Herdeiras de Duna

Herdeiras de Duna Frank Herbert

Resenhas - As Herdeiras de Duna

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Clio0 12/06/2022

Herdeiras de Duna é considerado por muitos como o volume final da coleção por ser o último livro escrito por Frank Herbert. Sua morte, ocorrida antes da publicação, não apenas não o impediu de deixar várias anotações que possibilitaram a seu filho continuar a saga, como esse próprio livro abriu numerosos ganchos para a história da sobrevivência humana - seu principal tema.

O conflito entre as Bene Gesserits e as Honoráveis Madres chega a seu final em um movimento contrário a vários outros momentos históricos religiosos reais. Herbert tem um propósito ao fazer isso: fomentar uma discussão baseada no preceito básico "A Carne".

Há capítulos inteiros devotados aos golas e clones, a engenharia genética, a cibernética; Os personagens usam a ameaça de aniquilação para inquirir, de forma relativamente sútil, a validade da moral em face a ameaças que podem ser derrotadas somente com o desenvolvimento da espécie. Então, quando deixamos de ser humanos para sermos máquinas? Qual é a diferença entre uma característica melhorada e uma aberração? É verdadeiramente interessante acompanhar essa obra composta quase inteiramente composta por diálogos internos e externos.

Há também várias informações novas trazidas sobre o funcionamento institucional das duas instituições supracitadas e alguns acenos em direção a outras religiões terrenas que se desenvolveram para acomodar a migração espacial.

Como sempre, Duncan Idaho e descendentes dos Atreides fazem parte do rol de personagens e outros arquétipos que o autor espalhou pela narrativa.

Enfim, é uma leitura muitíssimo recomendada para quem gosta de ficção científica e do estilo "construção de mundo".

Gustavo Rodrigues 02/11/2021

Enrolei um pouco pra terminar, mas não por ser ruim. Sendo o último livro escrito por Frank Herbert antes da sua morte, evitei ao máximo chegar ao fim. Uma pena que ele não teve mais tempo pra continuar com essa obra magnífica!

A história segue o fluxo do livro anterior, mostrando o embate entre Honoráveis Matres x Bene Gesserit e suas consequências pra todo o universo.

Como já vinha sendo uma característica marcante, mais uma vez o protagonismo das mulheres é elevado ao mais alto nível. Elas formam os principais grupos, tomam as decisões e governam a todos. As Reverendas Madres são, pra mim, as melhores personagens de toda a saga.

Fechou muito bem toda a história e deixou gancho pra ter continuidade. Uma pena ele mesmo não ter a oportunidade de continuar. Espero que os filhos, com apoio de anotações deixadas pelo Frank, tenham alcançado a mesma excelência nas continuações.
Miguel 03/11/2021minha estante
Resenha interessante, me cativou! Quero ler.

EmAlio.Freitas 09/12/2023minha estante
Já foram feitos dois livros em continuação.

Marcos.Leste 03/03/2024minha estante
Sim.....

