O escravo de capela

O escravo de capela Marcos DeBrito

Resenhas - O Escravo de Capela

John 18/01/2021

O escravo de Capela
Um dos primeiros livros nacionais que leio. A história é triste, pesada, revoltante e, ao mesmo tempo, incrível.
As reviravoltas que acontecem no livro são de derrubar o queixo até o chão.
Imprevisível. Você não consegue prever o que vai acontecer.
E o final é ótimo. Não deixou nenhum ponto aberto, explicou tudo e acabou de forma lógica.

E inclusão de duas figuras do folclore brasileiro foi feita com extremo cuidado e perfeição.

Recomendo demais!

Rapha 23/11/2020

O Escravo de Capela | Resenha
A escravidão no Brasil já foi retratada de diversas maneiras e em mídias diferentes, mas nenhuma delas trata esse momento como O Escravo de Capela faz.

Na história, somos apresentados a Sabola, escravo recém-chegado na fazenda de Capela, e que precisa enfrentar o duro trabalho nos canaviais e a brutalidade dos peões, que só como função fiscalizar e punir os escravos que ousem desviar da árdua rotina de cortar cana, faça chuva ou faça sol.

Em um processo de “adaptação” a realidade da senzala, Sabola ainda precisa assimilar a forma rude que os escravos são tratados, e não demora para ser taxado como o revoltado e aquele que mais deve ser punido e vigiado do que os demais, nascendo aí uma relação de mestre e aprendiz com Akili (ou Fortunato para os peões da fazenda), o escravo mais velho da senzala e que já tinha visto de tudo o que acontecia por ali.

site: https://dinastiageek.com.br/o-escravo-de-capela-resenha

Gabriel 11/10/2020

Surpreendente e original!
Em O Escravo de Capela, Marcos nos transporta até o cruel Brasil colonial em que iremos conhecer a história de Sabola, o mais novo escravo da Fazenda da Capela. O período no qual a história se passa por si só já é extremamente perturbador. Sofrendo das mais diversas torturas, sendo obrigado a trabalhar por horas a fio na colheita da cana, o escravo encontra em Akili, um homem velho que passara toda sua vida sofrendo dos abusos e crueldades da escravidão, um ousado plano de fuga.

Eu devo começar essa resenha dizendo que a escrita de Marcos é fascinante. O autor demonstra profundo controle da narrativa graças a uma extensa pesquisa sobre o período em que a história é contada, situando muito bem os lugares, os costumes e os personagens tão comuns na época, como os cruéis senhores de engenho e capatazes, as frágeis escravas que serviam como empregadas e eram abusadas, como as centenas de negros que aguentavam diariamente todas as crueldades sem nunca deixar apagar a chama da esperança e da liberdade. Como citei, o livro por si só já é uma tortura para ser lido, em diversos momentos me senti extremamente agoniado, revoltado e triste por ler todas as barbáries nas quais os escravos eram submetidos. A história por si só já funcionaria como um bom livro de suspense em que o protagonista luta por sua sobrevivência e liberdade, mas aí entra o grande trunfo da obra: o lado sobrenatural.

Confesso que ainda me falta muuuuuuito para dizer que conheço a literatura nacional. Ainda sigo explorando os gêneros e autores, então, até o momento, digo que ainda não havia lido uma história em que os grandes mistérios do nosso folclore eram explorados. Em O Escravo de Capela, Marcos apresenta uma sombria e macabra versão para as lendas do Saci e da Mula Sem Cabeça e, que na minha opinião, soaram totalmente perfeitas para a história. É uma narrativa eletrizante, repleta de reviravoltas, simbolismos e significados, honrando não só nossos acenstrais, mas também nossa cultura. Nosso país é muito rico e, mesmo nos dias atuais, ainda acho bem escasso o material sobre o nosso folclore. Existem criaturas e lendas tão fascinantes e que dariam verdadeiras histórias de terror, mas que ainda passam despercebidas dos olhos do grande público - inclusive os meus.

