Balada de amor ao vento

Balada de amor ao vento Paulina Chiziane

Resenhas - Balada de Amor ao Vento

Gabi 20/02/2023

Como o girassol, a felicidade dura apenas um sol.
Foi um dos melhores livros que li, sem sombra de dúvidas, tanto pelo enredo, quanto pela forma da escrita. É lírica, poesia em prosa, a autora fez uso de diversas figuras de linguagem que criou um estilo próprio, simplesmente poético, belo.
Quanto ao enredo, será realmente que foi amor, ou diante de todas as situações os personagens acabaram por ficarem sem saída? Se o enredo tivesse caminhado de outro jeito, dificilmente teria esse fim. Passa uma melancolia, mas vestida de beleza, deixando a sensação de um amor magnífico, extrahumano, capaz de suportar qualquer coisa, é um clássico!
Um ponto interessante é a questão do tempo, no correr do livro você percebe de onde os personagens falam, mas quando? Pode ter sido no final do século 19, início do 20...As vezes soa atual, e as vezes parece estar falando de anos passados, o que te induz a pensar que não é ficção, parece a narração, uma biografia de alguém, de alguma vida.
Outro ponto interessante é a exposição de uma outra cultura, de um estilo de vida que a princípio te causa estranheza, como a polêmica discussão acerca da poligamia, e como esse aspecto é dual no livro, ora aceitável, ainda que só por fora em virtude da moral social, e ora não, uma visão que é permeada pela lógica europeia. Enfim, um ótimo livro, indico a leitura, e garanto que te deixará com a sensação de injustiça, que os personagens nao deveriam ter tido aquele fim.

Andreia 26/01/2023

Primeiro contato com o trabalho da autora e foi uma ótima experiência. Fiquei encantada com a escrita poética da Paulina Chiziane. Neste livro vamos conhecer a história de Sarnau, que narra sua trajetória desde sua adolescência, quando conhece Mwando, até sua vida adulta.

O relacionamento entre Sarnau e Mwando é o pano de fundo que a autora utiliza para mostrar as dificuldades que muitas mulheres enfrentam graças às imposições sociais e religiosas a que são submetidas. A história de Sarnau é a história de muitas mulheres.

A autora descreve muitos costumes, crenças, paisagens e comportamentos das pessoas de Moçambique, onde a maior parte da história ocorre. Isso é muito interessante, pois me fez conhecer um pouco do país. A leitura de Balada de Amor ao Vento acaba se tornando uma incursão por esse país longínquo geograficamente, mas ao mesmo tempo próximo, em decorrência da história que compartilhamos como duas ex-colônias de Portugal.

A escrita poética da autora não atenua o quão pesada, triste e cruel é essa história. Após terminar de ler, fiquei pensando nas diversas ?Sarnaus? que existem mundo afora. A história tem gatilhos de violência contra a mulher que podem incomodar pessoas mais sensíveis. Super recomendo a leitura!

mari:) 18/06/2024

Balada de Amor ao Vento
Subestimei esse livro pq era leitura da escola/de vestibular, mas tenho que admitir que acabou sendo muito legal. Me conectei bem com as personagens e achei muito interessante. O que me incomoda são as falas de personagens completamente machistas e misóginas, mas entendo que é algo da cultura da época que estamos mudando com o tempo

Rebeca257 02/04/2022

Maravilhoso
Cara, que livro BOM! Eu estava precisando de um livro bem escrito, curto e envolvente para me tirar da ressaca e esse funcionou perfeitamente. A história é extremamente comovente e diferente dos livros que costumam estar entre os mais famosos. Vale totalmente a pena, te faz refletir sobre diversos assuntos. Mas é muito pesado e tem vários gatilhos, então cuidado se for um leitor muito sensível.

pauulochavess 28/08/2023

Balada de Amor ao Vento, uma leitura valiosa.
Este é um livro que todo mundo deveria ler: ?Balada de amor ao Vento?. A história se passa em Mambone no norte da província de Inhambane em Moçambique ?? com Sarnau sentindo muita saudade e nostalgia? e começa a dar cor, cheiro, sentir a cada uma das lembranças que tem. É necessário falar da poesia pura que nasce das analogias e comparações que Paulina Chiziane, autora do livro, realiza. Entramos em contato com a natureza de forma tão íntima. Não há como não se interessar pelo enredo e como ele se desenrola com o passar da narração. É viciante. Paulina através desse livro denuncia aos horrores e tormentos causados pela poligamia fundamentada por um patriarcado forte, a dor e sofrimento feminino. E o faz muito bem.
Sarnau, personagem principal, tem sede de amor e só quer ser amada.

