A diferença invisível Julie Dachez
Mademoiselle Caroline

Resenhas - A Diferença Invisível

gabrielle.brambilla 07/07/2022

Um enorme serviço em informar e entreter
Adorei essa HQ. As ilustrações são incríveis. O uso da paleta de cores para representar o crescimento do começo ao fim da história da protagonista é muito interessante.
Já consumi vários conteúdos sobre Autismo e Asperger, então muitas coisas comuns entre essas pessoas neuroatípicas eu já era familiar. Porém, ver isso representado na arte passa muito sentimento para alimentar a empatia e educar sob um novo ponto de vista.
Acabei muito feliz com o fim da história, com a personagem se aceitando e criando algo para ajudar o mundo a entendê-la e entender outros. O diagnóstico, para ela e para um grande grupo de pessoas, é uma forma de finalmente poder fazer pazes consigo mesmo.
Recomendo para todos, que conhecem ou não o tema. Uma leitura que vai contribuir muito em informação e entretenimento.

Lari 30/06/2022

A diferença invisível
Esse livro é uma utilidade pública!! A leitura é muito fácil e informativa, a leitura flui de um jeito tão bom, simplesmente amei!!

Gisele 27/06/2022

HQ: A diferença Invisível
Esta história em quadrinhos retrata a vida de Marguerite, uma jovem de 27 anos que aparentemente não possui diferença das demais pessoas. Ela trabalha, mora com o namorado e é bastante inteligente, no entanto ela se sente desconfortável em determinados ambientes ou situações. Possui dificuldades em se relacionar com outras pessoas e se sente deslocada em convenções sociais. Quando ela tenta agir de acordo com o que esperam dela, causa grande sofrimento para si mesma.

Ela gosta de manter a sua rotina, e mudanças de hábito a fazem muito mal. Ela se incomoda com ruídos e barulhos com falatórios dos seus colegas de trabalho. Todas essas questões fazem com que ela se questione e procure ajuda de um especialista. Após avaliações ela descobre que possui um Transtorno do Espectro Autista – a síndrome de Asperger, o que faz com que ela compreenda melhor a si mesma, e aprenda a respeitar as suas próprias limitações.

A diferença Invisível é uma história sobre auto aceitação que nos mostra a importância de aprendermos a lidar com as diferenças uns dos outros. Elas que fazem cada um de nós seres únicos, imperfeitos e totalmente humanos.

Livro: A diferença Invisível
Autores: Mademoiselle Caroline e Julie Dachez
Editora: Nemo
N° de páginas: 192

site: https://afagodemae.blogspot.com/2022/06/hq-diferenca-invisivel.html

Maria13245 26/06/2022

Mais uma HQ pra conta!
Em "A diferença invisível", conhemos Marguerite, uma mulher que aos 27 anos descobre ter a Síndrome de Asperger, o que causa uma grande mudança em sua vida.
Foi lindo acompanhar Marguerite e sua jornada de auto conhecimento e busca do amor próprio. Uma história necessária que acredito que possa ajudar várias pessoas a se identificarem e não se sentirem sozinhas.

Thamires Amorim 23/06/2022

Autismo e suas singularidades
Eu não sabia que o autismo poderia ter tantas formas e também Marguerite da uma bela apresentação de como alguns podem passar despercebido por falta de informação. Ótima apresentação do autismo. Adorei o livro!

Rafael Moia 23/06/2022

Estamos todos sozinhos
Adorei as ilustrações e o roteiro simples. Apesar de tratar o assunto de forma superficial, a Hq cumpre a sua proposta! Não vejo como nenhuma revolução literária e sim como uma utilidade pública. Um material excelente noara se trabalhar o assunto em salas de aula e em casa, a título de sensibilizar ou desenvolver empatia para com o próximo. Acredito que uma avaliação "Bom" vai ser suficiente para ajudar no engajamento da obra.

Leleco 21/06/2022

É muito importante pra explicar um monte de coisas sobre autismo e tira esse preconceito da gente de que alguém autista é esquisito e estranho.

lanazs 18/06/2022

Recomendo
Achei importante, muito bom.
Eu recomendo; é uma leitura muito rápido, essencial e necessária.

