As Brigadas Fantasma

As Brigadas Fantasma John Scalzi

Resenhas - As Brigadas Fantasma

Ellie 25/03/2020

Gostei bastante, mas achei o primeiro bem melhor. Aqui o universo foi expandido, adorei mostrar o lado das FCD, no primeiro livro a gente já tem uma visão de fora de como ela é, e dessa vez acompanhamos a criação de um desses guerreiros. Esperava que seria continuação do personagem John Perry, no começo estranhei e fiquei procurando ele no livro, mas depois até achei melhor não ficar preso a um personagem só, porque fica aquela imagem de "o escolhido", aquele personagem que faz tudo e salva todos, apesar de que amei a Jane aparecer.
Will 25/05/2020minha estante
O primeiro é tem o início mais dinâmico e divertido esse é bem técnico.

Ellie 07/06/2020minha estante
Gostei bastante dele, eu só fiquei procurando qualquer sinal do John no livro, fui trouxa kkkk

Will 08/06/2020minha estante
Estamos juntos, pq até uns 60% do livro ainda tinha esperança de ver ele, mas a Sarah compensou um pouco.

Guilherme.Maia 17/12/2020

Que continuação surpreendente!!!
Achei surpreendente o segundo livro, foi totalmente diferente de tudo que pensei que seria a sequência com o segundo livro, acho que o foco do segundo livro foi as batalhas. E como sempre, me fez pensar um pouco, sobre nossas escolhas, se realmente estamos vivendo ou apenas seguindo o que a sociedade nos impõe.
Em geral o livro é muito bom, o final me surpreendeu, e me deixo com uma curiosidade pelo terceiro livro, que deve ser perfeito como os outros dois.
Luciana.Lira 17/09/2023minha estante
Li a trilogia, mas, esse é o meu preferido.??

Jorge 19/11/2023minha estante
Confesso que o início, depois do Plot com o Rraye, ficou meio que arrastado, mas entendo que a gente tinha que primeiro entender os pingos nos ?i?.

Paulo.Henriqui 17/05/2021

Ai gente...
Estou infeliz, tristonho, jururu, descontente, desanimado, desolado, deprimido, amargurado, desgostoso, consternado, choroso, melancólico, lamentoso, lastimoso, sorumbático, soturno, taciturno, malcontente, aborrecido, prostrado, desalegre, injucundo. Porém também estou admirado, espantado, pasmado, surpreso, boquiaberto, embasbacado, atônito, perplexo, pasmo, passado, maravilhado, surpreendido, siderado, aturdido, estarrecido, assombrado, abismado, banzado, obstupefato. Basicamente é isso, história perfeita e pronto. A queda veio.
July 17/05/2021minha estante
EU AMEI ESSA LEGENDA KKKKKKKKKKKKKKK

Kamily46 17/05/2021minha estante
Acho q nunca tinha visto tantos adjetivos pra sentimentos ruins juntos kkkkk parabéns pela ótima memória

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 29/09/2021

A maldição do segundo livro ataca novamente
Bom, eu amei a guerra do velho mas, em as brigadas fantasma mudamos nosso olhar de John para Sagan que é uma personagem que nunca me cativou muito, ao longo da história senti falta do humor ácido e sentimentalismo do John, isso estragou totalmente a leitura pra mim, o mundo continua interessante mas falta aquilo pro livro se tornar bom pra mim, me deu uma pequena ressaca literária mas sigo animada para *****SPOILER******* o retorno de John no terceiro livro
LuMa 29/09/2021minha estante
Então tu vai odiar o 3

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 01/10/2021minha estante
Acho que já percebi isso :(

Gisele @abducaoliteraria 14/11/2017

"A tecnologia humana era boa, mas a arma que importa, no fim das contas, é aquela que fica atrás do gatilho".
Quando você gosta muito de um livro, fica difícil controlar as expectativas quanto à continuação. Guerra do Velho não foi só o responsável por iniciar a minha vibe sci-fi, mas também um dos livros mais divertidos que li em 2016.

Eis que a tão aguardada continuação chega ao Brasil e acabei me deparando com algumas críticas negativas, de pessoas que assim como eu, tinham adorado o primeiro livro.

