Daqui Pra Baixo

Daqui Pra Baixo Jason Reynolds

Resenhas - Long Way Down

Fabs 17/04/2021

Todos deveriam ler esse livro!
tava na madrugada perambulando pelo youtube, até que vi um vídeo sobre esse livro. Eu ja tava interessado nele fazia um tempinho, mas depois de ver que ele era todo contando em versos, achei que era a oportunidade perfeita para ler ele.

Narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista do personagem principal, "Daqui Pra Baixo" mostra de uma forma rápida toda a questão do preconceito racial e como muitos garotos negros sofrem diante da sociedade.

Após presenciar a morte de seu irmão, Will, já acostumado com isso e ciente das regras sabe o que deve ser feito. Determinado a cumprir a terceira e última regra, Will entra no elevador e vai em busca de sua "tarefa". A cada andar, Will ve uma nova pessoa entrando no elevador, pessoas que de alguma forma são importantes em sua vida. A partir dai o jovem garoto passa a refletir sobre as regras e sobre o que realmente deve ser feito.

É muito complicado fazer a resenha desse livro porque foi um livro que me deixou muito impactado. Como eu disse, decidi ler ele el uma madrugada e eu devorei ele em uma hora. Faz uns três dias que terminei ele, e ainda não achei as palavras certas pra descrever tudo que eu senti.

A ideia da história de se passar toda dentro de um elevador, em um tempo de 67 segundos, e o formato do livro narrado em versos, torna a experiência de leitura bem rápida. Porém, mesmo rápida, não deixa de ser impactante e chocante.

A cada diálogo, a cada frase ou a cada cena, o livro não para de te dar um soco na cara e fazer você refletir em todas as questões que estão sendo tratadas ali.

O final dele em aberto, o que muitos odiaram, eu considero um bonus. Acredito que a ideia do autor era justamente essa de deixar o livro "sem final" pra cada pessoa que lesse, refletisse e tirasse sua própria conclusão sobre.

É uma leitura bem intensa, apesar de suas poucas palavras, extremamente chocante e muito, MUITO necessária para todos.

Renata 11/04/2021

Apesar de odiar livros com finais em aberto, achei esse bem impactante, primeiro porque é um livros curto, mas que passa muitas sensações, segundo porque é um tema muito tocante e real.

Pedro.Anacleto 03/02/2021

SENSACIONAL
Isso não é uma resenha.
Quero falar o quanto esse livro trabalha o tema específico, quero falar a forma como isso é feita com maestria, quero falar de tanta coisa mas não consigo.
Esse livro é incrível!

livros.let 18/01/2021

SINOPSE
Will é um jovem negro com 15 anos e seu irmão foi assassinado, e agora ele está prestes a decidir sua vida... Será que ele deve seguir As Regras?

O livro é escrito na forma de versos e se passa num curtíssimo espaço de tempo, a descida para o térreo de um elevador.
Na qual Will conversa com várias pessoas (mortas ou surpreendentemente vivas?) e tenta se convencer de que ele vai matar o assassino de seu irmão, já que é isso que deve ser feito

OPINIÃO
Eu adorei demais esse livro, a escrita dele é sensacional e por ser em versos, deixa toda a história muito mais emocionante e impactante. Você consegue ler ele em um dia, é rápido e te prende até o ultimo segundo.

O livro aborda temas super importantes da nossa sociedade, te fazendo refletir, pensar sobre e realmente ficar indignado com isso.

É doloroso ver o que um jovem tão novo precisa enfrentar e mais doloroso ainda, é ver como isso já é comum para ele.

Realmente indico esse livro para todos, acredito que todo mundo conseguiria absorver um pouco de aprendizado e empatia com ele!

Vocês já leram esse livro? Têm vontade de ler?

(Quem já leu por favor falar sobre o final comigo no direct HAHAAH)

@m1kaaa__x 11/11/2020

livro para você ler em um dia, e dá uma parada e fazer uma boa reflexão.

Maria4556 23/10/2020

Genial
Uma leitura que pode ser rápida, mas não quer dizer que seja simples ou fácil. A forma como o livro foi construído é genial e muito poética. Recomendo muito.

Fernanda 05/03/2023

"As Regras nunca devem ser quebradas.
As Regras são feitas pra gente quebrada
seguir."

Amei a escrita em versos e a forma como o autor consegue expressar todos os sentimentos e sensações das cena é simplesmente incrível!

