Herdeiras de Duna Frank Herbert

Resenhas - As Herdeiras de Duna

Layziane 24/08/2022

De todos os livros da saga, foi o que menos gostei, mas ele também é muito bom. Algumas partes chamam mais atenção e de prende, mas no geral achei ok

Aly 19/08/2022

Finalmente cheguei no último livro, eu acho eles espetaculares, mas é preciso muita concentração!

Esperei séculos pelo livro das Bene, e coloquei bastante expectativas não nego, mas ainda assim gostei bastante, mas não foi surpreendente!

Joao.Almeida 31/07/2022

Finalmente cheguei ao fim dessa saga e não posso dizer que foi fácil... Eu sou um grande fã de ficção científica, mas esta história exige uma grande dedicação para entender todo o cenário montado. Aqui estamos novamente voltados para a visão das Bene Gesserit, principalmente pela visão de Odrade, sendo relatado o grande embate entre as Reverendas Madres versus Honoráveis Matres. Acredito que a minha grande dificuldade para interagir adequadamente com o enredo foi ter que dividir minha atenção entre finalizar meu curso e tentar desviar a mente com Duna nos raros momentos livres, obviamente fiquei um pouco bitolado no trajeto, visto que Frank nos desafia constantemente a pensar junto com ele. Assim, quando iniciei esse livro eu estava livre das demandas acadêmicas e consegui apreciar genuinamente a leitura, por mais que alguns leitores achem esta obra a mais fraquinha comparada às demais, eu gostei muito da forma como foi desenvolvida. É verdade que fica uma sensação de pontas soltas, mas pelo contexto é totalmente compreensível as coisas terem ocorrido dessa forma. Os capítulos finais ficam eletrizantes e surpreendem (para alguns negativamente). É uma saga que me transformou e indicaria a leitura com certeza!

Dimas Lins 25/07/2022

Herdeiras de Duna
Finalmente cheguei ao último livro da saga Duna de Frank Herbert. Ainda, é verdade, existem mais dois livros, só que ambos foram escritos por seu filho com auxílio de um escritor americano. Não tiro os méritos, mas preferi ficar por aqui.

O universo de Duna é espetacular, mostrando a imaginação de Herbert e sua capacidade criativa. Herdeiras de Duna é o último livro da segunda trilogia, onde a irmandade Bene Gesserit estão sendo caçadas pelas Honoráveis Matres que, após os eventos da dispersão ocorridos com a morte de Leto II, o Imperador-Deus, passaram a dominar o império. As Honoráveis Matres surgiram da mistura entre Adoradoras-Peixes, guarda pessoal do tirano Leto II e de Bene Gesserit desgarradas pela dispersão.

Sem dúvida, o mais lento livro da Série, mesmo comparado ao Imperador Deus de Duna, 4º livro da saga, que mostra mais a filosofia de Leto II. Contudo, o desfecho é bastante interessante é mesmo, para mim que li todos os outros, de certa forma inesperado.

Duna acabou por me dar gosto em ler ficção-científica e, por causa dele já iniciei Fundação, clássico de Isaac Asimov e A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil, de Beck Chambers. Gostei da leitura que misturou, em todos os livros fanatismo religioso, política, poder, negócios e meio-ambiente. Valeu muito. 4.

#livro #literatura #escritora #mulheres #cultura #arte #escrita #resenha #ficcaocientifica

andreiaflores 22/07/2022

Comecei lendo Duna e me apaixonei de cara pela narrativa, pela história. Mas no decorrer dos 6 livros confesso que ser tornou muito repetitivo: planos dentro de planos e no fim não consegui mais acompanhar. Vou bem complicado terminar o último livro. Recomendo sim a leitura, pois é cativante no sentido geral. Mostra como uma sociedade precisa de união para perseverar.