;3

Gg 15/06/2022

Muito bom para refletir
Este livro me trouxe todos os tipos de emoções e me fez pensar como seria estar no lugar desta pessoa, já que ela não é apenas um personagem e também imagino quantas se identicaram e foram procurar diagnóstico após isso. Paralelo a isso também me fez ter raiva de umas atitudes das pessoas.Recomendo muito.

njd_angelo 15/06/2022

A diferença invisível
O quadrinho "A diferença invisível" fala sobre Marguerite e através da história acompanhamos uma parte da sua trajetória até o seu diagnóstico de ser autista. Acompanhamos suas dificuldades no dia a dia decorrentes de sua condição e o livro através de forma leve ajuda a informar mais sobre o TEA e desconstruir o estigma por trás dele.
Eu gostei da história, ela é simples e fácil de ler. Não é nada extraordinário, mas é uma história boa e cativante.
njd_angelo 15/06/2022minha estante
mt erro de digitação oh deus

Livros e Pops 14/06/2022

Enriquecedor e divertido!
A cada página deste livro você aprende mais ou se identifica mais! É muito interessante a forma como a história foi contada e de como que a personagem foi inspirada na propria autora que também foi diagnosticada com Asperger.
Eu quis ler o livro, porque estou no processo do meu diagnóstico e durante a leitura eu consegui me identificar com tantas dificuldades que a Margueritte enfrentou! É muito boa a experiência desta leitura se você conhece alguém com asperger ou se você é um aspie.
Um detalhe muito interessante que gostei na narrativa, foi o uso das cores! Meu tcc foi sobre a psicologia das cores e neste graphic novel vc percebe nítidamente que as cores foram usadas para fazer parte da narrativa também. O modo como as pessoas que ainda não se auto conhecem ou se sentem vazias e incompletas veem o mundo em cinza e a medida que o entendimento e o autoconhecimento surge, as cores também começam a surgir de maneira sutil e poética.
Vale muito a pena a leitura para a aprender sobre esta condição de pessoas que estão ao nosso redor e também para termos empatia com essas pessoas. O conhecimento de fato é libertador!
Eu super indico esta leitura! Por favor, leiam!

Permaculata 13/06/2022

Adoro ler livros com personagens neurodivergentes, e esse livro retratou o autismo de uma forma tão legal de se ler, as vivências dela sendo uma pessoa com autismo antes e depois de descobrir que ela era autista, é uma graça, e consegue ainda assim mostrar como essas pessoas tem que batalhar pra conseguir algo, pra serem recinhecidas.

Thalita 11/06/2022

Muito educacional
Essa hq mostra a vida de marguarite uma mulher autisma, e como o autismo na vida dela, a hq mostra desde da hora que ela tem até a hora que ela descobre sobre. Após ela descobrir podemos ver o quão mais feliz essa sente, e ao encontrar pessoas como ela, ela se sente mais feliz e leve.
Também mostra o preconceito na sociedade com as pessoas autistas e o como essas pessoas são ignorantes.

Eu amei essa hq, ela foi muito informativa e educacional, ter mais coisas sobre o autismo é muito importante pois a sociedade ainda é ignorante.

Nathy215 07/06/2022

Utilidade pública
Chorei demais com esse quadrinho.
Acompanhar a protagonista descobrindo que tem síndrome de asperger é uma vivência transformadora, passei toda a minha vida me sentindo assim e as pessoas sempre falavam o mesmo "tente se adequar ao ambiente/as pessoas" "você pode melhorar" "se adapte" e não é tão simples assim, queria que as pessoas soubessem acolher umas às outras, é muito difícil viver, principalmente com pessoas que não te entendem e com diagnósticos errados, é um pouco reconfortante saber que muitas pessoas sabem como eu me sinto e espero que todas possam ser acolhidas.

so4away_ 06/06/2022

"Marguerite tem 27 anos, e aparentemente nada a diferencia das outras pessoas. É bonita, vivaz e inteligente. Trabalha numa grande empresa e mora com o namorado. No entanto, ela é diferente. Marguerite se sente deslocada e luta todos os dias para manter as aparências. Sua rotina é sempre a mesma, e mudanças de hábito não são bem-vindas. Seu ambiente precisa ser um casulo. Ela se sente agredida pelos ruídos e pelo falatório incessante dos colegas. Cansada dessa situação, ela sai em busca de si mesma e descobre que tem um Transtorno do Espectro Autista ? a síndrome de Asperger. Sua vida então se altera profundamente."