém isso é algo distante, Sir Reginald e Rollo, pai e irmão de Margery desprezavam e repudiavam Ned por sua criação como protestante, mas na verdade ambos querem que Margery conseguisse se casar com alguém da nobreza. Outra grande dificuldade para Ned e Margery é que suas famílias estão em lados opostos nessa luta pelo poder e para piorar a situação, Margery já está prometida a outro homem.

A família Willard em secreto pratica o protestantismo, algo que fora sumariamente banido para atual rainha Maria Tudor, já os Fitzgerald são católicos fervorosos. Porém, tudo muda com a morte prematura de Maria Tudor ocorre ascensão de sua meia-irmã Elizabeth ao poder (filha de Henrique VIII com Ana Bolena), com isso grande parte da Europa se volta contra a Inglaterra e o perigo contra a vida da nova rainha torna-se algo real. Planos de rebelião e complôs contra a vida da rainha são arquitetados. Contudo, inteligente, esperta e decidida a manter-se no trono, a jovem rainha cria o primeiro serviço secreto no país com o objetivo de saber sobre possíveis ameaças com antecedência. Elizabeth também decreta que o seu país está livre das influências e garra da Igreja Católica, se declarando protestante.

É nesse cenário turbulento que Ned passa a servir a rainha e acaba fazendo parte do serviço secreto do seu país, este tem por objetivo defender a rainha de qualquer ameaça. Com o passar do tempo, o amor entre Ned e Margery não diminui, porém parece fadado ao fracasso total. Em paralelo à isso, o extremismo religioso só aumenta, o que gera diversas ondas de violência que se alastra por vários locais, inclusive de Edimburgo até Genebra. Diante de todos os problemas, Elizabeth tenta de todas às formas continuar fiel aos seus princípios.

Opinião: Coluna de Fogo é o terceiro livro da série Os Pilares da Terra que tem início com o livro homônimo, depois passa por Mundo sem Fim até chegar no atual volume. O mais legal é que Ken Follett ambienta suas histórias em séculos distintos, utilizando é claro de personagens também distintos, porém todos descendem dos personagens de Os Pilares da Terra. Outro fato interessante é que as histórias dos três livros são ambientadas na cidade de Kingsbridge. Ken Follet novamente nos apresenta uma trama incrível, repleta de conspirações, guerras, assassinatos e traições, sem deixar de lado um grande romance.

O autor abre espaço para realizar uma crítica sobre a intolerância religiosa, algo antigo e ao mesmo tempo é atual, pois atos cruéis e sanguinários são cometidos em nome da religião há séculos. Ken Follett é magistral ao criar inúmeros personagens fictícios e trazer de volta à vida personagens históricos que ele espalha por diversos países da Europa. Follett é impecável ao recriar com os mínimos detalhes o cotidiano de pessoas comuns, pessoas essas que eram peões nos jogos da nobreza. Outro aspecto ímpar de Follett é a sua capacidade fenomenal de criar e recriar ambientes, pois ele nos transporta para as ruas, casas e catedrais, tudo parece ser muito real, a sensação que fica é de estarmos assistindo um filme ou seriado.

Coluna de Fogo é um livro imenso, tem um pouco mais de 816 páginas, contudo é uma leitura extremamente envolvente, o autor conseguiu prender a minha atenção do início ao fim, é um livro bem construído, contém personagens fortes de ambos os sexos, tem a sua dose de violência, algo inerente ao período histórico. Fica claro que Ken Follett realizou extensas pesquisas históricas para levar ao leitor e principalmente aos amantes de ficção histórica esse livro magistral. Detalhe, o livro cobre um grande período histórico que vai de 1558 até 1606. Super recomendo para todos a leitura de Coluna de Fogo!

site: http://www.sagaliteraria.com.br/2018/01/resenha-408-coluna-de-fogo-ken-follett.html

@rmendes29 17/12/2018

Melhor de três
Dentre os três livros da série, este ao meu ver, foi o melhor deles. O conteúdo histórico do livro é excelente.
Nivia.Oliveira 29/05/2019minha estante
Ainda não terminei de ler mas acho difícil superar pilares da terra.

