Herdeiras de Duna

Herdeiras de Duna Frank Herbert

Resenhas - As Herdeiras de Duna

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vinicius 08/04/2024

Finalmente "acabei a saga"
Esse livro me deixou com o mesmo sentimento que tive em quase todos os livros, muita discussão e reflexões que fazem a história ser muito lenta para na hora da ação ou quando os acontecimentos importantes acontecem ser tudo muito rápido e nem dá tempo de sentir aquela tristeza ou raiva é simplesmente e com um golpe X pessoa morreu.
Pra mim a trama principal de todos os livros de Duna é a linha tênue entre poder e vício e o quanto as pessoas estão desesperadas para mantê-los.
Quando eu comecei esse livro tinha grandes esperanças pelo foco serem mulheres, porém foi chato e o final foi super aberto, fazendo com quem se interessou pela história queira ler os outros 15 escritos pelo filho do Frank ( esse público alvo claramente não sou eu).
A saga Duna pra mim é claramente uma prova viva de que não se deve julgar o livro pela capa, eu acabei me arrependendo e apenas li porque paguei um preço razoável, lerei novamente? Apenas se alguém me pagar bem kkk. Indico a saga para alguém? Sim, cada um tem que tirar suas próprias conclusões, porém indico falando mal ?
Adeus Duna! ?
(P.s: Pra mim o livro deveria ter acabado no 5 ou nesse ter mudado de nome, já que não é mais Duna, né?)

Breno.GAmez 22/02/2024

Livro maravilhoso e que poderia ser o final perfeito para a série Duna, se tivesse seguido para outro lado nas ultimas páginas. A discussão politica, o poder da religião e a subversão de costumes antigos tomam a frente nesse um último livro, aprofundando o interesse em tais assuntos. Entretanto, a busca por novos ganchos para futuras continuações e expansões do universo fazem com que o final do livro se distancie um pouco do esperado, trazendo mais questões que respostas para a trama. Não que isso seja de todo ruim, apenas houve uma quebra de expectativa. Provavelmente temos algumas das mais bem construídas da historia nestes últimos livros, que não só carregam a trama, como são imprescindíveis, cada um a seu modo, para a ocorrência dos fatos. Fico sedento por uma continuação oficial, um último livro, que traga um final final para a história, muito bem construída ao longo dos anos.

Gold. 10/02/2024

Um crime em uma sociedade pode ser requisito moral em outra.
Desabafo rápido: finalmente depois de um ano lendo acabei duna nem acredito ?? agora vamos falar do livro e da saga como um todo:

"Herdeiras de duna" é considerado por muitos o fim dessa saga, já que foi o último escrito por Frank Herbert, aqui acompanhamos o desfecho da rifa bene Gesserit x Honoráveis matres, além de diversas discussões sobre sociedade, política e religião. Eu gostei de várias das pautas abordadas no livro porém me incomodou muito como a história não parecia andar, 600 e poucas páginas das mesmas coisas ditas com palavras diferentes, mesmo sentimento que tive em "Imperador Deus de Duna", eu me apaixonei pelo universo desses livros devido a toda a sua complexidade, mas os últimos 3 me decepcionaram bastante.
Em resumo, eu diria que a primeira trilogia de Duna é maravilhosa, e que a segunda é interessante mas não consegue manter a qualidade da primeira, diria que o Frank Herbert apesar de eu considera-lo genial não soube dar fim aos seus personagens, isso durante toda a saga, mas acabei continuando a ler apesar de não estar gostando da história pois eu amo livros com frases complexas.

Luisa 05/02/2024

Despedida de Frank Herbert
Esta foi uma leitura muito agradável e passou bem rapidamente, apesar de eu ter desejado que não acabasse nunca, não querendo encerrar a grande obra de Frank Herbert - pois este foi seu último livro.

Apesar de um livro denso como os outros da série, foi uma leitura fluida e, também como a dos livros anteriores, repleta de reflexões interessantíssimas. O tipo de livro que, se desejar, você pode ler repetidas vezes e sempre achar tudo novo.

Foi muito bom acompanhar matriarcados e, principalmente, o grupo mais interessante que esta saga me apresentou: a Irmandade Bene Gesserit.

Me despeço de Duna e fico imaginando que, fosse a vida de Frank Herbert tão imensa quanto a sua imaginação, teríamos incontáveis livros de Duna, um universo fictício tão infinito quanto o próprio Universo.

Observação: Brian Herbert, filho de Frank Herbert, deu continuidade à saga a partir das anotações de seu pai.

marygoore 23/01/2024

O passado nunca deixa qualquer um de nós
Comecei Duna em 2020 acredito, parei por 1 ano por causa do ENEM e agora terminei a saga escrita por Herbert numa manhã aleatória de janeiro.
Vai demorar pra eu me desapegar dessa saga, aprendi muito com ela, assim como me questionei várias vezes, "meu deus porque eu tô lendo isso?", e tecnicamente realmente ainda não acabou, ainda tem os dois livros escritos pelo filho dele.
Obrigada: Duque Leto, Jéssica, Paul, Chani, Alia, Ghanima, Leto II, Siona, Moneo, Hwi, Odrade, Teg, Murbella e os VÁRIOS Duncans, por todo esse tempo que pude conhecê-los e também entender um pouco mais da natureza humana.

Ellie 22/01/2024

Confuso
Da saga, este livro foi o que menos gostei, muitas vezes me senti confusa. Eu realmente não esperava este desfecho, deixando muitas dúvidas.

