A Arte de Viver

A Arte de Viver Epicteto

Resenhas - A arte de viver

Leonardo_css 09/06/2020

Estoicismo para tempos de pandemia
Sinceramente não irei estender muito essa resenha.

Estudar a filosofia estóica é como tomar doses de tranquilidade. Você aprende a lidar melhor com os infortúnios do dia a dia e a ver as situações com uma perspectiva mais real.

O núcleo da filosofia estóica sempre foi aprender a separar o que está e o que não está no nosso controle. Quando começamos a praticar essa separação, fica mais fácil lidar com tudo que ocorre.

Enfim, acho muito válido aprimorar nosso Inner durante esses tempos difíceis e honestamente, não vejo outra filosofia melhor que o estoicismo.
Lais544 09/06/2020minha estante
Ok, me convenceu

Douglas 15/09/2020minha estante
Ótima resenha. O imperador Marco Aurélio também gostou muito da obra.

Alissa.Aquinoo 05/01/2022minha estante
Olá , como faço pra ler esse livro ??

Jesimiel 01/06/2022minha estante
Alissa, me informa teu e-mail que te envio um PDF.

Tianna0 14/01/2024

"A arte de viver" é um livro de filosofia (o que não estou acostumada a ler) curto e com pequenas sessões.

É uma obra que em geral é boa com alguns pontos esclarecedores e outros nem tanto. Contudo, não é muito meu estilo de leitura.
Larghing 14/01/2024minha estante
Que bacana! Adicionei na minha lista de leitura esse.

Yassa | @letsstudy 08/10/2020

Não é autoajuda, é filosofia comprovada pelo tempo!
O livro contém mais de 90 pensamentos que trazem a essência dos discursos de Epíteto, sobre como viver uma vida plena e feliz e como ser uma pessoa com qualidades morais, por meio de uma linguagem simples e apropriada aos dias de hoje.
E é claro que não vamos conseguir seguir tudo prescrito, mas podemos evitar muito sofrimento tendo consciência das ideias de Epíteto ali descritas. Trazem uma certa tranquilidade para enfrentar as adversidades do dia a dia. Aliás, muitas daquelas ideias nós já conhecemos, já estão por aí... Senti como se fosse um leve puxão de orelha. O conteúdo é riquíssimo e vale muito a leitura!
Camila.Queiroz 17/10/2020minha estante
Pare de ler livros fora da minha lista e fazer boas resenhas e assim aumentar minha lista. Obrigada. De nada.

betsampaio 14/01/2009

epicteto, um sábio
Esse livro é digno de cabeçeira...trazendo as opiniões sobre as vivências de um homem por volta do séc. 55 d.C e acreditem, parece que foi escrito nesse século...é impressionante como questões internas seram sempre atuais, é o conhecimento abstrato, ou maturidade, ou sabedoria, seja lá que nome queiram dá.Também é um livro para quem tem afinidades em usar a racionalidade. É um livro muito voltado para a razão.

Na minha opinião esse livro reuniu os pensamentos do filósofo Epicteto que revelam uma arte em equilibrar liberdade sem ser egoísta, individualista, hedonista e ao mesmo tempo são pensamentos realistas diante das dores e perdas da vida, sem transparecer durante a leitura deles, uma sensação de alguém rancoroso ou pessimista.

Epicteto dosa tudo porque possui valores morais não construídos a partir de uma mera cópia e introjeção do social e nem muito menos baseado em qualquer tipo de religião, apesar de que, no decorrer da leitura, entendi que ele utiliza muito o termo "essência divina"que ele descreve como "dentro da ordem divina, cada um de nós tem um chamado especial. Escute o seu e siga-o fielmente", algo de uma intuição e introspecção muito profunda, sem se tornar um ditador ou dogmático, mostrando leves apectos que há liberdade de pensamento quando ele diz: "escute o seu e siga-o fielmente". Daí a essência da sua filosofia. Indico esse livro a quem tem uma boa auto-estima e quer se tornar cada dia mais forte e mais independente e quem é amante da arte de manter uma boa dose de tranquilidade diante dos inimigos, das inimizades, dos invejosos. Enfim, indico também para todas as pessoas autênticas e tranparentes e que buscam auto-conhecimento, porque assim entenderão rapidamente as idéias do filósofo. E no final da leitura, a sensação que se tem é como diz Epicteto: "mantenha-se firme na sua decisão, procure saber quem você é e do que é capaz". "Quando se tem consciência do que fez o melhor possível dentro das circunstâncias, seu coração fica realmente leve. Sua mente não precisa ficar dividida procurando desculpas, pensando em álibis, defendendo sua auto-estima, sentindo culpa ou remorso. Você pode, despreoucpadamente, honestamente, seguir adiante, cuidar de outra coisa" rsrsr Cuidar da próxima leitura interessante e pô-la em prática!

