A diferença invisível

Mademoiselle Caroline

Resenhas - A Diferença Invisível

Anny Karol 25/01/2021

Extremamente necessário
Muita vezes julgamos sem conhecer a realidade do outro e esse livro é essencial neste processo de descontrução e reconstrução!

Rafael Moia 23/06/2022

Estamos todos sozinhos
Adorei as ilustrações e o roteiro simples. Apesar de tratar o assunto de forma superficial, a Hq cumpre a sua proposta! Não vejo como nenhuma revolução literária e sim como uma utilidade pública. Um material excelente noara se trabalhar o assunto em salas de aula e em casa, a título de sensibilizar ou desenvolver empatia para com o próximo. Acredito que uma avaliação "Bom" vai ser suficiente para ajudar no engajamento da obra.

leiturasdagab 12/03/2023

Informativo e necessário!
Uma HQ informativa, explica de forma fácil sobre Asperger e sobre a vida de quem vive com essa condição. Essa leitura nos ajuda a conhecer melhor sobre a síndrome, é o tipo de livro que todos deveriam ter acesso. Outra coisa que gostei muito são os desenhos: todos são muito fofos, amei os traços da artista. Ao todo, foi uma ótima experiência para mim e recomendo facilmente!

hellolaiss 30/01/2023

?Sera que sou??autista?????
Bem pequenininho e retrata tudo de forma bem leve. Eu gostei bastante pq mostra né como a sociedade ainda tem o preconceito com pessoas autistas, ainda tem esse receio sendo que não era pra ser assim. Amei as ilustrações e da pra ler tudo bem rapidinho, eu amei !!

??????

Nitiele1 07/09/2022

Faculdade
O livro ajuda a entender muito a síndrome de Asperger, que é diferente do autismo em alguns aspectos. A história em si é boa e rápida e é bem fácil se apegar a protagonista.

Ayana.Violeta 24/04/2021

Muito bom. Ajuda a entender mais sobre pessoas autistas e a respeitar elas. Acho muito importante as pessoas lerem esse livro para aprender a respeitar pessoas autistas e pessoas com um comportamento parecido com dos autistas.

Izzy G.A 24/05/2021

Tinha tempos que eu estava precisando de uma leitura como essa, é leve e super necessária pra todo mundo, além de trazer um conforto muito grande em relação à Asperger. A arte é espetacular, e o fato que se baseia em uma história real deixa tudo melhor e com mais peso, mas ainda sim, lindo de se ver. A trajetória de autoconhecimento da Marguerite é tão satisfatória e linda de ver que não consegui me controlar e chorei. Li tudo de uma vez e leria mais 100 vezes! Novo livro favorito sem defeitos.

Vilamarc 13/06/2021

Anjo Azul
Uma HQ linda e necessária. Gosto muito quando um livro produz esse duplo impacto em mim. Agrada visualmente, no caso dessa HQ, e ativa uma sensação boa de ter aprendido algo novo e importante.
A Síndrome de Asperger e o TEA são realidades difíceis de encarar, em aceitar que ela bateu a sua porta, porque sonhos e expectativas são destruídas. Mas também é uma aprendizagem que nos torna pessoas melhores.
Quem tem seus anjos azuis sabe disso...
E essa história de Marguerite é realmente inspiradora. Leve, divertida, profunda, esclarecedora...

Fabiane131 14/09/2023

Autismo leve mas leve para quem???
Com belas ilustrações e vocabulário muito agradável se trata de um livro MUITO necessário. Ele é altamente informativo e traz diversos termos, fontes e curiosidades sobre o espectro. O tema é tratado com leveza e realidade. Me senti muito confortável lendo e me identifiquei muito com a personagem principal, Marguerite.
Recentemente fui diagnosticada com autismo nível 1 de suporte, o que antigamente era classificado como a síndrome de Asperger. E realmente a minha vida mudou drasticamente após o diagnóstico. Assim como Marguerite, pude me entender melhor e fazer com que os outros me entendessem. No início, na verdade , até hoje, escuto muitas falas do tipo "você não tem cara de autista", "você é inteligente demais para ser autista", "autismo está na moda", "ah, mas seu autismo é leve, né?", entre outras coisas absurdas. Hoje consigo perceber que não existe isso de ser mais ou menos autista. Como o próprio nome do livro já diz: "a diferença invisível". Ela pode não ser aparente mas isso não significa que ela não esteja ali. Por isso sempre pergunto, o autismo é leve para quem? Apenas quem convive diariamente com as dificuldades, por mais "bobas" e "simples" que sejam, presentes em estar dentro do espectro, sabe que não é algo leve. Nunca devemos nos comparar. Alguns precisam de mais suporte do que outros, não somos todos iguais, e é exatamente isso que a palavra espectro representa.
Esse é um livro que apresenta uma linguagem simples e que deveria ser leitura obrigatória!

Nyx66 22/06/2021

Necessário e muito bom!
A Diferença Invisível vai contar a história da Marguerite, ou Margo para os íntimos, que sente que não se encaixa pois muitas vezes sente dificuldade para comunicação, não gosta de barulhos e muito toque das pessoas, quando ela faz uma pesquisa na internet e descobre que pode ter autismo, tudo "se encaixa" e começa a ter explicação para o porquê de ela se sentir tão diferente, a partir daí (uma coisa que eu gostei foi que a partir desse ppnto o quadrinho ficou mais colorido) ela começa a conhecer sobre si mesma, não se forçar a situações em que se sente mal e começa a rever seus relacionamentos
Além de contar uma história, A Diferença Invisível é informativo a respeito da Síndrome de Asperger e do Autismo
Super fluído e rápido de ler também!

Caladinho 02/07/2023

Amei a história, a protagonista, gostei bastante! Um livro com a história "simples" mais muito necessário para a sociedade. Um livro magnífico! ???

Nalva 09/03/2022

A diferença invisível
Este quadrinho trás informações e relatos sobre a vida de uma mulher diagnósticada com sindrome de Asperger. De forma sensível e profunda evidencia a invisibilidade e exclusão de pessoas com TEA na sociedade.
Vale muito a pena realizar a leitura.
É uma leitura prazerosa, divertida e rápida.

agnis 23/06/2023

Simples e informativo
É um livro com uma linguagem simples, fácil de entender (principalmente por ser HQ), mas que é um ótimo livro para informar, mostrar mais ou menos a vida de um autista (mais ou menos porque cada autista tem suas particularidades) e incentivar a inclusão de autistas!

Eliza.Bedin 13/07/2021

Lindo!
Me identifiquei demais com o comportamento da personagem, parece que foi escrito por mim. Agora tô me perguntando: ?será que tenho autismo?? Isso explicaria muita coisa na minha vida kkk. Recomendo a todos!
Autista 08/10/2021minha estante
Eu tenho fui diaginosticado em 2019 faz o diagnóstico pode mudar a sua vida