Assim na terra como embaixo da terra

Assim na terra como embaixo da terra Ana Paula Maia

Resenhas - Assim na Terra Como Embaixo da Terra

Rafael Mussolini 15/06/2019

Assim na Terra como Embaixo da Terra
"Assim na Terra como Embaixo da Terra" da Ana Paula Maia (Editora Record, 2017) é um livro incrível. Passei todo o meu domingo lendo e não me arrependo. A escrita de Ana Paula é muito fluida, envolvente e com um discurso direto. É um livro curto, de apenas 143 páginas e esse fato deixa claro a destreza da escrita da Ana Paula, pois a narrativa é muito bem construída, assim como personagens.

A história se passa em uma colônia penal que pode estar localizada em qualquer lugar do mundo. Sua localização exata é um mistério para todos que vivem enclausurados ali, aparentemente como uma estratégia de segurança e de evitar fugas. Além de estar em lugar desolado, a colônia também está em processo de decadência total após o anúncio de que a mesma será desativada. A partir desse ponto de partida a autora vai nos apresentando o passado dos detentos a partir de flashbacks, a personalidade violenta do responsável pela colônia e a omissão de seu principal carcereiro.

Aqui, a Colônia quase que se torna uma personagem do livro. É construído um clima de mistério, tensão e luta pela sobrevivência que vai tirando o fôlego do leitor e nos fazendo entrar em estado de espera, juntamente com cada homem vivendo ali.

É um livro cheio de metáforas e uma das mais interessantes é a que nos faz refletir sobre o homem encarcerado. E de quebra dá pra fazer muitas inferências com o sistema penitenciário brasileiro que é um dos mais violentos do mundo.

"O confinamento de homens assemelha-se a um curral de animais. O gado é abatido para se transformar em alimento; os homens, por sua vez, são abatidos para deixarem de existir. Não é um lugar de recuperação ou coisa que o valha, é um curral para se amontoarem os indesejados, muito semelhante aos espaços destinados às montanhas de lixo, que ninguém quer lembrar que existem, ver ou sentir seus odores."

#LeiaMulheres

Anne10ssica 20/07/2020

Boas reflexões, pouco enredo
Antes de ler o livro, eu assisti uma pequena entrevista que a Ana Paula Maia deu ao Itaú Cultural, onde ela dizia que não era o tipo de escritora que escreve quando tem vontade, mas estabelece metas e, às vezes, se obriga a continuar até atingir a meta (ou algo do tipo).
Talvez seja esse o grande defeito do livro. Percebi partes de pura inspiração e boas reflexões a respeito da objetificação humana e da luta entre o caráter sanguinário e divino do ser humano, mas a trama, em certas ocasiões irrita ao abusar de clichês cinematográficos que já encheram o saco.
O fato dos personagens serem preguiçosamente caricatos também me irritou bastante.
A leitura curta só é agradável por isso, por cativar em determinados capítulos e entediar o leitor em outros.

Icaro 29/04/2024

Debaixo da terra
"Assim na Terra Como Embaixo da Terra" é um romance intenso e provocativo de Ana Paula Maia que explora a vida em uma colônia penal à beira da desativação. A narrativa é construída em torno do isolamento e da insanidade que permeiam tanto os detentos quanto os funcionários, criando uma atmosfera densa e carregada de tensão.

O livro começa com uma descrição vívida do caos que reina na penitenciária, onde serviços básicos como telefone e coleta de lixo já foram interrompidos. O primeiro personagem que conhecemos é Valdênio, o preso mais antigo, cuja vida se resume ao trabalho na cozinha e ao cuidado de um cachorro doente. Através dele, somos introduzidos à crueldade e à escassa humanidade que sobrevive na colônia.

Taborda, o agente penitenciário, é um homem medroso que deseja apenas a execução da lei, mas se encontra paralisado pela inércia. Sua interação com Melquíades, o diretor sanguinário da penitenciária, e Índio Bronco Gil, um detento marcado por uma vida de violência, revela as dinâmicas de poder e a brutalidade que definem o cotidiano da colônia.

Ana Paula Maia utiliza um narrador onisciente para descrever a realidade crua e os sentimentos dos personagens sem embelezamento, o que torna a leitura ainda mais impactante. A autora desenvolve a psiquê das personagens lentamente, permitindo que a história se desenrole de forma instigante e mantendo o leitor ansioso pelo próximo capítulo.

A obra é uma reflexão sobre a condição humana e a facilidade com que a sociedade pode desumanizar aqueles considerados fora dela. Com um número reduzido de personagens, "Assim na Terra Como Embaixo da Terra" oferece uma leitura rápida, mas que deixa uma impressão duradoura e convida à reflexão sobre temas atuais e a natureza da justiça e da liberdade.

sarite 01/08/2020

Uma experiência diferente...
Nunca li uma narrativa semelhante, e por isso me surpreendeu essa esfera de criminosos vivendo presos em uma colônia no objetivo de cumprir sua pena. Em um local de muito calor, sol quente, raras chuvas e em que esta seca só traz a certeza de futura comida escassa, homens mal feitores são trazidos de outros presídio e esquecidos ali. Obrigações devem ser cumpridas, a impossibilidade de fugir se faz real, mas coisas estranhas acontecem e estas também devem ser aceitas em silêncio.

Há críticas sociais interessantes, é um livro curtinho, uma narrativa rápida, mas justamente por ser tão rápido, achei as vezes confuso e com perguntas sem respostas.