GabrielTh 28/12/2023

Imprecionante
Sei que não é o fechamento da história, mas deveria. Já li muita coisa absurda na série, mas o desfecho desse é muito grande. Até então o segundo livro me pareceu o melhor, mas esse superou.

Pensando seriamente se vale a pena ler os escritos do filho do homem ou parar por aqui.

Alina 13/12/2023

Não achei tão bom quanto os primeiros livros.

Mas mesmo assim segue sendo uma experiência interessante de leitura.

A história de Duna é muito complexa o que faz a gente ficar meio perdido as vezes. E é quase impossível lembrar de tudo, principalmente se faz tempo desde a leitura dos anteriores.

Isso, somado ao fato de que o livro prioriza as reflexões e auto-análises dos personagens do que a trama da história, faz com que a leitura seja mais difícil. Ao mesmo tempo a gente acaba entendendo que isso é parte fundamental e sem isso não teria a mesma graça?

Enfim, é quase uma leitura obrigatória para quem gosta de ficção cientifica e é um bálsamo existir um livro do gênero em que a narrativa é toda centrada em mulheres.

EmAlio.Freitas 09/12/2023

Não foi o "fim"
Crie uma franquia de Ficção Científica estabeleça um legado e seja imortal perante tal obra. Frank Herbert dedicou uma parcela de sua vida a escrever ?Duna? e mostrou o quanto amou o que fez e não se importou com os outros poderiam achar. Mas a obra é superior ao autor ou o autor a sua obra?

?Herdeiras de Duna? (1985) tem uma ótima tradução em seu título, todo livro é a jornada das Bene Gesserit para manter o que foi o Planeta Arrakis(Rakis) conhecido como ?Duna? desde sua primeira apresentação em 1965. Sob um olhar feminino desde o livro anterior Herbert estabelece seu jogo que infelizmente morre e acaba deixando aberto muito do que foi estabelecido nesse volume a cada capítulo não existe a sensação que tudo não irá acabar ali e sabemos o quanto o autor queria continuar, ele é seguro e suas ?pontas soltas? não enfraquece o livro de uma leitura isolada ele está à vontade no que escreve.

Quando você escreve uma franquia é notável o quanto existe um certo tipo de cansaço criativo com tantas concepções e em ?Herdeiras de Duna? a minha expectativa estava alta perante com alguns desfechos e com ideias que na minha opinião algumas ficaram muito Mal Conduzidas. Falar de poder deixando a política em segundo plano atrapalha o real motivo da motivação de muitos personagens nos livros anteriores a política foi decisiva para condução do volume analisado dá a impressão que Herbert quis deixar de lado algumas coisas e dessa vez não foi por rima, será que ele estava cansado de tanta politicagem?

Outras e outras ideias foram deixadas e a maioria me frustrava pois não tinha minha expectativa preenchida, eu sendo nerd e acostumado com os grandes blockbusters esperava algo bem maior perante a desfechos e personagens. Existem limitações na franquia de Herbert e eu esperando um ?Guerra Intergaláctica? ao nível de Star Wars pelo menos nesse livro não existiu.

?Herdeiras de Duna? não concluiu por completo a franquia iniciada em 1965, mas não é um livro irresponsável, faz uma trama isolada, estabelece uma individualidade em sua narrativa e respeita o que foi apresentado principalmente pelo livro anterior. Como dito anteriormente Herbert queria escrever mas deixou algumas pontas, mas nada que atrapalhe sua experiência se você tem uma expectativa baixa perante o que leu até agora terá uma experiência incrível. Eu que amo os extremos da Ficção Cientifica esperei muito mais e esse ?muito mais? ele o autor fez no primeiro livro da franquia.

Nota 7,5

EmAlio.Freitas 09/12/2023minha estante
Já foram feitos dois livros em continuação.

Marcos.Leste 03/03/2024minha estante
Sim.....

Marcos.Leste 03/03/2024minha estante
Pelo filho dele

Rony 11/11/2023

"Não criarás uma máquina para imitar a mente humana"
Este é um momento muito interessante da minha vida de leitor (para fora de textos acadêmicos), que é escrever sobre o último livro da segunda trilogia de Duna. É um final que surpreende para uma saga que é muito preciosa. Comecei essa segunda trilogia sentindo a distância dela para a primeira trilogia, tanto no aspecto temporal e nas temáticas abordadas.
Mas quero dizer pra quem gosta de ficção científica e gostou de Duna que dê uma chance e siga lendo os outros. Esse momento com o Imperador Deus de Duna e as consequências de seu longo domínio pelo universo conhecido e desconhecido é gigantesco. E ver as Bene Gesserit de perto nessa última obra é ainda mais prazeroso e instigador. Só recomendo muito.

"O caos existia como matéria-prima a partir da qual se criava a ordem."

ED73LH 25/10/2023

O final da saga!
Na minha opinião o livro mais fraco da saga, claro que talvez eu estivesse com expectativas muito elevadas, porém da um final digno a saga e seu universo.

Raphael.Prista 17/10/2023

Era pra ter mais
Infelizmente nossa Herbert foi de arrasta pra cima e não concluiu a sua obra. ( eu sei que o filho concluiu por ele mas os livros não tem no Brasil ent fds) tem um final muito, mas muito aberto o que deixa um gostinho meio amargo na boca de coito interrompido.

Mas você olha para trás e vê o universo que esse homem deixou, tem muita coisa e muita coisa foda então tudo bem. Valeu a pena pra crl.
EmAlio.Freitas 03/11/2023minha estante
Tem as "continuações" traduzidas por fãs. Se procurar acha