Herdeiras de Duna

Herdeiras de Duna Frank Herbert

Resenhas - As Herdeiras de Duna

Lau 29/10/2022

Minhas considerações :) :
Pra mim está entre os 3 melhores livros da saga, me senti completamente envolvida, quão interessantes são as Bene Gesserit.
O final em aberto não poderia ser diferente? Duna nos mostra que a vida continua, mesmo depois da morte (seja ela de Muad?Dib, Leto II ou do próprio Frank Herbert), e novas histórias surgem em uma continuidade sem fim?
A dedicatória no final foi uma das coisas mais lindas que já li.

DidioAzul 16/05/2024

Após um densa, extensa e complexa saga de 6 livros (duas trilogias), esta é uma obra que não me envolveu muito. Senti falta de um(a) protagonista forte no livro. Acho que aqui o protagonismo acaba sendo muito diluído entre inúmeros personagens, sem que haja um que tenha um papel mais destacado. A narrativa em si também me parece um pouco mais chatinha. Apesar de tudo, segue a mesma magia e estilo dos livros anteriores. O final fica muito em aberto, uma pena, já que autor acabou falecendo depois e o desfecho acabou ficando a cargo do seu filho.

EmAlio.Freitas 09/12/2023

Não foi o "fim"
Crie uma franquia de Ficção Científica estabeleça um legado e seja imortal perante tal obra. Frank Herbert dedicou uma parcela de sua vida a escrever ?Duna? e mostrou o quanto amou o que fez e não se importou com os outros poderiam achar. Mas a obra é superior ao autor ou o autor a sua obra?

?Herdeiras de Duna? (1985) tem uma ótima tradução em seu título, todo livro é a jornada das Bene Gesserit para manter o que foi o Planeta Arrakis(Rakis) conhecido como ?Duna? desde sua primeira apresentação em 1965. Sob um olhar feminino desde o livro anterior Herbert estabelece seu jogo que infelizmente morre e acaba deixando aberto muito do que foi estabelecido nesse volume a cada capítulo não existe a sensação que tudo não irá acabar ali e sabemos o quanto o autor queria continuar, ele é seguro e suas ?pontas soltas? não enfraquece o livro de uma leitura isolada ele está à vontade no que escreve.

Quando você escreve uma franquia é notável o quanto existe um certo tipo de cansaço criativo com tantas concepções e em ?Herdeiras de Duna? a minha expectativa estava alta perante com alguns desfechos e com ideias que na minha opinião algumas ficaram muito Mal Conduzidas. Falar de poder deixando a política em segundo plano atrapalha o real motivo da motivação de muitos personagens nos livros anteriores a política foi decisiva para condução do volume analisado dá a impressão que Herbert quis deixar de lado algumas coisas e dessa vez não foi por rima, será que ele estava cansado de tanta politicagem?

Outras e outras ideias foram deixadas e a maioria me frustrava pois não tinha minha expectativa preenchida, eu sendo nerd e acostumado com os grandes blockbusters esperava algo bem maior perante a desfechos e personagens. Existem limitações na franquia de Herbert e eu esperando um ?Guerra Intergaláctica? ao nível de Star Wars pelo menos nesse livro não existiu.

?Herdeiras de Duna? não concluiu por completo a franquia iniciada em 1965, mas não é um livro irresponsável, faz uma trama isolada, estabelece uma individualidade em sua narrativa e respeita o que foi apresentado principalmente pelo livro anterior. Como dito anteriormente Herbert queria escrever mas deixou algumas pontas, mas nada que atrapalhe sua experiência se você tem uma expectativa baixa perante o que leu até agora terá uma experiência incrível. Eu que amo os extremos da Ficção Cientifica esperei muito mais e esse ?muito mais? ele o autor fez no primeiro livro da franquia.

Nota 7,5

Fernando 02/12/2022

Poderia ser melhor
Eu gostei do final do livro. Mas por ser o último livro, pra mim deveria ter tido mais ação, a história se arrastou de mais até o final. Mas assim como os outros da saga tbm é um livro bom

Felipe 04/12/2022

O começo do fim ou o fim para um começo?
O fim das Crônicas de Duna escrito por Frank Herbert é extremamente espetacular, com as construções da narrativa e dos personagens de forma magistral. Há duas características que são possíveis notar em Herdeiras de Duna: a primeira diz a respeito dos enredos dos personagens, que se ligam a outros personagens e outros enredos, ampliando todo o universo de Duna além de garantir espaço para enredos em abertos. A segunda caraterística diz respeito ao protagonismo feminino na obra, que está repleta de personagens femininas com forte presença e personalidade.

