Balada de amor ao vento

Balada de amor ao vento Paulina Chiziane

Resenhas - Balada de Amor ao Vento

Debyh 17/01/2023

o nível de paixão da Sarnau é algo que beira o extremo
Antes de mais nada preciso dizer que não sei em que época se passa o livro, sei que é em Moçambique e que provavelmente é um tempo sem muita tecnologia. Falo isso porque Sarnau leva uma vida bem humilde, e mesmo quando ela passa para a realeza ainda assim não parece ter tanta modernidade.
Primeiro tenho que falar que o nível de paixão da Sarnau é algo que beira o extremo, a ponto de abdicar de coisas da sua vida para viver sua paixão por Mwando, e é algo que você lê e fica, minha nossa quanto drama, mas acho que foi intencional da autora. E claro que o jeito que Sarnau descreve Mwando nos faz duvidar, já que ela o está vendo pelas lentes da paixão, como falei tudo é bem exagerado.
Então aí acompanhamos a mudança de vida de Sarnau quando ela se casa com o príncipe, e as coisas não ficam tão maravilhosas quanto ela achava que ia ser. Porque a vida é horrível para as mulheres independente de onde estão, na realeza ela ainda tem obrigações para com as suas sogras (porque o rei tem mais de uma esposa), e praticamente está lá porque é preciso que o príncipe se case. A vida de Sarnau foi aos trancos e barrancos por conta de suas paixões, e por querer a todo custo que isso desse certo, seja para ter uma vida melhor ou porque era assim que ela queria mesmo.
resenha completa: https://euinsisto.com.br/balada-de-amor-ao-vento-paulina-chiziane/

site: https://euinsisto.com.br/balada-de-amor-ao-vento-paulina-chiziane/

Dri 24/03/2024

A história de Sarnau e tantas outras
No começo parecia um clichê de história de amor, e no final vi que era sim um clichê, mas não um clichê literário. Sarnau vive as histórias de amor que encontramos nas histórias de centenas de mulheres.
"Com a poligamia, com a monogamia ou mesmo solitária, a vida da mulher é sempre dura"

Ana.Isabel 28/08/2022

Balada de Amor ao Vento - Paulina Chiziane ?????
A poesia flui nas linhas deste livro, de forma tão singela e simples. Assim Paulina Chiziane nos conta a história de Sarnau, uma mulher que viveu muitas perdas, abrindo mão de coisas importantes por um amor. A protagonista aqui acredita, apesar de tantas perdas, submissões e sofrimentos, que é possível ser feliz nas pequenas coisas. Vale ressaltar que a ação/explosão/atitude acontece na protagonista Sarnau, que quando deixa a paixão e o amor extravasarem, faz ao vento, uma balada de amor.
?Tu foste para mim vida, angústia, pesadelo. Cantei para ti baladas de amor ao vento.?

malusguidugli 01/05/2024

Achei cansativo
A história não é ruim, mas a escrita da autora não me pegou. A escrita é muito descritiva e poética e achei isso MUITO cansativo.

Pam 30/12/2023

Cruelmente lindo
É uma obra que nos faz refletir sobre as relações humanas, sobre as relações de poder, sobre a submissão da mulher perante ao homem... Chiziane foi brilhante! ?

Karolyne65 11/02/2022

Primeiramente, quero dizer que estou transtornada com o desfecho e o final dessa história de amor entre Sarnau e Mwanbo.

Segundo, é um livro bom de ler, a história narrada é bem semelhante a realidade. Perpassa por uma história de poligamia, amores e traições. E não somente, traz o contexto escravocrata e episódios de racismo na era colonial. Consiste em uma narrativa literária importante e significativa trazida por uma autora Moçambicana.

fev 13/01/2021

#BingoLitNegra #LeiaNegros

A prosa de Paulina Chiziane é simplesmente encantadora. Não tem como negar isso. A forma como ela constrói as suas descrições nos faz com que nos apaixonemos pelo seu texto. Foi assim com Balada de Amor ao Vendo e outros dois livros que já li da autora.

Vamos acompanhar nessa obra a história de amor entre Sarnau e Mwando que se conhecem ainda jovens, mas que acabam se separando. Ao longo disso vamos acompanhando um pouco da vida de cada um longe do outro. Sarnau casando-se com um rei e tendo uma relação de subserviência e sendo deixada de lado por causa de outra esposa do marido e Mwando sofrendo em um casamento com uma mulher mais independente que os costumes da sociedade moçambicana permitiria.

No texto de Chiziane, como em suas outras obras, podemos acompanhar um pouco sobre a cultura moçambicana, o poder do colonialismo e também a situação da mulher em uma sociedade patriarcal e convive com a cultura da poligamia. Todos esses temas são bem pontuados. É pertinente a forma como Chiziane mostra principalmente como a mulher é/foi tratada em Moçambique. O quanto a cultura patriarcal e também cultural influência negativamente nesse tratamento. No entanto, para mim, Balada de Amor ao Vento não foi tão marcante como as outras obras da autora. É um bom texto, mas com um enredo em que certas escolhas pra mim não fluíram tanto. Claro que ainda consigo admirar e me senti até mexido com algumas passagens.

As questões sobre o amor mexe muito com a gente. Fico me questionando que amor pode superar a distância, o abandono sem fundamento e a falta de acolhimento? Um amor verdadeiro supera tudo isso? A carência faz com que aceitamos qualquer coisa? Não sei. Minhas questões ainda não foram respondidas.

Arla.Campos 30/03/2023

"(...) de uma riqueza linguística e cultural sem tamanho".
Reler esse livro foi uma experiência e tanto. Tive contato com a literatura africana em língua portuguesa pela primeira vez durante o curso de Letras. Foi um prazer imenso cursar durante dois períodos uma eletiva magnífica com uma tutora tão grandiosa quanto as obras que estudamos. Lembro com carinho de outro tutor que me disse que sempre será diferente reler uma obra em diferentes estágios de nossas vidas, com diferentes idades, pensamentos, momentos. Foi o que aconteceu com "Balada de amor ao vento". Quando o li há 5 anos (ou mais) atrás, me senti como a Sarnau jovem. Reler a obra hoje me deu uma nova visão dos amores e sofrimentos nas vidas envolvidas na narrativa.

A obra é de uma riqueza linguística e cultural sem tamanho. Foi uma alegria revistar o texto da autora, assim como voltar a ter contato com essa pluralidade gigantesca da literatura africana em língua portuguesa. Envolvida nessa balada de amor no vento que me cerca, concluí essa reunião com uma obra que marcou meus anos de graduação. Obra que nunca vou esquecer.