Até mais, e obrigado pelos peixes!

Até mais, e obrigado pelos peixes! Douglas Adams

Resenhas - Até Mais, e Obrigado pelos Peixes!

toledo 02/05/2021

Do sci-fi non-sense à perda de identidade
Se eu precisasse definir o quarto livro do Guia do Mochileiro das Galáxias em uma única palavra, ?medíocre? seria, talvez, a mais exata. Trago aqui a definição da palavra no Google:

?Medíocre
adjetivo
1. de qualidade média, mediana; que não é bom nem mau: obra medíocre.?

Em ?Até mais, e obrigado pelos peixes?, Adams deixa de lado a ficção científica e tenta emplacar um romance que é raso e sem graça. A narrativa louca, as falas irônicas e os acontecimentos non-sense que sempre se encaixam no final (marcas registradas na série) estão ausentes, fazendo o livro nem parecer parte da saga em si.

?[...] E é nesse ponto da história que os leitores ansiosos para saber o que Marvin e Ford Prefect andaram fazendo durante todo esse tempo deveriam pular para os últimos capítulos? (p. 101) e se o fizerem, saibam que não perderão muita coisa.
Nessa obra, o foco é apenas em Arthur e sua paixonite aguda, deixando de lado todos os outros personagens. Ford aparece poucas vezes e é mais uma muleta para a história do inglês e Marvin, nosso querido robô depressivo, tem um papel minúsculo e triste. Zaphod e Trillian são apenas citados e a conclusão da história dos dois não é nem explicada... algo que espero muito que seja desenvolvido no último livro.

Uma série que começou excelente (sou perdidamente apaixonada pelos dois primeiros livros, diga-se de passagem) e foi se perdendo no terceiro e quarto livros.

Torço para que o último seja melhor.

Anderson 28/04/2021

Irônico e crítico
O penúltimo livro da saga, mais de quinhentas páginas depois e ainda temos o humor irônico e crítico do Douglas Adams, apesar de percebermos também uma queda no nível da narrativa. Mas ainda assim, um bom livro.

Werner 27/04/2021

Diferente mas não tão bom
O volume 4 da trilogia de 5 livros do Guia do Mochileiro é totalmente diferente dos anteriores, mais focado em um romance (finalmente!) de Arthur Dent... e pela maneira que foi construído ficou bem aquém. Achei a ideia boa mas não muito bem projetada.

Lucas.Barbieri 20/04/2021

Tragédia romântica
Esse é um livro péssimo, a série Só foi decaindo depois do segundo livro, deveria ter parado por lá, esse livro esquece todos os personagens e foca no mais sem graça o arthur, e um livro de comédia romântica, q não cumpre o papel de ser engraçado e nem romântico, Arthur se apaixona por fenchurch só por ela ser estranha, e ela se apaixona por ele só porque o roteiro quer, eles deixam de lado todo o ministério do porque os golfinhos sumiram, da mensagen que deus deixou a humanidade, essas coisas só vão ser resolvidas nas ultimas 20 paginas, o resto é pura encheção de linguiça que não precisava, esqueçam tudo q leram nos outros livros, porque esse é um romance e um romance bem ruim.
Paceli 19/05/2021minha estante
Eu tenho a versão que reúne os cinco volumes, e para ser bem honesto, quase o abandonei quando comecei a ler o terceiro volume. Terrivelmente horrível em minha opinião. Tirando os dois primeiros que são muito bons mesmo, o resto é totalmente superestimado!

Myka 13/04/2021

"E, então, uma quinta-feira, quase dois mil anos depois que um homem foi pregado num pedaço de madeira por ter dito que seria ótimo se as pessoas fossem legais umas com as outras para variar, uma garota, sozinha numa pequena lanchonete em Rickmansworth, de repente compreendeu o que tinha dado errado todo esse tempo e finalmente descobriu como o mundo poderia se tornar um lugar bom e feliz. Desta vez estava tudo certo, ia funcionar, e ninguém teria que ser pregado em coisa nenhuma."

Roger Santos 13/04/2021

Novos personagens
Tirando o primeiro livro este foi o que mais me cativou, há mais diálogos e introdução de personagens mais ?fixos? na obra, bem divertido.

_maricobucci_ 12/04/2021

Muito bom, se você pular para a página 175
Nunca vi um autor gastar tanta página para desenvolver tão pouco os personagens. O Arthur se apaixona pela Fenchurch porque ela é bonita e incompreendida. A Fenchurch se apaixona pelo Arthur por nenhum motivo aparente. E o leitor fica marinando nesse romance sem sal.

Eu queria viagem espacial, robô depressivo, sátiras, criaturas dotadas de moral duvidosa.E consegui isso só nas últimas 25 páginas.

beccaqs 10/04/2021

Inesperado
Esse livro é bem diferente dos três anteriores, a leitura é mais leve, sem muitas viagens espaciais, planetas e seres diferentes, e narra um romance completamente inesperado.
Li algumas críticas negativas em relação a ele, mas como uma fã de histórias românticas, gostei muito de ver o Arthur em seu habitat natural, vivendo uma vida "normal" (se comparada a tudo que aconteceu nos últimos anos), mas ainda passando por situações muito improváveis.
Consegui rir durante a leitura e ficar triste no final, mas senti falta dos outros personagens, e confesso que as partes relacionadas ao Ford Prefect não me prenderam muito. Mas é um ótimo livro!

fluunyxtrbl 07/04/2021

Bom, criativo e uma ótima comédia romântica.
Até que eu gostei do livro, ele me fez rir diversas vezes e me fez viajar na imaginação a cada página que eu lia, mesmo sem ter lido as primeiras partes ainda. E a parte romântica do livro me fez me encantar ainda mais com os personagens.

Rafael 04/04/2021

Apesar de ter achado o Arthur um chato nos outros livros, nesse a história dele pareceu mais interessante.

meninaloris 29/03/2021

Não gosto quando colocam romance em livros de ficção científica - e olha que romance é o meu gênero literário favorito -, então achei essa relação entre o Arthur e a Fenchurch muito sem pé nem cabeça, começou do nada e não houve nenhum desenvolvimento, principalmente se comparado a relação da Trillian e do Zaphod. O livro todo foi bem mediano e quase não tem aquelas tiradas cômicas do autor.

Roberta 22/03/2021

Existia um motivo pra continuar essa história, mas eu me esqueci, junto com o romance e a trama lenta desse livro.
Nivea.Thaine 22/03/2021minha estante
Eu gostei muito desse.