Em Herdeiras de Duna, as Bene Gesserit precisam enfrentar a sua pior crise entre milênio desde do Tirano: as Honoráveis Matres, um governo bárbaro de mulheres decidida a destruir tudo. As Honoráveis Matres querem os segredos das Bene Gesserit, querem achar Casa Capitular e destruir todos os planetas habitados pelas Bene Gesserit. São poderosas, implacáveis e matam sem misericórdia. Nem mesmo o Tirano foi tão ousado em seu governo. As Honoráveis Matres retornam da Dispersão com o desejo de conquistar, ou estão fugindo de algo?

O Frank Herbert é tão genial que preenche o livro de vários temas a partir dos conflitos presentes: mulheres no poder, a humanidade espalhada pelo universo, politica, religião, clonagem, ciborgues, poder sexual, a comunidade unida, escravidão e guerra. São muitos debates, muitas reflexão, tudo registrado pelos olhos das personagens principais como a Odrade, que está presente no livro inteiro como protagonista.; Na Murbella, que se mostrou uma personagem muito incrível nesse livro; No Duncan Idaho, que é impossível não gostar desse personagem que está presente em todos os livros; Nas irmãs Bellona e Tamalane, que sempre estão aconselhando a Odrade; e, por fim, a Sheeana, que merecia muito mais destaque.

Infelizmente, Herdeiras de Duna ou Chapterhouse: Dune, foi o último livro escrito pelo Frank Herbert. Nas notas de introdução do livro, o filho do Frank deixa claro que a intenção de Frank era ter um sétimo livro, portanto há pontas soltas nesse livro. Ele começa e se encerra bem, e por ai pode se dá como encerrado a história. Mas ela continua, mas infelizmente não pelo Frank Herbert que deixou apenas notas. O filho dele, Brian Herbert, publicou as notas do pai como o livro 7 e 8, logo a história continua nesses livros. No entanto, vale muito a pena ler até onde o Frank Herbert escreveu e se sentir bastante satisfeito com a história, eu não me arrependo de ter lido e recomendo bastante.

Campos 15/06/2023

Um final que não me cativou
Não sei, mas Duna não chega a ser o livro mais chato que li, pois a saga tem bons momentos, mas alguns outros são por demais arrastados e poderiam facilmente ser encurtados ou cortados

Al Ferreira 20/01/2023

Um novo mundo
A construção de Duna sempre me surpreendeu. Cada um dos livros desencadeou emoções diferentes e depois desse, fico exasperada em saber que tenho outros livros para ler, antes de reler todos os que possuo dessa saga incrível ?

FremenJeff 24/10/2021

Frank uma última vez em Duna
Último livro escrito por Frank Herbert, este volume traz duas ordens de mulheres poderosas se gladiando pela ordem geral do poder e da especiaria.

Após a ação arrasadora de um misterioso culto matriarcal, a ordem Bene Gesserit se vê quase dizimada, o que representa uma terrível ameaça aos valores do Antigo Império.

A fim de se defender, a Irmandade recua para o planeta de Casa Capitular, seu reduto mais oculto, levando consigo os segredos dos vermes da areia e da produção de mélange. E é a partir desse mundo misterioso que elas organizam sua resistência, suas ações e a restauração de seus planos, iniciados nos longínquos tempos de Duna.

Diferente de Hereges de Duna, esse livro possuí um ritmo de causa e consequências mais forte o que traz um ritmo bem mais rápido. Só levo uma ressalva que até o momento (Até o momento da leitura) personagens que beiravam quase como as respostas definitivas no livro anterior mal aparecem neste livro ou são apenas mencionados (Sheeana por exemplo) o que traz para mim (Até agora) que a única coisa que está sendo relevante e enriquecedora no Hereges de Duna foi a destruição de Arrakis.

Por outro lado somos recompensados por uma narrativa mais aprofundada das Bene Gesserit o que faz ser extremamente rico entender a complexidade da ordem e sua hierarquia. Com diálogos extremamente bem construídos, existem mais momentos de reflexão pura sobre o que é o poder e principalmente como controlar o poder.

Uma reviravolta finalmente acontece e personagens de Hereges de Duna tem sua devida importância na história e o senso de urgência é cada vez mais alto.

Quando disse que Herbert não explora de maneira completa os núcleos, quis apontar para sua relutância em efetivamente desenvolver essa nova versão de Teg, apressando seu amadurecimento assim como deixando Idaho atrás de uma espécie de neblina que embaça suas verdadeiras intenções e pensamentos.

Mesmo que, no segundo caso, essa escolha resulte em uma reviravolta que é um dos elementos que ficam em aberto no livro, creio que ela seja um pagamento tímido de dividendos para um personagem tão fascinante e essa estratégia acaba, também, levando junto Sheeana que, aqui, não tem quase espaço para realmente desabrochar como uma personagem completa.