Beatr1zp 13/05/2022

Interessante
O livro em um geral foi bom, mas não consegui me apegar tanto assim na história oq acabou deixando ela arrastada pra ler, infelizmente pq eu estava com grandes expectativas. ???

bookversog 11/09/2021

Uma história escrita em versos sobre um garoto de periferia que perde seu irmão pelo crime. O livro se baseia em um ciclo vicioso, e ficamos a história inteira: o will vai seguir as regras ou não?
O final aberto me deu um apertinho no coração mas espero que tenha acontecido o que está na minha mente.
A história é super rapidinha, em horas dá para ler tudo.

Tete 03/07/2022

é um livro bem diferente do que eu gosto de ler e li somente pelo haipe, tinha expectativas altas, mas acredito q não seja eu livro pra mim... não gostei, achei ble

Iagner 26/07/2020

Resenha
Livro muito interessante mostrando o interior da mente de um garoto durante a tomada de uma importante decisão.

Laurafbooks 07/05/2022

Daqui pra Baixo
Aqui temos o Will, que perdeu o irmão não faz dois dias, e precisa tomar uma decisão, seguir as regras ou não. Em menos de 2 minutos ele decide com base em toda as perdas que ele teve, ele passa por todas as vezes que a morte bateu na porta e o final "VOCÊ VEM?" foi um baque importante.
A experiência que tive com esse livro não foi como das outras pessoas, esperava me apegar a história mas não aconteceu, porém isso não torna ela ruim.
Esse livro é contado em forma de poema o que torna a leitura fácil, rápida e interessante.

Luan 11/02/2020

Poucas palavras, muito sentimento e uma verdade que choca.
Um livro que explora de forma até que sutil a violência que muitas vezes só vemos pela TV, Daqui a pra baixo é uma obra sensível e necessária para os dias de hoje. Narrando a história de Will, que aos 15 anos perde o irmão na vizinhança depois de ser atingido por um disparo de arma de fogo. O protagonista da história criada por Jason Raynold vive um dilema de se deve ou não vingar essa morte e, assim dar sequência a um infinito ciclo de violência que assola principalmente as regiões mais desassistidas.

Contado de um jeito diferente, Daqui pra baixo é um livro diferente. Bem diferente. Primeiro que ele não é escrito no formato tradicional, em prosa. A narrativa, apesar de linear e com uma linha do tempo normal, é feita em versos, como se fosse poesia – uma dolorosa poesia do cotidiano violento da periferia. Outro grande diferencial é que se trata de um livro cuja história é contada em um período de tempo curto: poucos minutos.

Nesta obra, o leitor é levado para estas regiões onde a violência costuma impregnar e comandar. De uma forma bastante sutil, não escancarada, mas bastante clara nas entrelinhas, quem lê aprende que o caminho da violência. O bacana do livro é que através dessa história o autor consegue tratar diversos temas atuais e polêmicos, que vão além da violência em si. Os temas abordados são pertinentes porque vivemos em um mundo que está cada vez mais precisando de empatia.

O personagem principal, Will, se digladia com diversas dúvidas e incertezas. Da grande e cruel incerteza, ele vai sendo levado por caminhos nem sempre aguardados até se deparar com verdades que machucam, mas servem para ensinar e deixar claro como as coisas funcionam. O autor escreveu este livro e este personagem baseado em diversos acontecimentos do nosso mundo e que, para ele, são injustiças que precisam parar de existir.

Um livro às vezes não precisa de muito para provar sua qualidade. Com poucas páginas, com pouquíssimas palavras, mas um sentimento poderoso e profundo, Daqui pra baixo no ensina, nos faz refletir e nos choca. A escrita de Jason é muito bonita e precisa ao mesmo tempo. A própria diagramação é incrível, detalhistas, com páginas temáticas. O livro peca aqui ou ali, em poucos itens. Mas são fatores secundários. Tudo isso faz com que esse seja um livro dolorido, mas dos mais necessários e sinceros que temos.

Ju Abreu 13/05/2021

O livro é todo escrito em versos e conta a história de um menino de 15 anos, negro, que teve seu irmão assassinado. Agora ele precisa se decidir se deve ou não vingar a morte do irmão.
É bem impactante e cheio de ambivalências, deixa o leitor sem saber exatamente o que está prestes a ocorrer.
Livro rapidinho de ler, por ser em versos, mas bem interessante.