Além do procedimento de controlar as expectativas, decidi me esquivar das demais opiniões e tentar apreciar a história do zero, sem ficar comparando com Guerra do Velho. O que não foi difícil, já que a história não apresenta uma continuação direta, mas uma trama independente e com um novo protagonista.

Devo dizer que a princípio me deparei com um início fantástico, o que dificultou um pouco para manter as expectativas controladas, mas felizmente, o nível da história não diminuiu e ela conseguiu me agradar muito.

Conforme o próprio nome do livro diz, nesta história passaremos a conhecer um pouquinho mais sobre As Brigadas Fantasma, que são formalmente intituladas como as Forças Especiais das FCD (Forças Coloniais de Defesa). Estes soldados são criados a partir do DNA dos mortos - pessoas que se alistaram, mas que morreram antes dos 75 anos - e são transformados em soldados aprimorados que são destinados às missões mais difíceis e fatais pelas FCD.

"Somos projetados para sermos mais fortes, rápidos e espertos que outros seres humanos. Mas somos assim como consequência do que nos torna diferentes. O que nos torna diferentes é que, entre os humanos, somos os únicos que nascem com um objetivo. E esse objetivo é simples: manter os seres humanos vivos neste universo".

Após a descoberta de uma conspiração contra a humanidade, envolvendo três raças e um humano traidor, a União Colonial - governo que opera fora da Terra, lida com alienígenas e organiza as colônias de humanos em outros planetas - segue para tentar descobrir que tipo de ameaça as raças representam à humanidade e as motivações que fizeram o humano trair a própria natureza. E mais do que isso, é preciso descobrir a importância das informações que o traidor revelou aos inimigos e o quanto a humanidade deve teme-los a partir daí.

O traidor em questão é Charles Boutin, um dos cientistas mais importante e inteligente da União Colonial. Ele é capaz de colocar toda a raça humana em risco através do seu amplo conhecimento.

Uma das possíveis formas de conseguir respostas, é através de Jared Dirac, criado a partir do DNA e consciência de Boutin, com o intuito de acessar as informações do cérebro do traidor e repassar as informações. A princípio, o plano dá errado, porque Jared Dirac nasce aparentando as características de um soldado comum, desprovido de conhecimento e lembrança. Ele então é resignado para As Brigadas Fantasma sob os cuidados da tenente Jane Sagan (lembram-se dela?) , como um novo soldado, mas com grandes probabilidade de assim como Boutin, se tornar um traidor.

Conforme previsto, aos poucos a consciência de Boutin emerge e deixa Jared confuso, com lembranças e sentimentos que não lhe pertencem, resultando em um conflito interior de intenções e motivações.

"- Lembre-se de quem você é – disse Cainen. - Lembre-se de que você não é ele. E lembre-se de que você sempre terá uma escolha".

Depois de finalizar a leitura, finalmente me permiti fazer comparações entre Guerra do Velho e As Brigadas Fantasma. Compreendo as frustrações de quem iniciou a leitura querendo algo no mesmo estilo do primeiro livro e acabou se deparando com uma história mais lenta, com mais conflitos cognitivos e interpessoais.

Em contrapartida, além de estarmos no mesmo universo, também contamos com a presença gratificante de alguns personagens da história anterior, como por exemplo, Jane Sagan - na qual a propósito, virei fã. O humor prazeroso continua presente, tanto em situações embaraçosas e extremamente cômicas, quanto equilibrando momentos de maior tensão.

Jared Dirac também é muito diferente de John Perry, e digo que adorei as características do novo protagonista. Em meio à uma atmosfera tensa de conspirações, traição e guerra, visualizamos a maior parte da história sob o ponto de vista de alguém que foi despejado dentro dessa situação, e com a inexperiência e ingenuidade de Jared, vamos evoluindo junto com ele no decorrer da história.

As Brigadas Fantasma apresenta momentos de tensão e ação - mesmo este não sendo o forte da história. A narrativa continua deliciosa, fluida e descontraída, com diálogos divertidos e cheios de sarcasmo.