Bia 27/01/2019

Coluna de Fogo
Eu senti falta dos protagonistas. Parecia que eles estavam ali pra narrar fatos. É uma ótima leitura, Ken Follet manteve seu nível mas com certeza não ganhou do primeiro livro dele que li e que tbm é o primeiro dessa série - Pilares da Terra.
Nos livros anteriores os personagens viviam em meio ao caos histórico mas nesse ela estavam mais pra observadores. Não sei sequer identificar o clímax da trama, sem falar do final arrastado e previsível. Levou 3.5 estrelas pelo meu amor pela época é pelo autor.

Siqueira 19/04/2024

Espetacular!!!
Segundo livro que leio deste autor e este me deixou maravilhado pelo contexto histórico, muito emocionante e educacional pela forma como é tratada questão da reliogidade no século XV e XVI.

Fábio Valeta 22/03/2020

Mais uma continuação da história da fictícia cidade de Kingsbridge na Inglaterra, tendo sido precedida por “Os Pilares da Terra” e “Mundo sem Fim”. Enquanto o primeiro livro se passa no século XII: durante uma guerra civil de sucessão do trono inglês e o segundo no Século XIV: período da Guerra dos Cem anos e da Peste Negra, essa terceira parte é sobre o século XVI, período da Reforma Protestante e, mais importante, o período que transformou a Inglaterra em uma grande potencia mundial: o Reinado de Elizabeth I.

Follet, aficionado tanto pela história inglesa quanto por “estórias” de espionagem, aqui une suas duas paixões, mostrando um jogo de espiões em meio aos conflitos religiosos devido ao surgimento de uma nova vertente do catolicismo. De um lado, os protestantes sob a liderança da Rainha Elizabeth com um discurso de tolerância religiosa ao mesmo tempo que tenta promover a dominância protestante no país e no resto da Europa, enquanto do outro, vários grupos católicos determinados a destruir a nova crença a ferro e fogo.

“Coluna de Fogo” difere muito dos livros anteriores da saga. Em primeiro lugar, o foco deixa de ser a cidade de Kingsbridge, que pouca relevância tem na história. Sua Catedral, tão importante para o primeiro e segundo livros, é uma mera sombra, usada como referência dos livros anteriores. A História se expandiu tanto que não cabe mais apena na Inglaterra, tendo cenas na Espanha, França, Países Baixos e até mesmo no Novo Mundo. E devido à complexidade da história, dezenas de figuras históricas reais se misturam com os personagens criados pelo autor. Há também vários momentos bem conhecidos que são narrados no livro, como a Noite de São Bartolomeu, a derrota da “Invencível Armada” Espanhola e a Conspiração da Pólvora que quase explodiu o Parlamento Inglês em 05 de novembro de 1605 ("Remember, remember, the 5th of November / The gunpowder, treason and plot; / I know of no reason, why the gunpowder treason / Should ever be forgot."). Ao todo o livro narra mais de 60 anos de história inglesa em suas 800 páginas.

O conflito religioso também é retratado na figura do casal de protagonistas. Ned Willard é um protestante moderado, que acredita acima de tudo na tolerância religiosa, embora seu trabalho como espião do governo inglês o faça levar várias pessoas a serem condenada à morte devido a suas crenças. Já Margery, embora católica fervorosa, também acredita na tolerância, mas passa a maior parte de sua vida dominada pelos homens ao seu redor. O pai, o irmão mais velho e o marido que escolheram para ela contra a sua vontade.

Novamente, Follet entrega um trabalho magistral. E já está previsto o lançamento de uma nova continuação, dessa vez retroagindo ao século X. “The Evening and The Morning”, que pela sinopse trata das invasões Vikings, está previsto ainda para 2020. Se o Coronavírus deixar.

Larissa 02/10/2020

Como sempre mais um livro maravilhoso de Ken Follett. Descrição com detalhes que te faz viajar e vivenciar a cenas!!