Sobre Gatos

Sobre Gatos Charles Bukowski

Resenhas - Sobre Gatos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

auroras 04/11/2022

O gato é o belíssimo diabo.
"Você tem um gato? Ou gatos? Eles dormem, baby. Eles conseguem dormir vinte horas por dia e são lindões. Sabem que não há motivo algum para grandes exaltações. A próxima refeição. E uma coisinha para matar de vez em quando. Quando estou sendo rasgado pelas forças, simplesmente olho para um ou mais dos meus gatos. Há nove deles. Simplesmente olho para um deles dormindo ou meio-dormindo e relaxo. Escrever também é meu gato. Escrever me permite encarar a coisa. Esfria minha cuca. Por algum tempo, pelo menos. Aí me dá um curto-circuito e preciso fazer tudo de novo. Não consigo entender escritores que decidem parar de escrever. Como eles esfriam a cuca?"

Esse livro traz uma coletânea de poemas sobre gatos e da vivência pessoal do Bukowski com eles e com o seu cotidiano mesmo. São poemas bem originais e particulares do autor. Gosto da escrita curta e direta do Bukowski, sei que muitos não gostam dele e tal, não julgo, mas sempre gostei muito dos poemas e da escrita dele. A edição que tenho é a pocket, ela é muito bem feita e traz fotos dos gatos do Bukowski, confesso que quando li esse livro pela primeira vez me surpreendi com o amor dele pelos felinos, muito gateiro mesmo. Foi uma leitura tranquila, decidi reler por estar precisando ler algo mais tranquilo e rápido por conta da faculdade, estou contado os dias para esse semestre acabar, não aguento mais!
Recomendo essa leitura para todos os amantes de gatos e para aqueles que a curiosidade for despertada.

Observação: Eu sou muito gateira, estou escrevendo essa resenha enquanto os meus dois gatos estão deitados ao meu lado.?
Rafael1474 02/04/2023minha estante
Muito bom!

auroras 03/04/2023minha estante
Demais! É interessante ler sobre a admiração do Bukowski pelos gatos.

Gi | @girlanismos 31/03/2021

Como não amar, só poemas sobre gatos
"Quando você não se sente bem, é só olhar para os gatos, você logo se sente melhor, porque eles sabem que tudo é simplesmente do jeito que é. Não há nenhum motivo para grande exaltações. Eles simplesmente sabem. São salvadores." p.100

Murphy 20/04/2023

Ting, Ding, Beeker, Bhau, Feather e Beauty: os 5 gatos do B.
"Ter um monte de gatos em volta é bom. Quando você não se sente bem, é só olhar para os gatos, você logo se sente melhor, porque eles sabem que tudo é simplesmente do jeito que é. Não há nenhum motivo para grandes exaltações. Eles simplesmente sabem. São salvadores. Quando mais gatos tem, mais tempo você vive. Se tiver cem gatos, vai viver dez vezes mais tempo do que se tiver dez. Um dia vão descobrir isso, e as pessoas vão ter mil gatos e viver para sempre. É verdadeiramente ridículo."

Achei engraçado o jeito como o Bukowski escreveu os poemas, ele retratou seus felinos com uma mistura de carinho e sarcasmo, mostrando como eles se tornaram uma parte importante de sua vida. E eu compartilho da mesma opinião dele, os gatinhos são simplesmente seres magnéticos e que te trazem um sentimento de segurança libertador, eles acabam de certa forma sendo um porto seguro. É muito acolhedor.

Estou no time dos gateiros, junto com várias outras pessoas e o Bukowski. Inclusive, se você ainda não for do nosso time, faço esse convite a você. Todos merecem (alguns não, mas enfim) sentir o que os gatos magicamente fazem nós sentirmos.

GioMAS 18/09/2023

Genuinamente Bukowski
Trechos e versos que acalentam, arrancam sorrisos e nos aproximam do velho Bukowski, resmungão, crítico, observador e sensível, mais íntimo dos seus nove gatos do que dos ordinários espécimes humanos.

Inglethe 29/06/2021

Venero a poesia, mais ainda quando é SOBRE GATOS, escrito por Charles Bukowski "o poeta da sarjeta e da ressaca, o romancista do desencanto do sonho americano" quem diria que ele tinha os gatos como seu alterego.

"Meus gatos

Eu sei. eu sei.
eles são limitados, têm diferentes
necessidades e
preocupações.

mas observo e aprendo com eles.
gosto do pouco que eles sabem,
que é
tanto."

site: https://www.instagram.com/eusoubibliotecaria/

Luciano 30/04/2020

"Escrever também é meu gato."
Um livro de prosa e poesia inteiramente sobre gatos não tinha como dar errado, não é mesmo?