Marcos.Leste 03/03/2024minha estante
Pelo filho dele

Ogaiht 30/11/2021

O Legado de Frank Herbert
Assim como Tolkien foi responsável por dar prestígio à fantasia, foi Frank Herbert que deu prestígio à ficção científica. O sexto livro da série Duna foi, infelizmente, a última obra do autor e por ser o penúltimo livro (Herbert tinha planos para escrever mais um para concluir a saga) fica difícil resenhá-lo. Pois, sem o final da estória, me parece injusto julgar as escolhas narrativas do autor sem ter a conclusão e julgá-las como um todo.
A narrativa começa alguns anos depois dos eventos de Hereges de Duna, onde o planeta Rakis foi completamente destruído pelas Honoráveis Matres, que agora perseguem implacavelmente as Bene Gesserit. Estas levaram para seu planeta sede, Casa Capitular, o último espécime de verme de areia para tentar fazer com que esse planeta se torne um deserto como Duna, fazendo com que a especiaria volte a ser produzida. As Bene Gesserit, para se defenderem da perseguição de suas caçadoras, decidem criar um ghola do falecido Bashar Miles Teg, que aqui ainda é uma criança. Ao mesmo tempo, mantêm a Honorável Matre Murbella como prisioneira, com esperança de poderem convertê-la em uma Bene Gesserit.
O livro mantém toda aquela discussão filosófica e política dos anteriores, mas olhando em retrospecto, nota-se como depois do primeiro volume a discussão ecológica praticamente desapareceu da saga, o que é uma pena. Por outro lado, o livro dá mais destaque para as Honoráveis Matres, e nos fornece pistas do que aconteceu com elas na Dispersão e quem são os inimigos que a expulsaram e forçaram a retornar ao Antigo Império.
Um outro ponto interessante que achei no livro foi que quem imaginaria que esta saga que começou com Duna e falava de uma história de famílias pelo poder se transformaria no final numa narrativa feminista? Afinal o destino do Império dependerá de como o conflito entre duas irmandades de mulheres (as Bene Gesserit e as Honoráveis Matres) terminar.
Enfim, é uma pena que Herbert tenha morrido sem concluir sua saga. Para esse problema há duas soluções: ler as continuações escritas por seu filho, supostamente baseadas em anotações de Frank Herbert e criticada por muitos ou deixar o final por conta de sua própria imaginação, o que nada mais é que o princípio fundamental da literatura. De qualquer forma, mesmo não concluída, a saga deixa um legado enorme e riquíssimo não apenas para a ficção científica mas também para a literatura como um todo, afinal, Duna é um dos poucos e melhores exemplos de criação de um universo que existem na literatura.

Peter.Molina 14/08/2023

O fim de Duna
O sexto e último livro da série Duna narra o confronto entre as irmandades Bene Gesserit e as Honoraveis Matres. Começa num ritmo bem lento e depois a narrativa ganha ação, com a batalha entre as duas poderosas seitas e com um plot no mínimo surpreendente. Todos os elementos da série estão aqui, com referências ao reinado do Tirano, as religiões, as discussões políticas e o vocabulário específico. Foi um final digno e bastante adequado, mascque deixa uma sensaçãode continuidade. Ao término, consta uma dedicatória especial do autor á sua falecida esposa, que o ajudou nessa obra.

Henrique Moutinho 24/03/2021

Decepcionante
O livro se desenvolve com histórias paralelas seguindo para um grande encontro. Aí o autor abre mão de uma parte da história (como já fez em outros livros) e as coisas se bagunçam em conclusões não ditas.

lisanalgaib 08/02/2023

HERDEIRAS DE DUNA, um fim de uma Saga épica!
É uma emoção estonteante ver o fim desta brilhante Saga, de como ela começou até como terminou. Duna foi umas das minhas melhores leitoras do ano passado e deste ano também.
A história é a seguinte:

(ESTA SINOPSE PODE TER SPOILERS DE HEREGES DE DUNA E HERDEIRAS DE DUNA! FICA POR SUA CONTA LER OU NÃO!)

As Bene Gesserit, com nova chefia, se veem quase dizimadas, por conta de uma Irmandade burocrática. Elas se veem em ruínas e tomam a decisão de se reagrupar no planeta Casa Capitular, que é "invisível" para suas caçadoras.
Arrakis está em runas, nada sobrou daquele planeta desértico, no entanto, um único verme da areia, Shai-hulud, por meios das ações das Bene Gesserit, consegue sair de lá, intacto. Agora, Casa Capitular está entrando em um novo ciclo, Casa Capitular: Duna. Ou Chapterhouse: Dune.
Darwi Odrade, agora, Madre Superiora, tem de tomar decisões vitais para a sobrevivência de sua Irmandade. A pressão não é pouca, pois todos devem seguir o exemplo da Madre Superiora: força e confiança. Mas, até mesmo a Madre Superiora terá de fingir força e confiança?
Em uma não nave, Duncan e Murbella (uma Honorável Matre fracassada) têm seus problemas para conviver na nave: planos próprios e um futuro Bene Gesserit.
O processo de desertificação de Casa Capitular está em força máxima, mas nenhum verme da areia fora encontrado...
Planos da sobrevivência da Irmandade estão sendo traçados e será necessário reencarnar um general já morto para que as temíveis Honoráveis Matres tenham seu fim e derrota.
Será este o fim da Irmandade Bene Gesserit de vez?