PS: Façam boa leitura e odeiem M****o? é um cafajeste. ?

Anderson 24/12/2022

Uma história repleta de encontros e desencontros entre Mwando e Sarau. Chiziane nos leva a um Moçambique de outra época, mostrando-nos um pouco da riqueza e dos conflitos de sua sociedade.

Letícia 11/01/2024

Lamento mas é lindíssimo!

A autora narra a história de amor entre Sarnau e Mwando usando como premissa a poligamia. O contexto histórico é a África colonizada pelos europeus e, por consequência disso, os horrores da escravidão.

É muito lindo, extremamente poético e metafórico. É um amor que transcende a experiência da vida, quase sobrenatural. Muito bonito e muito triste. Toda a narrativa faz com que pensemos de forma crítica a poligamia, a construção de papéis sociais, as diferenças culturais e por aí vai.

Espero nunca em vida viver um amor assim.??

cmscotti 08/05/2024

Eu sempre publico no meu insta um breve comentário sobre os filmes dirigidos por mulheres que assisto. às vezes demoro um cadinho, mas sempre sai:

site: instagram.com/cmscotti/

MilocaCS 29/10/2020

Que história emocionante. Com altos e baixos, nos faz chorar e refletir sobre nós mesmos.
Esse livro é lindo.

biamatossr 20/03/2024

Interessante!
Tive que ler o livro por conta da escola, mas achei bem interessante, gostei!!
O livro conta com diversas críticas e expõe a realidade de sarnau, a protagonista!!
Recomendo bastante pra quem vai fazer vestibular, minha prof de literatura passouu :))

Ana.Isabel 28/08/2022

Balada de Amor ao Vento - Paulina Chiziane ?????
A poesia flui nas linhas deste livro, de forma tão singela e simples. Assim Paulina Chiziane nos conta a história de Sarnau, uma mulher que viveu muitas perdas, abrindo mão de coisas importantes por um amor. A protagonista aqui acredita, apesar de tantas perdas, submissões e sofrimentos, que é possível ser feliz nas pequenas coisas. Vale ressaltar que a ação/explosão/atitude acontece na protagonista Sarnau, que quando deixa a paixão e o amor extravasarem, faz ao vento, uma balada de amor.
?Tu foste para mim vida, angústia, pesadelo. Cantei para ti baladas de amor ao vento.?

mari 13/01/2024

[3] Balada de Amor ao Vendo - Paulina Chiziane
Muito bom! A escrita da Paulina é fabulosa. É a tragédia com uma das escritas mais bonitas que já li. A história de Sarnau e Mwando abre o leque das reflexões acerca das relações humanas. As tradições, a poligamia, as imposições do cristianismo, os efeitos da colonização... sufocam a realidade feminina e gera novas Sarnaus a cada nascimento de uma menina.

Com uma escrita bem poética, Paulina cria uma narrativa poderosa em menos de 200 páginas. Eu demorei para engatar na leitura, mas a partir do capítulo 4, tudo flui e a grandeza da escrita da autora é revelada a cada página. Gostei bastante.

analunahistoria 15/02/2024

@analunahistoria
1990 (edição de 2022)
176 páginas
Romance @companhiadasletras
??????????

Nas margens do Rio Save, Sarnau viveu desejando o amor ao longo de sua vida.

?Balada de Amor ao Vento?, o primeiro romance publicado por Paulina Chiziane e também o primeiro livro publicado por uma mulher em Moçambique, oferece a nós a narrativa que se desenrola na difícil trama amorosa entre Sarnau e Mwando. Mergulhamos no fluxo de consciência de Sarnau, conectando-se com seus pensamentos, revelando as complexidades de seus sentimentos e relacionamentos.

Ao longo da obra, somos guiados por uma jornada que transcende as fronteiras geográficas, entrando em aspectos culturais, sociais e religiosos moçambicanos. Este contato cultural proporciona uma experiência única, que estão muitas vezes ausentes na literatura ?mainstream?.

Com a protagonista, Sarnau, drparamos com temas sensíveis como poligamia, questões de gênero e outras formas de violência enfrentadas por mulheres em sua realidade, evidenciando a habilidade de Paulina Chiziane em capturar a essência das experiências femininas.

A escrita poética da autora traz uma intensidade única à narrativa, proporcionando uma profundidade que torna seus livros verdadeiramente singulares.

Assim como em ?Niketche?, outra obra sensacional de Paulina Chiziane, este romance se revela como um exercício poderoso de sororidade e compreensão das complexidades que as mulheres enfrentam em suas vidas.