As Brigadas Fantasma

As Brigadas Fantasma John Scalzi

Resenhas - As Brigadas Fantasma

Matheus.Konrad 22/02/2022

Nem sempre as continuações são boas... essa com certeza é. O autor trabalha maravilhosamente bem os personagens nos deixando muito apegados a eles.

Guilherme 03/02/2022

Livro 2
Essa é a continuação do livro " A guerra do velho".
As brigadas fantasmas são o centro da história.
É um livro mais de espionagem mas tem várias batalhas e momentos de tensão.
Diversos equipamentos são mais explicados (brainPal, etc) e como foram desenvolvidos.
Muito bom!

Macartiney 01/02/2022

Bem temperado
Impressionar como fez no primeiro livro tem suas dificuldades até pelo fato de não termos mais as apresentações do universo criado, entre outros aspectos. No entato foi com uma boa e interessante história que Scalzi nos trouxe para a sua 2° parte.

Ter mudado o foco das FCD´s para as FE´s, mostrando o lado mais íntimo da "Brigada Fantasma" e apresentando um personagem impossivel de não se apegar como Jared já fez com que eu prestasse bastante atenção para o que viria e gostei do que foi apresentado.

Diminuir a marcha de alucinantes combates para algo mais interno, com investigações e conspirações somado a, claro, alguns combates, não tinha como não apreciar essa idéia. Achei de muito bom gosto o roteiro apresentado, assim como achei inteligente e elegante a idéia do autor de criar um paralelo para John e Jane. E nos deixar ansioso para ver o desfecho final.

Thayna Cursino 30/01/2022

4 estrelas.
Confesso que achei o livro um pouco arrastado, principalmente na metade, mas o final valeu toda leitura. Sem contar, que me apeguei demais ao Jared Dirac. E estou na expectativa de no terceiro livro termos novamente o John Perry.

YisraelC 27/01/2022

Uma corrida espacial?

O primeiro livro me trouxe algumas indagações e especulações que esse segundo livro me trouxe indícios de uma explicação. Sempre suspeitei que havia algo a mais além de uma simples corrida espacial pela busca de colônias habitacionais. Espero que realmente tenha algo mais profundo por trás disso e espero ter essa resposta no terceiro volume. Apesar disso, o que mais me agradou foi a proximidade e a empatia que senti pelos personagens dessa história. Adorei.

Bella 27/01/2022

Gostei mais do que do primeiro livro. Apresenta questões sobre a guerra que quase te fazem ter empatia pelo vilão e principalmente questionar as ações da FCD. O livro nos faz pensar sobre consciência e escolha e como isso se reflete nas nossas vidas. O ritmo é envolvente e aborda esse mundo construído pelo autor de uma maneira diferente do que já foi apresentado. E também explora mistérios deixados no livro anterior.

Bianca Marques 22/01/2022

Excelente continuação sem brincadeiras
O título do livro já diz qual vai ser o foco da história, e que foco maravilhoso, o leitor pôde conhecer melhor o mistério que abriga nas Forças Especiais que foi apenas introduzido no primeiro livro, enquanto em Guerra do Velho nos perguntamos "o que nos faz humanos?" nesse livro é o poder da escolha e a consciência (um paradigma para o personagem Jared).
O segundo volume da série teve muita intriga política, sério eu fiquei perdida várias vezes, meu cérebro é lento. Eu senti que nesse livro nos foi apresentada a reação dos alienígenas sobre a UC, o que eu acredito que será reforçado em A Última Colônia, enfim, eu amei.

Thalita 21/01/2022

Tem algumas partes do livro que são mais enroladas, mas esse livro explica um pouco mais sobre as forças especiais e o que elas tem de tão diferente.
Eu gostei do livro, é fácil de ler, teve a introdução de vários novos personagens e eu consegui me conectar com os mais importantes da história.
Eu não gostei muito da motivação do cara que traiu toda a raça humana. Tem uma lógica, mas não achei que fosse uma motivação suficientemente forte.

LOSK 17/01/2022

Inferior ao primeiro em muito aspectos mas ainda um bom livro.
Tem uns momentos chatos em que o autor entra nas minúcias de explicações que não precisavam.
Curioso como os personagens mesmo sem qualquer descrição de aparência se tornam bem vivos na nossa cabeça.
Apesar de ter pontos fracos estou muito ansioso para terminar a trilogia.