Com uma pegada misteriosa, "Herdeiras de Duna" encerra-se como um mistério. Sendo nós, os leitores, responsáveis à colocar um fim da brilhante Saga de Frank Herbert.
Aflição fora a sensação mais intenção em dez dias de leitura deste livro, vemos a Saga de Paul Atreides e seu filho Tirano, Leto II, se encerrar com um grande ponto de interrogação.
O autor, Frank Herbert, pretendia encerrar a saga com mais um sétimo livro, mas complicações na saúde interromperam isto e ele morrera sem terminar as Crônicas de Duna. Seu filho, Brian Herbert, encarregou-se de terminar a saga do pai, duas décadas após sua morte, com mais um amigo, Kevin J. Anderson, no entanto, nenhuma editora brasileira traduziu os dois livros acrescentados oficialmente no Brasil. Então, nós, os fãs brasileiros de Duna, acabamos ficando sem nada, restando-nos ler e reler os outros livros de Duna, captando algumas pistas deixadas ao longos dos livros e conectando eles e teorizando um possível final.
Agora, deixo nas linhas abaixou, meu ranking das Crônicas de Duna:

1°- DUNA
2°- IMPERADOR DEUS DE DUNA
3°- HEREGES DE DUNA
4°- HERDEIRAS DE DUNA
5°- MESSIAS DE DUNA
6°- FILHOS DE DUNA.

(Essa saga realmente me deixou uma carga a mais de cansaço e acho que irei aproveitar os poucos dias que restam das férias sem ler, então darei uma pequena pausa aqui. E voltarei só depois de alguns dias, talvez relendo algum livro ou lendo, finalmente, a saga de Percy Jackson que adiei para ler a Segunda Trilogia de Duna.)
Então, até a próxima!!

Tati Freitas 22/09/2022

A narrativa acaba, mas a história continua
Eu fiquei um pouco surpresa com o quanto eu gostei desse livro, claro que como eu sabia que o final era aberto, eu já estava com as expectativas alinhadas, mas conforme fui lendo começou a me dar uma leve crise de ansiedade imaginando até onde a história iria. O que deixaria de ser contado? Mas ao mesmo tempo essa é uma história que não pode mesmo ter um final fechado, pois a vida continua e com ela surgem outros desafios e outras histórias a serem contadas. Eu com certeza vou continuar imaginando todos os rumos possíveis para aqueles personagens e para o universo que Frank Herbert criou tão magistralmente.
Aggretsuko0 20/05/2023minha estante
Tem romance? Kkkk

andreiaflores 22/07/2022

Comecei lendo Duna e me apaixonei de cara pela narrativa, pela história. Mas no decorrer dos 6 livros confesso que ser tornou muito repetitivo: planos dentro de planos e no fim não consegui mais acompanhar. Vou bem complicado terminar o último livro. Recomendo sim a leitura, pois é cativante no sentido geral. Mostra como uma sociedade precisa de união para perseverar.

gustavooo 08/10/2023

A humanidade deve amadurecer...
Finalmente cheguei no fim dessa saga. Confesso que fiquei um longo tempo refletindo sobre o final antes de escrever isso.
Duna é, desde o começo, um universo incrível e cativante. Somos introduzidos em um futuro da civilização onde a humanidade se espalhou por diversos planetas, as maquinas inteligentes foram aniquiladas e um novo império surgiu. Temos contato com um idioma criado pelo autor que no início é bem complicado de entender, mas muito interessante.
Tudo gira em torno do poder da presciência, o dom de prever o futuro, e temos uma indagação: A possibilidade de ver o futuro faz com que esse futuro seja criado?
Os personagens são muito bem construídos e complexos.
Um dos pontos que mais me chamou atenção na história foi a elaboração da ecologia presente nos planetas, creio que o autor estudou muito antes de inserir esses elementos na história.
É uma leitura muito complicada e filosófica em certas partes, mas vale muito a pena acompanhar toda essa discussão.
Duna com certeza se tornou a minha saga favorita e vai deixar um vazio muito grande em mim durante muito tempo.