Resolvi trazer hoje essa indicação aqui pra vocês, pois em outubro falamos muito sobre Halloween, Stephen King e Mike Myers, mas que tal dar uma chance para o Capuz Vermelho?

Ivan Leite 07/08/2020

O Escravo de Capela Marcos Debrito
Durante a cruel época escravocrata do Brasil Colônia, historias aterrorizantes baseadas em crenças africanas e portuguesas deram origem a algumas das lendas mais populares de nosso folclore.
Uma obra para reencontrar o medo perdido da lenda original e ver ressurgir um mito nacional de forma mais assustadora, em uma trama mórbida repleta de surpresas e reviravoltas.

Quando a morte é apenas o começo para algo assustador.

Boa viagem... boa leitura...
Literatura nacional.
@biblioteca.giratoria

Breno 24/07/2020

Enrolei muito para ler
O começo desse livro me deixou extremamente desconfortável. Não que o resto dele não passe essa impressão, mas acabei me acostumando com a violência extrema narrada nesse livro.
O mais interessante, é que recentemente estudei o período colonial, e deu para fazer umas analogias.
De qualquer maneira, é uma história que se passa em 1792, e me lembrou algumas características do Romantismo.
O final foi várias revelações que me deixaram de boca aberta, e ódio (presente no livro todo). Recomendo.

19/07/2020

Perfeito
Intrigante, fascinante, viciante. A reescrita do folclore fortaleceu suas origens, e tornou tudo encantador. Nunca imaginei que voltaria a ver tanta força de espírito em uma lenda que hoje beirava a infantilização. Juro que não consegui parar de ler até terminá-lo. Eu não tenho costume de ler livros de terror, mas este me seduziu pela sinopse e me conquistou por inteira com a história. Vale a pena.

Alessandra.Melli 08/06/2020

SA CI
Um terror pra descontrair... rs
Bem senhoras e senhores, esse livro é bem sangrento, macabro e de dar raiva!
Conta uma estória sobre o Saci, bem horrenda por sinal.
A estória é passada no ano de 1792, em um engenho de açúcar chamado Fazenda Capela, onde os escravos eram extremamente maltratados com castigos e torturas severas e sangrentas, daí minha raiva! Ódio mesmo! ?
Mas o castigo vem a cavalo... no caso aqui, vem a mula sem cabeça! ?
O livro é bom mas no meio da leitura vc já sabe tudo que vai acontecer e aí perde um pouco da graça.
Mas pra quem gosta do tema e do gênero, vale a leitura

Loreh 14/05/2020

Sa...Ci
Super indico, a trama bem feita e final surpreendente.
Simplesmente amo os livros nacionais, principalmente.

noiteadentro0 26/04/2020

Uma lenda incrível
Só posso dizer que foi o melhor livro do gênero do terror que li esse ano. Li o livro em janeiro e ainda (em março) não consegui encontrar um outro tão bom quanto.

É um passeio numa lenda brasileira e o jeito que ela é contada dá muito medo mesmo!
Elton.Martins 26/04/2020minha estante
Por acaso, entro no Skoob às 4 da manhã e aparece essa tua resenha. Não conhecia o livro nem de nome. Que achado, gostei da sinopse. Gosto de terror, mas é complicado achar um bom. Vou ler. Valeu

Patricia Peres 21/03/2020

Ótima leitura!
Definitivamente recomendo a leitura deste livro. Enredo intrigante e impactante!

Minho - @shootinggbooks 17/02/2020

Já pararam para perceber como o nosso folclore é rico? Mas já pararam para saber como algumas das nossas lendas nasceram? Em O escravo de Capela, conheceremos uma versão bastante macabra de um dos nossos símbolos mais ricos da cultura brasileira, o Saci Pererê.

Durante o período escravocrata brasileiro, muitos negros sofreram, sangraram, morreram e deram sua força obrigatoriamente. Na Fazenda Capela, uma importante produtora de cana de açúcar e seus produtos derivados, foi onde essa história começou.