João 15/01/2022

A sequência de A Guerra do Velho nos levou novamente a este maravilhoso mundo criado pelo autor, mas sob minha humilde ótica, faltou um pouco mais daquilo que tivemos no primeiro livro.
Uma história bastante política e baseada na intenção de acabar com a humanidade através de um plano embasado na traição do Dr. Boutin, que todos pensavam estar morto.
Boutin criou, através de uma curiosa e brilhante tecnologia, Jared Dirac, a quem transferiu parte de sua consciência e ao longo da narrativa, se torna uma peça chave para seu desfecho.
De um modo geral, gostei bastante e recomendo a leitura.

Louise.Rosado 14/01/2022

Maçante e arrastado
Em comparação com o primeiro livro, que já começa engraçado, cheio de ação e com personagens cativantes, esse segundo livro é beeeem arrastado. Não sou muito fã da Jane, e o único que me "apaguei" foi o Jards, mas até isso demorou para acontecer. Quando comecei a gostar dele, o livro acaba.
Acho que vou ler o 3 Só porque o John Perry irá aparecer
Louise.Rosado 14/01/2022minha estante
Jards era pra ser Jared. Escrevi errado

renatalazevedo 07/12/2021

Surpreendente
O primeiro livro foi muito bom, mas esse me surpreendeu... Mais tocante profundo e inovador.
As batalhas foram mais comoventes e realistas, como esses "fantasmas" puderam fazer eu me apegar tanto?
O final foi de deixar o coração quentinho e já vou começar o próximo e último.

Poliana 16/11/2021

Eu amo ficção científica
O segundo livro de A Guerra do Velho entrega tudo. Simplesmente impecável a expansão da história e do universo.

Murilo.Justino 12/11/2021

Uma história emocionante...
Aqui nessa obra temos diversos questioname tos sobre a consciência, o que significa ser você e o que faz de você uma pessoa única. Achei super emocionante os questionamentos que a obra trouxe e fiquei emocionado em muitos momentos, em especial no final. A sensibilidade em que o Scalzi traz o personagem Jared Dirac é surpreendente.
Tem um final bom, embora agridoce em alguns aspectos.
E embora não seja uma continuação direta do primeiro livro, A Guerra do Velho, achei a leitura em sequência ajudou bastante.
Série super recomenda.
Que venha o próximo: A Última Colônia.

Matheus 09/11/2021

Ainda melhor que o primeiro livro!
"Imagine se toda espécie se batizasse com seu maior defeito? Poderíamos chamar nossa espécie de arrogância"

Quando comecei a ler o livro e percebi que John Perry não faria parte da história me deixou um pouco incomodado no início, mesmo gostando do fato de Jane estar participando da trama, porque me apeguei muito ao protagonista do primeiro livro. Logo esse incômodo passou, porque ainda nos primeiros capítulos descobri que Jared Dirac seria um ótimo protagonista que fui me apegando cada vez mais com o decorrer da trama, tendo na minha opinião dilemas ainda mais profundos que John com o desenvolvimento do enredo.

Esse segundo livro consegue ser melhor que o primeiro por três motivos principais: primeiro por ter criado personagens coadjuvantes com muito mais carisma e que eu consegui me importar de verdade durante a trama, incluindo um que eu nao esperava me importar tanto até às últimas páginas, mas o que realmente me fez perceber o motivo de eu não ter dado 5 estrelas para o primeiro livro, mesmo sendo um livro que funciona muito bem para estabelecer os conceitos desse universo, foi a falta de uma trama que gerasse alguma urgência ou preocupação com o desfecho da história e a falta de um vilão que tenha suas motivações de forma geral para criar uma sensação de ameaça para a história.

Ainda acho o ponto que os dois livros continuam se destacando é com seus diálogos e mesmo melhorando a questão das descrições nas batalhas em relação ao primeiro livro que eu não considero um ponto tão fraco, a forma que o autor escreve os diálogos se sobressai muito em relação a esse aspecto.

De forma geral o livro me surpreendeu muito, porque sem perceber eu li essa continuação com expectativas relativamente baixas porque gostei do final do primeiro e acabei não sabendo o que esperar dessa continuação, o que não vai ocorrer com o terceiro livro que estou muito animado pra ler.