É agoniante os pontos em aberto e saber que o Frank nunca irá concluir com sua excelência esses pontos. Agora me resta saber como o Brian com as anotações do Frank concluiu essa saga incrível.

Trovão 18/11/2021

Infelizmente o final da saga não é em si um final para a saga. Por outro lado, é positivo para nossas próprias imaginações descreverem o resto. Achei esse volume mais fraco em comparação aos mais recentes, mas ainda com a complexidade, filosofia e política presentes de Duna.

Marcus Oliver 24/11/2021

Sem limites
O último livro consegue manter o interesse até seu derradeiro fim; mas é a partir dele que a humanidade, agora, não possui limites, o caminho dourado concretizou-se.
A história passa pouco tempo depois de ?Hereges de Duna? então espere reencontrar os personagens do penúltimo livro da saga. Utilizar aqueles mesmos personagens ajuda a desenvolver ainda mais suas jornadas, deixá-los mais vivos e a explicar mais detalhes sobre eles.
A todo instante há uma tensão perturbadora por conta do final do quinto livro e então há um jogo de gato e rato e a dúvida: quem sobrará do conflito entre as duas irmandades.
Um ponto que requer deixar bem claro é fato de que o autor deixa muitas pontas soltas, que requerem do leitor fazer as inferências por si mesmo. Não espere um final que esclareça tudo, será necessário que você, leitor, gaste um pouco das suas habilidades mentats, faça as devidas projeções, identifique as peças que faltam e chegue a conclusão por si mesmo.
Deixará imensas saudades essa saga, despeço, por um tempo, de grandes amigos e de um universo ficcional tão rico e cativante.

Rafael 20/03/2023

A herança de uma das maiores séries de todos os tempos
Senhoras e senhores, temos aqui o maior final forjado da história. Herdeiras de Duna assumiu um papel imposto a ele por muito tempo, de último livro da série. Uma máscara, que além de enevoar suas virtudes, ressalta seus maiores defeitos.
Depois de sequências cada vez mais questionáveis e de recebimento confuso pela comunidade e pelos fãs da série, Herdeiras de Duna (Chapterhouse: Dune), foi conhecido por muito tempo como o último livro da série, tendo seu lançamento em 1985, apenas um ano antes do falecimento de seu criador, Frank Herbert.
É possível se estabelecer dois lados no entendimento da história. Ao mesmo tempo que Herdeiras de Duna precisa envolver e impactar seus leitores por si só com sua trama, ao mostrar uma história que traga novos elementos que engajem seus leitores, ele precisa prover um fechamento, mesmo que essa não seja sua intenção, com um fim digno para uma das maiores séries de ficção cientifica da história.
Ignorando neste momento as sequências póstumas lançados pelo seu filho, que acabam ajudando a aliviar a não-finalidade da história aqui nos apresentada, Herdeiras de Duna entrega um final confuso e caótico. Depois da completa mudança de marcha no último volume, temos aqui uma história simples que, pela primeira vez em toda a série, não traz nenhum elemento novo de grande impacto em um ponto conveniente para gerar engajamento.
Talvez eu tenha ficado mal acostumado, depois de cinco livros desta escolha narrativa, mas a falta de alguma trama nova e desconhecida, apresentada ao longo da história simplesmente combina com Duna. Conforme os elementos vão se ligando no decorrer do livro, e vamos encaixando as peças, somos recompensados com uma grande descoberta. A recompensa aqui fica apenas com o clímax, que para ser bem sincero, não é nada demais. Temos ao final, uma história simples, com um clímax simples, e que apesar de ser bem feito, não traz o mesmo encanto dos anteriores.
O grande ponto positivo fica com o final, por mais contraditório que isso possa parecer. Literalmente nas últimas páginas, Herbert nos apresenta um dos pontos mais interessantes de toda a série, mas que por si só, não ajuda a salvar o resto, no que deve ter deixado os fãs da série, por mais de 20 anos, no mínimo muito malucos, buscando pistas ao longo de todos os livros pra tentar entender o que está acontecendo.
Na última aventura visionada pelo seu criador, Herdeiras de Duna entrega três heranças diferentes para os seus leitores ao fim desta jornada: A herança valiosa de todo o conhecimento acumulado depois de éons de existência; uma herança futura, que está relacionada com uma grande responsabilidade e liberdade, e a maior herança (pelo menos para nós que ainda nem descobrimos a mélange) podemos alcançar: A imortalidade da genialidade de alguém fora da curva, o maior legado de Herbert.
Mais sobre Herdeiras de Duna em @rafaelpf00