Batista, o grão-senhor de Capela, deixa os escravos no controle do seu filho Antônio, um rapaz sádico que não vê pena quando o assunto é castigar seus escravos, principalmente Sabola, o escravo novato e que ainda não sabe o que é sentir a dor que um escravo sente.

Depois de despertada, a fúria de Sabola, junto com os planos de Akili, um escravo que também sofreu caro na mão de Antônio, um terrível acontecimento irá marcar a Fazenda Capela e todos que lá residem.

Após um acontecimento fatídico, a busca por vingança pode vir da pior forma possível, e quem sobreviver a uma noite rodeada de mistérios e brutalidades, com certeza terá muita sorte.

Não posso falar muito, pois o risco de eu falar um spoiler é grande. Mas preciso dizer como esse livro é sensacional!

A versão divertida da história do Saci é completamente inimaginável se conhecermos a versão do Marcos Debrito. Criar uma história de vingança e manipulação, adicionando o terror que foi ser escravo foi uma jogada incrível, e me vi completamente viciado nessa história!

Com capítulos completos, contando as histórias dos personagens e seus segredos, vamos construindo o verdadeiro ponto-chave da história e entender como tudo resultou naquele final.

Adorei conhecer essa história e me envolver em mais um livro do autor, que gosto bastante. Espero que o escravo de Capela tenha descansado em paz, depois de tudo que lhe foi acontecido!

Jaque - @impressoes_literarias 03/02/2020

Uau!!!
***Resenha postada no Instagram @impressoes_literarias***

Em 1792, na época da escravidão no Brasil, a Fazenda Capela era produtora de açúcar e tinha como dono o senhor Antonio Batista de Cunha Vasconcelos.
Batista deixava os empregados a mando de seu primogênito, Antonio Segundo, um homem rude, cruel, que sentia prazer em açoitar seus escravos.
Inácio, filho caçula de Batista, estava visitando a Fazenda, mas logo pretendia voltar ao exterior para prosseguir com seus estudos, e não se conformava em como os negros eram tratados.
Um escravo recém-chegado, que desconhecia a língua local, não conseguia abaixar a cabeça para toda a atrocidade cometida e, assim, revolveu bolar um plano para fugir dali.
Porém, algo inesperado aconteceu e uma figura maligna começou a ameaçar a vida de todos os moradores da Fazenda Capela.
Com uma narrativa feita em terceira pessoa, o autor consegue prender a atenção do leitor desde a primeira página.
É impossível, durante a leitura, não refletir sobre essa época que marcou a nossa história, nas barbaridades cometidas e no tratamento desumano e degradante que os negros eram submetidos.
O autor aborda algumas lendas do nosso folclore, que não vou citar quais são para não atrapalhar a experiência de leitura de ninguém. Meus olhos brilharam quando essas figuras apareceram e fiquei fascinada pelo papel delas na trama.
Algumas cenas de tortura e violência são descritas de forma crua e isso pode incomodar os leitores com estômago mais fraco.
Marcos construiu muito bem essa trama, com um desfecho cheio de reviravoltas, amores impróprios, relacionamento familiar, torturas e muito sangue derramado.
Com certeza, super recomendo esse livro!

Aninha.Reis 24/01/2020

Início da Leitura: 08.01.2020
Final da Leitura: 20.01.2020
Páginas: 288
Avaliação: 5/5

Resenha: Mais uma leitura nacional finalizada com sucesso. Em "Escravo de capela" o autor nos mostra com requinte de detalhes o período colonial-escravocrata que reinou em nosso Brasil Império, acompanhado de nossas lendas nacionais. Essa junção resultou em um livro com escrita envolvente; que nos faz entrar no cenário e, por esse fato, sentir na pele todo o sofrimento de um povo injustiçado.
Uma obra recheada de tensão, reviravoltas que surpreendem os leitores e com um final que não passa pela nossa imaginação, Escravo de capela é um livro de terror que deixa a certeza que não é preciso recorrer a cenários internacionais pra escrever um livro de qualidade.