Claire Scorzi 07/02/2009

O único auto-ajuda de que gosto muitíssimo, quem diria, foi escrito há quase dois séculos. O texto original é resultado das anotações de um discípulo de Epicteto, que teria registrado os ensinos do mestre. Aqui, em versão "moderna" - uma pena; mas, melhor do que nada - temos a essência da filosofia estóica: desprendimento, desprezo às glórias humanas e a tudo que as pessoas "normais" valorizam. Existe algo além de acumular status ou riquezas ou suplantar inimigos? Há cerca de 2 séculos, Epicteto acreditava que sim. A ênfase estóica na virtude, na ética, soa antiquada para hoje; deliciosamente antiquada.

Marinélia 20/02/2010

MARAVILHOSO!!!
Esta leitura traz uma profunda paz.

Keia 05/03/2015

A Arte de Viver
Sabemos que a vida do ser humano é muito complexa, porem existem pessoas que tentam nos ajudar neste aspecto e que são muito felizes em seus ensinamentos. "A Arte de Viver", no me ver, é um dos exemplos que, se levado e tratado com seriedade e sabedoria, o resultado será muito prazeroso. Trata-se de um receituario para quem quer levar uma vida harmoniosa, prazerosa, humilde e cheia de disposição em tornar um mundo melhor. Bem, super indico!!!

Arlene.Carvalho 03/07/2015

Epicteto é um sábio, e a sabedoria está exatamente em dizer com pouco o que precisa ser dito, acho que os comentários tiraram um pouco a beleza da obra dele, servem de norte, mas cada um deve buscar tirar suas conclusões.

lailacruzs 08/12/2015

Fascinante; leitura necessária.
Este foi um dos livros que mais trouxe paz e leveza pra meu coração. É um livro fascinante, primeiro porque Epicteto foi um grande sábio e segundo porque Sharon faz uma análise justa de toda sabedoria dele. Algumas ideias são repetidas, não vou negar, tornando o assunto longo, mas a linguagem não deixa a leitura chata, é uma leitura sadia.

Uma vez, eu que já li 3 vezes, estava lendo-o num ponto de ônibus e uma senhora, intrometida, embora simpática, perguntou se o que eu estava lendo me valia de alguma coisa, levando em conta o fato de eu ser jovem e, que na opinião dela, deveria estar lendo um livro de aventura que nem outros jovens. Eu, educadamente, disse que se ela tivesse lido esse mesmo livro não estaria trazendo um questionamento absurdo desses.

Para evitar absurdos involuntários eu recomendo.

Walkiria 20/11/2018

Reflexões para se colocar em prática.
Um livro pequeno, mas com uma grande mensagem sobre o propósito de se viver uma vida com valores e ética. Um livro para se ter na cabeceira e sempre reler quando o mundo parecer estar de cabeça para baixo...

Emilia 12/12/2019

Um livro de que deveria ser relido sempre
A arte de Viver é um compêndio de sabedoria para nos guiar tanto em tempos nebulosos e difíceis como também em épocas prósperas. Aquele livro que é uma jóia, a ser lida anualmente para tanger os nossos ideais e o nosso comportamento.

satellite_ 19/04/2024

Filosofia Estoica
Primeira vez que leio um livro de filosofia estóica e, na minha visão, serve perfeitamente como complemento aos nossos processos terapêuticos. Aprender a separar o que é meu e o que é dos outros, seja responsabilidades, sentimentos, entre outros. Extraí informações válidas demais durante a leitura.

Kel59 13/04/2020

Livro deveria ser leitura obrigatória
Realmente um manual de vida, não é aqueles clichês "acorde as 5:00 da manhã, beba água e vá correr...". É um manual que só tem a acrescentar na sua vida, apesar de algumas coisas serem óbvias, nós não praticamos. É um livro que te faz refletir em cada parágrafo. Leitura fácil. Vai ser meu manual de cabeceira. Recomendo para todos.