"Imagine se toda espécie se batizasse com seu maior defeito? Poderíamos chamar nossa espécie de arrogância".

Uma curiosidade particular bem interessante foi que minha leitura anterior à esta foi Frankenstein de Mary Shelley, e em As Brigadas Fantasma temos bastante referências sobre esse livro. Há inclusive algumas discussões sobre ele entre as Forças Especiais, que se comparam à criatura criada por Victor. Ter lido o clássico antes fez toda a diferença para entender melhor esta parte do livro, além de dar um toque especial à leitura.

Algo que não aprovei muito e motivo por eu ter tirado meia estrela do livro, foi que em determinados momentos a história era paralisada para entrar alguma explicação sobre o universo ou as tecnologias. Não atrapalhou muito a narrativa, mas como sei que Scalzi é capaz de fazer melhor do que isso, foi algo que me desapontou um pouco.

O final foi muito mais do que satisfatório, um pouco agridoce, mas acho que Scalzi encontrou a melhor solução para o que estava acontecendo. A primeira coisa que pensei quando terminei a leitura, foi "eu preciso de mais Scalzi", e me arrependi instantaneamente de ter lido esse livro tão rápido.

Mesmo você podendo ler As Brigadas Fantasma sem ter lido Guerra do Velho, eu não recomendo, porque nesta continuação temos várias referências do que aconteceu no arco anterior, e se você sentir vontade de ler Guerra do Velho depois, não será a mesma coisa.

Recomendo essa série para todos que curtem sci-fi, ou que sentem vontade de se jogar neste gênero, mas não sabem por onde começar. O universo criado por Scalzi é incrível, abundante e muito divertido. ;)

site: http://abducaoliteraria.com.br/
Fernando Lafaiete 14/11/2017minha estante
Também adorei o primeiro livro. Ainda não tive tempo de ler esta continuação; mas estou bem ansioso!!

Alex 13/01/2018minha estante
Acabei de ler e gostei muito.

Fernando Lafaiete 28/03/2018

As Brigadas Fantasma: Uma continuação digna que possui bom humor e inteligência!
***NÃO contêm spoiler***

Quando o assunto é ficção científica John Scalzi é nome certo. Ex-presidente da Science Fiction and Fantasy Writers of America e vencedor do Prêmio Hugo de melhor escritor de fãs, o autor se tornou nome certo no gênero com a série Guerra do Velho. Com um mundo onde os idosos podem se alistar para combater alienígenas no espaço, ajudando assim a preservar a humanidade, o autor cativou um grupo imenso de pessoas.

O primeiro livro da série é incrível e bem imersivo. O nível se mantêm em As Brigadas Fantasmas, a continuação que não se foca no protagonista já conhecido dos fãs, John Perry. Neste segundo volume acompanhamos as Unidades das Forças Especiais que se veem em uma situação que pode acarretar no fim dos seres humanos. Reencontramos personagens já conhecidos e conhecemos um novo personagem central que dificilmente não despertará empatia nos leitores.

Com uma escrita satírica e mordaz, o autor nos transporta para um mundo rico e cativante, onde diversos raças alienígenas interagem em uma luta pelo domínio do espaço e principalmente pela sobrevivência. Durante a leitura, fiquei me perguntando se um dia chegaremos ao nível de tecnologia criada pelo autor. É tudo bem imersivo e a escrita passa longe de ser cansativa. Comparado com outros autores, como Isaac Asimov por exemplo, temos uma diferença gritante. John Scalzi não se leva a sério e sua narrativa é cheia de piadas e de situações bem absurdas. O autor tira sarro até de suas inspirações e não se envergonha das mesmas, deixando claro que não foi criativo em vários aspectos. O autor exalta tudo que poderia ser revertido como críticas negativas com muito bom humor.

Suas obras levantam questionamentos bem válidos como bioética, egoísmo, questões políticas entre muitos outros. O autor reforça que somos reféns da sociedade que fazemos parte e que sem a relação de dependência humana, entraríamos em um processo de loucura. O ser humano necessita fazer parte de um grupo social, e o mais importante, ele precisa se sentir aceito. ** Essa ideia já era bem defendida por Abraham Maslow, psicólogo americano, criador da pirâmide das necessidades humanas.