Apesar das negativas, recomendo a leitura!

Livia.Teixeira 02/08/2020

"Não concorda com nenhum dos atos de seu superior e sente-se terrivelmente miserável quando os presos olham para ele com clemência. Não sabe o que fazer, não foi treinado para ter compaixão ou para desobedecer. O sentimento de hierarquia o corrói como um verme."

Luiz 10/08/2020

O melhor do ano
Esse é um dos melhores livros que li em muito tempo. Acredito que o melhor esse ano.

Estou sinceramente surpreso com o nível de detalhamento, com a crueza e com a agressividade das descrições. Mano...

Tatiane.Souza 24/04/2019

Acesse a resenha no meu canal do YouTube

Thayssa 02/09/2020

Sabe aquele livro que pega de surpresa? Então.
A sinopse é bem simples: uma colônia penal, completamente isolada, em que ninguém sabe onde fica. Só se sabe que é no Brasil, em um lugar esquecido. Essa colônia penal situa-se em uma antiga terra testemunha de muito sofrimento - isto porque a terra não só assistiu como absorveu o sangue de todos os escravos ali torturados e assassinados. Nesse clima, o livro desde a primeira página traz aquele embrulho na barriga - você sabe desde o início que tem muita coisa errada acontecendo ali.

Conforme os personagens vão se apresentando, nos damos conta de que o número de presos no momento é baixíssimo, porque muitos desapareceram - estranho isso no nosso país ne? - e que todos eles pressentem um fim, uma data final, próxima. Mas o que causaria esse fim? O que acontece com todos os presos que já estiveram ali?

Ninguém sabe ao certo, só sabem que acontece. Todos tem a certeza de que ninguém sai vivo daquele lugar. Ele é um campo de extermínio, legalizado e sustentado pelo dinheiro público, e em pleno funcionamento. Os presos, cada qual com seu passado, seus pecados e virtudes, vão planejando suas fugas, mas sempre sem saber o dia do amanhã.

Em todas as páginas meu sangue ferveu. Se a gente já sabe do estado de coisas inconstitucionais que temos no nosso sistema carcerário, eu não sei definir tudo o que esse livro relata. A única coisa que eu sei é que essas pessoas em nenhum momento são consideradas humanas, mas apenas bichos, números, brinquedos.

Eu não posso dar mais detalhes, qualquer coisa além seria spoiler. Mas te digo isso: é um livro curto, rápido, eletrizante, daqueles que você não larga, e vai te trazer MUITAS reflexões. Zero defeitos, mesmo. Quero ler mais coisas da autora, parece que ela é mestre em críticas sociais.

site: https://www.instagram.com/defensoracompacta/

Jordanna.Cardoso 07/09/2020

Um livro de reflexões
Acredito que seja um leitura excelente para nos questionar sobre o sistema carcerário.

HonorLu 10/09/2020

Assim na terra, assim
Primeiro contato com a literatura de Ana Paula Maia, o livro premiado em 2018 pelo Prêmio de Literatura SP me chamou atenção sobretudo pelo título e capa. Cheguei a abri-lo sem sequer ler sinopse, queria uma experiência enxuta. O livro é bom, simples e de linguagem de fácil leitura. A trama envolve, a autora consegue criar os climas de tensão com competência e seus cenários são muito palpáveis. A crítica negativa que eu poderia levantar é acerca de algumas passagens que parecem querer explicar o que, para um leitor mais atento, já está claro. O que dá às vezes uma sensação de redundância. Apesar disso, foi uma boa leitura e pretendo ler outras obras da autora.

Ernani.Maciel 17/12/2018

Não resisto a livros assim, especialmente quando bem escritos.
Uma boa dica para quem quer uma leitura rápida, agradável e intensa. Li-o porque foi o vencedor do prêmio São Paulo de Literatura. Antes de comprá-lo, reparei a quantidade de páginas, apenas 144. Fiquei pensando, será que com tão poucas páginas serei envolvido pela história? Tenho dificuldade de me envolver, aderir às narrativas curtas. Ainda bem que decidi lê-lo.

Daria um excelente filme. Não resisto a livros assim, especialmente quando bem escritos, onde os personagens são isolados, testados constantemente. Adorei a ambientação.

A história se passa em uma terra inóspita, os personagens ? quase todos violentos - são levados ao limite devido às privações. Minha imaginação foi longe enquanto o lia, as últimas cenas impregnaram-se em minha mente.

Farei apenas uma crítica: faltaram páginas. Terminei a leitura desejoso em saber mais sobre os principais personagens.

Joana 13/09/2020

Para dicas de leitura, siga @maisumplista

Uma leitura que nos leva a olhar para aqueles que ninguém quer ver.
O livro conta a história de uma Colônia Penal para onde os presos vão para morrer. Ninguém admite, ninguém quer pensar nisso, ninguém quer saber o que acontece com aqueles que são jogados ali à própria sorte.
Esquecidos pela sociedade, os homens são traídos pela pessoa que deveria zelar por sua recuperação e são caçados como animais pelo diretor da Colônia.
Um livro desconcertante que nos faz olhar para a realidade e imaginar o quão daquilo acontece fora das páginas.

ingrid.venturelli 16/09/2020

Li esse livro por conta do processo seletivo da Uerj e achei uma história bem obscura, mas bem bonita. Assim na terra como embaixo da terra nos dá muitos calafrios, super recomendo