A diferença invisível

A diferença invisível Julie Dachez
Mademoiselle Caroline

Resenhas - A Diferença Invisível

Carolina 12/09/2022

Eu gostei bastante de como a autora fez para nos ensinar e mostrar sobre esse tipo de autismo que aparentemente é invisível na sociedade.

spidxybkwrm 11/09/2022

fofo
achei simples, fofo e muito realista
adorei a história da personagem e de como ela é narrada.
é muito lindo como ela consegue superar todo esse preconceito e se aceitar do jeito que ela é

miss_poirot_ 08/09/2022

Somos todos geniais, tanto "normais" quanto "anormais"
O que dizer desta graphic novel? A protagonista é uma pessoa peculiar, que não consegue interagir muito com as pessoas, tem hábitos "incomuns" e é intensamente julgada pelas pessoas só seu redor. As ilustrações são perfeitas e um detalhe que eu gostei bastante foi o fato de o narrador estar inserido na história. Me faz refletir como o capacitsmo,a ignorância e o preconceito podem afetar a vida de pessoas com transtorno do espectro autista e de outras pessoas que tenham algum tipo de deficiência.

Nitiele1 07/09/2022

Faculdade
O livro ajuda a entender muito a síndrome de Asperger, que é diferente do autismo em alguns aspectos. A história em si é boa e rápida e é bem fácil se apegar a protagonista.

juliette 29/08/2022

Amei, tratou o assunto de forma tão delicada e importante. Quem tem algum transtorno assim sabe como é difícil ser diferente e ao mesmo tempo como é um alívio entender o problema

Kau 18/08/2022

Uma experiência fora do comum
Já tinha ouvido falar da síndrome de Asperger, porém nunca me aprofundei de fato em pesquisas, essa hq mostra de forma leve e informativa o que é conviver com essa síndrome, todas as dificuldades que uma pessoa aspie sofre, mostra todos os preconceitos que elas são submetidas pela falta de informação das pessoas, essa é uma obra de interesse público, extremamente informativo, de maneira cuidadosa, adorei me informar mais sobre, e tirar alguns pré conceitos e esteriótipos que eu tinha estabelecido.

Ju 07/08/2022

Perfeitoo
Recebi a HQ de presente e nunca tinha lido uma HQ antes. Pra começar que é uma experiência muito boa, amei ver as cenas e as mudanças da personagem pelas cores e detalhes. Segundo que o livro é uma utilidade pública, incrível como descreve os acontecimentos e faz você se envolver de verdade. Fiquei extremamente irritada com as pessoas do livro e com a falta de empatia. O livro fez eu me colocar no lugar da personagem e abraçar suas dores. Sem contar que tem muitas informações úteis. Vale muito a pena

Allan 07/08/2022

Essa HQ é sobre a vida de uma mulher que foi diagnosticada com autismo quando ja era adulta. É uma leitura simples, que gostei bastante e serve como utilidade pública para entender mais e desestigmatizar o transtorno do espectro autista.

Annpa 04/08/2022

Amei
Foi muito bom de ler, é escrito com um cuidado e de uma forma tão simples e fácil que eu li em pouco tempo, eu amei mesmo e recomendo muito de verdade.

Julia3894 01/08/2022

Meu deus que HQ maravilhosa, simplismente perfeita , a escrita e as imagens são fácies de entender.

Essa HQ aborda um assunto pouco falado e desprezado, o autismo, é simplesmente incrível como a Margo lida com isso a pós descobrir. Eu não faço ideia aonde eu achei essa HQ só sei que foi maravilhoso eu ter achado ela, ela ensina muita coisa sobre a Síndrome de Asperger.

É bem preocupante como as pessoas ao redor dela lidaram após ela revelar o diagnóstico, como assim "deve ter uns dois ou três remédios para curar isso" "Mas isso não é desculpa" "Você parece tão NORMAL" foi realmente grosseiro essas falas, da vontade de só proteger Margo dessas pessoas maldosas.

Essa HQ mostra como devemos lidar com pessoas com Síndrome de Asperger e como não devemos, não precisamos invadir o espaço deles para conversar , não insista em alguma coisa que aspies não querem , não precisamos ficar tocando nelas toda hora , evite.

Este com certeza é um quadrinho de utilidade pública! Indicaria para qualquer pessoa , pois é perfeito.
Leiam não vão se arrepender.

gabi 30/07/2022

estou em um processo de avaliação neuro psicológica e minha psicóloga me deu esse livro para ler para que eu falasse se me identificava ou nao
eu nunca me senti tao representada por um livro

KakauSoares 29/07/2022

Me abriu um imenso Horizonte
É um livro muito fácil de ler. Li tudo em uma noite. Tenho um sobrinho autista e isso me abriu um imenso horizonte sobre as dificuldades que ele vai enfrentar e como podemos prepara-lo para lidar com isso.

Vinicius 28/07/2022

Encantador!
Leve e bem informativo.

Achei uma excelente história de conscientização sobre autismo e respeito as diferenças, é uma Graphic Novel singela e delicada, mas sendo um retrato não significa que lendo você vira um especialista em autismo, ou que todos os autistas são daquele jeito com a mesmas dificuldades, pois, existem diferentes graus e na minha opinião a HQ deixou isso claro.

A Marguerite é uma personagem cativante e muito gostável dá vontade de ser amigo e protegê-la dos babacas, é impressionante como as pessoas não entendem (ou não querem) e são péssimas com as outras.

Gostei dos traços do desenho, as ilustrações são bonitas, tem uma mistura de biografia com didática e eu super indicaria para quem quer saber mais sobre o assunto de uma forma não acadêmica e de melhor compreensão.

No livro é usado o termo “asperger” só que síndrome de Asperger não existe mais, de acordo com, O Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais (DSM-V 2013) que é publicado pela Associação Psiquiátrica Americana, todos os traços estão enquadrados na sigla TEA (Transtorno Espectro Autista).

fafa 22/07/2022

Aprendizado
Extremamente didático e fofo, a forma como a história foi contada, faz eu ter empatia pela Margo e junto, consegui aprender um pouco sobre as pessoas neurotipicas, leiam.

Jacinhaxz 15/07/2022

A diferença invisível
Um livro em HQ que fala sobre o autismo e que há diferentes tipos.
Excelente livro, que traz um assunto que não é muito falado em nossa sociedade.
Marguerite segue sempre a mesma rotina e por ser uma pessoa autista, a limites que ela não consegue ultrapassar, mas as pessoas ao seu redor não compreende e fazem "piadas" quando margo revela seu diagnóstico.