As descrições de Scalzi são boas mas não são espetaculares. Confesso que em vários momentos tive dificuldade de visualizar as criaturas criadas por ele. Tive que consultar o famigerado Google Imagens e me deparei com desenhos que nada tinham a ver com o que eu tinha imaginado. Entretanto, este aspecto é suprido pelas cenas de ação que são rápidas e prendem o leitor com maestria. Os personagens e seus dilemas são bem trabalhos e apesar de muitas vezes o desenvolvimento e alguns diálogos parecem bobos, tudo soa bem funcional e nada é inserido de maneira deslocada.

O autor também crítica o avanço da tecnologia, mostrando que a mesma pode tornar os sentimentos provenientes das relações interpessoais em algo genérico, sem sentido e forçado. O autor cita brevemente questões de preconceito racial e social abordadas mais amplamente no conto Questions for a Soldier (a história 1.5 que antecede As Brigadas Fantasmas).

O novo protagonista Jarec Dirac é excelente, mas não supriu a falta que senti de John Perry. Ambos são muito parecidos e muito diferentes ao mesmo tempo. Meu apego emocional é muito maior com Perry e isso fez com que eu sentisse muita falta do personagem em questão. As piadas não me cansaram e as cenas de violência não são tão gráficas como as que ocorrem em outras ficções científicas como na trilogia Fúria Vermelha e na duologia Jurassic Park. O autor também não pesa a mão sobre questões existencialistas e filosóficas.Elas existem na narrativa, mas não de maneira "exagerada" e confusa.

A série Guerra do Velho é uma introdução perfeita para quem deseja começar a ler ficção científica. O medo de se sentir um alienado, medo este que muitos possuem e por isso postergam a leitura de qualquer livro deste gênero, é impossibilitado pelo autor.

Diversão, bom humor e a escrita ágil farão que vocês se apaixonem pela série e pelo gênero. Indico muito esta série, este autor e outras obras como as já citadas e as não citadas trilogia Fúria Vermelha (distopia que se passa em Marte), Eu, Robô (livro de contos de Asimov, as primeiras estórias da série Robôs com uma narrativa mais pesada e com questões mais palpáveis sobre existencialismo), a duologia Jurassic Park (uma pegada bem pesada e inteligente sobre biologia e clonagem), Matéria Escura (Narrativa sobre física quântica) e o nacional O Andróide (livro inspirado nas ideias de Asimov).

Não supriu 100% minhas expectativas, mas me agradou muito. Terminei a leitura feliz e pronto para embarcar na leitura da continuação. John Scalzi é sem dúvidas um autor que continuarei lendo até não ter mais nada dele para ler.
Esdras 28/03/2018minha estante
Excelente resenha.
Já queria ler antes. Agora, após uma resenha/opinião de confiança, quero ainda mais. haha.
:D

Fernando Lafaiete 28/03/2018minha estante
Leia mesmo Esdras, é uma série que vale a pena. Pura diversão!!

Vanderson.Gomes 12/12/2023

Entregou tudo!!
Leitura maravilhosa, o livro entregou tudo, suspense, guerra, intriga, momentos engraçados, tudo que um fã do gênero ama. Gostei demais!! Ansioso para fechar a trilogia!
Werbison 12/12/2023minha estante
Os dois primeiros livros da trilogia eu gostei muito o terceiro volume eu abandonei a leitura.

ldiasrs 13/05/2020

Adorei o final
No começo parece meio morno, acho que é devido a não ter tantas novas descrições do universo do livro; o final, apesar de bem rápido, gostei bastante!

Então acho que valeu a leitura, vou começar o próximo na sequencia.
ldiasrs 13/05/2020minha estante
Acho que é justo comentar que gostei bastante das reflexões que o livro me proporcionou oriundo da ficção do nascimento das brigadas fantasmas e do que é ser um ser humano, em alguns momentos "buguei" mas foram reflexões bem interessantes.

