Até mais, e obrigado pelos peixes!

Até mais, e obrigado pelos peixes! Douglas Adams

Resenhas - Até Mais, e Obrigado pelos Peixes!

Carlinha 18/07/2021

(Não) tenho do que reclamar.
É o meu favorito da série, muito divertido e engraçado, ri demais. Douglas sabe como fazer um bom humor nerd, e como deixar a gente curioso enquanto lê. Ele fez uma pegadinha no meio do livro, que deixa qualquer um com a ideia de "aonde esse louco quer chegar?", eu adoro isso. Nos é apresentado uma garota, e ela é icônica também, esperem por isso. Infelizmente tem uma cena que me deixou o resto dia pensativa e bem triste, e com saudade do Marvin, já que ele só aparece no fim do livro.

Titi 03/07/2021

Mais uma obra incrível do Douglas. Não tem como não se encantar com a genialidade e detalhes da obra, ainda mais com personagens tão carismático e interessantes.

#Anafox 11/06/2021

Um Douglas Nikolas Sparks Adams!
Brincadeira, kkkk
Eh só pq tem um pouquinho de tributo ao amor ?. Eh bem um livro elo entre o livro anterior e o próximo... Soa mais como um intervalo entre histórias.

Viane 03/06/2021

A mensagem no final, fellas
Não é de hoje que esse é o livro da saga que os fãs menos gostaram. É uma transição abrupta de ficção científica para comédia romântica. Particularmente foi o que eu menos gostei por conta de Marvin, que quase não aparece na narrativa, somente um pequeno papel no final.

"Desculpe pelo incoveniente"

Achei essa mensagem final a coisa mais interessante do livro. Sendo uma mensagem cujo foi dada de um deus, um pedido de desculpas é até bem coerente. Mas a teoria que formei foi que "deus" pode ter sido uma referência ao próprio Douglas Adams, o autor. Será que ele sabia que poucos tinham gostado do rumo que a saga tomou?

De qualquer forma, fiquei feliz de ter vivido todas as peripécias do livro.

Obs: tenho certeza que em outro universo existe uma série de livros semelhante cujo o famigerado "42" é substituído pela pergunta que dará sentido às vida, ao universo e tudo mais.

Gustavogl 02/06/2021

O penúltimo livro da trilogia de cinco é uma grata surpresa. Eu tenho dito que a série de Douglas Adams se sustenta nos diálogos e parece que aqui ele decidiu criar um enredo mais tradicional. Teceu uma história de amor. Contou com competência um romance de ficção científica nonsense. Eu sabia que o terceiro livro era um ponto fora da curva, ele conduziu o retorno de Arthur à Terra tomando um atalho narrativo diferente.

jessylins 24/05/2021

Decepção
Eu comecei essa série amando o primeiro volume e o segundo mas a partir do terceiro foi indo ladeira abaixo muito nonsense mas enfim vou terminar a série talvez melhore no final.

Gabi 22/05/2021

Uma loucura como os outros da coleção. Fiquei um pouco confusa com a história porque mudou completamente. É sempre uma leitura leve e confusa kkkkk
Mariana 22/05/2021minha estante
Comecei a ler essa semana e tenho essa mesma sensação de confusão...

Marco Rabelo 16/05/2021

Uma pausa para descansar no planeta natal.
Não tem tantas viagens frenéticas em lugares malucos quanto nos livros anteriores, mas a leitura ainda assim é agradável, com aquele estilo muito louco de escrever do Douglas Adams.
Provavelmente o ator deveria estar em um momento apaixonado.
Fiquei um pouco triste com um acontecimento no final...

Hiego 07/05/2021

Espera mais do livro é até série em si. Confesso que após a 80 comecei a me divertir mais com o livro, mas mesmo assim fiquei um pouco decepcionado.

Miza 05/05/2021

Comedia romântica?!
De todos os livros da saga do "mochileiro das galáxias" esse foi o q mais foge um pouco da essência dos livros. Não me entenda mal, não é um livro ruim, é divertido, vc consegue fluir na leitura, mas vc se pega um pouco perdido no sentido de está esperando algo diferente. o livro foca um pouco na vida amorosa do personagem principal e ao redor disso surgem outros pontos da história.

toledo 02/05/2021

Do sci-fi non-sense à perda de identidade
Se eu precisasse definir o quarto livro do Guia do Mochileiro das Galáxias em uma única palavra, ?medíocre? seria, talvez, a mais exata. Trago aqui a definição da palavra no Google:

?Medíocre
adjetivo
1. de qualidade média, mediana; que não é bom nem mau: obra medíocre.?

Em ?Até mais, e obrigado pelos peixes?, Adams deixa de lado a ficção científica e tenta emplacar um romance que é raso e sem graça. A narrativa louca, as falas irônicas e os acontecimentos non-sense que sempre se encaixam no final (marcas registradas na série) estão ausentes, fazendo o livro nem parecer parte da saga em si.

?[...] E é nesse ponto da história que os leitores ansiosos para saber o que Marvin e Ford Prefect andaram fazendo durante todo esse tempo deveriam pular para os últimos capítulos? (p. 101) e se o fizerem, saibam que não perderão muita coisa.
Nessa obra, o foco é apenas em Arthur e sua paixonite aguda, deixando de lado todos os outros personagens. Ford aparece poucas vezes e é mais uma muleta para a história do inglês e Marvin, nosso querido robô depressivo, tem um papel minúsculo e triste. Zaphod e Trillian são apenas citados e a conclusão da história dos dois não é nem explicada... algo que espero muito que seja desenvolvido no último livro.

Uma série que começou excelente (sou perdidamente apaixonada pelos dois primeiros livros, diga-se de passagem) e foi se perdendo no terceiro e quarto livros.

Torço para que o último seja melhor.