Aly 19/08/2022

Finalmente cheguei no último livro, eu acho eles espetaculares, mas é preciso muita concentração!

Esperei séculos pelo livro das Bene, e coloquei bastante expectativas não nego, mas ainda assim gostei bastante, mas não foi surpreendente!

I.m.melo´s 29/06/2023

Até que enfim terminei a saga Duna... mds eu terminei a saga
Até que enfim eu terminei Duna, eu tenho que dizer tô em desespero por ter terminado, estou oferecendo humidade aos mortos igual um louco, Stilgar me olharia com reprovação.
Nos sabemos que eu enrolei muito pra terminar a saga Duna, sabemos que isso ocorreu pelo meu grande apego nela e esse apego me fez querer nunca terminar, claro que também teve muitas atividades da escola no ano passado e também neste ano os da faculdade mas isso não fez eu enrolar tanto quanto eu enrolei pelo apego.
Essa resenha não será tanto sobre o livro Herdeiras de Duna e sim sobre o meu amor por esta saga.
Eu aprendi muito com Duna, aprendi muito com Muad'dib e o Tirano que sabermos nosso futuro não é uma boa coisa, aprendi com Lady Jéssica que o amor é algo tão poderos e a aprendi com as Bene Gesserit que ele também pode trazer medo, aprendi com a Alia que podemos ser fracos e demonstrar isso é que a máscara que usamos pra encobrir pode nos levar a um caminho tortuoso, aprendi com Duque Leto que a melhor forma de entrarmos numa armadilha é saber que entraremos nela, aprendi com Siona que as vezes ser rebelde é necessário, aprendi com Odrado que devo fazer tudo pra proteger os que amo
Aprendi com Duna que devo valorizar cada instante de minha vida.
A saga principal de Duna não será a última coisa que lerei desse universo, irei rodar a pirataria inteira atrás das traduções dos prequels, e nem que eu tenha que aprende inglês, espanhol pra ler os prequels eu irei.
O último livro ele finaliza a história perfeitamente, eu nunca mudaria o seu final ainda mais por conter algo tão importante algo sobre Bev a esposa do autor a sua homenagem a ela foi a melhor forma de concluir esse livro, e eu tenho que dizer assim como digo sempre que termino um livro duna, por que eu enrolei tanto pra terminar um livro bom desses!

(Eu já tenho algumas traduções vou tentar imprimir elas, se quiserem o arquivo me enviem mensagem eu tento enviar nem que seja por email pra quem quiser, não tenho todos mas tenho 7 arquivos, e vamos lembrar o universo duna é tão grande que ano passado tivemos lançamento de um prequel e esse ano teremos mais um prequel a ser lançado)

Estou ansiosa pra reler o primeiro livro antes da estreia da parte 2 e estou ansiosa pra ler os prequels.
Mas no momento sinto um vazio por termina a saga.
Tenho que agradecer a ela, me ensinou muita coisa, esteve comigo durante dias ruins dias bons, me forneceu várias risadas, vários choros, vários surtos.
Obrigada Duna.
Sinto que embevecido nos reencontraremks numa releitura ou na leitura dos prequels mas enquanto isso não acontece saiba eh estou morrendo de saudades.
??????

Ordem dos que mais gostei:
1- Duna
2- Imperador Deus de Duna
3- Filhos de Duna
4- Herdeiras de Duna
5 - Messias de Duna
6 - Hereges de Duna
(Obs: filhos de duna e Herdeiras ficam juntos no 3 lugar e dificil decidir qual por no 3 lugar entt coloquei assim mas pra mim os dois tão empatados no 3 lugar)
Swt_Tears 29/06/2023minha estante
A saga Duna sempre estará no seu coração ??

I.m.melo´s 29/06/2023minha estante
Concerteza ela sempre estará

Thiago Gadelha 26/02/2022

Continua inovador
Dando continuação aos livros passados, a narrativa consegue segurar o leitor ate a ultima pagina. No final do livro uma dedicatória excelente pra falecida esposa na época.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6