Cristian Silva 22/01/2021

Emocionante!!! Que livro emocionante! É o resumo mais apropriado para essa sequência do universo criado por John Scalzi.
Temos aqui uma história muito mais voltada ao lado científico, com narrações de procedimentos específicos da área científica, misturados na dose certa com aquela aventura e ação empolgantes. Há uma empatia maravilhosa com alguns personagens, que com certeza, são capazes de te fazer perceber estar com alguma lágrima escorrendo ao concluir o livro. A história é muito bem escrita, de maneira leve e de fácil compreensão. Realmente um livro gostoso de se ler, e prato cheio para quem adora uma boa ficção científica. O livro consegue te levar à um mundo de constante aventura, com muito humor. Emocionante!
Andri 23/01/2021minha estante
??

Luiz.Lara 04/11/2023

Obrigado, Fantasmas...
Sequência de A Guerra do Velho, As Brigadas Fantasma vem pra dar direção na história. Enquanto no primeiro focou mais em apresentar esse universo e com ele funciona, aqui já vemos os conflitos se formarem, tanto externa e internamente. A UC não é tão boa assim, seus podres começam a se revelar.
Uma leitura fácil e divertida, apesar de John Perry fazer falta aqui, com seu humor negro, a história consegue ir numa direção, num conflito específico, e o último livro dessa trilogia promete um guerra universal.
Gostei da apresentação de novas raças, como os Consu que são superiores aos humanos, com sua cultura, religião, língua, etc. Vale muito a pena conferir essa saga e estou ansioso pelo próximo.
Pedro 05/11/2023minha estante
Só li A Guerra do Velho, mas ainda pretendo ler toda a saga. A editora Aleph acabou de lançar a segunda trilogia.

Louise.Rosado 14/01/2022

Maçante e arrastado
Em comparação com o primeiro livro, que já começa engraçado, cheio de ação e com personagens cativantes, esse segundo livro é beeeem arrastado. Não sou muito fã da Jane, e o único que me "apaguei" foi o Jards, mas até isso demorou para acontecer. Quando comecei a gostar dele, o livro acaba.
Acho que vou ler o 3 Só porque o John Perry irá aparecer
Louise.Rosado 14/01/2022minha estante
Jards era pra ser Jared. Escrevi errado

Maycon 19/03/2018

Gostei bastante do livro, o autor explica o que são as brigadas fantasmas e mostra bastante sobre a estrutura de sociedade e cultura de algumas raças do universo criado.

No começo da leitura senti muita falta do protagonista do primeiro livro, mas depois que o livro engrena fica muito bom.

A estrutura de texto do autor é muito boa, principalmente no terceiro ato.

Tomara que o terceiro livro entregue o que o autor "prometeu" no final deste. Estou com a expectativa bem alta para lê-lo.
Wenceslau 09/12/2018minha estante
Tem alguma previsão de tradução dos outros livros?

etsilvio 23/10/2017

Continuação bem empolgante
Continuando as missões das FDC, aqui temos o foco na chamada "Brigadas Fastasma", onde os soldados nascem apenas com o dna de humanos falecidos, sem nenhuma consciência prévia. São como crianças que vão aprendendo rapidamente. O livro apresenta uma missão desta tropa que descobre um plano para dizimar a raça humana. Sensacional! Apesar de não ser uma sequência ao pé da letra de "Guerra do Velho", neste livro entendemos melhor como são criados esses soldados, e como suas missões são bem mais emblemáticas do que as dos soldados nascidos com memória (real-natos).

Renata 02/04/2024

Bem diferente do primeiro, ele mexe com moral, individualidade, o certo e o errado. Interessante e comovente, gostei muito!

B.B. 14/01/2018

Scalzi segue com sua escrita envolvente e personagens cativantes
Se os 2°s livros/filmes/discos que sucedem um sucesso normalmente são inferiores, essa regra não se aplica nesse caso. Em "As Brigadas Fantasma", John Scalzi eleva a temperatura da guerra entre mundos, apresenta bons personagens e novos conceitos scifi com sua escrita fluida e envolvente. Recomendo! #asbrigadasfantasma #johnscalzi #guerradovelho #oldmanswar #theghost brigades