@mihlwna 07/01/2021

Um camarada sensato
quando eu peido
meu gato não está
nem aí.
- Sobre Gatos, Charles Bukowski

O nome é auto explicativo. Um livrinho todo de poesia e prosa sobre gatos. Terminei de ler sentindo um quentinho no coração. A sutileza na descrição da visão de Bukowski sobre os felinos é única, e eu gosto demais do jeito que ele escreve.

Izabelvidal 02/09/2022

Meu novo favorito
Fiquei surpresa ao encontrar esse livro, como boa gateira que sou não pensei duas vezes antes de começar a ler. No geral, uma declaração de amor aos gatinhos.

andie 05/08/2021

Amo Bukowski.
Amo Bukowski e a simplicidade na qual ele escreve, o modo dele externar sentimentos e sensações de forma bruta. Sobre gatos entrou para um dos meus queridinhos da vida.

Tay 31/01/2021

Sobre gatos
Mais um concluído ?
?Sobre gatos?

Sinopse: O gato é o belíssimo diabo Gatos são os animais mais admirados por Bukowski, q chegou a ter vários deles ao mesmo tempo. Considerava-os professores, sábios e sobreviventes ? como ele próprio. Abel Debritto, biógrafo do autor, reuniu aqui poemas e textos em prosa inéditos contendo reflexões sobre os animais que tanto fascínio e respeito provocavam em Bukowski. Ele os mostra perseguindo uma presa, passeando sobre páginas datilografadas, acordando-o com unhadas e mordidas. Se o personagem Henry Chinaski era seu alterego, os gatos são seu alterego de quatro patas. Pois, ao discorrer sobre gatos ? vagabundos, lutadores, caçadores e sobreviventes ?, o Velho Safado fala, na verdade, sobre seu melhor assunto: ele próprio.

Autor: Nasceu em Andernach, na Alemanha, a 16 de agosto de 1920, filho de um soldado americano e de uma jovem alemã. Aos 3 anos de idade, foi levado aos EUA pelos pais. Durante a vida, ganhou certa notoriedade com contos publicados pelos jornais alternativos Open City e Nola Express, mas precisou buscar outros meios de sustento: trabalhou 14 anos nos Correios. Casou, se separou e teve uma filha. É considerado o último escritor ?maldito? da literatura norte-americana, uma espécie de autor beat honorário, embora nunca tenha se associado com outros representantes beat. Sua literatura é de caráter extremamente autobiográfico, e nela abundam temas e personagens marginais, como prostitutas, sexo, alcoolismo, ressacas, pessoas miseráveis e experiências escatoló­gicas. De estilo extremamente livre e imediatista, Dotado de um senso de humor ferino, auto-irônico e cáustico.

Minha opinião: um livro engraçado diferente de outras obras de bukowski. As interligações q ele faz entre os gatos e pessoas, o gato e ele tendem a tecer uma realidade. No geral um livro razoavelmente bom.

Quotes:

?...avançando a matemática de sua impureza rumo ao zero final..?

?...as vezes o cara não sabe o q fazer em relação às coisas e às vezes é melhor ficar deitado bem imóvel e tentar não pensar em absoluto sobre nada?

?... posso olhar para um animal por horas e não ver nada além de graça e glória, a vida como ela deveria ser.?

Ruth.Poliana 05/06/2021

Motivos para ter gatos
Poemas engraçadíssimo, traz um lado mais humano sofre o autor e você consegue visualizar que existem um sensibilidade muito a tempo escondida mais extremamente palpável dentro si.

Você irá rir muito com as peripécias desses animais sorrateiros e egoístas.

Foxback 29/03/2022

Leitura Curiosa Para Amantes dos Felinos
Bukowski e o amor pelos gatos. Em poesias, frases e pequenos contos. Uma compilaçao curiosa mas bem curta. Com muitas fotos dos seus felinos, o pequeno livro é agradavel e rapida leitura. E é so. Deixa um gosto de quero mais.

Monica 30/06/2020

Me apaixonei por Bukowski através deste livro! Ele coloca em forma de livro sua admiração por estes felinos. Textos diretos e divertidos que me conquistaram a cada pagina.

Rosany 14/05/2021

"O gato é o belíssimo diabo."
Não tem como um livro de prosa e poesia sobre gatos não ser maravilhoso. Aqui mostra todo amor e admiração que Bukowski tinha pelos bichanos.
Se você ama gatos, não pode deixar de ler essa obra.

Tai 30/12/2020

O tipo de livro que só quem tem gatos e os ama vai entender, cada sutileza e detalhes em cada poema, terminando a leitura com uma sensação de aconchego no peito

1 | 2 | 3 | 4 | 5