Nunca Vi A Chuva

Nunca Vi A Chuva Stefano Volp

Resenhas - Nunca Vi A Chuva

@debee 23/05/2024

Uma graça de história! Sobre família, crescimento, perdão e amor de irmão. No começo eu não me relacionei muito com o personagem principal, o Lucas, pois ele é bem mimado e revoltando "a toa". Mas ele cresce e se desenvolve em contato com o irmão.

Vi também muitos momentos elogiosos a fé cristã no livro, fiquei feliz por isso.

bibiagilmore 22/05/2024

Amei mto
Li por indicação da Leoni e simplesmente me apaixonei.
nao vou negar que achei que não ia gostar por conta de não ter romance, mas nao fez falta alguma.
a relação deles preenche o "vazio"

Julia 22/05/2024

"No passado, pra mim, perdoar era conseguir a dádiva de apagar da memória e do coraçãoaquilo que uma pessoa fez com você. Hoje
compreendo de forma diferente. O perdão não é sobre isso. Ninguém apagará minha memória. Perdoar é se lembrar muito bem daquilo que provocou suas cicatrizes, mas é também ter o coração livre ao saber que nada daquilo tem efeito algum sobre você."

ncamilafreitas 19/05/2024

Esse livro estava na minha wishlist fazia um tempo, aproveitei a vinda do autor na bienal da bahia pra comprar e conhecê-lo. (um querido super atencioso!!)

não sabia nada, tipo nada mesmo, sobre a história e me surpreendeu por ser um tema que eu não vejo muito e nunca tinha lido sobre isso antes.

a escrita do stefano é incrível e me fez devorar o livro em dois dias. me vi imersa no universo e ansiosa pra saber tudo que aconteceria.

vi umas resenhas falando que o final foi corrido, mas achei o ritmo tranquilo. fiquei bastante surpresa, e um pouco triste, com duas coisas nos últimos capítulos, mas estou superando.

é uma ótima leitura e quero muito ler mais coisas dele.

torreskarine 19/05/2024

Quem enviou a mensagem?
Odeio quando questões ficam em aberto, eu sou burraa.
Narrativa pela escrita do diário sensacional, muito fluida.

Thaissa.Moreira 18/05/2024

Linda sensibilidade
O livro narra com uma linda sensibilidade a história de uma família que, de forma inesperada, vai se formando. É muito bonito acompanhar a relação dos irmãos se construindo e como eles são, também, apenas jovens ?comuns? com questões que poderiam ser de qualquer jovem.

VictoriaAllana 18/05/2024

Agora os dois viram a chuva. ?
No começo eu não estava entendendo bem qual era o propósito do livro, mas com o desenrolar da história eu acabei ficando curiosa em saber o final dela. Envolve questões como problemas psiquiátricos, doação de órgãos e adoção, não foi da maneira que eu esperava, acho que tudo foi abordado muito futilmente, por isso não dei 5 estrelas, mas é uma história boa, os personagens são interessantes e é uma história que pelo menos pra mim, foi importante. Gostei ?

Mrs.strong 18/05/2024

"A vida é capaz de surpreender qualquer um."
Resolvi ler ele só porque era do Volp e não podia ter feito escolha melhor! Desde o primeiro capítulo a história me prendeu e devorei ele em 2 dias.

icilha 18/05/2024

Perfeitinho pra sair de uma ressaca literária
Leitura fácil e rapidinha de ser feita, é aquele tipo de livro que se devora em apenas um dia pois a história é fluída.

gostei do desenvolvimento dos personagens e do final, acredito que a dúvida se encaixa bem a história, super recomendo e com certeza lerei novamente.

-Koraline 17/05/2024

Esse livro seria muito melhor se não fossem os clichês de sessão da tarde e as conveniências. Primeiro de tudo, o livro já começa com o protagonista descobrindo sobre a namorada e o melhor amigo (se fosse um cara aleatório ok, mas com o melhor amigo já está muito batido), e bem quando o garoto mais precisa ele recebe um link misterioso que é a solução para todo os seus problemas. Ao chegar no Brasil, tudo acontece de forma fácil e conveniente possível, além de terem tido vários aspectos sem a menor razão, como a tia ranzinza, que simplesmente existe, não acrescentando uma vírgula relevante na história. A ideia da história é boa, os protagonistas são construídos muito bem para um livro tão curto, mas o timing dos acontecimentos me incomodou muito, pois no capítulo em que acontece algo, no seguinte é rapidamente resolvido. Enfim, é uma história com um grande potencial, mas que foi parcialmente arruinada com os clichês.

Wynny0 17/05/2024

Mediano.
Nunca vi a chuva é um livro escrito em forma de diário através do personagem Lucas. Lucas é um jovem negro de 19 anos e mora em Portugal, fora adotado e vive uma vida considerada perfeita. mas, a depressão o faz enxergar a vida com outros olhos.

Lucas decide tirar a própria vida, mas no momento recebe uma mensagem de um vídeo que muda sua vida: há alguém idêntico a ele morando no Rio de Janeiro.

o personagem segue relatando sobre sua descoberta de um possível irmão gêmeo, esse questionamento o faz trazer um novo sentido a sua vida, sendo assim, ele passa conversar com Rafael e desenvolver uma amizade com o rapaz. em paralelo, Lucas descobre que foi traído pela sua namorada e que sua mãe está gestante, ou seja, muitas informações para um pouco espaço de tempo em sua vida.

confesso que criei muitas expectativas sobre esse livro, uma sinopse que traz temáticas tão importantes como a adoção, representatividade, negritude e sobre a construção do indivíduo me atraem, mas infelizmente me decepcionei. o livro passa em curto tempo e as coisas acontecem muito rapidamente, em um dia Lucas conhece Rafael virtualmente, no outro já está viajando ao Brasil (sem contar para os pais) e por aí vai...

pra mim não houve problema nenhum em ser um livro YA (que eu amo!), mas a forma rasa em que os personagens são apresentados e a rapidez e facilidade dos acontecimentos deixou muito a desejar. falando sobre os personagens, Rafael com certeza é o meu personagem favorito, sua simplicidade e carisma me conquistaram.

não gostei do final, tudo acontece muito rápido e sem muitas explicações, especialmente sobre quem mandou a mensagem para Lucas. o livro não tem plots ou algo para se esperar muito no fim, a única mensagem que me cativou foi a forma como os acontecimentos mudaram a forma que Lucas enxergava a vida e como ele finalizou com esperança no futuro de sua família e com a descoberta de ter um irmão gêmeo.

por fim, achei um livro mediano.

"Perdoar é se lembrar muito bem daquilo que provocou suas cicatrizes, mas é também ter o coração livre ao saber que nada daquilo tem efeito algum sobre você." p. 202

luknuth 17/05/2024

AMEI
Perfeito em todos os sentidos!!!!!!! Favoritasso! Vale demais a leitura!
Fala sobre amizade e família.
O formato de diário achei que fosse ser chato (pq não sou fã), mas não me incomodou nem um pouco