Ou Isto ou Aquilo

Cecília Meireles

Resenhas - Ou Isto ou Aquilo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Déa Paulino 14/01/2009

Ou Isto Ou Aquilo foi meu primeiro livro favorito, ainda na infância. Perdi as contas de quantas vezes o tomei por empréstimo da biblioteca do colégio. A edição atual tem um formato lindo, é bem grande, o que facilita a leitura para os pequenos ainda recém alfabetizados. O jogo de palavras feito por Cecília Meireles encanta qualquer criança, e desperta nos adultos recordações encantadas, daquelas que nos levam ao passado e fazem querer muito mais.
Hélio Rosa 16/01/2009minha estante
Minha edição é da Nova Aguilar, infelizmente. Não foi a minha primeira leitura favorita, mas como você voltei diveeeersas vezes à conhecida estante da biblioteca pública de Poá, em busca dele e de tudo o mais que encontrasse da autora.

Marcos Bassini 19/01/2009minha estante
Li criança e adorei. Depois li adulto e gostei mais ainda. Quando voltar a ser criança, já está prometido: lerei novamente. Bj.

*Carina* 07/06/2011minha estante
Também foi meu primeiro livro favorito, Déa. Lindo demais.

Lauriene 31/12/2023

Que nostalgia ler esse livro q sempre esteve presente na minha infância, indiretamente, através dos livros de português e até no Castelo Rá-Tim-Bum. Reconheci várias das poesias. Quando criança, nunca reparei q em As meninas, a q sempre dizia "bom dia" morreu. Fiquei bem surpresa.
Enfim, um livro encantador e nostálgico qerece ser re-lido.
Daniel.Malaquias 15/01/2024minha estante
A Maria? Ela morreu? Não sabia. Maria é a que sempre dá bom dia.

Lauriene 15/01/2024minha estante
Fica subentendido. Pelo menos, foi minha interpretação.

Daniel.Malaquias 16/01/2024minha estante
Entendi, reli novamente e vi a palavra saudade quando se referia a Maria.

*Carina* 03/07/2010

"Ou Isto ou Aquilo" é o livro da minha vida.
Quando criança, recitei-o em diversas reuniões de família, e, certamente, tornei-me muito estranha aos olhos das outras crianças que não entendiam o porquê de alguém preferir ler um livro - e ainda por cima um que já fora lido - ao invés de correr no recreio da escola.
Passei pela adolescência ainda mais estranha. Como assim alguém deixa de sair para ler poesia?
Cheguei à vida adulta (ou algo assim) e meu fascínio pelos escritos acompanha-me mais intimamente do que qualquer outra coisa ou pessoa.
Percebe-se que até aqui nessa resenha "Ou Isto ou Aquilo" me determina: quantas oposições fiz nessas poucas linhas? E mesmo após tantos anos continuo como nos últimos versos de Cecília:
"Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo."

ps. Pra quem já leu o livro: acabei de me dar conta que em breve realizarei um sonho que tenho desde a primeira vez que li este livro: estarei dentro de poucos dias morando no último andar. :D
Maíra 03/07/2010minha estante
Parece eu quando criança, rs. Sempre com a versão infantil de Romeu e Julieta (na qual eu era viciada) debaixo do braço enquanto as outras crianças brincavam de pique, rs.

Letícia 07/01/2015minha estante
Fiz várias peças de teatro baseadas neste livro quando pequena. É um livro que marcou muito minha infância também! :)

Sofia Fiori 27/03/2020minha estante
Os pescadores até parecem vc .Só faltou também gostam de comer,ai seria vc

Natalia Betti 03/04/2020minha estante
kkkkkkk

Fer 30/06/2021

Só consigo pensar nos meus alunos lendo esse livro. Uma leitura rica e apaixonante, inteligente como a autora. Lindo!
Loma 30/06/2021minha estante
esse livro marcou a minha infância ?

Emília 12/05/2017

OU ISTO OU AQUILO
Cecília Meireles atuou em importantes momentos culturais e educacionais brasileiros. Suas obras permanecem eternizadas e são destacadas nas escolas brasileiras, pelo encanto e delicadeza, cheio de musicalidade e rimas. O lirismo pedagógico da autora permite que as crianças compreendam e se divirtam com as aventuras do cotidiano.
No livro “ou isto ou aquilo” a autora Cecília nos mostra de maneira apaixonante um dos maiores dilemas das nossas vidas e que tem o poder de mudar tudo o tempo todo, que são elas as nossas escolhas. Em seu livro a autora mostra que nosso dia a dia é regado de dúvidas e dificuldades que muitas vezes são difíceis de serem resolvidas. O livro é voltado para o público infantil, porém ultrapassa os tempos levando-o até o público adulto por se tratar de um tema tão presente na vida de todos. Foi publicado pela editora Girofle-Giraflá e reeditado pela editora Global no ano de 2014 e ilustrado por Odilon Morais.
Raelito 16/05/2017minha estante
muito bom

Fimbrethil Call 15/03/2010

Encantador!
Um encanto esse livro que reúne poesias escritas por Cecília Meirelles para crianças.
Foi o meu primeiro contato com poesias, acho que eu tinha 7 ou 8 anos, e me marcou pra sempre, por isso o conto entre os meus favoritos.

Muito lindo, com poesias lindas e engraçadas.

Hoje, com a visão de adulta, vejo que as ilustrações são boas, mas quando criança eu odiava, as crianças desenhadas eram feias, parecia que estavam sempre de pés sujos hehehehehehehehehehehe

Que o ilustrador me perdoe, mas criança fala sempre a verdade ;)

Recomendadíssimo.

vmoura 26/01/2009

Ótimo para se trabalhar com crianças de qualquer idade.

Mi Abrahão 29/04/2024

Lindas ilustrações
Publicada pela 1a vez em 1964, o livro é um clássico da escritora, no qual ela brinca facilmente com as palavras. Esta edição, ganhou lindas ilustrações.

Analu. 28/09/2009

Li este livro quando era criança umas mil vezes .-.

Gui 18/09/2010

ou isto ou aquilo
ese livro foi muito legal, foi dele que aumentou a minha paixão pelos livros.

Dedeza 27/07/2011

Ou isto ou aquilo
A obra lida conta vários poemas e poesias ,cria versos e percebemos que essa obra contem rimas . Adorei o livro.

Titânia 24/05/2013

As meninas
Esse livro é lindo. Você se delicia com as poesias enquanto fica namorando as ilustrações. Quando eu era menina decorei a poesia 'AS MENINAS' - Arabela abria a janela, Carolina erguia a cortina. E Maria olhava e sorria: "Bom dia!..." - agora é minha filha que a decorou. Adorei transmitir isso a ela!

Carina 10/09/2013

Poemas excelentes
É um dos livros mais marcantes da minha infância e ainda é delicioso relê-lo na fase adulta. As sonoridades construídas por Meireles se fixam na mente e é difícil esquecê-las. Mesmo depois de anos sem contato com esta obra, me vi completando os versos de cabeça: "Olha a bolha de sabão na ponta da palha/ Brilha, espelha e se espalha/ Olha a bolha!"

Além disso, em uma análise mais clínica, consegui visualizar no livro o que me encanta em toda obra para crianças: o trabalho com a temática da morte, da dor e do sofrimento. O público infantil tem sido lobotomizado com uma literatura asséptica, sem conflitos. Uma poesia doce e ingênua, mas que em que nem tudo são rosas, merece lugar destacado na prateleira.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6