Biel 11/07/2022

As Herdeiras de Duna
Em "As Herdeiras de Duna" nos despedimos dessa saga com um final excelente e, como sempre, com uma história que te prende do início ao fim. Infelizmente, ao que dá a entender, "Duna" não deveria ter seu fim aí (e realmente não teve, já que Brian Herbert deu continuidade às obras do pai com as "Crônicas de Duna"), mas devido a morte de Frank Herbert a trajetória original chega ao seu final com 6 volumes impressionantes. De fato, há uma finalização neste último livro, mas acabamos ficando com uma pequena amostra de "ainda tenho mais a contar" deixada por Frank. De qualquer forma, o caminho traçado por ele foi incrível e não há problema em reconhecer essa última parte como um fechamento concreto da saga. "Duna" se tornou uma das minhas obras favoritas e com certeza eu vou levar toda essa história no peito, principalmente quando pensar sobre a mistura de ficção científica, política, religião e filosofia.

Diego.Guzzi 20/03/2010

Consegue superar os hereges de duna, pois a história mostra o conflito entre as Reverendas Madres e as Honradas Madres e os seu desdobramentos. E falam sobre o peso de decidir coisas importantes em tempos de guerra, além do peso sobre as nossas decisões.

Clio0 12/06/2022

Herdeiras de Duna é considerado por muitos como o volume final da coleção por ser o último livro escrito por Frank Herbert. Sua morte, ocorrida antes da publicação, não apenas não o impediu de deixar várias anotações que possibilitaram a seu filho continuar a saga, como esse próprio livro abriu numerosos ganchos para a história da sobrevivência humana - seu principal tema.

O conflito entre as Bene Gesserits e as Honoráveis Madres chega a seu final em um movimento contrário a vários outros momentos históricos religiosos reais. Herbert tem um propósito ao fazer isso: fomentar uma discussão baseada no preceito básico "A Carne".

Há capítulos inteiros devotados aos golas e clones, a engenharia genética, a cibernética; Os personagens usam a ameaça de aniquilação para inquirir, de forma relativamente sútil, a validade da moral em face a ameaças que podem ser derrotadas somente com o desenvolvimento da espécie. Então, quando deixamos de ser humanos para sermos máquinas? Qual é a diferença entre uma característica melhorada e uma aberração? É verdadeiramente interessante acompanhar essa obra composta quase inteiramente composta por diálogos internos e externos.

Há também várias informações novas trazidas sobre o funcionamento institucional das duas instituições supracitadas e alguns acenos em direção a outras religiões terrenas que se desenvolveram para acomodar a migração espacial.

Como sempre, Duncan Idaho e descendentes dos Atreides fazem parte do rol de personagens e outros arquétipos que o autor espalhou pela narrativa.

Enfim, é uma leitura muitíssimo recomendada para quem gosta de ficção científica e do estilo "construção de mundo".

Cássia 01/06/2022

Herdeiras de Duna
O último mas não menos importante! Cheio de diálogos por vezes confuso, mas que muitas vezes te faz voltar ao começo! Fechando essa maravilhosa história com chave de ouro.

Abelhuda 22/05/2022

Herdeiras de Duna
Em Herdeiras somos levados a conhecer mais profundamente as misteriosas Bene Gesserit.
Ainda estou um pouco confusa sobre o "Caminho Dourado" de Leto II, espero que a próxima leitura minhas dúvidas seja sanadas.

Rodrigo 03/04/2022

O final
Último livro da série, com um final que nos deixa com aquela sensação de: bem que poderia continuar.

Neste volume, Frank Herbert, em parceria com sua esposa, deram a importância merecida às mulheres. Duas irmandades rivais com suas protagonistas fortes, obstinadas, decididas e poderosas travam um batalha religiosa, política, comercial e, por fim, sangrenta para decidir quem manterá, ou não, o equilíbrio da humanidade no universo.

Sensacional!

Mike Wazowki 02/04/2022

Infelizmente acabou
Continuando d Hereges de Duna o sexto e último livro segue no intuito de descrever o resultado dos acontecimentos anteriores, de certa forma foi o q senti no final dessa leitura.
Apesar d a história prosseguir parece q tudo ocorre em um período curto de tempo e não ions d tempo padrão.
Conclui mas não conclui.
Pq o autor infelizmente faleceu e seu filho diz q ele continuaria com mais uma trilogia q nunca veremos.
Todavia o livro é uma excelente ficção científica q todo amante do gênero deve ler.
Uma história, digo me referindo a todos os 6 livros, q nos ensina a refletir nas várias interpretações q uma simples palavras, história e ditado pode carregar vários significados e lições.